Cidades da Serra Catarinense: Os 8 melhores destinos

A Serra Catarinense impressiona por suas belas paisagens. Conheça os 5 principais destinos!

Mirante do Morro do Campestre - Urubici - Serra Catarinense
Mirante do Morro do Campestre
  Por Jair Prandi
 

A Serra Catarinense impressiona por suas belas paisagens. Os campos de altitude, repletos de araucárias são recortados por grandes cânions e montanhas. Em meio a tudo isso, belas cachoeiras e formações rochosas espetaculares.

São Joaquim, Urubici, Bom Jardim da Serra e Urupema são os principais destinos. No auge do inverno é quase garantido a ocorrência de neve, já as geadas são constantes nos pontos mais altos.

Para atravessar as montanhas da Serra de Santa Catarina há estradas sinuosas impressionantes, que se tornaram atrações turísticas. A Serra do Rio do Rastro e a Serra do Corvo Branco são as duas mais incríveis.

Entre os campos e as belas florestas de araucárias, as belíssimas pousadas são um convite para uma estadia incrível. No Planalto Serrano de Lages foi onde se instalaram os primeiros hotéis fazenda do país.

Conheça as principais cidades da Serra Catarinense e saiba o que fazer por lá, tanto no inverno, como no verão.

Vista aérea da Serra do Rio do Rastro - Serra Catarinense
Vista aérea da Serra do Rio do Rastro

Quando ir à Serra Catarinense

Muitos turistas só lembram da Serra de Santa Catarina no inverno. Principalmente, quando os jornais noticiam a neve em São Joaquim e a Cascata que congela em Urupema.

Mas as cidade da Serra Catarinense oferecem muitas atrações naturais que são aproveitadas o ano todo. As chuvas são distribuídas durante o ano e não há uma época certa a escolher nesse quesito.

Tirolesa Cascata Avencal - Urubici
Tirolesa Cascata Avencal, em Urubici

Serra Catarinense no inverno

O período de inverno vai de junho a agosto. Nestes meses as geadas são frequentes, sempre que as temperaturas ficam abaixo dos 5ºC, os campos e a vegetação congelam e tudo fica branco.

Eventualmente acorrem frios intensos e geadas nos meses de maio e setembro. Também acontece de fazer dias de calor nos meses de inverno, mas com pouca frequência.

Neve em São Joaquim
Neve em São Joaquim

A ocorrência de neve é um pouco mais difícil, pois é preciso haver bastante umidade a frio intenso, próximo a zero graus. Mas costuma acontecer ao menos uma vez ao ano, nos pontos mais altos.

Algumas pequenas cachoeiras congelam quando a temperaturas ficam abaixo de zero. A mais famosa é a Cascata que congela, em Urupema. Não verdade são duas pequenas cachoeiras, próximas uma à outra.

Cascata que congela - Urupema
Cascata que congela em Urupema – Foto: Marleno Muniz Farias / Divulgação Urupema

Nessa época é muito aconchegante se hospedar nas pousadas da Serra de Santa Catarina. Se esquentar em frente a uma lareira, comer pinhão, tomar um chimarrão e um café quente, conhecendo e conversando com outras pessoas, não tem preço!

Serra Catarinense no verão, primavera e outono

Fora da época de inverno fica melhor para aproveitar as inúmeras atrações naturais. Trilhas pelos cânions, cavalgadas, passeios 4×4, rapel e escaladas, são algumas das atividades.

Urubici é o destino que conta com o maior número de pontos turísticos. Em segundo lugar vem Bom Jardim da Serra, com três grandes cânions e a Serra do Rio do Rastro.

Cânion Espraiado - Urubici
Belíssimas formações rochosas do Cânion Espraiado

Onde fica a Serra Catarinense

A Serra Catarinense se localiza no sudeste do estado, a apenas 100 km do litoral catarinense e a apenas 120 km da capital, Florianópolis.
As altitudes variam de 800 m, chegando a 1827 m no Morro da Boa Vista, o ponto mais alto.

