Guarda do Embaú SC: O que fazer, praias e trilhas

Guarda do Embaú é uma famosa praia de Santa Catarina, que oferece paisagens de tirar o fôlego.

Guarda do Embaú - SC
  Por Jair Prandi
 

Guarda do Embaú é uma famosa praia de Santa Catarina, que oferece paisagens de tirar o fôlego.

Belas praias com ondas perfeitas para surfistas, a foz do rio da Madre, com seus bancos de areia, dunas, montanhas, trilhas, e mirantes espetaculares, tudo em um só lugar. Para completar, uma vila rústica cheia de charme para receber os turistas, surfistas e aventureiros.

Guarda do Embaú foi descoberta por surfistas a algumas décadas e ganhou fama internacional por sua beleza natural aliada a um clima rústico. É um destino perfeito para quem gosta de praia com belas paisagens naturais.

Um dos responsáveis por tornar o lugar conhecido foi o modelo e surfista Paulo Zulu, que se mudou para lá e construiu uma pousada.

Guarda do Embaú - SC

Onde fica Guarda do Embaú: Com chegar

Guarda do Embaú é uma praia localizada na divisa entre os municípios de Palhoça e Paulo Lopes, em Santa Catarina. O rio da Madre é a divisa dos municípios, sendo que o lado Norte, onde fica a vila de Guarda do Embaú, pertence a Palhoça. Já o lado Sul (no outro lado do rio), onde fica a praia, pertence a Paulo Lopes.

Guarda do Embaú fica 53 km ao Sul do centro de Florianópolis e 67 km do aeroporto. Para quem chega de carro de qualquer procedência, o caminho é pela BR-101. Depois basta pegar o acesso de 6 km à Guarda.

Para quem de avião por Florianópolis e optar por ir de ônibus, deve seguir estas etapas:
1: Ir até o Terminal TICEN e procurar o ponto de saída para Palhoça, pegando uma das linhas 205-0 ou 250-1 até a estação Palhoça.
2: Na estação Palhoça, pegar o ônibus nº 06 para Pinheira / Praia Do Sonho / Guarda Do Embaú.

No entanto, recomendamos alugar um carro e conhecer outros destinos da região, como Palhoça, Garopaba e Imbituba.

Alugue um carro em Florianópolis!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve agora!

Passeio bate-volta Florianópolis – Guarda do Embaú

Para que está em Floripa, uma ótima opção para conhecer Guarda do Embaú sem precisar alugar carro ou pegar ônibus é um tour bate-volta.
Há um passeio de 10 horas com transporte e guia que custa apenas R$90 (preço de março de 2021).

Consultar / Reservar passeio!

O que fazer em Guarda do Embaú


Confira as praias, trilhas e pontos turísticos de Guarda do Embaú. No mapa acima você pode ver a localização de cada uma.

Praia de Guarda do Embaú

Guarda do Embaú - SCA Praia da Guarda do Embaú fica no outro lado do rio da Madre e existe duas formas de atravessar:

De canoa: Os pescadores locais fazem a pequena travessia levando os visitantes de um lado à outro com suas canoas a R$5 o trecho. No verão, basta ir até a beira do rio que há vários barqueiros atendendo.

A nado. Apenas surfistas costumam atravessar assim. Como, provavelmente você levará junto algo que não possa molhar, terá que ir de canoa.

A praia fica dentro de uma área de preservação e não possui construções. Apenas a guarita dos salva vidas e quiosques com comidas e bebidas.

A Praia da Guarda do Embaú possui uma extensa faixa de areia e ótimas ondas que agradam os surfistas. É indicada também para banho de mar, mas com um certo cuidado, respeitando as indicações dos salva vidas.

Esta praia possui 7 km de extensão, sendo a única do município de Paulo Lopes. No final da praia fica a praia de Gamboa, já no município de Garopaba. Antes de Gamboa é uma praia deserta, com dunas e áreas de restinga, com alguma vegetação.

Praia da Barra

Praia da Barra - Guarda do Embaú

A Praia da Barra fica no lado de Palhoça, no lado esquerdo da foz do rio, a 600m de distância da vila. Nesta área a água do mar com a do rio, formando um belo cenário.
Em alguns pontos é preciso ter um pouco de cuidado com, mas há pontos com as águas bem rasas. Seu acesso se dá por trilha, que margeia o costão.

