O que fazer em Morro Grande SC

Morro Grande é uma pequena cidade de Santa Catarina repleta de cachoeiras e atrações naturais aos pés dos cânions.

763
O que fazer em Morro Grande SC

Morro Grande é uma pequena cidade de Santa Catarina de apenas 2893 habitantes (2019). Porém, oferece belas paisagens naturais no vale dos cânions Realengo, Boa Vista e Monte Negro.

O nome “Morro Grande” foi dado porque a cidade é rodeada pelas altas montanhas dos cânions. A diferença de altura chega a 1000 metros entre o topo das montanhas e o vale, repleto de plantações de arroz e de fumo.

Os principais pontos turísticos de Morro Grande SC são as paisagens naturais de vales montanhas, cachoeiras e grutas. O território do município abrange a parte de baixo de 4 cânions: Monte Negro, Cruzinha, Boa Vista e Realengo.

As atrações mais conhecidas são o Pico do Realengo, Cachoeira do Bizungo e as Paleotocas (Furnas das Três Barras).

Cachoeira do Bizungo - Morro Grande - SC
Cachoeira do Bizungo, com mais de 100 m de altura

O que fazer em Morro Grande: Cachoeiras

As cachoeiras de Morro grande estão bem espalhadas pelo município. Algumas delas possuem acesso mais fácil e outras mais difícil. Segundo informações do COMTUR de Morro Grande, todas as trilhas exigem o acompanhamento obrigatório de um guia formado. Porém, é comum o pessoal fazer algumas delas por conta.

Conheça as cachoeiras de Morro Grande SC:

Cachoeira do Bizungo

Cachoeira do Bizungo - Morro Grande - SC
Vista frontal da cachoeira

A cachoeira do Bizungo é a maior queda d’água de Morro Grande, com 110 metros de altura. É também a que possui acesso mais fácil, com trilha bem demarcada.

Vista aérea da Cachoeira do Bizungo - Morro Grande - SC
Vista aérea da Cachoeira do Bizungo

Fica numa bela área de mata fechada e preservada e oferece um belo visual. Possui uma bela parede rochosa e queda livre.

A trilha tem 2 km de extensão (4 km ida e volta) e a distância do centro da cidade de Morro Grande até o início da trilha é de 15 km.

Queda do Risco

Cachoeira do Risco - Morro Grande - SC
Belas cores da Queda do Risco

A Queda do Risco, como o nome sugere, possui apenas um fio d’água, que desce escorrendo pela rocha, de aproximadamente 50 metros de altura.

O lugar é de grande beleza numa parede rochosa de arenito de cor laranja. Os tons ocre da rocha mistura-se com a vegetação verde, formando um belo cenário.

A trilha tem 2,5 km (5 km ida e volta), é larga e bem demarcada, a partir do Rio Tajuva. Fica na localidade de Três Barras, que pertence à Morro Grande, a 17 km do centro.

Cachoeira da Pedra Branca

Cachoeira da Pedra Branca - Morro Grande - SC
Cachoeira da Pedra Branca e a gruta à esquerda

A cachoeira da pedra Branca tem em torno de 50 m de altura, localizada numa área de mata bem fechada, na nascente do Rio Saltinho. Também forma um belo cenário, com suas águas escorrendo em diferentes posições entre as rochas.

Ao lado esquerdo da queda (olhando de frente para ela) há uma gruta situada no meio do penhasco. Esta cachoeira é a preferida para prática de rapel em Morro Grande.

Esta é uma trilha mais pesada, que além da distância de 4,5 km (9 km ida e volta), tem trechos de longas subidas e travessias no riacho, sendo indicado o acompanhamento de um guia.

O início da trilha fica a 10 km do centro de Morro Grande, junto ao bar do Alesandre.

Cachoeira do Rio Pilão

Cachoeira do Rio Pilão - Morro Grande - SC
Vista frontal da Cachoeira do Rio Pilão

A cachoeira do Rio Pilão é pouco conhecida, por se situar escondida numa área de mata fechada e acesso um pouco difícil. Possui em torno de 100 m de altura e se destaca por cair em 5 níveis, onde a cachoeira vai mudando a posição durante a sua queda.

Cachoeira do Rio Pilão - Morro Grande - SC
Vista aérea da Cachoeira do Rio Pilão

Dá para visitar o primeiro e segundo nível e é preciso ter cuidado com os lajeados, que são bastante escorregadios.

A trilha tem 2,4 km (4,8 ida e volta) com trechos de longas subidas. É necessário o acompanhamento de um guia. O início da trilha fica a 11 km da cidade.

Cachoeira do Arco Íris

Cachoeira Arco ÍrisA Cachoeira do Arco Íris é uma pequena queda com menos de 10 metros de altura. É formada pelas águas de um pequeno riacho que cai ao lado de um rio maior, na localidade de Três Barras. Há também belas piscinas naturais para banho de rio nas proximidades.

A cachoeira fica na propriedade da Pousada e restaurante Longaretti, a 13 km do centro de Morro Grande.

Mapa de Morro Grande SC

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada atração de Morro Grande.

Outros Pontos turísticos de Morro Grande

Além das trilhas de Morro Grande, que levam até as cachoeiras, há outros trekkings, especialmente para o Morro do Realengo e as Paleotocas de Três Barras, confira:

Pico do Realengo

A trilha do Realengo tem 14 km de extensão (28 km ida e volta). É um antigo caminho de tropeiros que ligava o litoral ao alto dos Campos de Cima da Serra.

Platô do Cânion Realengo - São José dos Ausentes
Platô do Cânion Realengo – Foto: Guilherme Casagrande / Condor Ecotur @condorecotur

A caminhada inicia em 200 metros de altitude e vai a 1250 m (dados de Wikilok) no platô do Realengo, que tem 1,6 km de extensão. É uma trilha realmente difícil, leva-se em torno de 6h para subir e 4:30h para descer.

