Pedra dos Cinco Pontões – Espírito Santo

A Pedra dos Cinco Pontões é um maciço rochoso espetacular composto por gigantescas formações rochosas pontiagudas.

Pedra dos Cinco Pontões
  Por Jair Prandi
 

A Pedra dos Cinco Pontões é um maciço rochoso espetacular composto por gigantescas formações rochosas pontiagudas.

Esta beleza natural se localiza numa área remota do interior do estado do Espírito Santo. Fica no topo de uma montanha, entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu.

Por Laranja da Terra se tem a vista clássica dos Cinco Pontões, com diferentes formas, alinhados lado a lado. Já por Itaguaçu se tem vistas completamente diferentes da parte de trás das montanhas.

As rochas com centenas de metros de altura parecem que brotaram do chão. Após ver algumas fotos desta maravilha no Google Maps, resolvemos incluir a visita à Pedra dos Cinco Pontões em nosso roteiro pelo Espírito Santo.

Cinco Pontões - Espírito Santo
Vista dos Cinco Pontões pelo lado de Laranja da Terra

Pedra dos Cinco Pontões

O maciço rochoso de 1.260m de altitude ganhou este nome devido às cinco torres de granito enfileiradas, lado a lado. Esta é a vista clássica e a mais bonita pelo lado do município de Laranjas da Terra.

Porém, escondido no outro lado há outras formações diferentes e a paisagem muda totalmente, pelo lado de Itaguaçu. Para entender bem estas montanhas, só mesmo fazendo a caminhada completa, circulando as pedras gigantes.

Pedra dos Cinco Pontões - Espírito Santo
Selfie na vista clássica da montanha

Toda a área das formações rochosas onde fica a Pedra dos Cinco Pontões são propriedades particulares. Não é um parque municipal ou estadual.

Cada pedra dos Cinco Pontões foi batizada com um nome: Foca, Foquinha, Língua de boi, Pedra Rachada e Pontão Maior (da esquerda pra direita).

Pedra dos Cinco Pontões

Como chegar à Pedra dos Cinco Pontões

O acesso aos Cinco pontões não é dos mais fáceis, mas também nada tão complicado. Há dois pontos de acesso bem distintos: Laranja da terra e Itaguaçu. Cada um tem vistas completamente diferentes, vantagens e desvantagens em relação ao outro.

Por Laranja da Terra:

  • Vantagens: Chega de carro até a vista clássica da pedra.
  • Desvantagem: Não há qualquer serviço de apoio ou de guia.

Por Itaguaçu:

  • Vantagens: A pousada Recanto da Pedra fica próximo e oferece serviço de apoio, guia e camping. Por este lado dá para subir em um dos cumes da montanha.
  • Desvantagem: Por este lado não se tem a vista clássica. É preciso contornar a montanha através de uma longa caminhada.

Nós chegamos pelo aeroporto de Vitória, onde alugamos um carro e traçamos um roteiro pelo estado, incluindo os Cinco Pontões.

Alugue um carro em Vitória para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Como chegar aos Cinco Pontões por Laranja da Terra

Indo direto ao ponto! Este é o caminho para quem quer ver a vista clássica e mais bonita dos Cinco Pontões. É indicado para quem não tem muito tempo, pois não é preciso fazer longas trilhas para ter a melhor vista da montanha.

Foi a opção que escolhi, já que estava viajando sozinho com carro alugado e com o roteiro meio apertado. Não há informações no caminho, precisei ir perguntando e até passei da entrada por um momento.

Cafezais em Colatina
Cafezais no caminho

Para chegar a Pedra dos Cinco Pontões por Laranja da Terra, primeiro você deve acessar a ES-261, rodovia nova que liga Laranjas da terra a BR-484 e Itaguaçu.

Saindo de vitória são 148 km até a frente da montanha. O caminho mais indicado é passando por Fundão, Santa Tereza, Itarana. Depois de acessar a ES-261 andar 11 km até chegar á bifurcação onde há uma igreja e você deve entrar á direita.

Estrada da Pedra dos Cinco Pontões
Neste ponto pegue a estrada da esquerda

Siga por mais 2 km até a comunidade quilombola de Santa Luzia. A partir de lá são mais 7,5 km de estrada de terra subindo a montanha. Quando fomos a estrada estava boa para ir com qualquer carro.

Como chegar a Pedra dos Cinco Pontões
Avistando a montanha no caminho

De um ponto em diante já dá para enxergar a montanha e a parada final é em uma fazenda, de onde se tema vista clássica da montanha. Peça permissão para estacionar por lá. A partir de lá é possível seguir caminhando por 800m até a base das pedras.

Pedra dos Cinco Pontões - Laranja da Terra
Propriedade rural que fica em frente aos Cinco Pontões

Como chegar aos Cinco Pontões por Itaguaçu

A distância é praticamente a mesma do que por Laranja da Terra e o caminhos quase todo o mesmo. Muda somente o trecho final, onde de Itarana deve seguir para Itaguaçu.

A partir de Itaguaçu são 18 km de estrada de terra até a pousada no distrito de Alto Sobreiro. Basta colocar o nome da “pousada Recanto da Pedra” no GPS do celular e seguir.

Montanha dos Cinco Pontões vista da pousada Recanto da Pedra
Montanha dos Cinco Pontões vista da pousada Recanto da Pedra – Foto: Equipe da pousada recanto da Pedra

Chegando na pousada ainda tem uma estrada rural, morro acima, que possibilita ir de carro até a base do pontão mais alto, porém pela parte de trás da vista clássica, bem diferente.

Porém, mesmo chegando pela pousada, há trilhas para chegar ao outro lado. O pessoal da pousada organiza também várias atividades nos pontões, como trekking, rapel, escalada, entre outros…

Escalada na Pedra dos Cinco Pontões
A escalada ao pico – Foto: Equipe da pousada recanto da Pedra

Por este lado é possível subir no cume do pontão maior. É preciso encarar uma rampa inclinada, cuja subida só pode ser feita com equipamento de segurança adequado.

O pessoal do blog Destinões se hospedaram por lá e fizeram um roteiro completo pelas trilhas ao redor dos Cinco Pontões.

A pousada Recanto da Pedra fica a 1,5 km (em linha reta) da montanha de pedra. A pousada não possui site próprio, apenas esta página no Facebook. Para combinar hospedagem e as atividades, ligar para o contato: (27) 99767-5150.

Conheça outros destinos nas montanhas capixabas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. A Pedra dos Cinco Pontões está localizada no município de Laranja da Terra e não entre os município de Laranja da Terra e Itaguaçu, importante fazer esta correção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here