Pedra do Frade e a Freira: Como chegar

A Pedra do Frade e a Freira é uma bela e gigantesca formação rochosa do Espírito Santo.

Trilha da Pedra do Frade e Freira
Trilha da Pedra do Frade e Freira
  Por Jair Prandi
 

A Pedra do Frade e a Freira é uma bela formação rochosa natural de granito, com 683 metros de altitude, em Cachoeiro do Itapemirim – ES.

O gigantesco maciço rochoso se divide em duas partes. A montanha se parece com as figuras de um frade e uma freira, frente a frente, que parecem ter sido esculpidas na rocha.

A Pedra do Frade e a Freira aparece de longe passa quem passa pela BR-101, no Sul do Espírito Santo. O melhor de tudo é que é possível chegar até uma parte bem alta da montanha de pedra, com facilidade.

Saiba como chegar na Pedra do Frade e a Freira:

Pedra do Frade e Freira - Cachoeiro de Itapemirim
Ponto até onde dá para subir caminhando na pedra (imagem drone)

Monumento Natural o Frade e a Freira

A montanha espetacular foi declarada como Patrimônio Histórico-Cultural, denominada Monumento Natural o Frade e a Freira. O parque foi criado em 6 de setembro de 2007 através de um decreto estadual do Espírito Santo.

A área de afloramento rochoso do Frade e a Freira é composta de um conjunto granítico, de 683 metros de altitude. Além da parte rochosa, compreende também uma área de Mata Atlântica com 861,4 hectares entre os Municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta.

Pedra do Frade e a Freira - Cachoeiro de Itapemirim
Eu subindo o trecho final da trilha na pedra (Imagem de nosso drone)

Lenda sobre a pedra

Uma lenda local diz que os religiosos (o frade e a freira) se conheceram trabalhando, na tentativa de catequizar os índios da região. Pelo excelente trabalho prestado pelos dois, um anjo esculpiu a escultura gigante na rocha.

Outra versão diz que os dois se apaixonaram e foram condenados e transformados em pedras.

Como chegar na Pedra do Frade e a Freira

A montanha de pedra está situada na divisa de três municípios capixabas: Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim e Vargem Alta. Fica ao Sul do estado do Espírito Santo, próximo a BR-101 e à rodovia Governador Lacerda de Aguiar.

Para quem não tiver muito tempo dá para visualizar e fotografar a pedra de longe. Os melhores pontos são da BR-101, nas proximidades do pedágio.

Pedra do Frade e a Freira
A montanha de pedra vista de outro ângulo através de uma estradinha

A pedra vista de longe

Passando o pedágio (sentido Rio Novo do Sul – Cachoeiro), 1,4 km depois), há uma estrada à direita que também oferece boas vistas da pedra. Entre à direita e ande por mais 1 km e terá a vista da foto abaixo!

Acesso à Pedra do Frade e a Freira
Estradinha que dá vista da montanha

Subindo a montanha

Com mais tempo dá para chegar até a pedra através de uma estrada que sobe a montanha e uma pequena trilha. O acesso é por uma pequena estrada que leva até a pousada Chalés do Padre, aos pés da montanha.

A estradinha da direita é a que dá acesso ao alto da montanha

Esta estrada se conecta à BR-101, bem próximo ao trevo que leva à Cachoeiro de Itapemirim. Fica em frente ao restaurante Frade e passa quase desapercebido. Há duas estradinhas e é a da direita, que sobe a montanha.

Estrada de acesso à Pedra do Frade e a Freira
Subi após uma chuva, sem problemas

A estradinha é estreita, passa por plantações de bananeiras e vai sempre subindo. Até a pousada, são 4 km, mas há mais um trecho de 1,5 km, à esquerda, onde é possível seguir de carro, onde inicia a trilha.

Estrada da Pedra do Frade e a Freira
A estrada, após dias chuvosos, já formava algumas valetas

Atenção! Fomos em novembro de 2019, numa época em que estava chovendo bastante no Espírito Santo e conseguimos subir com um carro 1,0 comum, que alugamos em Vitória. Mas é bom consultar a pousada com antecedência para ver as condições da estrada. Fone: (28) 99901-1959.

Trilha da Pedra do Frade e a Freira

Como chegar a Pedra do Frade e a Freira
Ponto da trilha onde se chega à pedra

Chegando ao final da estrada, há um local para manobrar. Deixe o carro ali próximo. A trilha até o início da pedra é curta e bem definida, apenas 300 metros pela mata.

Montanhas vistas a partir da Pedra do Frade

A chegada na pedra já fica em um lugar bem alto e com vistas fantásticas do vale e montanhas próximas. O acesso é pela parte de trás da pedra do Frade e é possível subir uma parte dela sem qualquer equipamento.

Trilha da Pedra do Frade e a Freira
Trecho final para subir caminhando normalmente

O acesso ao topo da Pedra do Frade é indicado somente por escaladores experientes, com a ajuda de equipamentos. Já a pedra da Freira fica separada e o acesso é bem mais complicado.

Subindo a Pedra do Frade e a Freira
Trecho final da caminhada

Escalada

A Pedra do Frade foi escalada pela primeira vez em 1985. A subida se dá por um costão de 150 m sem grandes dificuldades. É uma montanha ideal para escaladores ainda com pouca prática.

Pedra do Frade e FreiraPara escalar a Pedra da Freira há necessidade de uma logística mais planejada. Foi conquistada em 1948 e sua descida é composta de dois rapeis negativos de 50 metros cada um.

Vale a pena visitar a Pedra do Frade e a Freira?

Trilha da Pedra do Frade e Freira
Trilha da Pedra do Frade e Freira

Para quem curte atrações naturais, a visita vale muito a pena, sim! A vista lá do alto é espetacular e o acesso é facilitado pela estrada que vai até bem próximo a uma parte alta da pedra do Frade.

O Espírito Santo é repleto de pedras gigantes, como estas, muitas delas formam cenários fantásticos, conheça também:

Onde se hospedar na Pedra do Frade e a Freira?

A pousada Chalé do Frade é a opção mais próxima da montanha de pedra. Fica a 1,5 km de sua base e oferece boa estrutura, inclusive com restaurante. Para mais informações, acesse o site da pousada.

Se você estiver viajando e conhecendo a região, como foi nosso caso, também pode se hospedar em destinos próximos que estão em seu roteiro. Entre as opções próximas tem Cachoeiro de Itapemirim e Marataízes.

O que conhecer na região

A visita à Pedra do Frade e Freira foi parte de nosso roteiro pelo Espírito Santo. Conheça outros destinos nas proximidades:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here