Cidade do Porto Portugal: O que fazer

Porto é uma bela cidade do norte de Portuga conhecida por seus vinhos e belas atrações urbanas.

O que fazer em Porto - Portugal
v
  Por Jair Prandi
 

A cidade do Porto é um belo destino do norte de Portugal, cidade repleta de atrações, igrejas, monumentos e belas paisagens urbanas. É uma cidade bastante turística, também conhecida pelo famoso vinho do Porto.

Depois de fazermos um roteiro a pé pela cidade, iremos mostrar agora o que fazer em Porto. Listamos os principais pontos turísticos, com mapa de localização de cada atração.

A cidade do Porto é a segunda mais visitada de Portugal, sempre repleta de turistas em todos os cantos da cidade. Considere reservar pelo menos 2 dias para percorrer as ruas com calma e apreciar a bela arquitetura local.

A cidade do Porto Portugal, também é conhecida pelas imponentes pontes que cruzam o rio Douro com belíssimas vistas. Ás margens do rio, no cais da Ribeira e em Viva Nova da Gaia, inúmeros restaurantes e vinícolas são as atrações.

Cidade do Porto - Portugal
Visual da Cidade do Porto a partir da Ponte Dom Luís

Turismo na cidade do Porto – Portugal

Navegue pelo post

Reserve passeios online em Porto e evite filas!

Quando ir a cidade do Porto Portugal

Apesar de ficar no litoral de Portugal, Porto não é um destino tradicional de praias, mas sim, com belas paisagens urbanas, arquitetônicas e culturais. Com isso é uma cidade para ser visitada em qualquer época do ano.

A única questão que pode atrapalhar os passeios é o clima do porto, que é bastante úmido e chuvoso no inverno. Já os verões são bastante quentes e as primaveras e outonos com temperaturas mais agradáveis.

A cidade do Porto é mais visitada entre junho e setembro (alta temporada), sendo entre julho e agosto o maior pico, por conta das praias e férias de verão na Europa.

Considerando que o inverno é chuvoso e o verão é alta temporada, quando tudo fica lotado e mais caro, a melhor estação para conhecer os pontos turísticos de Porto é no fim da primavera (maio/junho) ou no início do outono (setembro). Nestes meses o clima é bom e há menos turistas na cidade.

centro histórico de Porto - Portugal
Vista aérea do centro histórico de Porto

Como chegar à Cidade do Porto – Portugal

De avião

Partindo do Brasil, há voos diários das principais capitais brasileiras com destino ao Porto, alguns diretos, outros com conexão em Lisboa. A TAP é a principal companhia aérea que opera o trecho. O aeroporto internacional do Porto Francisco Sá Carneiro, fica a 11 km do centro da cidade.

Do aeroporto ao centro há opções de metrô, ônibus e táxi. Para ir de metrô é preciso adquirir o cartão Andante nas máquinas de venda automática localizada na estação. Pegue a linha E – Violeta, Estádio do Dragão – Aeroporto.

Vista aérea de Porto - Portugal
Vista aérea da cidade

De trem (Comboio)

Viajar de trem pode ser uma boa opção para quem está em Lisboa ou em outro país vizinho e quer fazer um deslocamento cômodo. De Lisboa a Porto a viagem dura entre 2h30 e 3h, com preços razoáveis.
Para consultar horários e preços, consulte o site Comboios de Portugal.

De ônibus (Autocarro)

A Rede Expressos vende o trecho Lisboa ao Porto por apenas €20. São 312 km percorridos em 3h30.

De carro

Chegar ao Porto de carro é uma boa opção para quem está fazendo um roteiro em Portugal, passando por várias cidades. Foi assim que chegamos à cidade do Porto, vindo de  Amarante, Guimarães e Braga.

Alugamos o carro ainda no Brasil e pegamos no aeroporto de Lisboa. Chegando ao hotel, em Porto, optamos por deixar o carro na garagem e fazer o roteiro de metrô e a pé, nos 2 dias que ficamos na cidade.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Onde ficar na cidade do Porto

Porto não é uma cidade tão grande, sendo possível visitar a maioria das atrações caminhando. Nossa recomendação é escolher um hotel que esteja numa área próxima ao seu roteiro.

