10 incríveis pedras do Espírito Santo

As pedras do Espírito Santo estão entre os principais pontos turísticos do estado. Conheça 10 destas montanhas de pedra.

Pedra do Frade e Freira - pedras do Espírito Santo
  Por Jair Prandi
 

As pedras do Espírito Santo estão entre os principais pontos turísticos do estado. O território capixaba é repleto de belezas naturais, especialmente as inúmeras montanhas de pedra, que se destacam no horizonte.

É impossível não se admirar com as imponentes e gigantes pedras do Espírito Santo. No geral, são impressionantes montanhas pontiagudas ou arredondadas, com centenas de metros, sem nada de vegetação, ou muito pouca.

Depois de nossa última visita ao Espírito Santo, quando percorremos boa parte do estado, conhecemos muitos destes picos rochosos. As cidades de Pancas, Cachoeiro de Itapemirim e Afonso Cláudio se destacam neste cenário, além da Pedra Azul, a mais famosa do estado.

No mapa acima destacamos a localização de cada uma das mais incríveis pedras gigantes do Espírito Santo.

Não foi fácil escolher uma lista com apenas 10 pedras, mas procuramos selecionar por beleza, tamanho e forma. Conheça nossa lista das 10 incríveis montanhas de pedras no Espírito Santo.

1 – Pedra Azul – Domingos Martins

Pedra Azul - ESA Pedra Azul é a mais famosa e também a mais imponente montanha de pedra do Espírito Santo. Preservada dentro de um parque estadual, a pedra se destaca no horizonte da região, podendo ser vista a vários quilômetros de distância.

Na Rota do Lagarto (estrada que rodeia a pedra) há várias pousadas e restaurantes charmosos.

Saiba mais sobre a Pedra Azul e a Rota do Lagarto

2 – Pico da Bandeira – Pedra Menina

Trilha do Pico da Bandeira
Trilha e o Pico da Bandeira ao fundo

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto da região Sudeste e também o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2891,32 metros de altitude. Não é uma pedra tão destacada como as outras desta lista, mas merece o destaque pela sua importância. Fica na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais.

Saiba tudo sobre a trilha do Pico da Bandeira

3 – Pedra dos Cinco Pontões – Laranja da Terra

Localizada entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu, a pedra dos Cinco Pontões é um maciço rochoso singular. Uma cadeia de rochas gigantes cravada no topo de uma colina sobe por centenas de metros. São cinca pedras pontiagudas alinhadas lado a lado a 147 km de Vitória.

Saiba como chegar na Pedra dos Cinco Pontões

4 – Pedra do Frade e da Freira – Cachoeiro de Itapemirim

Trilha da Pedra do Frade e Freira
Trilha da Pedra do Frade e Freira

Duas montanhas de pedra unidas uma a outra. Esta é a Pedra do Frade e a Freira, uma formação rochosa espetacular de Cachoeiro de Itapemirim. Uma estrada e uma trilha levam o visitante até uma parte alta da pedra do Frade, de onde se tem belíssimas vistas.

Saiba mais sobre a Pedra do Frade e a Freira

5 – Pico do Itabira – Cachoeiro de Itapemirim

Pico do ItabiraOutra formação rochosa de Cachoeiro de Itapemirim, vista até mesmo da cidade. O Pico do Itabira chama a atenção por ser uma pedra pontiaguda de grande altura, se destacando no topo da colina em um vale.
Com cerca de 700 metros de altitude, a pedra atrai adeptos de trekking, mountain-bike e alpinismo.

Conheça os pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim

6 – Pedra do Camelo – Pancas

A Pedra do Camelo é a mais alta de Pancas. Tem 720 metros de altura e é o principal cartão postal da cidade. A pedra pode ser vista com facilidade por estar próxima à rodovia de acesso à cidade, como se fosse um portal.
Para os mais aventureiros há uma trilha que dá acesso ao topo da pedra.

7 – Pedra da Agulha – Pancas

Pedra da Agulha - Pancas

A Pedra da Agulha é uma das pedras mais incríveis do Brasil, devido ao seu formato. A pedra tem 500 metros de altura e se parece com uma chaminé. É uma das pedras de mais difícil escalada no Brasil.
A cidade de Pancas é rodeada de montanhas de pedra, onde a Pedra da Agulha é o destaque.

Conheça as atrações turísticas de Pancas

8 – Pedra dos Três Pontões – Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões - Afonso Cláudio - ESA Pedra dos Três Pontões é o cartão postal do município de Afonso Cláudio. A imponente montanha pontiaguda se destaca por suas três pontas no topo. A pedra oferece locais para voo livre, rapel e escalada, e salto de para quedas.

