Escolher as melhores praias de Santa Catarina não é uma tarefa nada fácil. A ideia inicial era de escolher as 10 praias mais bonitas, porém, com a grande quantidade de praias paradisíacas que o estado oferece, resolvemos escolher as 20 praias mais bonitas do litoral catarinense.

Conhecemos todo o litoral de Santa Catarina e quase todas as praias, com exceção de algumas mais isoladas no norte do estado. Recentemente temos feito verdadeiras expedições de praia em praia, fotografando com drone. Porém ainda falta um trecho no norte, onde temos somente fotos antigas.

Esta lista revela nossa opinião, porém gosto não se discute. Teve várias outras praias que deixamos de fora da lista, que poderiam ter entrado, com beleza semelhante. Também, a mesma praia, que em um dia de sol parece perfeita, se for visitada em um dia nublado, pode decepcionar o visitante.

Esta lista teve como principal fator a beleza natural e visual da praia. Não estamos considerando a infraestrutura, pois neste caso, entrariam outras praias de Santa Catarina.

Praia Vermelha - Garopaba
Praia Vermelha, em Garopaba. Com toda esta beleza, ainda não teve espaço em nossa lista

As 20 melhores praias de Santa Catarina

O trecho de litoral entre Laguna e Balneário Camboriú é espetacular, repleto de penínsulas e enseadas, entre montanhas que chegam até à beira mar. Cada destino revela dezenas de praias paradisíacas. Os destaques, ficam para Laguna, Imbituba, Garopaba, Palhoça, Florianópolis, Governador Celso Ramos e Bombinhas.

Nossa lista não segue uma ordem por relevância, mas, sim, por localização geográfica, ordenadas do Sul para o Norte.
Conheça agora as 10 praias mais bonitas de Santa Catarina:

1 – Praia da Barra do Camacho – Laguna

Barra do Camacho

A praia da Barra do Camacho se localiza no canal que liga a Lagoa de Jaguaruna ao mar, na divisa de Laguna com Jaguaruna. Porém o lado onde tem as dunas e que fica a praia pertence a Laguna.
Por possuir pouca profundidade e águas muito calmas, é um local ideal para famílias com crianças. Atrás da praia há uma grande área de dunas.

Veja o que fazer em Laguna

2 – Prainha do Farol de Santa Marta – Laguna

Farol de Santa Marta
Farol de Santa Marta visto do Morro do Céu

Colocamos esta praia na lista pelo belíssima paisagem em geral, que mistura a paisagem do mar, com as montanhas, a vila e o imponente farol ao fundo.
A Prainha possui formato de concha e se encaixa perfeitamente no cenário. O Farol de 1891 se destaca em cima do morro dando um toque espacial na paisagem.

Saiba mais sobre o Farol de Santa Marta

3 – Praia de Ibiraquera – Imbituba

Barra de ibiraquera - Imbituba
Barra de Ibiraquera e praia ao fundo

A praia de Ibiraquera divide espaço com as águas da Lagoa de Ibiraquera, formando um cenário belíssimo. A parte da lagoa que chega até a areia é o local preferido dos banhistas, enquanto a praia é local ideal para os praticantes do windsurf.
Em épocas de chuvas a lagoa cria um canal que deságua no mar. Em épocas mais secas, termina na areia.

4 – Praia do Rosa – Imbituba

Praia do Rosa - Imbituba

A Praia do Rosa é uma das praias mais famosas do Sul do Brasil. Possui sua orla toda preservada e mantém sua vila com aspecto rústico.
A praia tem 2 km de extensão, com águas transparentes, cercada pelo verde exuberante das montanhas cobertas de cactos e flores. Possui características ideais para a prática de surfe, windsurfe e vela.

Veja o que fazer em Imbituba

5 – Praia Ferrugem e Praia da Barra – Garopaba

Praia Ferrugem e praia da Barra mais ao fundo

Colocamos estas duas praias em conjunto por serem praticamente uma só e de beleza também semelhante. Entre as duas praias fica a barra de uma pequena lagoa (que quase nunca chega ao mar) e uma península que serve de mirante para as duas praias.

A praia Ferrugem mistura suas águas verdes com a areia rosada, que lhe dá um aspecto de cor ferrugem. A praia da Barra oferece belos cenários entre pedras, colinas e árvores no canto direito.