Os melhores lugares para ficar são no centro histórico (parte alta) ou na zona da Ribeira (parte baixa) próximo ao rio. Ficar numa área próxima ao corredor do metrô, mesmo que mais distante, também facilita para conhecer os pontos turísticos do Porto.

Onde ficar na cidade do Porto
Quarto no hotel Costa do Sol B&B

Confira algumas opções bem avaliadas por quem já se hospedou:

Onde comer na cidade do Porto

Onde comer em Porto
O Mercado da Ribeira, em Gaia, é uma boa opção para provar os pratos regionais

A cidade do Porto é repleta de ótimos lugares para comer com uma farta oferta de restaurantes, cafés e bares. Podemos destacar três lugares que se destacam neste quesito:

  • Cais da Ribeira
  • Cais da Gaia
  • Largo de São Bento

O que fazer no Porto – Portugal: Pontos turísticos

A cidade do Porto concentra um grande número de atrações em seu centro histórico. Os pontos turísticos de Porto são constituídos, principalmente de prédios históricos, igrejas e monumentos. Veja o que fazer em Porto Portugal:

O que fazer na cidade do Porto: Praças

O que fazer na Cidade do Porto: Praça da Liberdade

Praça da Liberdade - Porto - Portugal
Visual da Praça da Liberdade

Considerada o coração da cidade do Porto, a Praça da Liberdade é a praça mais importante. A grande e ampla praça conecta o Porto antigo e o moderno, importante entroncamento de várias ruas e avenidas.

No centro da praça, destaca-se a estátua equestre do rei Pedro IV, de 1862, moldada em bronze, com 10 m de altura. É rodeada de importante edifícios modernistas do início do século XX, como a Prefeitura de Porto, banco de Portugal e Palácio das Cardosas.
No meio da praça fica a estação Aliados do metrô.

O que fazer na Cidade do Porto: Jardim da Cordoaria (João Chagas)

Jardim da Cordoaria - Porto
Árvores do jardim

Construído em 1865, o Jardim de João de Chagas, mais conhecido como Jardim da Cordoaria, é uma bela praça da cidade do Porto. É um espaço bonito, arborizado e bastante agradável, situado próximo à Torre dos Clérigos, no centro.

A praça conta com diversas esculturas e alguns lagos. Porém, o que chama mais a atenção é uma sequência de árvores podadas com seu tronco incrivelmente largo. Em frente à praça fica o belo prédio do tribunal de justiça.

Pelourinho da cidade do Porto

Pelourinho da Sé Porto - Portugal
Pelourinho e igreja da Sé

O Pelourinho do Porto é também conhecido por Pelourinho da Sé ou Terreiro da Sé, situado em frente à catedral. A praça é de 1945, não tão antiga como os prédios históricos que a rodeiam.

Como fica numa das áreas mais altas da cidade, o espaço serve também como mirante, proporcionando belas vistas da cidade. No entorno da praça ficam a catedral da Sé, o Museu do tesouro da Sé e o Paço Episcopal.
Um pouco abaixo fica o miradouro da Rua das Aldas e a Igreja de São Lourenço.

O que fazer na Cidade do Porto: Praça do Infante Dom Henrique

Praça infante Dom Henrique - Porto
Praça infante Dom Henrique e Palácio da Bolsa ao fundo

A praça infante Dom Henrique foi construída em homenagem ao filho do rei Dom João I, em 1885. É um belo espaço gramado, com um monumento na parte central rodeado de belos edifícios históricos.

Fica de frente do imponente Palácio da Bolsa e também da Igreja de São Nicolau e do Mercado ferreira Borges.

O que fazer na Cidade do Porto: Praça de Lisboa

Praça de Lisboa - Porto
Praça de Lisboa e Torre dos Clérigos ao fundo

A moderna e recém revitalizada Praça de Lisboa apresenta uma arquitetura singular às outras praças da cidade do Porto. Possui diversos detalhes topográficos em níveis diferentes com várias inclinações.