Cabeça de Urso - Pico Realengo
Mirante Cabeça de Urso – Foto: Aline Martins / @alinermrtns

Lá de cima avista-se várias cidades como Torres, Araranguá, e Criciúma. Além da vista maravilhosa há algumas atrações, como a formação rochosa da Cabeça do Urso, Garganta do Diabo e o amanhecer no Realengo.

Cânion Realengo - Garganta do Diabo
Garganta do Diabo e Cânion do Realengo – Foto: Aline Martins / @alinermrtns
  • A Cabeça do Urso é uma formação rochosa que lembra muito o animal. Também é um dos melhores mirantes para fotos do vale.
  • A Garganta do Diabo é uma fenda com 3,5 metros de largura e 40 metros de profundidade, situada no alto do Realengo.

Esta trilha é feita com o acompanhamento de um guia. Geralmente o pessoal passa a noite no platô, pega o nascer do sol, e retorna no dia seguinte.

Paleotocas (Furnas das Três Barras)

Paleotocas em Morro Grande - SCPaleotocas são tocas de animais pré-históricos, escavadas na rocha há milhares de anos. Suas paredes costumam ser muito lisas pelo vai e vem dos animais.

As Paleotocas de Morro Grande, também são conhecidas como Furnas das Três Barras. Eram habitadas por tatus-gigantes ou preguiças-gigantes, animais que se extinguiram a cerca de 10 mil anos atrás.

Há várias grutas que podem ser visitas. Algumas delas oferecem a opção de atravessar e sair em outra boca.

Trilha das Paleotocas em Morro Grande
Trilha das Paleotocas

A trilha tem 2,5 km (5 km ida e volta), é larga e bem demarcada, a partir do Rio Tajuva. Fica na região das três Barras, a 17 km do centro e pode ser visitada em conjunto com a cachoeira do Risco, aumentando em apenas 500 m de trilha.

Vale do Rio Tajuva – Três Barras

O que fazer em Morro Grande SCO Rio Tajuva recebe as águas de três grandes cânions de São José dos Ausentes (parte de cima): Cânion Realengo, Cânion Boa Vista e Cânion Monte Negro.

É o caminho para a trilha do realengo, Queda do Risco e Paleotocas de Morro Grande. O rio repleto de muitas pedras oferece algumas piscinas naturais uma belíssima paisagem com as montanhas do Cânion Boa Vista ao fundo

Igreja católica de Morro Grande SC

Igreja de Morro Grande - SCA igreja de Morro Grande SC é simples, mas vale a visita. Situada em frente à praça, a igreja fica em um ponto alto, de onde se tem uma bela vista da pequena cidade. É um bom lugar para curtir o final de tarde e ver o pôr do sol nas montanhas.

Santuário de Santa Gertrudes e estátua

Estátua de Santa Gertrudes, próxima ao santuário

Santa Gertrudes Comensoli foi canonizada pelo Papa Bento XVI, em Roma, em 26 de abril de 2009. A Santa foi a fundadora da Congregação das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo.

O santuário está localizado na comunidade de São Bento em Morro Grande – SC, a 3,5 km do centro da cidade. Próximo ao santuário fica a imagem da Santa Gertrudes, esculpida em madeira, por um artesão do Equador. (Fonte: prefeitura de Morro Grande).

Passeios em Morro Grande com agência

Trilha das Paleotocas (Furnas das Três Barras)
Trilha das Paleotocas (Furnas das Três Barras)

Algumas das trilhas mencionadas acima só são possíveis com o acompanhamento de um guia local.

Fizemos todos as trilhas em Morro Grande com o apoio da Condor Ecotur. Além de disponibilizar um guia local, a agência também faz os passeios com 4×4, sob agendamento.

Para fazer cotação dos passeios, clique no botão do abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Condor Ecotur. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, e combine o passeio desejado!

 Contato Condor Ecotur

Quando ir a Morro Grande

Morro Grande - SC
Vista aérea da cidade

Morro Grande é um destino para ser visitado em qualquer época do ano.

  • No verão faz bastante calor para percorrer as trilhas, no vale cercado de cânions. Porém é a melhor época para curtir banhos de rio de cachoeira.
  • No inverno faz frio, mas não tanto, mantendo-se um clima agradável. Porém, se for subir o Pico do Realengo no inverno, vá preparado para muito frio.

Como chegar a Morro Grande

  • A cidade de Morro Grande fica a 48 km de Criciúma, 30 km de Araranguá e BR-101, e 246 km de Florianópolis.
  • Para quem vem pela BR-101, tanto do Rio Grande do Sul como de Santa Catarina, basta acessar a rodovia SC-447, em Araranguá, por mais 28 km.
  • Os pontos turísticos de Morro Grande estão espalhados num raio de 20 km, em trechos de asfalto e boas estradas de terra.
Como chegar em Morro Grande - SC
Estrada que leva a algumas das atrações

Onde ficar em Morro Grande

Falando de opções de hospedagem, na pequena cidade de Morro Grande não existem hotéis ou pousadas. Porém há algumas opções espalhadas em regiões rurais próximas, no município. Em algumas das pousadas funcionam também restaurantes.

  • Pousada Rancho Fundo
  • Hostel Recanto da Harmonia
  • Pousada e Restaurante Longaretti
  • Restaurante e Pousada Saltinho
  • Restaurante e Pesque Pague do Gica

Nas redondezas há também outras boas opções pelo Booking:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

2 COMENTÁRIOS

  1. Super legal o post!!! Muito completo!!!
    Me diz uma coisa… alguma destas trilhas da de fazer de 4×4, por conta própria? Ou as trilhas são só a pé mesmo???

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here