Pedra do Urubu e trilha da Prainha – Guarda do Embaú

A Pedra do Urubu desvenda a melhor vista panorâmica de Guarda do Embaú.

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú
  Por Jair Prandi
 

A Pedra do Urubu desvenda a melhor vista panorâmica de Guarda do Embaú, famosa praia de Santa Catarina, a 130 metros de altura.

Neste post iremos mostrar como são as principais trilhas de Guarda do Embaú, que podem ser feitas em sequência. Saiba onde ficam, qual a melhor sequência a fazer e qual a distância de cada trecho.

Lá do alto, no mirante de pedra, tem-se a vista clássica e espetacular da belíssima praia de Guarda do Embaú. Dá para ver toda a extensão da praia até Gamboa, o rio da Madre e suas curvas, do pontal, e até mesmo de parte da praia Pinheira, no lado oposto.

Já a trilha da Prainha pela costa desvenda belas paisagens entre pedras, gramados e costões. Conheça as três principais trilhas de Guarda do Embaú, na sequência:

1 – Trilha da Pedra do Urubu
2 – Trilha da Prainha (pelo morro)
3 – Trilha da guarda do Embaú (Prainha pela costa)

Trilha da Pedra do Urubu

Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Pedra do Urubu e praia Pinheira ao fundo

A Pedra do Urubu é uma formação rochosa que se sobressai na montanha, no meio da mata fechada. Esta montanha fica ao lado da vila e o ponto onde se situa a pedra fica na metade de sua altura, a 130m de altura.

Pedra do Urubu - Guarda do EmbaúPedra do Urubu - Guarda do Embaú
Vista do mirante para a praia da Barra

Na verdade, são duas pedras lado a lado. Olhando de baixo: A da direita oferece a melhor vista de Guarda do Embaú e do mar. Já a partir da pedra da esquerda pode-se enxergar parte da praia da Pinheira, no outro lado da montanha.

Início da trilha da Pedra do Urubu
Início da trilha da Pedra do Urubu

Para encontrar o início da trilha basta seguir junto à margem esquerda do rio e logo haverá a placa sinalizando. Esta trilha tem a vantagem de ser feita toda por dentro da mata, pela sombra.

Trilha da Pedra do Urubu
Trilha da Pedra do Urubu

A trilha da Pedra do Urubu é bem batida, tem cerca de 500m de extensão, e se torna cansativa por ser constituída de uma subida constante. Na primeira metade da trilha há uma bifurcação, onde deve-se pegar o caminho da esquerda, pois o da direita leva para a Prainha.

Trilha da Prainha (pela montanha)

Trilha da Prainha - Guarda do Embaú
Visual da trilha na chegada à Prainha

A Prainha fica no outro lado da montanha, e essa trilha atravessa o morro dando acesso à bela praia selvagem. Os primeiros 200m da trilha são os mesmos da Trilha da Pedra do Urubu, porém, na bifurcação que mencionamos anteriormente, basta seguir reto.

A subida é toda pela sombra, por dentro da mata. Chegando no alto o chão já é de areia e na descida há um trecho por uma duna, com uma bela vista da praia.

Duna na trilha da Prainha - Guarda do Embaú
Área de dunas na chegada à Prainha

A prainha, que não verdade não é tão pequena, tem mais de 200m de extensão em formato de concha, com mar transparente e média ondulação. Seu lado direito é mais aberto com rochedos, já o lado esquerdo também possui rochas na encosta da montanha.

Prainha - Guarda do Embaú
Belo visual da Prainha

A trilha inteira tem em torno de 1 km (somente ida), porém dá para juntar as duas trilhas, diminuindo a caminhada. Para subir na pedra do Urubu e depois descer até a Prainha a distância é de cerca de 1600m.

Trilha da Prainha (pela costa)

Visual da trilha da costa de Guarda do Embaú
Visual da trilha da costa de Guarda do Embaú

O caminho de volta para a vila de Guarda do Embaú pode ser feito todo pela costa, que é um trecho belíssimo. O trecho de 1,6km desvenda belíssimas paisagens entre áreas rochosas à beira mar, e verdes gramados naturais.

Nesse caminho da costa há apenas uma pequena subida, o restante é todo plano. O trecho final passa pela praia da Barra e costeia o rio até chegar na vila.

Trilha de Guarda do Embaú
Paisagem do costão de Guarda do Embaú

Este roteiro completo totaliza em torno de 3,2km e pode ser feito também no sentido contrário. Porém aconselhamos ir primeiro na pedra do urubu por ser o trecho mais puxado e deixar a parte plana por último.

Veja as distâncias e tempos aproximados:

  • Vila a Pedra do Urubu (somente ida): 500m (15min)
  • Pedra do Urubu à Prainha (somente ida): 900m (20min)
  • Prainha à vila, pela costa (somente ida): 1600m (30min)
  • Os três percursos em conjunto (volta completa): 3,2 km
Pedra do Urubu - Guarda do Embaú
Mirante da Pedra do Urubu, em Guarda do Embaú

O percurso sem paradas poderia ser feito em 1 hora, porém, o tempo total dependerá de quanto você ficará contemplando e aproveitando as paisagens. Reserve meio dia para fazer estas trilhas e se for no verão, tome um banho de mar na Prainha.

Para mais informações, acesse nosso artigo de como chegar e o que fazer em Guarda do Embaú.

Leia também:

O que fazer em Palhoça

O que fazer em Garopaba

O que fazer em Imbituba


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here