O que fazer em Siderópolis SC

Siderópolis é um destino de ecoturismo de Santa Catarina, localizado entre o vale e a serra, com belíssimas atrações naturais.

410
Barragem do Rio São Bento - Siderópolis

Siderópolis é um destino de ecoturismo de Santa Catarina, localizado entre o vale e a serra, com belíssimas atrações naturais.

Com população de pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade fica a uma altitude de 147 m. Porém uma parte do município é montanhosa na divisa com Bom Jardim da Serra, chagando a mais de 1000 m de altitude, repleta de trilhas, formações rochosas e cachoeiras.

Os pontos turísticos de Siderópolis não estão na pacata cidade, mas sim, espalhadas nas áreas naturais do município. Nas encostas da Serra Geral, se encontram as mais belas paisagens, sendo um dos cenários mais bonitos, a Barragem do Rio São Bento.

Trilha da Janela Furada - Siderópolis
Cume da montanha da Janela Furada

O que fazer em Siderópolis

O turismo ecológico é o principal destaque de Siderópolis SC. As trilhas, cachoeiras, formações rochosas e as paisagens das montanhas são o que mais atraem os turistas.

Os arredores da Represa do Rio São Bento, de extrema beleza, também vem se destacando como roteiro gastronômico. Na Reserva Ambiental do Aguaí, há espécies da fauna e flora para observação.

Conheça os principais pontos turísticos de Siderópolis SC:

Barragem do Rio São Bento

Barragem de São Bento
Área do mirante da Barragem de São Bento

A Barragem do Rio São Bento, junto com as altas montanhas de plano de fundo, forma um dos mais belos cenários da região. É o principal ponto turístico de Siderópolis e o maior reservatório de água da região Sul de Santa Catarina.

O lago artificial de 450 hectares tem ao fundo o belíssimo cenário da Serra Geral, protegido pela Reserva Biológica Estadual do Aguaí. A área frontal da represa tem uma área aberta ao público, de onde se pode observar de perto o vertedouro.

Torre da Igreja na Barragem de São Bento
Torre da antiga igreja no meio do lago

Outro atrativo da barragem é a torre da Capela de São Pedro, visível sobre a água no meio da represa. Foi mantida para preservar a memória da antiga que existia no local até ser inundada pelo reservatório.

Aguaí Santuário Ecológico

Aguaí Santuário Ecológico
Aguaí Santuário Ecológico – Foto: Divulgação

Situado próximo à barragem, o Aguaí Santuário Ecológico está inserido numa área de Mata Atlântica com 135 mil metros quadrados. O parque oferece opções de trilhas ecológicas, tirolesa, pedalinho, caiaque, rapel e conta também com animais domésticos como patos, galinhas, perus, pavão e gansos.

  • Aos finais de semana funciona um restaurante no local com gastronomia típica italiana e café colonial.
  • Aos sábados e domingos o parque é aberto das 10h às 18h30.
  • O almoço típico italiano é servido das 12h às 14h (é preciso fazer reserva).
  • O café colonial é servido das 14h às 18h30.

Gruta da Serrinha

Gruta da Serrinha - Siderópolis
Gruta da Serrinha – Foto: @dianacruzetaa

A Gruta da Serrinha fica localizada na comunidade de Serrinha, parte de trás da Barragem do Rio são Bento, início da serra. Na entrada da gruta há uma imagem Imaculada Conceição da Virgem Maria, colocada no dia 12 de dezembro de 1954.

A trilha é realizada por uma estrada de chão batido, também acessível para carros 4×4, que leva até um estacionamento a menos de 100m da gruta.
O percurso é de 12 km (4 horas), em trilha de nível médio.

Trilha das Pedras do Castelo

Trilha das Pedras do Castelo
Mirante da trilha das Pedras do Castelo – Foto: Divulgação Soultrip ecoturismo

As Pedras do Castelo são formações rochosas de arenito que se assemelha com a muralha e as torres de um castelo. Fica dentro da reserva da CASAN, no meio da montanha, ma parte de trás da Barragem do Rio São Bento.

A trilha começa em uma estrada de chão batido (para carros 4×4). Depois a trilha segue por um trecho de mata até chegar ás formações de arenito. Lá do alto se tem belas vistas da barragem, das montanhas e do vale.

O percurso é de 12 km (4 horas), em trilha de nível médio.

A operadora Soultrip organiza grupos para trilhas guiadas nas Pedras do Castelo e gruta da Serrinha, como também leva sob demanda.

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip

Trilha do Caminho dos Tropeiros

Trilha Caminho dos Tropeiros - Siderópolis
Vale onde se inicia a trilha

A Trilha dos Tropeiros é um antigo caminho de tropeiros que desciam com o gado e mantimentos da serra para o mar. A trilha liga os campos de Cima da Serra, em Bom Jardim da Serra à Planície Litorânea de Santa Catarina, em Siderópolis.

São 10 km de subida e o desnível é de cerca de 1000 metros, chegando a 1.200 metros acima do nível do mar. Leva-se em torno de 6 horas de subida e 5 horas de descida, indicada somente com o acompanhamento de um guia.

