Praias de São Paulo: Cidades do Litoral Paulista

Praia Pitangueiras - Guarujá
Panorâmica da Praia Pitangueiras
  Por Jair Prandi
 

As praias de São Paulo estão espalhadas por 15 municípios do Litoral Paulista, que estão divididos em três regiões. Cada uma possui características bem distintas.

  • Litoral Norte SP: Onde estão as praias mais paradisíacas.
  • Parte Central do litoral de São Paulo: Onde tem melhor infraestrutura.
  • Litoral Sul SP: Onde é mais rústico e preservado.

Muita gente que não mora no estado pergunta: São Paulo tem praia? A cidade de São Paulo não tem praias. Porém, o Litoral de São Paulo possui centenas de praias para todos os gostos, e muitas delas, paradisíacas, especialmente no Litoral Norte Paulista.

Pelos números levantado, são 276 as praias em São Paulo em um litoral de aproximadamente 500km, parte dele bastante recortado por baías e enseadas.

Caraguatatuba
Vista aérea da praia Martin de Sá e centro de Caraguatatuba ao fundo

Divisão do Litoral de São Paulo

Abaixo segue a lista de cidades do Litoral Paulista, separadas por região, com a quantidade de praias. A fonte do número de praias em São Paulo, em cada município é do Wikipédia.

Esta questão do número de praias é muito relativo. Na parte central do Litoral Paulista há praias com nomes diferentes, mas que não verdade é uma única praia, sem acidentes geográficos que a separe. Porém, são divididas com nomes diferentes em cada bairro. Esse é o caso de Santos e Praia Grande, por exemplo, além de outras.

Litoral Norte SP – cidades

  • Ubatuba – 71 praias + 10 praias insulares
  • Caraguatatuba – 14 praias
  • Ilhabela – 42 praias insulares
  • São Sebastião – 26 praias

Litoral Central de São Paulo – cidades

  • Bertioga – 7 praias
  • Guarujá – 27 praias
  • Santos – 7 praias
  • São Vicente – 5 praias + 1 praia insular
  • Praia Grande – 12 praias
  • Mongaguá – 6 praias
  • Itanhaém – 11 praias
  • Peruíbe – 14 praias

Litoral Sul SP – cidades

  • Iguape – 1 praia
  • Ilha Comprida – 20 praias
  • Cananéia – 12 praias

Mapa do litoral de São Paulo

Mapa do Litoral Paulista
Mapa do Litoral Paulista com divisão dos municípios e regiões

No mapa acima você pode ver a divisão das três regiões do litoral paulista. Em azul estão os município do litoral Norte, em vermelho os da região central e em verde os do litoral sul de São Paulo.

Cidades do litoral Paulista: Praias de São Paulo

São 15 as cidades do Litoral de SP, que vão desde Ubatuba, na divisa com Parati – RJ, até a Cananéia, na divisa com o parque nacional do Superagui, no Paraná.
Saiba um pouco de cada cidade do Litoral Paulista.

  1. Ubatuba
  2. Caraguatatuba
  3. Ilhabela
  4. São Sebastião
  5. Bertioga
  6. Guarujá
  7. Santos
  8. São Vicente
  9. Praia Grande
  10. Mongaguá
  11. Itanhaém
  12. Peruíbe
  13. Iguape
  14. Ilha Comprida
  15. Cananéia

Ubatuba

Ubatuba - Saco da Ribeira
Vista aérea do Saco da Ribeira, em Ubatuba

Em Ubatuba estão algumas das praias mais bonitas de São Paulo. Esta área do extremo norte do Litoral Paulista é todo emoldurado por montanhas e muita vegetação. As praias estão distribuídas nas enseadas que se formam entre os morros que vão até o mar.

Algumas praias são bem urbanizadas e estruturadas, principalmente nas proximidades da cidade. Muitas outras são rústicas e semi desertas, mas de grande beleza.

Caraguatatuba

Praias de Caraguatatuba
centro de Caraguatatuba visto do Morro Santo Antônio – Crédito: Cláudio Gomes / Prefeitura de Caraguatatuba

A praia urbana de Caraguatatuba é a maior praia do litoral norte de São Paulo, formada por uma longa baía que termina ao lado de Ilhabela. O município possui 40 km de orla com outras praias de estilos variados.

Um belo passeio fora das praias é o Morro de Santo Antônio, com 340 m de altitude, que descortina uma vista belíssima do litoral.

Ilhabela

Praia de Castelhanos
Praia de Castelhanos – Ilhabela

Praias, cachoeiras, montanhas e trilhas são os principais atrativos de Ilhabela. A ilha possui relevo bastante acidentado com picos que ultrapassam 1300 metros.
As praias da face continental ficam de frente para São Sebastião e são mais acessíveis e movimentadas. Já as praias de São Paulo do outro lado da ilha são as mais desertas e com acessos mais difíceis.

São Sebastião

Maresias
Praia Maresias – São Sebastião

São Sebastião é um dos destinos mais disputados do litoral de São Paulo. Lá estão algumas praias badaladas de São Paulo, como a praia de Maresias. As praias são recortadas por enseadas e morros, e também repleta de trilhas e cachoeiras.

É também uma cidade histórica, com construções coloniais interessantes e de onde partem as balsas para Ilhabela.

Bertioga

Bertioga - Praia de São Lourenço
Praia de São Lourenço, em Bertioga

Bertioga tem como praias mais importantes a praia do centro e a praia de São Lourenço, toda planejada, com belos condomínios. O Canal de Bertioga é um de seus principais atrativos, onde se concentram alguns pontos turísticos, como o forte São João, as marinas e atividades náuticas.