A arte de cima é ajardinada, enquanto a parte de baixo, quase um subsolo conta com restaurantes, cafés e lojas. Fica em frente à Torre dos Clérigos e da famosa Livraria Lello, no centro.

O que fazer na Cidade do Porto: Jardins do Palácio de Cristal

Jardim do Palácio de Cristal
Foto: Béria L. Rodríguez @ Wikimedia Commons

Os Jardins do Palácio de Cristal é um grande espaço verde da cidade do Porto, construídos na década de 1960. Além dos belíssimos jardins, o espaço possui esculturas, o Museu Romântico e o Solar do Vinho do Porto.

O parque oferece também belas vistas panorâmicas do rio Douro e do mar. Entre as diversas áreas separadas do jardim há inúmeras espécies de árvores, plantas e flores de grande beleza.

O jardim fica a 1,5 km do centro, às margens do Rio Douro.

O que fazer em Porto: Igrejas

Catedral da Sé de Porto

Vista aérea da Igreja da Sé do Porto
Vista aérea da Igreja da Sé

A Sé do Porto fica no coração do centro histórico do Porto, e é uma das mais antigas catedrais de Portugal. Sua construção foi iniciada na primeira metade do século XII, e finalizada no princípio do século XIII.

A construção inicial em estilo românico sofreu muitas alterações ao longo dos séculos, misturando vários estilos, sendo que o predominante agora é o barroco. Seu claustro do século XIV é decorado com azulejos com cenas religiosas.

Abre das 9h ás 17h30. Na igreja a entrada é gratuita e no claustro a entrada custa 3 Euros.

Igreja do Carmo e Carmelitas

Igreja do Carmo - Porto
Belos azulejos da Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo foi construída no século 18 e declarada monumento nacional em 2013. É a mais bela igreja da cidade do porto, em nossa opinião, considerando sua fachada externa.

Grudada a ela (ao lado esquerdo de que está na frente) fica a Igreja dos Carmelitas. As duas unidas dão a impressão de uma enorme igreja, mas na verdade são igrejas separadas.

A Igreja do Carmo possui estilo barroco/rococó e tem como principal atrativo na sua área externa. Sua lateral é coberta de azulejos que retratam a fundação da Ordem das Carmelitas e Monte Carmelo.

Sua fachada frontal é ricamente trabalhada com esculturas religiosas, enquanto no interior há belos entalhes em madeira.

Horários: Segundas e quartas das 8h00 às 12h00 e das 13h00 às 18h00; Terças e quintas das 09h00 às 18h00; Sextas das 9h00 às 17h30; Sábados das 09h00 às 16h00; Domingos das 09h00 às 13h30.

Entrada grátis.

Igreja São Francisco – Porto

Igreja São Francisco - Porto
Belíssimo interior da Igreja São Francisco – Foto: Jean Michel / Maps

A Igreja de São Francisco fica no centro histórico do Porto, possui estilo gótico e foi construída entre 1383 e 1410. O que mais chama a atenção nesta igreja é seu interior decorado por um notável conjunto de talha dourada barroca do século XVIII.

A fachada principal da igreja também apresenta riqueza nos detalhes decorativos e estátuas. Anexa à sua entrada frontal, situa-se a Igreja da Venerável Ordem Terceira de São Francisco.

Horários: A igreja abre todos os dias.
De novembro a fevereiro das 9h às 17h30 min; de março a outubro das 9h às 19h e em julho, agosto e setembro das 9h às 20h.

Igreja dos Clérigos

Torre dos Clérigos - Porto
Torre dos Clérigos, a mais alta estrutura da cidade

A igreja dos Clérigos é composta de um belo conjunto arquitetônico Clérigos, formada pela igreja, torre e museu. A igreja e a torre foram edificadas no século XVIII, e em 1910 o conjunto foi classificado como Monumento Nacional.

A torre é vista praticamente de toda a cidade, por ser o monumento mais alto, com 75m de altura. Para chegar no alto, de onde se tem uma bela vista, é preciso subir 225 degraus.

A igreja foi construída a partir de 1732, esta é uma das principais igrejas da cidade. Seu interior revela uma grande beleza, rica em detalhes e ornamentos.