Abrigo São Pedro - Siderópolis
Abrigo São Pedro, local onde inicia a trilha

Durante o percurso na parte de baixo são feitas diversas travessias no rio, por isso, indicada a realização em boas condições climáticas. Alguns trechos são pavimentados por pedras para que as mulas cargueiras subissem com mais segurança.

O início da trilha é no Abrigo de Montanha São Pedro, situado a 18 km da cidade de Siderópolis. Mesmo para quem não for fazer a trilha, este local é de grande beleza, um vale cercado de belas montanhas.

Nota: Esta trilha fica dentro da Reserva Biológica do Aguaí e não é oficialmente permitida. Porém, alguns guias e aventureiros, a fazem mesmo assim. No momento, existe um processo de pedido de regulamentação das operadoras para legalizar esta trilha.

Trilha da Janela Furada

Janela Furada - Siderópolis - SC
Janela Furada com vista do outro lado da montanha

A Janela Furada é uma abertura na montanha estreita que possibilita ver a paisagem do outro lado da montanha, através da janela natural. Lá do alto se avista as montanhas no entorno, a Barragem do Rio São Bento e a planície litorânea.

Trilha da Janela Furada - Siderópolis
Vista aérea da parte mais alta da trilha no topo da montanha

A Janela Furada fica dentro da APA do Aguai e APA da Serrinha. A trilha inicia na pousada e camping Alto Jordão Ecoturismo. São 1,4 km de subida íngreme, onde há cordas para auxiliar. A volta é mais tranquila, com o percurso todo de descida.

Fica a 14 km do centro da cidade de Siderópolis. Localiza-se a 13 km de Nova Veneza e a 7 km da Barragem do Rio São Bento. O local oferece estrutura para acampamento, uma cabana para alugar e um quarto de casal situado na área principal.

Veja a matéria completa sobre a trilha da Janela Furada

Cachoeira do Bianchini

Cachoeira Bianchini - Siderópolis
Cachoeira Bianchini vista de frente

A Cachoeira do Bianchini é de fácil acesso, localizada às margens da rodovia SC-159, na localidade de Rio Jordão Médio, a 10 km do centro.

A queda d’água tem 12 metros de altura e é cercada de muito verde. Para chegar à parte de baixo basta atravessar o lajeado por cima e contornar a queda. Na parte de baixo há um poço para banho e árvores com sombra.

Túnel de Siderópolis

Túnel de Siderópolis
Túnel de Siderópolis

O Túnel da estrada de ferro que passa ao lado da cidade de Siderópolis tornou-se uma atração turística. É comum sempre haver turistas tirando fotos no túnel.

O túnel possui 388,45 metros de extensão e foi construído em 1942. É ainda hoje utilizado para passagem de trem e faz parte da estrada de ferro Ferrovia Dona Tereza Cristina.

O acesso ao túnel é pelo beco da rua Lauro Maria da Rosa, ao lado do hospital São Lucas. Basta procurar Túnel de Siderópolis no GPS.

Santuário Nossa Senhora de Fátima

Santuário Nossa Senhora de Fátima - Siderópolis
Santuário Nossa Senhora de Fátima – Foto: Divulgação

O Santuário Nossa Senhora de Fátima tem a maior estátua da santa no Brasil, inaugurada em maio de 2012. A imagem que tornou-se um cartão postal de Siderópolis, mede 21,5 metros de altura e foi esculpida pelo artista Osvaldo Zanini.

A ideia da construção da imagem de Nossa Senhora surgiu após uma promessa de Olívia Ronchi Salvaro, mãe do prefeito de Criciúma Clésio Salvaro, já falecida. Está localizada no bairro Vila São Jorge, próximo à divisa com Criciúma.

Como chegar a Siderópolis

Abrigo São Pedro - Siderópolis
Visual da montanha a partir do Abrigo São Pedro

A cidade de Siderópolis fica a apenas 13 km de Criciúma e 218 km da capital Florianópolis. Para que vem pela BR-101, pelo litoral, são 28 km, passando por Criciúma.

Também é possível chegar pela SC-446, vindo do Norte por Treviso, Lauro Muller e Serra do Rio do Rastro. Pelo Sul é possível chegar vindo também de Nova Veneza.

Onde ficar em Siderópolis

A maioria das opções de hospedagem e Siderópolis são pousadas rurais situadas principalmente nas proximidades da Barragem São Bento. Uma delas é o Sitio Raízes.

Uma ótima opção é ficar na pequena e charmosa cidade vizinha de Nova Veneza, repleta de restaurantes e atrações, situada a apenas 10 km.

Veja aqui as opções de hospedagem em Nova Veneza

Quando ir a Siderópolis

Trilha da Janela Furada - Siderópolis
Janela Furada e as belas montanhas (foto de drone)

As principais atrações são ligadas ao ecoturismo, podendo ser visitadas em qualquer época do ano. O ideal para as trilhas mais longas é fazer com tempo firme.

Outros destinos nas redondezas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here