A Trilha da Pedra Branca de Garopaba leva ao topo de um mirante de onde se descortina uma das mais belas vistas da região da Lagoa de Garopaba.

Confesso que nem sabia da existência do Lugar. Em nossa última visita à Garopaba onde visitamos todas as praias, enxergamos a pedra por acaso, ao passar pela rodovia.

Já estávamos indo embora, quando avistamos depois a placa indicando” Trilha da Pedra Branca”. Não pensamos duas vezes e seguimos para conhecer. Foi uma grata surpresa!

Neste post iremos mostrar como é a trilha da Pedra Branca e como chegar neste belo lugar.

Pedra Branca de Garopaba

Pedra Branca - Garopaba
Vista aérea da Pedra Branca

Não muito longe de Garopaba existe uma outra Pedra Branca (talvez mais famosa) que fica entre Palhoça e São José, com vista para a região metropolitana de Florianópolis.

A Pedra Branca de Garopaba localiza-se em uma área de mata, na ponta de um morro. Pode ser vista de longe, por sua coloração branca se destacar entre o verde da montanha.

Trilha da Pedra Branca - GaropabaFica em frente à praia Ferrugem, a 5 km do litoral. Entre a praia e a pedra fica a Lagoa de Garopaba, esta que aparece nas fotos.

A Pedra Branca não é tão alta, tem 273m de altura. Porém o visual lá do alto é belíssimo, com vista da Lagoa de Garopaba, Praia ferrugem, Praia da Barra e Silveira.

Vista aérea da Pedra Branca - Garopaba

Como chegar ao início da trilha

Saindo do centro de Garopaba pelo acesso principal SC-434, ande por 7 km rumo a Imbituba. Neste ponto haverá uma estrada de terra à direita que leva à comunidade da Encantada, com a placa indicativa da trilha da Pedra Branca.

Mirante da Pedra Branca - Garopaba
A estrada que aparece em frente é a que dá acesso à trilha

Seguindo pela estrada há algumas bifurcações, mas há indicações da direção da trilha. Depois de apenas 2 km a estrada começa a ficar intransitável. Neste ponto há uma área mais larga que serve de estacionamento, local adequado para deixar o carro.

Estacionamento da trilha
Estacionamento da trilha

Trilha da Pedra Branca – Garopaba

Do ponto onde fica o carro, basta continuar subindo pela estrada por apenas 100m, onde está o início da trilha à direita É sinalizada por uma placa e um caminho bem definido.

Pedra indicativa no início da trilha
Placa do ponto inicial da trilha e a pedra ao fundo

A trilha tem 1100m e boa parte dela é pela sombra, por dentro da mata. Porém, a maior parte é de subida íngreme e o trecho final não oferece sombra. Considere de 20 a 30 min de caminhada.

Riacho no meio do caminho
Travessia de um riacho no meio da trilha

No início da trilha a altitude é de 52m e no final, 272m. O trechinho final é no topo de um paredão rochoso que fica em frente à pedra, mas separado dela. O final desta rocha é o mirante onde se avista a pedra em frente e as belíssimas paisagens do litoral.

Vista aérea da Pedra Branca - Garopaba
Vista aérea dos rochedos no final da trilha

Para quem desejar chegar na pedra, terá que enfrentar mais um trechinho bem difícil para descer entre os rochedos. Mas não se faz necessário, já que o melhor mirante é na rocha antes da Pedra Branca. Este é também um ponto de rapel.


Leia também:

O que fazer em Garopaba: Praias e trilhas

O que fazer em Imbituba

O que fazer em Palhoça


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
     

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado para qualquer viagem. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS NO BRASIL - TOURON. Programe seus passeios, compre ingressos e transfer para vários destinos brasileiros e evite filas.

       

PASSEIOS NA AMÉRICA DO SUL - DENOMADES. Programe seus passeios e atividades para vários destinos da América do Sul.

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here