O que fazer em Cidreira – RS

A praia de Cidreira é um dos balneários mais antigos do Rio Grande do Sul.

2211
Cidreira - RS

Cidreira é considerada um dos balneários mais antigos do Rio Grande do Sul. A Praia de Cidreira é também uma das mais próximas de Porto Alegre, a capital gaúcha.

Em outros tempos foi a praia mais visitada nas temporadas de verão. Hoje, não é das mais populares pois perdeu a preferência, para outras praias, como Torres, Capão da Canoa e Tramandaí e Arroio do Sal, bem mais estruturadas e movimentadas.

No inverno parece uma cidade fantasma, porém no verão recebe um bom número de visitantes. Metade de seu território é constituído por dunas, que formam belos cenários entre o mar e algumas lagoas.

Entre suas principais atrações, se destacam: O farol centenário, a plataforma de pesca, a estátua de Iemanjá, suas dunas e as três lagoas que circundam a região.

Praia de Cidreira

Quando ir à Cidreira – Rio Grande do Sul

O município possui 10 mil habitantes. Metade das residências da cidade não são de moradores, e sim, de veranistas. Estas residências ficam fechadas em boa parte do ano e dão um aspecto de cidade fantasma em boa parte do ano.

Para quem gosta de muita tranquilidade pode visitar a cidade de abril a novembro. Já, para curtir as praias, e ver a cidade movimentada, a melhor época é da segunda metade de dezembro ao final de março.

Como chegar a Cidreira – RS

Vista aérea do acesso à Cidreira
Rodovia que liga Tramandaí à Cidreira, dunas e a vista da cidade ao fundo

Para quem sai de Porto Alegre, há dois caminhos para chegar à praia de Cidreira. Pela BR 290, e depois seguindo pela RS 030, passando por Tramandaí, são 140 km. Pela RS-040, são 130 km.

Para quem vem do Norte, Torres (112 km) ou Capão da Canoa (52 km), o acesso é pela Estrada do Mar (RS-389), depois pela RS-786.

Para quem chega de avião pelo aeroporto da capital gaúcha, a melhor forma de conhecer o litoral é alugar um carro.

Alugue um carro em Porto Alegre para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar

Cidreira conta com algumas pousadas na principal avenida da cidade. Mas no verão, o que mais se encontra são casas para alugar.

Confira algumas opções de hospedagem na cidade.

Onde comer

Vista aérea do centro de Cidreira
Vista aérea do centro da cidade

A maioria das opções de restaurantes, lanchonetes, sorveterias e padarias, além do comércio em geral se concentram na área central da cidade, especialmente na Avenida Mostardeiro.

Praia de Cidreira

Calçadão da praia de Cidreira
Calçadão da praia de Cidreira

A praia de Cidreira tem em torno de 10 km de extensão e não possui acidentes geográficas, apenas uma longa reta. Possui nomes diferentes, conforme o bairro que se localiza. Os nomes são: Praia das Cabras, Praia de Salinas, Praia de Nazaré, Praia de Cidreira (centro), Praia Ildo Meneghetti, Praia Costa do Sol e Balneário da Fortaleza.

A área central, durante a alta temporada conta com vários quiosques e barraquinhas próximos à praia. No centrinho há lojas de comércio, supermercados e restaurantes

O que fazer em Cidreira: Pontos turísticos


Conheça os pontos turísticos de Cidreira, além de sua praia. No mapa acima você pode ver a localização de cada atração.

Farol de Cidreira

Farol de CidreiraConstruído em 1933, o farol de Cidreira tem 30 metros de altura, localizado entre os balneários de Salinas e Nazaré. Funcionou por 49 anos, com querosene, somente em 1982 passou a funcionar com energia elétrica. Sua iluminação tem alcance de 30 Km.

Em frente ao farol há uma grande área de gramado. Fica na Av. Fausto Borba Prates, 5216, praia de Nazaré.

Estátua de Iemanjá

Estátua de Iemanjá - CidreiraA estátua de Iemanjá tem 8 m de altura, configurando a maior estátua desta santa no estado do rio Grande do Sul.
O monumento fica em frente às Dunas de Cidreira, a 250 m do mar e a 2 km do centro da cidade, no sentido Sul, para Balneário Pinhal.

Plataforma de pesca de Cidreira

Plataforma de pesca de CidreiraA plataforma de pesca de Cidreira tem 400 metros de extensão que avança mar adentro, além de 40 m que formam um “T”, na ponta. É utilizadas por pescadores e para observação do público em geral. A área próxima da plataforma é uma das preferidas dos surfistas.
Neste ponto os visitantes costumam estacionar o carro à beira mar.

Dunas de Cidreira

Dunas de CidreiraCidreira possui duas grandes áreas de dunas. A maior é o parque das Dunas, entre Cidreira e Tramandaí, e a menor (que estamos mostrando agora) ficam no outro lado, para quem segue sentido Sul, atrás da estátua de Iemanjá.

Vista aérea das dunas
Dunas e a cidade ao fundo

O local oferece dunas de boa altura com 1 km de extensão, com fácil acesso pela rua João Becker, ao lado da santa.

Parque das Dunas de Cidreira

O Parque das Dunas é uma grande área de dunas, localizado entre Tramandaí e Cidreira. O conjunto de dunas com até 20 metros de altura oferece belíssimas paisagens de um cenário desértico.

Parque das Dunas - CidreiraQuando chove, formam-se piscinas naturais nas dunas, semelhantes às dos Lençóis Maranhenses. A área soma em torno de 40 hectares, com 11 km de comprimento e 3,5 km de largura.

Parque eólico deTramandaíNa parte de Tramandaí fica o Parque Eólico com suas torres, que enfeitam mais ainda o lugar. O parque fica às margens da ERS-786, mas para chegar ás dunas mais altas é preciso caminhar em torno de 500 m.

Lagoas de Cidreira

Lagoa da Rondinha
Lagoa da Rondinha – Foto: Gilberto Sander Müller

As três principais lagoas do município são: Fortaleza, Rondinha e do Manuel Nunes. Estas lagoas oferecem belos lugares para banho e para a prática de esportes náuticos.
Na Lagoa da Rondinha fica o Lagoa Country Club, que possui uma vila náutica. A Lagoa da Fortaleza é usada no verão para banho, passeios de lancha e de Jet.

Turismo Rio Grande do Sul (destinos próximos)

Os destinos turísticos mais próximos à Cidreira ficam ao Norte seguindo o Litoral. São eles: Tramandaí, Imbé, Capão da Canoa, Arroio do Sal e Torres. A oeste fica a capital, Porto Alegre, a 130 km de distância.

Conheça também alguns destes destinos nos links abaixo:

O que fazer em Porto Alegre

O que fazer em Tramandaí

O que fazer em Imbé

O que fazer em Capão da Canoa


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here