Mapa da Serra Catarinense
Mapa da Serra Catarinense – Mapa oferecido por Guias SerraSC

Como chegar à Serra Catarinense

O aeroporto mais próximo é o de Florianópolis, localizado a 220 km da Serra do Rio do Rastro e 180 de Urubici. Já o aeroporto de Porto Alegre fica a 420 km de Urubici, principal destino da serra e Curitiba a 450 km.

Se você chegar de avião, consideramos essencial alugar um carro para se deslocar até a região serrana de Santa Catarina. Também será necessário para se deslocar entre as cidades da Serra Catarinense e os pontos turísticos que são bem espalhados.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Outra opção é ir de ônibus até um dos destinos e depois pegar outras linhas entre os destinos da serra. Além disso, haverá necessidade de contratar uma agência para levar aos pontos turísticos da Serra Catarinense. Fica complicado, não?

Vista aérea da Serra do Corvo Branco
Vista aérea da Serra do Corvo Branco – Urubici

Cidades da Serra Catarinense

São 19 as cidades que fazem parte da região da Serra Catarinense: Anita Garibaldi, Bocaina do Sul, Bom Jardim da Serra, Bom Retiro, Campo Belo do Sul, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Lages, Otacílio Costa, Painel, Palmeira, Ponte Alta, Rio Rufino, São José do Cerrito, São Joaquim, Urubici e Urupema.

Porém, a maior parte destes destinos, oferecem poucos ou nada de atrativos e não vale a pena visitar.
Considere incluir também a cidade de Alfredo Wagner. Apesar de não fazer parte oficialmente da região, o município abrange parte da serra e tem belíssimas atrações.

Cidades para visitar na Serra Catarinense

Abaixo iremos citar as 7 principais cidades da Serra Catarinense para turismo e uma breve lista de atrações de cada um. Para cada um deles escrevemos um artigo detalhado com todas as informações. Basta acessar os links.

1 – Urubici

Cachoeira do Avencal - Urubici
Vista aérea da Cascata do Avencal

Urubici é o destino mais completo das serras catarinenses e também o que conta com a maior estrutura turística de região da Serra de Santa Catarina. Há atrações bem variadas, cachoeiras, cânions, cavernas e formações rochosas incríveis.

Alguns dos pontos turísticos de Urubici: Morro da Igreja, Serra do Corvo Branco, Cânion Espraiado, Cachoeira do Rio dos Bugres, Cascata do Avencal, Morro do Campestre, Cascata Véu da Noiva, entre outros…

2 – Bom Jardim da Serra

Vista aérea do cânion das Laranjeiras
Vista aérea do cânion das Laranjeiras

A espetacular Serra do Rio do Rastro é a porta de entrada de Bom Jardim da Serra e já vale a visita. Além dela o município conta com mais 3 grandes cânions: Cânion de Laranjeiras, Cânion do Funil e Cânion da Ronda.

O cânion das Laranjeiras e o cânion do Funil são acessíveis através de passeios guiados. Além deles há belas cachoeiras como a Cascata da Barrinha e o Salto do Rio Pelotas.

3 – São Joaquim

Belvedere de São Joaquim
Belvedere de São Joaquim

São Joaquim não é tão rica em atrações naturais como Urubici e Bom Jardim. Porém a cidade fica em maior altitude, com isso as temperaturas são menores e a chance de nevar é maior.

O município se destaca na produção de maça e uva e conta com algumas vinícolas vem se destacando na produção de vinhos de altitude.

4 – Urupema

Igreja matriz Sant'ana - Urupema
Igreja matriz Sant’ana – Urupema

Urupema é considerada a cidade mais fria do Brasil. São Joaquim detinha este título, mas após a instalação de uma estação meteorológica se constatou temperaturas mínimas menores em Urupema, em média.

Os pontos turísticos são poucos em relação aos outros destinos da Serra catarinense. Os destaques são o Morro das Torres (1726m de altitude) e a Cascata que congela.

5 – Rio Rufino

Rio Rufino - Cachoeira do Rio do Tigre
Cachoeira do Rio do Tigre em Rio Rufino

Rio Rufino é uma pequena cidade localizada entre Urubici e Urupema e o destino oferece algumas belas atrações naturais. O destaque fica por conta das cachoeiras da Fábrica e do Rio do Tigre, mas há também formações rochosas bastante interessantes, como a Pedra de Areia, Morro da Pedra Redonda e Pedra Rio do Tigre.