Prainha e praia Solita

Prainha - Guarda do Embaú

A Prainha é uma bela praia deserta que fica atrás da montanha, em Guarda do Embaú. Tem 200m de extensão em formato de concha, com uma larga faixa de areia. Possui áreas rochosas, dunas e costões e é indicada para banho e surf.

Um pouco à frente, separada por rochedos fica a pequena praia Solita, que pose ser acessada, através das pedras. O acesso a estas duas praias se faz por longas caminhadas pela trilha da prainha, pela montanha ou pela costa, que iremos comentar mais adiante.

Trilhas de Guarda do Embaú – Santa Catarina

Trilha do mirante da Pedra do Urubu

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú

A vista clássica e mais espetacular de Guarda do Embaú e a que se tem no alto do mirante da pedra do Urubu. De lá se tem uma ampla vista panorâmica de toda a extensão da praia até Gamboa, do rio da Madre, do pontal, e até mesmo de parte da praia Pinheira.

Pedra do Urubu e praia Pinheira ao fundo
Vista aérea da Pedra do Urubu e a Praia Pinheira ao fundo

A Pedra do urubu tem 130 m de altura e para chegar até ela há uma trilha pelo meio da mata. Não é uma trilha longa, tem cerca de 500 m a partir do centro da vila, porém se torna cansativa por ser uma subida constante.

Trilha da Guarda do Embaú (Prainha)

Para chegar à Prainha, no outro lado da montanha há opção de duas trilhas e recomendamos ir por uma e voltar por outra. Uma atravessa o morro e a outra acompanha a costa rochosa.

Trilha da Prainha - Guarda do Embaú
Visual da trilha na chegada à Prainha

Pelo morro: O início desta trilha é o mesmo que leva à Pedra do Urubu, que depois se separa e tem 1 km de extensão (somente ida). A subida é toda por dentro da mata, com sombra. Na descida há um trecho por uma duna e uma bela vista da praia.

Trilha de Guarda do Embaú
Paisagem do costão de Guarda do Embaú

Pela costa: Saindo da vila, basta seguir sempre costeando o mar. O trecho de 1,6 km desvenda belíssimas paisagens de áreas rochosas à beira mar, entre gramados verdes.

Leia nosso post completo sobre a trilha da Pedra do Urubu

Trilha da travessia do Vale da Utopia

Esta é uma trilha para quem gosta de longas caminhadas, em contato com a natureza. O Vale da Utopia é a região entre Guarda do Embaú e a praia de Cima, em Palhoça.

Vale da Utopia
Vale da Utopia e Prainha de Guarda do Embaú ao fundo

Há mais de uma trilha pelos morros, porém a principal passa pela Prainha, Praia do Maço e Ponta das Andorinhas, terminando na Praia de Cima. São 4 km (somente ida) ou 8 km (ida e volta) com muitas subidas e descidas.

Não chegamos a fazer a trilha completa. Fizemos a trilha té a Prainha a partir de Guarda do Embaú. Fomos de carro até a praia de Cima e fizemos a trilha da Praia do Maço a partir de lá.

Onde ficar em Guarda do Embaú

A vila de Guarda do Embaú é repleta de pousadas e mesmo que você não fique bem no centrinho, a vila é pequena e não será problema. A maioria delas são opções urbanas, mas há também algumas na costa do morro, em maior contato om a natureza.

Confira algumas opções:

Onde comer e beber

O polo gastronômico de Guarda do Embaú é bem definido, já que a vila não é grande. Fica no centrinho, próximo ao rio, e oferece variadas opções. Basta caminhar por lá e escolher um bar ou restaurante ao seu estilo.

Vila da Guarda do Embaú
Centrinho da vila e o Rio da Madre

Quando ir a Guarda do Embaú SC

Para pegar praia vá entre o final de dezembro e o final de março, quando as águas estão menos geladas. Já para curtir as paisagens e fazer as trilhas pode-se ir em qualquer época do ano. Porém no inverno, boa parte das pousadas e do comércio não funcionam.

A área no outro lado do rio faz parte do Parque da Serra do Tabuleiro. Por ser uma área de preservação, entre abril e junho é proibido qualquer esporte aquático na praia (inclusive surf) por ser os meses da pesca de tainhas.

Nota: As fotos deste post foram tiradas na metade do mês de abril, quando havia poucos visitantes.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Excelente post! Você sabe se está sendo possível fazer essas trilhas agora com o Corona? Pois ví que alguns lugares estão abrindo já mas outros ainda não

    • Olá, Jair! As trilhas são livres. Estivemos lá há um mês. O que não pode é ficar na praia e fazer aglomerações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here