6 – Praia do Siriú – Garopaba

Praia Siriú - Garopaba

A praia nos surpreendeu por sua bela paisagem harmoniosa que mistura a praia com uma lagoa, suas dunas e as montanhas. A vila fica no lado esquerdo junto a uma alta montanha.
No centro há uma lagoa, a partir de onde inicia o trecho com enormes dunas, onde na parte mais alta se pratica o snowboard.

Veja o que fazer em Garopaba

7 – Praia de Guarda do Embaú – Palhoça

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú

Guarda do Embaú mistura as mais variadas paisagens litorâneas em uma mistura fantástica. O preguiçoso rio da Madre, que divide os municípios de Palhoça com Paulo Lopes, serpenteia pela areia até se juntar lentamente ao mar.

Canoas de pescadores levam turistas e surfistas para o outro lado do rio para pegar uma praia, enquanto no outro lado, trilhas levam a mirantes incríveis, como o da Pedra do Urubu, no alto da montanha.

Veja o que fazer em Guarda do Embaú

8 – Praia do Maço – Palhoça

Praias de Palhoça - Praia do Maço e Vale da Utopia
Vista aérea da Praia do Maço e o Vale da Utopia

A mais pequena praia desta lista é talvez a mais bonita e surpreendente de todas. A praia do Maço fica no Vale da Utopia, em Palhoça, local onde parece que a paisagem dos campos invadiram o litoral.

A prainha de águas transparentes, rodeada por pedras e costões desvenda um cenário paradisíaco entre as colinas verdejantes. Esta praia é acessível somente por trilha a partir da Praia de Cima.

Conheça todas as praias de Palhoça

9 – Praia da Lagoinha do Leste – Florianópolis

Trilha do Morro da coroa - Praia lagoinha do Leste
Mirante do Morro da Coroa e Praia da Lagoinha do Leste

Uma longa caminhada por trilhas que atravessam as montanhas levam ao paraíso. Lagoinha do Leste é uma das mais bonitas e preservadas praias de Florianópolis, localizada no Sul da ilha.

A bela baía guarda esta praia cercada de montanhas com áreas de mata nativa. No lado esquerdo fica o Morro da Pedra da Coroa, onde depois de uma exaustiva subida, chega-se ao melhor ponto para fotos de Florianópolis.

Saiba tudo sobre a trilha da Lagoinha do Leste

10 – Praia da Armação – Florianópolis

Praias de Santa Catarina - Praia da Armação e Matadeiros - Florianópolis
Praia da Armação à direita e Matadeiros à esquerda – Florianópolis

Situada no Sul da ilha, em Florianópolis, a praia da Armação desvenda uma bela paisagem em seu canto direito. Uma bela península e um riacho dividem as praias da Armação e Matadeiros.
A pacata vila de pescadores divide espaço com os turistas, que chegam no verão.

Saiba mais sobre a Praia da Armação – Florianópolis

11 – Praia da Ilha do Campeche – Florianópolis

Ilha Campeche - Florianópolis

A praia da Ilha de Campeche é a mais bonita das praias de Florianópolis ou pelo menos, a que tem a água com a coloração mais bonita, que se assemelha com as águas do Caribe.

Sua coloração varia entre verde e turquesa, possui poucas ondas, ótimo para mergulhadores e crianças. A ilha é a única do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, formada por costões e morros cobertos de Mata Atlântica.

12 – Praia Ponta das Canas – Florianópolis

Praia da Ponta das Canas

Confesso que na primeira vez que visitei esta praia em um dia de vento forte, não me pareceu tão bonita. Porém na última visita, quando fiz esta foto de drone foquei encantado com sua beleza.
Com águas calmas, protegida por uma baía ao norte de Floripa, a praia repleta de pequenos barcos de pesca possui uma faixa de areia distribuída entre o mar e uma lagoa.

Veja o que fazer em Florianópolis: Praias e pontos turísticos

13 – Praia da Armação da Piedade – Governador Celso Ramos

Praia Armação da Piedade - Governador Celso Ramos

Armação da Piedade é uma das mais belas praias de Governador Celso Ramos. Situa-se em uma calma enseada com o mar praticamente uma piscina, com uma coloração linda.

