O que fazer em Imbé – RS: Praia e pontos turísticos

  Por Jair Prandi
 

Imbé é um destino de praia do Litoral Norte Gaúcho. Fica praticamente grudada a praia de Tramandaí, separada apenas pelo rio.

É uma praia bem extensa com um calçadão bem grande, perfeito para caminhadas. Sua orla é cheia de quiosques onde as pessoas se reúnem no fim da tarde.

Por ser uma praia com mar mais agitado, é também procurada por surfistas, por conta de suas ondas propicias para o esporte. À beira Rio, próxima a barra do rio Tramandaí é o point da gastronomia.
Saiba o que fazer, onde ficar e onde comer na cidade:

Ponte Imbé Tramandaí
Vista aérea do Rio Tramandaí, e Imbé à esquerda

Quando ir a Imbé – RS

As praias do Rio Grande do Sul tem água gelada em boa parte do ano. Para banhos de mar, vá na temporada de verão, que vai da segunda metade de dezembro a meados de março.

Porém, por estar próximo à capital, Porto Alegre, Imbé tem movimento o ano todo, principalmente aos finais de semana. Quanto às chuvas, não existe uma época ideal, já que se distribuem durante o ano.

rio Tramandaí
Rio próximo à barra

Como chegar a Imbé – Rio Grande do Sul

Saindo do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre, são 116 km até Imbé – RS. Basta pegar a BR-290 e depois entrar na RS-030, passando por Tramandaí. Então é só atravessar a ponte Giuseppe Garibaldi e chegar em Imbé.

Alugue um carro para conhecer o Litoral do Rio Grande do Sul!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Imbé: Hotéis e pousadas

A maior concentração de pousadas e hotéis fica no centro da cidade, especialmente nas proximidades do rio. Na temporada há também uma grande oferta de casas para lugar por diárias.

Conheça algumas boas opções:

Onde comer

Onde comer em ImbéRefeições em Imbé, não são um problema, pois a cidade conta com diversos estabelecimentos. Os cardápios são variados, com pizzarias, restaurantes de frutos do mar, e as famosas churrascarias gaúchas. As opções estão espalhadas pela cidade, Porém há um polo gastronômico concentrado na Avenida Beira Mar, às margens do Rio Tramandaí.

Praias de Imbé

Vista aérea de ImbéImbé conta com 11 km de praias, cada uma com suas peculiaridades. Porém, são todas a continuação uma da outra, que mudam de nome conforme o bairro em sua frente.

Praias de Imara (Norte)

As praias do norte possuem algumas dunas, com areias brancas e fofas, especialmente na Praia de Imara, na divisa com Osório. As dunas são uma boa opção para a prática de sandboard, ou simplesmente brincar na areia.
É uma praia para quem gosta de sossego, com pouca estrutura turística.

Praias Centrais

A Praia de Santa Terezinha, Marisul, Albatroz, Mariluz, Nordeste, Ipiranga, Riviera, Presidente, Morada do Sol e Encademar, são parecidas. São boas para banho de mar e prática de atividades náuticas.
Possuem uma faixa de vegetação preservada e a infraestrutura é bem básica.

Praia de Imbé – RS

Praias de ImbéA Praia central de Imbé ou da Barra é a que oferece a melhor estrutura turística. Possui calçadão a Beira Mar, ótimo para caminhadas e prática de exercícios. À noite a orla oferece também uma boa vida noturna.

Conta também com vários quiosques para saborear petiscos na praia. Junto à foz do rio Tramandaí se concentram vários restaurantes e opções gastronômicas. Lá os pescadores jogam suas tarrafas e dividem a pesca com os botos.

O que fazer em Imbé: Pontos turísticos

Além da praia de Imbé, há alguns pontos turísticos e também as praias vizinhas que podem ser visitadas com facilidade. Conheça os pontos turísticos de Imbé:

Museu do Ceclimar

Museu do Ceclimar
Imagem de divulgação do museu

O Museu de Ciências Naturais do Ceclimar é uma boa oportunidade para conhecer os biomas locais. O espaço conta com uma exposição de animais marinhos, aves e mamíferos, além de aquário e mini zoológico.

No mesmo complexo, localizado às margens da Lagoa Tramandaí, funcionam também os Museus Paleontológico, de Ciências Naturais e o Oceanográfico.

Horários de Funcionamento
De terça a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.
Sábado das 14h30 às 17h30.
Em Janeiro e Fevereiro abre também aos domingos das 14h30 às 17h30.
Entrada: R$5

Barra de Imbé

Barra do Rio TramandaíÉ um ótimo local para curtir no final da tarde. É bonito ver o encontro do rio e o mar e assistir aos botos que ajudam os pescadores na captura das tainhas.
São pelo menos três grandes botos que podem ser vistos de perto. Eles adentram pelo canal do rio para se alimentar, forçando a passagem dos cardumes próximo à margem.

Esse tipo de cooperação entre o homem e os botos é semelhante a que acontece também em Laguna – SC.

Ponte Giuseppe Garibaldi (Imbé-Tramandaí)

Pesca de sardinha no Rio TramandaíA Ponte Giuseppe Garibaldi é parte da ERS-786, entre os municípios de Imbé e Tramandaí. O local é ponto preferido de pescadores da região. Isso porque o local é ponto de passagem de cardumes de sardinha, sendo possível pescar com uma certa facilidade.

Lago do Braço Morto

Lago do Braço Morto - ImbéO Lago do Braço Morto temeste nome curioso porque antigamente foi uma extensão do Rio Tramandaí, mas teve sua passagem fechada. Mas o lago de 200 m de extensão ainda se mentem vivo e ligado através de tubulações.

Hoje o Lago é um local de lazer, com pedalinhos, canoas-canadenses e caiaques, plataforma de pesca, pista de caminhada, playground infantil e áreas ajardinadas.

Estuário do Rio Tramandaí

O Estuário do Rio Tramandaí compreende a Lagoa Tramandaí, a Lagoa Armazém, áreas arenosas e o rio, com grande diversidade de fauna e flora. Nas lagoas há opções de passeios de barco, pesca, e prática de esportes náuticos.

Outras praias da região

Em sua visita a Imbé, aproveite para conhecer outras praias próximas. Conheça algumas delas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Ótima praia pra passar o veraneio, a praia com sua beira mar muito bem estruturada, com muita diversão e com participação do Sesi que anima a galera com seu convite para danças ao ar livre. Porém no ano novo pra quem quer descansar com praia calma não aconselho, a praia na virada vira um antro de drogados, música eletrônica e muita baderna. Para família com criança nem pensar.

  2. Excelente praia, virada show de fogos, parque de diversão, muita gastronomia na barra revitalizada iluminada. Cidade linda praia tranquila. Recomendo o ano todo.

  3. Imbé é meu segundo paraíso na terra o primeiro são as praias do sul da Bahia de onde vim com minha família há 11 anos atrás, sinceramente nesses 11 anos morando aqui (Rio Grande do Sul) nunca senti falta de lá, pois Imbé é tudo de bom: Com sua orla para caminhadas pela areia ou pelo calçadão, seus inúmeros quiosques e sua gastronomia de excelência, sem falar da hospitalidade Gaúcha. Recomendo para veraneio e se possível morar aqui. Gratidão!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here