As pedras do Espírito Santo estão entre os principais pontos turísticos do estado. O território capixaba é repleto de belezas naturais, especialmente as inúmeras montanhas de pedra, que se destacam no horizonte.

É impossível não se admirar com as imponentes e gigantes pedras do Espírito Santo. No geral, são impressionantes montanhas pontiagudas ou arredondadas, com centenas de metros, sem nada de vegetação, ou muito pouca.

Depois de nossa última visita ao Espírito Santo, quando percorremos boa parte do estado, conhecemos muitos destes picos rochosos. As cidades de Pancas, Cachoeiro de Itapemirim e Afonso Cláudio se destacam neste cenário, além da Pedra Azul, a mais famosa do estado.

No mapa acima destacamos a localização de cada uma das mais incríveis pedras gigantes do Espírito Santo.

Não foi fácil escolher uma lista com apenas 10 pedras, mas procuramos selecionar por beleza, tamanho e forma. Conheça nossa lista das 10 incríveis montanhas de pedras no Espírito Santo.

1 – Pedra Azul – Domingos Martins

Pedra Azul - ESA Pedra Azul é a mais famosa e também a mais imponente montanha de pedra do Espírito Santo. Preservada dentro de um parque estadual, a pedra se destaca no horizonte da região, podendo ser vista a vários quilômetros de distância.

Na Rota do Lagarto (estrada que rodeia a pedra) há várias pousadas e restaurantes charmosos.

Saiba mais sobre a Pedra Azul e a Rota do Lagarto

2 – Pico da Bandeira – Pedra Menina

Trilha do Pico da Bandeira
Trilha e o Pico da Bandeira ao fundo

O Pico da Bandeira é o ponto mais alto da região Sudeste e também o terceiro ponto mais alto do Brasil, com 2891,32 metros de altitude. Não é uma pedra tão destacada como as outras desta lista, mas merece o destaque pela sua importância. Fica na divisa entre o Espírito Santo e Minas Gerais.

Saiba tudo sobre a trilha do Pico da Bandeira

3 – Pedra dos Cinco Pontões – Laranja da Terra

Localizada entre os municípios de Laranja da Terra e Itaguaçu, a pedra dos Cinco Pontões é um maciço rochoso singular. Uma cadeia de rochas gigantes cravada no topo de uma colina sobe por centenas de metros. São cinca pedras pontiagudas alinhadas lado a lado a 147 km de Vitória.

Saiba como chegar na Pedra dos Cinco Pontões

4 – Pedra do Frade e da Freira – Cachoeiro de Itapemirim

Trilha da Pedra do Frade e Freira
Trilha da Pedra do Frade e Freira

Duas montanhas de pedra unidas uma a outra. Esta é a Pedra do Frade e a Freira, uma formação rochosa espetacular de Cachoeiro de Itapemirim. Uma estrada e uma trilha levam o visitante até uma parte alta da pedra do Frade, de onde se tem belíssimas vistas.

Saiba mais sobre a Pedra do Frade e a Freira

5 – Pico do Itabira – Cachoeiro de Itapemirim

Pico do ItabiraOutra formação rochosa de Cachoeiro de Itapemirim, vista até mesmo da cidade. O Pico do Itabira chama a atenção por ser uma pedra pontiaguda de grande altura, se destacando no topo da colina em um vale.
Com cerca de 700 metros de altitude, a pedra atrai adeptos de trekking, mountain-bike e alpinismo.

Conheça os pontos turísticos de Cachoeiro de Itapemirim

6 – Pedra do Camelo – Pancas

A Pedra do Camelo é a mais alta de Pancas. Tem 720 metros de altura e é o principal cartão postal da cidade. A pedra pode ser vista com facilidade por estar próxima à rodovia de acesso à cidade, como se fosse um portal.
Para os mais aventureiros há uma trilha que dá acesso ao topo da pedra.

7 – Pedra da Agulha – Pancas

Pedra da Agulha - Pancas

A Pedra da Agulha é uma das pedras mais incríveis do Brasil, devido ao seu formato. A pedra tem 500 metros de altura e se parece com uma chaminé. É uma das pedras de mais difícil escalada no Brasil.
A cidade de Pancas é rodeada de montanhas de pedra, onde a Pedra da Agulha é o destaque.

Conheça as atrações turísticas de Pancas

8 – Pedra dos Três Pontões – Afonso Cláudio

Pedra dos Três Pontões - Afonso Cláudio - ESA Pedra dos Três Pontões é o cartão postal do município de Afonso Cláudio. A imponente montanha pontiaguda se destaca por suas três pontas no topo. A pedra oferece locais para voo livre, rapel e escalada, e salto de para quedas.

9 – Pedra da Lajinha – Afonso Cláudio

Pedra da Lajinha - Afonso Cláudio - ES
Foto: Oswaldo Baldin (gooutside.com.br)

A Pedra da Lajinha e localiza no Vale do Empoçado, no município de Afonso Cláudio. Com 1.300 metros de altitude é uma das mais altas da região. Próximo a ela há outras pedras incríveis que compões um belo visual. Dá para chegar ao topo da pedra da Lajinha caminhando, e lá do alto se avista várias outras montanhas da região.

10 – Pedra da Fortaleza – Nova Venécia

Pedra da Fortaleza - Nova Venécia - ES
Foto: Edmilson Padilha

A Pedra da Fortaleza se localiza no distrito de Guararema, município de Nova Venécia, no norte do estado. É o ponto mais alto da região com 964 metros de altitude. A pedra gigantesca atrai visitantes para caminhadas turísticas e escaladas.

Leia também:

As 10 maiores pontes do Brasil

Top 15 cânions do Sul do Brasil

As 10 cachoeiras mais imponentes do Rio Grande do Sul


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here