Palhoça é um destino do litoral de Santa Catarina com belas praias e paisagens belíssimas, repleto de trilhas incríveis.
Palhoça é ofuscada por vários destinos próximos mais famosos, como Florianópolis, Garopaba, Itapema, Bombinhas e Balneário Camboriú. Porém possui praias com águas transparentes e paisagens belíssimas de campos verdes, penínsulas e formações rochosas à beira mar.
Guarda do Embaú, com sua vila rústica, é sua praia mais famosa, bastante procurada por surfistas e adeptos da natureza. Já a praia Pinheira, Praia de Cima e Praia do Sonho são mais buscadas por moradores da região.
O que fazer em Palhoça SC
Saiba o que fazer em Palhoça. Conheça suas praias, trilhas e pontos turísticos. A lista abixo mostra suas principais atrações.
- Guarda do Embaú
- Praia da Pinheira
- Praia do Sonho
- Praia de Cima
- Praia do Maço
- Ponta do Papagaio
- Morro do Cambirela
- Morro da Pedra Branca
- Parque estadual da Serra do Tabuleiro
Quando ir a Palhoça – Santa Catarina
Para aproveitar as praias vá na temporada de verão, entre o final de dezembro e final de março. Nesta época a água está com boas temperaturas para banho de mar.
Porém nesta época de férias até a metade de fevereiro os preços de hospedagem sobem bastante pela alta procura. O mês de março é uma ótima alternativa.
Mas se sua intenção for somente curtir as belas paisagens através das diversas trilhas, vá em qualquer época do ano.
Como chegar em Palhoça SC
A BR-101, que corta o litoral catarinense é a rodovia que leva a cidade e passa perto de todas as suas praias. A partir dela há outras curtas estradas pavimentadas que dão acesso ás praias.
Se você chegar de avião, o aeroporto de Florianópolis é o mais próximo. Fica a 61km da praia da Pinheira e 65km de Guarda do Embaú.
A partir do aeroporto recomendamos alugar um carro para se deslocar até palhoça e conhecer todas as suas atrações.
Alugue um carro em Florianópolis!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve agora!
Onde ficar em Palhoça
Não recomendamos ficar na cidade de Palhoça, onde não há atrativos e fica distante das praias, a não ser se viaje a negócios.
A área do litoral entre a praia do Sonho e Guarda do Embaú é a que oferece mais opções de hospedagem. Ficando em qualquer uma destas áreas, os deslocamentos entre as praias e trilhas ficam fáceis.
As áreas mais turísticas, com mais opções de bares, restaurantes e lojinhas, são: centrinho de Guarda do Embaú e a área entre o canto direito da Praia Pinheira e a Praia de Cima.
Confira algumas dicas de ótimas opções de hospedagem nas praias de Palhoça:
Residencial Vila das Flores – Nota: 9,0 – Praia Pinheira
Hotel Pousada Santos Nota: 8,8 – Canto da Praia Pinheira
Moradas Dona Dálcema Nota: 9,5 – Guarda do Embaú
Praias de Palhoça
As praias propícias para banho de mar no município iniciam 26km ao Sul da cidade de Palhoça. A primeira é a praia de Araçatuba, na Foz do rio Maciambu, e a última, a praia de Guarda do Embaú, na divisa com Paulo Lopes.
No mapa acima pode-se observar a localização de cada praia e atração. Conheça as praias do município listadas no sentido Norte – Sul:
Praia de Fora
A Praia de Fora de Palhoça é bastante frequentada por moradores da cidade e pouco conhecida por turistas. Não é das melhores praias de palhoça, mas possui águas calmas, sem ondas, agradáveis para famílias com crianças. Fora da temporada fica praticamente deserta.
A praia é extensa, com areia dourada e grossa, e o pessoal aproveita das águas paradas para passear de caiaque e jet ski. É a praia balneável que fica mais próxima ao centro de Palhoça.
Praia de Araçatuba – Foz do Rio Maciambu
A vila de Araçatuba fica junto à foz do rio Maciambu, um rio formado por áreas de mangue, que deságua na baía Sul da ilha de Florianópolis. O acesso até a foz é todo asfaltado.
Esta praia de águas muito calmas é indicada para quem gosta de um lugar bem sossegado em meio à natureza. É bastante procurada por adeptos da pesca e ideal também para esportes aquáticos.