Esta praia também possui um passado histórico por ter sido uma armação baleeira entre 1743 e 1850. Restaram uma capela e algumas ruínas no lugar.

Saiba mais sobre a praia da Armação da Piedade

14 – Prainhas de Ganchos de Fora – Governador Celso Ramos

Prainhas de Ganchos de Fora - Governador Celso Ramos
Vista aérea das prainhas e a praia principal ao fundo

A praia de Ganchos de Fora é uma enseada sempre repleta de barcos de pescadores ao norte do município. Porém um pouco à frente é que está o paraíso.
Seguindo pelo lado direito há uma trilha que leva a 4 belíssimas prainhas entre as pedras. A sequência desta mesma trilha leva também a belos costões e à praia de Fora e a praia das Conchas.

Conheça todas as praias de Governador Celso Ramos

15 – Praia da Tainha – Bombinhas

Praia da Tainha - Bombinhas
Praia da Tainha – Bombinhas

Pouco conhecida, mas de grande beleza natural, a praia da Tainha é a última praia da península de Bombinhas. Possui um belo visual, com águas azuis claras numa enseada com pedras e morros de vegetação intocada.
Uma estrada de terra a partir da praia da conceição faz a travessia do morro que dá acesso à praia.

16 – Praia da Sepultura – Bombinhas

Praia da Sepultura - Bombinhas

A pequena praia da Sepultura é uma das preferidas das crianças em Bombinhas. Na verdade é mais uma piscina natural, com águas mansas e transparentes e peixinhos coloridos.
Próximo a ela há outras prainhas com o mesmo perfil: Prainha, Lagoinha e do Trapiche, também de grande beleza cênica.

Conheça todas as praias de Bombinhas

17 – Praia do Estaleiro – Porto Belo

Praia do Estaleiro - Porto Belo

A praia do Estaleiro é a representante de Porto Belo, também desconhecida por muitos. A belíssima enseada de águas verde esmeralda fica escondida por áreas de mata e morros na ponta que divide porto belo com Bombinhas.
A estrada leva até perto dela e no finalzinho há uma trilha que desce pela mata.

Saiba o que fazer em Porto Belo

18 – Praia da ilhota – Itapema

Praia da Ilhora
Praia da Ilhora, última praia ao norte de Itapema

A praia de Itapema e principalmente Meia Praia são muito bem estruturadas e recebem milhares de turistas. Porém muitos nem conhecem a praia da Ilhota, bem próxima à BR-101 e quase na divisa com Balneário Camboriú.
Possui belas águas verdes e ondas moderadas, ideais para banhos de mar, com alguma infraestrutura.

Veja o que fazer em Itapema

19 – Praia das Laranjeiras – Balneário Camboriú

Praia de Laranjeiras - Balneário Camboriú

A badalada Balneário Camboriú, não podia ficar de fora e também tem sua representante.
A Praia das Laranjeiras, vista do mirante do Parque Unipraias mostra uma praia de verde intenso que se torna mais claro próximo à areia. Seus tons de verde combinam com a vegetação das montanhas que a cercam.

Veja o que fazer em Balneário Camboriú

20 – Prainha – São Francisco do Sul

Praias de São Francisco do Sul
Vista do canto da Praia Grande e Prainha ao fundo – Foto: Deise Rehder / Fonte: Google Maps

A ilha de São Francisco do Sul, localizada ao Norte de Santa Catarina, possui belas como a Enseada, que é a principal. Mas foi a Prainha que nos chamou mais a atenção.

A Prainha possui 500 m, em formato de concha e um desenho quase simétrico. O que muda de uma ponta para a outra é que no canto direito há rochas mais baixas e no direito uma alta montanha de onde se tem a melhor vista desta praia.

Veja o que fazer em São Francisco do Sul

Conclusão sobre as praias mais bonitas de Santa Catarina

Esta foi nossa lista das 20 melhores praias de Santa Catarina. Foi muito difícil escolher e tivemos que deixar ainda outras tantas de fora.
Sei que haverá discordâncias e gosto não se discute. Por isso, adoraríamos saber qual a sua praia preferida. Deixe sua opinião nos comentários abaixo!

Leia também:

As 10 melhores praias do Rio Grande do Sul

As 10 melhores praias do Espírito Santo


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here