6 – Alfredo Wagner

Cascatinha Soldados de Sebold
Cascatinha e mirante dos Soldados

Alfredo Wagner situa-se em uma área de transição entre a serra e o litoral, porém suas principais atrações naturais ficam na região serrana. No ponto onde o campo dos Padres perde altitude fica a formação rochosa dos Soldados de Sebold e a mais bela paisagem do município.

Outras atrações complementam seu cenário, como a gigantesca Pedra Branca, o cânion do Rio Lajeado, a gruta do Poço Certo, entre outros muitas cachoeiras.

7 – Bom Retiro

Bom Retiro SC - Cânion Papuã
Cânion Papuã e a cachoeira ao fundo

Vizinha à Alfredo Wagner, Bom Retiro divide com ela uma região repleta de cachoeiras e pequenos cânions, como o Cânion de Papuã, Cachoeira do Barbaquá, entre outras.
Possui também algumas montanhas que se destacam como o Morro do Costão do Frade e belos vales cercados de belíssimas paisagens.

8 – Lages

Parque de aventuras pedras Brancas - Lages
Vista aérea do Parque de aventuras pedras Brancas

Lages fica no topo do planalto Serrano, numa região mais de campos. Foi por lá que surgiu os primeiros hotéis fazenda do país. A cidade conta com vários pontos turísticos e no interior há belas paisagens acessíveis através de caminhadas e cavalgadas.

Pontos mais altos da Serra Catarinense

Morro da Igreja - Urubici
Mirante do Morro da Igreja e a Pedra Furada ao fundo

Os lugares mais frios do Brasil estão na Serra Catarinense, mas não nas cidades. Ficam no alto das montanhas, onde foram registradas temperaturas abaixo dos 10 graus negativos. São eles:

  • Morro da Boa Vista, entre Urubici e Bom Retiro (1827 m). Possui acesso complicado, somente através de longas caminhadas. Fica 10 km ao norte do Cânion Espraiado.
  • Morro da Igreja, em Urubici (1822 m). Possui acesso fácil, asfaltado até o topo.
  • Morro das Torres, em Urupema (1726 m). Possui acesso fácil, asfaltado até próximo e estrada de terra nos últimos 2 km.

Onde ficar na Serra Catarinense

Tanto nas cidades da Serra catarinense, como no interior, os destinos oferecem ótimas opções de hospedagem. Tem para todos os gostos e bolsos, até mesmo resort.
A opção de luxo é o Rio do Rastro Eco Resort, com uma grande estrutura conectada à natureza local para quem busca descanso e aventura.

Rio do Rastro Eco Resort
Alguns dos chalés do Rio do Rastro Eco Resort

Urubici é a cidade que oferece o maior número de hotéis e pousadas, seguido de Bom Jardim da Serra e São Joaquim. Certamente, para montar um roteiro na região é preciso ficar em mais de um lugar.

Confira abaixo as opções de pousadas em cada um dos destinos serranos:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

6 COMENTÁRIOS

  1. Há tempos essa região me atrai, agora estamos pensando em explorá-la, quantos dias vc acha necessário para isso, não pensamos em fazer trilhas a não ser as mais tranquilas. Seu blog está me ajudando muito, tudo muito detalhado, parabéns

  2. Sobre o transporte aéreo, a Azul possui voos regulares de Campinas para Correia Pinto (EEA – Aeroporto Regional do Planalto Serrano)

  3. Olá. Primeiro,. obrigada e parabéns pelo blog. Queremos explorar a região logo. A princípio subir pela Serra do rio do rastro, ficar dois dias em Bom Jardim da Serra e uma destas tardes visitar São Joaquim. Dois dias em Lages e três em Urubici. Pela sua experiência este roteiro é possível, curtindo os melhores pontos?( Também não pretendemos trilhas longas, rsrsrsr.) Muito obrigada

    • Oi Denise! Parece bom, sim! Em Lages, se for visitar as atrações fora da cidade precisa 2 dias, se não, 1 dia é suficiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here