Praia do Sonho
A Praia do Sonho possui mar calmo, com suas águas ainda protegidas pela baía Sul de Florianópolis. Com 2,5 km de extensão, o mar límpido tem pequenas ondas, possui boa faixa de areia e uma larga faixa de dunas e vegetação natural entre o mar e as residências.
É uma praia bastante tranquila, com muitas residências de praia, bastante frequentada pelo pessoal da região, mas recebe também, turistas na temporada. Em seu canto direito fica a Ponta do Papagaio
Ponta do Papagaio
A Ponta do Papagaio é uma península onde há uma área de mata preservada, entre a praia do Sonho e a Praia Pinheira. Uma estreita faixa de areia leva até o local onde forma-se uma praia cada lado com mar muito calmo.
No lado direito fica a Ilha do Papagaio, acessível por uma travessia de 100 metros. No lado esquerdo há uma trilha entre as pedras que leva até imensas pedras, onde se avista a ilha de Araçatuba e o extremo Sul da Ilha de Florianópolis.
Praia Pinheira – Palhoça
Também conhecida como Praia de Baixo, a praia de 7 Km de extensão em formato perfeito de concha. Suas águas são calmas, ótimas para banho de mar e esportes náuticos. Possui uma larga faixa de areia ideal para prática de esportes e caminhadas.
O canto direito da praia é o ponto com mais opções de bares, restaurantes e pousadas, porém há mais opções espalhadas. Em seu canto esquerdo fica a Ponta do Papagaio.
Praia de Cima
Esta talvez seja a melhor praia de Palhoça para curtir no verão. Possui uma paisagem belíssima, águas límpidas, com mar calmo, com pequenas ondas. A qualidade do mar, a boa faixa de areia, a orla preservada e as áreas naturais são qualidades da Praia de Cima.
No lado esquerdo há belas áreas rochosas. No lado direito há áreas de mata e campos onde ficam as trilhas da praia do Maço, Vale da Utopia e Ponta das Andorinhas.
Há uma boa estrutura turística neste praia.
Praia do Maço
É sem dúvida a mais bela praia de palhoça, em nossa opinião. Porém é uma pequena praia deserta com apenas 35m de largura, mas belíssima. Se situa no vale da Utopia, entre rochedos e belas áreas de campos e montanhas.
O acesso a esta prainha se dá por uma trilha de 500m, atravessando o morro, a partir do canto direito da Praia de Cima. A partir dela é possível seguir a caminhada pelo costão até a Ponta das Andorinhas.
Prainha e praia Solita
A Prainha é uma bela praia deserta localizada atrás da montanha de Guarda do Embaú. Tem 200m de extensão e mar transparente, em formato de concha, indicada para banho e surf. Possui belíssimas áreas rochosas nos dois lados, dunas e costões.
Um pouco à frente, separada por rochedos fica a pequena praia Solita. O acesso se faz pela trilha do morro (1 km) ou pela trilha da costa (1,6 km) a partir de Guarda do embaú.
Praia da Barra
A Praia da Barra fica em Guarda do Embaú, a 600m da vila, seguindo a trilha que margeia o rio. A pequena praia mistura as águas do rio com as águas do mar, possui áreas de pouca profundidade e áreas com correnteza na saída do rio.
Praia de Guarda do Embaú
O mar da praia da Guarda é propício à prática do surf sendo considerado um dos melhores locais do Brasil. Para chegar até lá é preciso fazer uma pequena travessia de canoa, à partir do Rio da Madre.
O rio divide dois municípios. O lado da vila pertence à palhoça, enquanto no outro lado, onde está a praia da Guarda, pertence a Paulo Lopes. A partir de Guarda do Embaú saem as trilhas da pedra do Urubu e da Prainha.
Leia nosso post completo sobre Guarda do Embaú
Trilhas em Palhoça
Depois das praias, as trilhas de Palhoça é que estão entre suas principais atrações. São muitas as opções de trilhas, tanto pela área costeira como pela serra.
No mapa anterior também indicamos a localização de cada trilha. Conheça as principais opções de trilhas de Palhoça:
Trilha da Ponta do Papagaio
A trilha da Ponta do Papagaio leva até o final da península, entre enormes rochedos. Tem 500m de extensão e se torna um pouco cansativa porque o trecho é todo entre as pedras.
De lá se tem a vista panorâmica da ilha de Araçatua e a Fortaleza de Nossa senhora da Conceição. Ao longe se avista a Praia dos Naufragados, a praia selvagem que fica mais ao Sul da Ilha de Florianópolis.
