O passeio de balão em Torres é uma das experiências mais incríveis para se realizar no Brasil. Saiba detalhes de como é este passeio!

Por mais que muita gente tenha receio quando se fala em voo de balão, é um passeio muito seguro. O voo só acontece em condições meteorológicas adequadas e os pilotos são profissionais, com bastante experiência.

Fizemos o voo de balão em Torres com o João do Balão, piloto, que apesar de jovem, tem anos de experiência. João e sua equipe realizam voos turísticos diariamente, tanto em Torres – RS, como em Praia Grande – SC, nas bordas dos cânions.

Saiba agora como é o funcionamento do balão e como são os passeios:

Passeio de balão em Torres
Foto: João do Balão

Sobre o balonismo

O balonismo é considerado o esporte aéreo mais seguro pela Federação Aeronáutica Internacional. Cada balão deve ter um prefixo (assim como os aviões) registrado na ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Piloto

O piloto também deve ser registrado e possuir uma licença específica para voar de balão.

Equipamentos do balão

O balão é composto por diversos equipamentos, que são essenciais para voar, confira!

Envelope – O envelope é o balão em si. É o tecido que mantém o ar quente que faz com que o balão flutue. Sua parte mais próxima ao cesto e ao maçarico é composta de um tecido antichamas.

Cesto – O cesto do balão é como se fosse a cabine. É o local onde ficam os passageiros, feito em vime trançado, por ser um material leve, flexível e de fácil manutenção.

Inflagem do balão
Maçarico sendo utilizado para inflagem do balão

Maçarico – É como se fosse o motor do balão, utilizado para queimar o gás propano que aquece o ar do interior do envelope, fazendo com que ele suba. Os bujões de gás propano ficam no interior e presos também a parte externa do cesto.

Ventoinha – A ventoinha é utilizada somente em solo para iniciar a inflagem do balão, ainda deitado. Depois do balão já estar um pouco inflado e com a boca aberta é o maçarico que termina de inflar.

Equipamentos eletrônicos – Durante o voo o piloto utiliza equipamentos para controle de voo. Entre eles, o altímetro, GPS e Rádio para comunicação com a equipe de solo.

Pilotagem do balão

Maçarico do balão
Maçarico do balão injetando ar quente para subir

Basicamente, o balão sobe com a adição de ar quente, através do maçarico. Quanto mais ar quente, mais ele sobe. Parando de adicionar ar quente, aos poucos ele vai descendo.
Também existe o recurso de abrir a “Tape”, parte superior do balão, através de uma corda para descer mais rápido.

Passeio de balão em Torres - RS
Local escolhido pelo piloto para o pouso

A direção é completamente determinada pelo vento. Porém existe um recurso de subir e descer para pegar correntes de ar que sopram em direções diferentes conforme a altitude.
Com isso, e com o planejamento antecipado do voo, o piloto sempre consegue encontrar um local adequado para o pouso.

Piloto do voo de balão em Torres

Fizemos o passeio com João Vitor Justo (João do Balão), natural de Torres. João é apaixonado pelo esporte e desde os 10 anos de idade está envolvido com o balonismo.

Passeio de balão João do Balão
João do Balão nos oferecendo um brinde de espumante após o voo

Formado piloto em 2015, já foi campeão do Circuito Torres de 2015 e também em 2019. Conquistou o 3° lugar no Campeonato Gaúcho de 2016 e foi vice campeão brasileiro na classe juniores em 2019. Em 2016 participou também do 22º Campeonato Mundial de Balonismo na cidade de Saga, no Japão.

Passeio de balão em Torres

Passeio de balão em Torres
Imagem: João do Balão – Foto: Gabriel Zaparolli

O voo de balão de Torres pode ser quase exclusivo, para somente o piloto e mais 2 ou 3 passageiros, como em um balão maior, para até 8 pessoas.
A paisagem de Torres oferece visuais da praia, as formações rochosas da serra, lagoas, falésias a beira-mar e rio que divide o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Voo de balão em Torres
Balões em Torres – Imagem: João do Balão

O melhor horário para voar de balão e logo ao amanhecer. Este é o horário em que há menor incidência de ventos, proporcionando um voo mais tranquilo e seguro.

O ponto de encontro é em um posto de combustíveis 24h na entrada da cidade, as 4:30h da manhã (no verão). Chegando lá, o piloto irá avaliar as condições soltando uma bexiga com gás Hélio para ver a direção do vento. Depois disso, será escolhido o local ideal para decolagem.

Passeio de balão em Torres
Balões em Torres – Imagem: João do Balão

No dia em que resolvemos voar de balão, tivemos uma surpresa. Apesar de estar fazendo dias quentes de calor e tempo bom, no mês de dezembro, neste dia, uma intensa neblina teimava em não dissipar.