O museu ocupa espaços da casa da irmandade, anexo á igreja e possui belíssimas peças. Durante a visita é possível percorrer vários espaços que eram utilizados pela Irmandade dos Clérigos.

Abre todos os dias, das 9h às 19h.
Valor (2020) museu + torre dos clérigos: 6 Euros.

Compre o ingresso online e evite filas!

Igreja da Santíssima Trindade

Igreja da Trindade - Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes
Igreja da Trindade – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes / Flickr

A Igreja da Trindade foi construída no século XIX é uma das mais imponentes da cidade do Porto. É um edifício em estilo neoclássico, com alguns detalhes de tradição barroca, que ocupa um quarteirão inteiro.

Em seu interior pode ser notado a qualidade técnica do programa decorativo, em peças de mármore e nos retábulos de talha dourada. Um dos destaques é o retábulo-mor da autoria do arquiteto José Marques da Silva.

Capela das Almas – Porto

Capela das Almas Santa Catarina
Capela das Almas Santa Catarina – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

A Capela das Almas, apesar de ser uma pequena igreja, é uma das mais visitadas da cidade do Porto. O edifício foi construído no século XVIII, mas ficou famoso a partir em 1929, quando foi forrada com azulejos azuis.

A Capela das Almas impressiona com seus mais de 15 mil azulejos que revestem as paredes externas da construção. Os azulejos típicos portugueses representam a vida de São Francisco de Assis e de Santa Catarina.

Em frente à fachada da Capela, há um magnífico vitral representando as almas, construído pelo pintor Amândio Silva no século XIX. A igreja recebeu este nome por abrigar a sepultada a Nossa Senhora das Almas.

Abre de segunda e terça, das 7h30 às 13h e das 15h30 às 19h. Quarta, quinta e sexta, das 7h30 às 19h. Domingo das 7h30 às 13h e das 18h às 19h.
A entrada é gratuita.

Igreja dos Congregados

Igreja Santo Antônio - Cidade do Porto
Igreja Santo Antônio dos Congregados

A Igreja dos Congregados, dedicada a Santo Antônio situa-se na Praça de Almeida Garrett, e foi construída em 1703. Fica numa área de grande movimento do Largo São bento, na cidade do Porto.

Na capela da Sagrada Família encontra-se o túmulo do corpo mumificado, ricamente vestido do Papa São Clemente, sendo o único para sepultado longe do Vaticano. Sua fachada, fundida com os prédios vizinhos, apresenta um belíssimo visual com azulejos azuis e pinturas amarelas.

Abre de segunda a sábado, das 8h ás 18h e nos domingos, das 8h ás 13h e das 17h ás 18h.

Igreja São Nicolau

Igreja São Nicolau - Porto
Interior da Igreja São Nicolau

A antiga igreja medieval de São Nicolau é datada de 1762, construída em estilos clássico e barroco em 1762. A parte externa apresenta azulejos portugueses, enquanto seu interior possui talhas douradas em estilo rococó, além de um belo painel do pintor João Glama.
Fica ao lado do Palácio da Bolsa e da Igreja São Francisco.

Igreja Santo Lidenfonso

Igreja Santo Ildefonso - Porto
Igreja Santo Ildefonso e sua bela fachada

A Igreja de Santo Ildefonso no Porto foi construída em 1730 e é uma das uma das que possui a fachada das mais bonitas da cidade. Localizada na Praça da Batalha, tem em sua fachada uma das principais atrações, com azulejos típicos portugueses de 1932.

O visual de seu conjunto arquitetônico e decorativo é belíssimo.
Abre todos os dias. Nas segundas, das 15h às 18h; de terça a sexta das 9h às 12h e das 15h às 18h30; aos sábados e domingos das 9h às 12h45 e das 18h às 19h45.
A visita é gratuita.

Igreja São Lourenço dos Grilos

Igreja São Lourenço - Cidade do Porto
Vista aérea da Igreja São Lourenço

A Igreja de São Lourenço dos Grilos foi construída em etapas, entre os séculos XVI e XVIII. É uma igreja com fachada menos decorada do que o habitual na cidade do Porto, mas que se destaca no tamanho.