Trilha da Praia Pinheira à Praia de Cima
Esta trilha de 600m leva de uma praia a outra através de belos cenários de rochedos e campos gramados. Pode ser iniciada no canto direito da praia Pinheira e finalizada no canto esquerdo da Praia de Cima, ou também pelo sentido contrário.
Trilha da Praia do Maço e Ponta das Andorinhas
São duas trilhas que temo mesmo pontos de partida e compensa conhecer os dois lugares de uma só vez. São 1900m de extensão no total (ida e volta).
O ponto de partida é pelo canto direito da Praia de Cima. Logo no início há uma bifurcação: A da direita leva para praia do Maço e a da esquerda para Ponta das Andorinhas.
Inicie indo para praia do Maço, que consiste em atravessar o morro. São 500m, sendo que a metade é de subida e a outra metade de descida. A paisagem do lugar é uma das mais bonitas de Palhoça.
Na sequência siga pelo costão esquerdo por mais 700m até a Ponta das Andorinhas. Este percurso se dá por imensos costões e rochedos. Por final, basta retornar por mais 700m costeando o mar pela direita. Esta área é de belos campos gramados à beira mar.
Trilha do Vale da Utopia
É a mais longa trilha de Palhoça pela área costeira. Porém existem diversas opções nesta trilha com diferentes extensões.
Para quem desejar fazer a trilha inteira saindo da Praia de Cima, passando pela Praia do maço, até a Guarda do Embaú (ou vice e versa) são cerca de 2,5 km (somente ida).
Porém há trechos mais curtos indo somente até um ponto de vista da Prainha, com 2,5 km ida e volta pela Praia de Cima.
Trilha da Pedra do Urubu
Trilha imperdível em Guarda do Embaú, de onde se tem a melhor vista panorâmica da praia e do rio da Madre. A trilha tem apenas 500m, porém a subida é íngreme, mas toda pela sombra da mata.
No final descortina-se uma vista maravilhosa de Guarda do Embaú e da Praia Pinheira e da região. O acesso é pela margem do rio no final da vila.
Trilha da Prainha e da Guarda do Embaú
O acesso a trilha da Prainha é por Guarda do Embaú. Recomendamos fazer a trilha indo pelo morro e voltando pela costa. Este percurso oferece belíssimas paisagens e tem 2,5 km.
Porém com o caminho inicial é o mesmo que leva à Pedra do Urubu, aproveite para fazer as duas em conjunto. O percurso até o mirante da Pedra do Urubu, Prainha pelo morro e depois a trilha do costão totaliza 3,2 km.
Leia mais sobre a Pedra do Urubu e trilha da Prainha
Trilha do Morro da Cambirela
Localizado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, o Morro da Cambirela possui 1043 metros de altitude. É o ponto culminante de Palhoça, oferecendo uma ampla vista panorâmica.
Do topo é possível se tem uma vista da ilha de Santa Catarina, da região metropolitana de Florianópolis e de várias praias. Porém esta trilha requer um ótimo preparo físico, pois é preciso enfrentar uma íngreme subida. São aproximadamente 2,5 km de subida (5 km ida e volta).
Trilha do Morro da Pedra Branca
A Pedra Branca é uma enorme formação rochosa com 490 metros de altitude. Localiza-se entre os municípios de Palhoça e São José, e oferece uma ampla vista panorâmica da região litorânea da Grande Florianópolis.
Do alto do morro se avista a parte sul da Ilha de Santa Catarina, o Rio Cubatão, as cidades de palhoça e São José.
A trilha tem cerca de 2,5 km de extensão (somente ida) com trechos de subida íngreme. O acesso se dá pelo bairro do Sertão do Imaruim ou pela Colônia Santana, em São José.
Parque Estadual da Serra do Tabuleiro
É a maior unidade de conservação do sul do Brasil, com quase 90.000 hectares. A área se espalha por 9 municípios, incluindo Palhoça, onde fica a sede do parque. Possui grande riqueza natural, incluindo nascentes de rios que abastecem cidades da região.
O parque conta com guias treinados e no local, é possível praticar atividades de ecoturismo, como caminhadas, rapel, voo livre, banhos de cachoeira, entre outros.
A sede do parque fica no km 238 da BR 101.
Horário: Quarta-feira a domingo, das 9h às 16h. Entrada gratuita
Contato: 48 3286 2624
Mais Viagens e Caminhos na região:
PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.
HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.
ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.
SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!
CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.
PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.