9 – Pico dos Pontões – Mimoso do Sul

Pico dos Pontões - Mimoso do Sul - ES
Foto: Labortest Mimoso do Sul

O Pico dos Pontões é o ponto mais do município de Mimoso do Sul, com 1.438 metros de altitude. O pontão maior é alcançado através de uma escalaminhada. Já os pontão mais alto, que é separado por uma enorme fenda só é alcançado através de escalada.
O Pico dos Pontões fica no distrito de Conceição do Muqui, em Mimoso do Sul, sul do Espírito Santo.

10 – Pedra da Fortaleza – Nova Venécia

Pedra da Fortaleza - Nova Venécia - ES
Foto: Edmilson Padilha

A Pedra da Fortaleza se localiza no distrito de Guararema, município de Nova Venécia, no norte do estado. É o ponto mais alto da região com 964 metros de altitude. A pedra gigantesca atrai visitantes para caminhadas turísticas e escaladas.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

12 COMENTÁRIOS

  1. Não puxando sardinha para o meu lado, pois sou de Mimoso do Sul… Mas uma das mais belas formações geológicas de nosso estado é o Pico dos Pontões com seus quase 2.000 mil metros de altitude. Sua chaminé principal de dificuldade máxima foi conquistada uma única vez em 2004 pelos Alpinistas Gustavo Sampaio, Gabriel Catan e Daniel Bolella. Só para se ter uma ideia esta conquista se transformou numa curta e foi o grande vencedor em 2006 em Filmes de Montanhas. Foi o ultimo voo em vida do esportista de Wingsuit Fernando Brito que atravessou a fenda desta imponente montanha.Muitos videos de saltos estão no Youtube sobre a exuberancia deste lugar. O programa do Animal planet “Terra Brasil” aqui esteve fazendo suas aventuras e reportagens.

  2. Ola porque vc num coloca todas pedras do es pro exemplo pedra paulista Itaguaçu. Pedra do elefante nova Venécia..tem muitas ainda….

    • Olá, Uemerson! Fizemos uma lista de 10 pedras, mas realmente o Espírito Santo possui muitas outras pedras espetaculares.

  3. Bacana a matéria!

    Temos aqui em Buenos Aires/Guarapari a Pedra do Elefante. Muito bela e vale a pena inseri-la numa próxima oportunidade.

  4. A maior pedra da cidade,que é Afonso Cláudio,ficou de fora,que é a PEDRA DA LAJINHA,na ROTA DO VALE DO EMPOÇADO,possui uma vista mais bonita que a de Pedra Azul,já que em pedra Azul,só se consegue ir nas piscinas,na caminhada,já na lajinha,se pode alcançar o topo ,sem a necessidade de equipamentos de escalada,a não ser que queira ,subir pela via de escalada

  5. Olá a todos. É importante notar a diferença entre altitude e altura. Altitude é o topo de altura de algo (das pedras) em relação ao nivel do mar. Altura é extensão do solo ao topo, e por isso varia de acordo com o terreno. Ex. A Pedra dos Três Pontões de Afonso Cláudio, meu município, está a cerca de 1250 m de altitude, e sua altura na maior face é por volta de 720 m. A cidade, há 8 km, está em média a 400 m do nível do mar, município com enormes variações (e quem mora na Mata Fria, a cerca de 1400 m) sabe o que é encarar até 0⁰ C no inverno, como em Venda Nova, Pedra Azul etc. A região montanhosa do ES é fantástica, com enormes variações, boa conservação das matas virgens (pelo menos até aqui) e grandes surpresas para aventureiros. Nota: os Três Pontões de Afonso Cláudio muda radicalmente sua imagem dependendo de local fotografado. A melhor imagem de sua imponência e altura é a dita “frontal”, ao ser avistada da rodovia no sentido da cidade zona rural. No mais, todas as pedras são incríveis e únicas, parecem ter até personalidade própria, como crêem os indígenas com razão. O afeto que desenvolvemos por elas são outros 500 “metros” ou mais… Abraços a todos!

  6. Falar em “pedras” do espirito Santo e não citar ao menos uma das dezenas que tem em Castelo que inclusive é o paraíso dos voadores de wingsuit por ser o lugar do Brasil com mais lugares propícios, além da maior elevação exclusivamente capixaba que é o Pico do Forno Grande(2100 metros) e sua gigantesca formação rochosa, chega a ser bizarro!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here