O passeio de balão em Torres é uma das experiências mais incríveis para se realizar no Brasil. Saiba detalhes de como é este passeio!
Por mais que muita gente tenha receio quando se fala em voo de balão, é um passeio muito seguro. O voo só acontece em condições meteorológicas adequadas e os pilotos são profissionais, com bastante experiência.
Fizemos o voo de balão em Torres com o João do Balão, piloto, que apesar de jovem, tem anos de experiência. João e sua equipe realizam voos turísticos diariamente, tanto em Torres – RS, como também em Praia Grande – SC, nas bordas dos cânions.
Saiba agora como é o funcionamento do balão e como são os passeios:
Sobre o balonismo
O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro pela Federação Aeronáutica Internacional. Cada balão deve ter um prefixo (assim como os aviões) registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).
Piloto
O piloto também deve ser registrado e possuir uma licença específica para voar de balão.
Equipamentos do balão
O balão é composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar, confira!
Envelope – O envelope é o balão em si. É o tecido que mantém o ar quente que faz com que o balão flutue. Sua parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichamas.
Cesto – O cesto do balão é como se fosse a cabine. É o local onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.
Maçarico – É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba. Os bujões de gás propano ficam no interior e presos também a parte externa do cesto.
Ventoinha – A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.
Equipamentos eletrônicos – Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.
Pilotagem do balão
Basicamente, o balão sobe com a adição de ar quente, através do maçarico. Quanto mais ar quente, mais ele sobe. Parando de adicionar ar quente, aos poucos ele vai descendo.
Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, através de uma corda para descer mais rápido.
A direção é completamente determinada pelo vento. Porém existe um recurso de subir e descer para pegar correntes de ar que sopram em direções diferentes conforme a altitude.
Com isso, e com o planejamento antecipado do voo, o piloto sempre consegue encontrar um local adequado para o pouso.
Piloto do voo de balão em Torres
Fizemos o passeio com João Vitor Justo (João do Balão), natural de Torres. João é apaixonado pelo esporte e desde os 10 anos de idade está envolvido com o balonismo.
Formado piloto em 2015, já foi campeão do Circuito Torres de 2015 e também em 2019. Conquistou o 3° lugar no Campeonato Gaúcho de 2016 e foi vice campeão brasileiro na classe juniores em 2019. Em 2016 participou também do 22º Campeonato Mundial de Balonismo na cidade de Saga, no Japão.
Passeio de balão em Torres
O voo de balão de Torres pode ser quase exclusivo, para somente o piloto e mais 2 ou 3 passageiros, como em um balão maior, para até 8 pessoas.
A paisagem de Torres oferece visuais da praia, as formações rochosas da serra, lagoas, falésias a beira-mar e rio que divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O melhor horário para voar de balão e logo ao amanhecer. Este é o horário em que há menor incidência de ventos, proporcionando um voo mais tranquilo e seguro.
O ponto de encontro é em um posto de combustíveis 24h na entrada da cidade, as 4:30h da manhã (no verão). Chegando lá, o piloto irá avaliar as condições soltando uma bexiga com gás Hélio para ver a direção do vento. Depois disso, será escolhido o local ideal para decolagem.
No dia em que resolvemos voar de balão, tivemos uma surpresa. Apesar de estar fazendo dias quentes de calor e tempo bom, no mês de dezembro, neste dia, uma intensa neblina teimava em não dissipar.
Com isso, João decidiu partir para Praia Grande – SC, onde também realiza voos e não estava com neblina. O passeio de balão em Praia Grande oferece paisagens ainda melhores, bem próximo aos cânions de Cambará do Sul.
Para agendar o passeio em Torres basta entrar em contato pelo botão abaixo:
O botão abaixo leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!
Passeio de balão em Praia Grande – SC
Ao chegar à Praia Grande, como num passe de mágica, a neblina ficou para trás. Seguimos até um descampado de uma propriedade rural, já bem próximo ao grandioso cânion Malacara. Lá foi nosso ponto de decolagem.
Sem perda de tempo, João e sua equipe começaram a inflagem do balão. Primeiro com uma ventoinha, para dar forma ao balão, e logo depois foi a vez do maçarico entrar em cena com ar aquecido. Em poucos minutos o balão ficou em pé e mostrou toda a sua grandiosidade.
Nesse momento entramos no balão, um a um. Fomos em 5 pessoas. Como todos a bordo, o piloto acende o maçarico com força para decolagem, quando sentimos pela primeira vez o calor das chamas. Quase sem perceber, o balão foi deixando o chão e já estávamos voando.
O tempo estava perfeito, com o sol brilhando e uma quase completa ausência de vento. Como cenário de fundo, alguns dos cânions de Cambará do Sul e Praia Grande, como o cânion Índios Coroados, Molha Coco e Malacara.
Nosso voo de balão em Praia Grande passou dos 1000 metros de altura. Chegamos ao nível do platô superior dos cânions. Depois disso se iniciou uma lenta descida a procura de um local para pouso.
Pousamos em um platô, ainda em uma boa altura, com vista para a cidade de Praia Grande. Foi um pouso bem tranquilo, porém deu um pouco de trabalho para a equipe de apoio ir buscar o balão.
No final, após o equipamento todo desmontado e carregado na camioneta, o João ainda nos ofereceu um brinde de espumante para tornar ainda mais inesquecível este momento.
Duração do passeio de balão
O tempo de voo de balão em Torres e em Praia Grande são semelhantes, porém o tempo total do passeio e deslocamentos é bem maior em Praia Grande.
Para ir de Torres a Praia Grande são 40 km (80 km ida e volta). Além disso, geralmente, os acessos aos pontos de pouso sempre são mais difíceis. Porém a vista dos cânions é fantástica.
Confira abaixo os tempos de nosso voo e do passeio em Praia Grande – SC:
- Somente o voo: Exatos 40 minutos (mas é variável)
- Montagem do balão + voo + desmontagem: 1:30 h
- Tempo total de ida e volta + voo: 4 horas (Praia Grande). Para andar de balão em Torres, o tempo varia de 2:30 a 3:00 horas.
Valor do passeio de balão em Torres e Praia Grande
Os valores variam conforme o número de pessoas e ocupação do balão.
Não é um passeio barato! Mas considerando que precisa haver uma equipe envolvida, os deslocamentos, consumo de Gás Propano e todo o trabalho, é um preço bem justo.
Além do mais é uma experiência para guardar para toda a vida. Mas que pode ser repetida, é claro!
O valor do passeio de balão em Torres fica a partir de R$400 por pessoa.
O valor do passeio de balão em Praia Grande fica em torno de R$580 por pessoa.
O botão abaixo leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!
Leia também:
PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!
PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.