Com isso, João decidiu partir para Praia Grande – SC, onde também realiza voos e não estava com neblina. O passeio de balão em Praia Grande oferece paisagens ainda melhores, bem próximo aos cânions de Cambará do Sul.

Para agendar o passeio em Torres basta entrar em contato pelo botão abaixo:

O botão abaixo leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Passeio de balão em Praia Grande - SC
Passeio de balão em Praia Grande, com os cânions ao fundo

Passeio de balão em Praia Grande – SC

Ao chegar à Praia Grande, como num passe de mágica, a neblina ficou para trás. Seguimos até um descampado de uma propriedade rural, já bem próximo ao grandioso cânion Malacara. Lá foi nosso ponto de decolagem.

Balão nos cânions de Praia Grande - SC
Inciando a inflagem do balão

Sem perda de tempo, João e sua equipe começaram a inflagem do balão. Primeiro com uma ventoinha, para dar forma ao balão, e logo depois foi a vez do maçarico entrar em cena com ar aquecido. Em poucos minutos o balão ficou em pé e mostrou toda a sua grandiosidade.

Passeio de balão nos cãnions de Cambará do Sul
Balão em pé, pronto para decolagem

Nesse momento entramos no balão, um a um. Fomos em 5 pessoas: O piloto eu, um casal e o Alemão da agência Canyons e Balões, que é parceiro do João em Praia Grande.

Como todos a bordo, o piloto acende o maçarico com força para decolagem, quando sentimos pela primeira vez o calor das chamas. Quase sem perceber, o balão foi deixando o chão e já estávamos voando.

Passeio de balão no Brasil - Praia Grande - SC
Foto: Fernando Machado – Canyons e balões

O tempo estava perfeito, com o sol brilhando e uma quase completa ausência de vento. Como cenário de fundo, alguns dos cânions de Cambará do Sul e Praia Grande, como o cânion Índios Coroados, Molha Coco e Malacara.

Passeio de balão em Praia Grande - SC
Balão a 1000 m de altitude

Nosso voo de balão em Praia Grande passou dos 1000 metros de altura. Chegamos ao nível do platô superior dos cânions. Depois disso se iniciou uma lenta descida a procura de um local para pouso.

Pouso do balão
Local escolhido para o pouso do balão

Pousamos em um platô, ainda em uma boa altura, com vista para a cidade de Praia Grande. Foi um pouso bem tranquilo, porém deu um pouco de trabalho para a equipe de apoio ir buscar o balão.

No final, após o equipamento todo desmontado e carregado na camioneta, o João ainda nos ofereceu um brinde de espumante para tornar ainda mais inesquecível este momento.

Passeio de balão João do Balão
Local de acesso para o resgate do balão

Duração do passeio de balão

O tempo de voo de balão em Torres e em Praia Grande são semelhantes, porém o tempo total do passeio e deslocamentos é bem maior em Praia Grande.
Para ir de Torres a Praia Grande são 40 km (80 km ida e volta). Além disso, geralmente, os acessos aos pontos de pouso sempre são mais difíceis. Porém a vista dos cânions é fantástica.

Passeio de balão em Praia Grande - SC
Passeio de balão em Praia Grande

Confira abaixo os tempos de nosso voo e do passeio em Praia Grande – SC:
Somente o voo: Exatos 40 minutos (mas é variável)
Montagem do balão + voo + desmontagem: 1:30 h
Tempo total de ida e volta + voo: 4 horas (Praia Grande). Para andar de balão em Torres, o tempo varia de 2:30 a 3:00 horas.

Pouso no passeio de balão em Praia Grande - SC
Local de nosso pouso e início da desmontagem do balão

Valor do passeio de balão em Torres e Praia Grande

Os valores variam conforme o número de pessoas e ocupação do balão.
Não é um passeio barato! Mas considerando que precisa haver uma equipe envolvida, os deslocamentos, consumo de Gás Propano e todo o trabalho, é um preço bem justo.
Além do mais é uma experiência para guardar para toda a vida. Mas que pode ser repetida, é claro!

O valor do passeio de balão em Torres fica a partir de R$400 por pessoa.
O valor do passeio de balão em Praia Grande fica em torno de R$580 por pessoa.

O passeio em Praia Grande é feito em parceria do João do Balão com a agência Canyons e balões, basta entrar em contato pelo botão abaixo.

O botão abaixo leva direto ao WhatsApp da agência Canyons e Balões de Praia Grande. Envie a mensagem automática do botão “Contato por Viagens e Caminhos” para identificação. Depois combine o passeio na data desejada!

 Agendar passeio!

Leia também:

O que fazer em Torres – Praias e pontos turísticos

Trilha do Rio do Boi – Cânion Itaimbezinho por dentro

Os 15 mais imponentes cânions do Sul do Brasil


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here