Guarujá

Praia Pitangueiras - Guarujá
Panorâmica da Praia Pitangueiras

Guarujá oferece algumas das praias de São Paulo mais bem estruturadas e urbanizadas. A praia da Enseada e praia das Pitangueiras estão entre as melhores praias de São Paulo neste quesito. Mas tem também um grande número de praias menores, mais tranquilas e com pegadas mais selvagens.

Além das praias, Guarujá oferece várias outras atrações como os mirantes do Morro do Maluf e da Caixa D’água.

Santos

Orla de Santos
Orla de Santos – Foto: Rogério Cassimiro – MTUR

A cidade de Santos tem sua orla toda urbanizada e ajardinada com calçadão e ótima infraestrutura. Suas praias, na verdade são uma única longa reta do Litoral Paulista, sem acidentes geográficos, divididas pelos nomes dos bairros.

A cidade oferece um grande número de pontos turísticos a visitar. Isso lhe dá a vantagem de ser um bom destino para visitar em qualquer época do ano.

São Vicente

Praia do Gonzaguinha
Praia do Gonzaguinha – São Vicente

Fundada em 1532, São Vicente é a cidade mais antiga do Brasil. Assim como Santos, é um destino que mistura praias com atrações históricas, pontos turísticos e belezas naturais.
Duas atração bem interessantes da cidade, são: O Monumento 500 Anos e o teleférico que leva ao alto do Morro da asa Delta. ambos oferecem belas vistas das praias e da cidade.

Praia Grande

Praia Grande
Praia Grande SP

Como o nome já diz, é uma longa praia, quase toda reta com apenas um morro e uma pequena curva em seu lado esquerdo. Em sua orla de 22 km de extensão a praia vai mudando de nome e leva o nome do bairro à sua frente.
É uma praia bastante urbanizada sendo uma das mais movimentadas praias de São Paulo.

Mongaguá

Mongaguá
Vista aérea de Mongaguá – Foto: Oimenu.com.br

A praia de Mongaguá também é uma praia retilínea que possui nomes diferentes na extensão de sua orla de 12 km. Além das praias, possui áreas preservadas, trilhas, parques ecológicos e cachoeiras.

A Plataforma Marítima de Pesca de Mongaguá é uma das maiores do mundo e a arquibancada do pescador amador no rio Mongaguá dão opções aos adeptos da pesca.

Itanhaém

O que fazer em Itanhaém
Morro Paranambuco – Itanhaém

Itanhaém oferece 26 km de praias entre formações rochosas, ilhas e rios que cortam a cidade. É também uma cidade histórica, a segunda cidade mais antiga do estado, com algumas atrações coloniais.

Além do mar, tem o Rio Itanhaém e a 5 ilhas, que oferecem opções de pesca esportiva, mergulhos e passeios de barco.

Peruíbe

Peruibe - SP
Vista aérea de Peruíbe

Peruíbe oferece praias de águas calmas e outras com boas ondas para o surf. Para quem curte a natureza, há várias opções; passeios de barco, jipe e canoa, que levam à Estação Ecológica da Juréia-Itatins, repleta de cachoeiras, praias desertas e mata Atlântica.

A orla do centro da cidade possui jardins bem cuidados com coqueiros, calçadão e ciclovia, com iluminação.

Iguape

Iguape vista do mirante
Iguape vista do mirante – Crédito: Duarte Dias / Fonte: Google Maps

A praia da Juréia é a única praia de Iguape, cidade que fica numa região bastante preservada do Litoral Paulista. Uma praia cercada de mata Atlântica, protegida pela Estação Ecológica Juréia – Itatins. Apenas seu canto direito é povoado pela vila da Juréia.

O centro histórico de Iguape é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Possui um belo casario preservado e várias atrações históricas.

Pesquisar hospedagem em Iguape

Ilha Comprida

Ilha Comprida - Litoral Sul de São Paulo
Ilha Comprida – Crédito: Silvia do Valle / Fonte: Wikimedia Commons

A Ilha Comprida possui formato incomum entre as praias de São Paulo, que deu origem ao seu nome. Um ilha de 74 km de comprimento é apenas 4 km de largura fica separada do resto do continente por um canal, chamado de Mar Pequeno.

A longa praia de 74 km é rica em biodiversidade, com praias preservadas, trechos com dunas, mangues e restinga. Porém, há trechos que já vem sendo ocupados por casas de veranistas.

Declarada Reserva da Biosfera, é uma praia procurada por famílias que curtem tranquilidade e passeios em contato com a natureza.

Pesquisar hospedagem em Ilha Comprida

Cananéia

Cananéia - Litoral de São Paulo
Travessia de Cananéia para Ilha do Cardoso – Crédito: Leandro Negro / Fonte: wikimedia

Assim como Iguape, Cananéia também é uma mistura de destino ecológico com muita história. A cidade foi uma das primeiras vilas do Brasil e possui um belo casario.
Em Cananéia fica o Parque Estadual da Ilha do Cardoso, cercada por canais e mangues. As praias são desertas e preservadas.

Pesquisar hospedagem em Cananéia

Como chegar ao litoral Paulista e às Praias de São Paulo

Rodovia Rio Santos - Ubatuba
Rodovia Rio Santos em Ubatuba
  • A grande maioria do litoral paulista é cortada pela BR-101, que liga todo o trecho de Peruíbe até a divisa com o estado do Rio, em Ubatuba. Já para as 3 cidades do litoral sul, são as rodovias SP-222, SP-193 e BR-478, que dão acesso.
  • Para quem desce a serra a partir da capital a Rodovia dos Imigrantes e a Anchieta são as principais ligações.
  • Para o litoral norte de SP, tem mais três rodovias que descem para o litoral a partir da Rodovia Dutra. A SP-098 que desce para Bertioga, SP-099 para Caraguatatuba e BR-383 para Ubatuba.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here