A igreja abriga o Museu de Arte Sacra e Arqueologia do Porto. Possui poucas peças arqueológicas, mas um bom número de estátuas de santos, ourivesaria religiosa e objetos litúrgicos.

Fica logo abaixo da Catedral da Sé do Porto.
Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h; Sábados: das 10h às 12h30 e das 13h30 às 18h00; aos domingos e feriados não abre.
Preço: Adultos: 3 euros. Crianças menores de 10 anos não pagam.

Outros pontos turísticos de Porto – Portugal

Pontos turísticos de Porto: Ponte Dom Luís

Porto vista de Vila Nova da Gaia
Porto e Ponte Dom Luís vista de Vila Nova de Gaia

A Ponte Dom Luis é a mais bonita, entre as pontes que ligam a cidade do porto a Vila Nova da Gaia. A imponente ponte metálica em arco, está sempre repleta de turistas, além de meio de transporte serve também como mirante para as duas cidades e o rio Douro.

A ponte foi construída entre os anos 1881 e 1888 e possui estrutura metálica com dois tabuleiros. Atualmente, o tabuleiro superior comporta a Linha D do Metro do Porto e também o trânsito de pedestres. Já o inferior serve para passagem de carros e também para pedestres.

Atravessar a Ponte Dom Luis caminhando é uma atividade turística imperdível para fazer entre as duas cidades. A ponte tem 45 m de altura e 385 m de comprimento.

Pontos turísticos de Porto: Cais da Ribeira

Cais da Ribeira - PortoO Cais da Ribeira é um dos lugares mais antigos da cidade do Porto, hoje um dos pontos mais visitados. O calçadão ás margens do rio Douro é local de muitos restaurantes, cafés e bares, em frente aos prédios coloridos da orla.

Aproveite para fazer uma refeição por lá ou simplesmente caminhe apreciando a paisagem do local, com a vista do rio e da majestosa ponte Dom Luis.
É desta área que partem os passeios de barco que navegam pelo Rio Douro, conhecido como o passeio das 6 pontes. O passeio custa 15 Euros e dura 1 hora.

Estação de São Bento – Cidade do Porto

Estação São Bento - Cidade do Porto
Azulejos no interior da Estação São Bento

A Estação Ferroviária de São Bento em Porto, construída em 1896, foi inicialmente a Estação Central do Porto. Mas o que chama a atenção como ponto turístico é o seu imponente prédio, tanto por fora como por dentro.

O edifício é uma joia arquitetônica de influência francesa, que apresenta uma fachada com riqueza de detalhes. Porém, o destaque é o átrio principal da estação, revestido de azulejos com passagens importantes da história do país.

Além dos azulejos que cobrem uma superfície de 551 metros quadrados, há de se destacar também a cobertura da sala.
Fica na Praça Almeida Garret, no Largo de São bento, centro histírco do Porto.

Pontos turísticos de Porto: Livraria Lello

Livraria Lello - Porto
Livraria Lello – Foto: Alegna 13 / Wikimedia Commons

A Livraria Lello é considerada uma das mais belas livrarias do mundo e também uma das mais famosas. Possui uma emblemática escada vermelha e no centro e grande valor histórico e arquitetônico

Inaugurada em 1906, passou por alguns restauros com o tempo. Além da escadaria, o teto todo trabalhado com um grande vitral também é um dos destaques.

Quem quiser visitar o interior da livraria, precisa ter um pouco de paciência, pois sempre há longas filas para visitação.
A livraria abre todos os dias, das 10h às 20h e os ingressos custam 5 Euros.

Câmera Municipal da Cidade do Porto

Câmara Municipal de Porto
Câmara Municipal de Porto

O imponente edifício dos Paços do Concelho do Porto (prefeitura do porto) teve suas obras iniciadas em 1920. Porém, sofreu inúmeras alterações em seu projeto, tendo sido inaugurado como Câmara Municipal somente em 1957.

O majestoso edifício tem 6 pisos, uma cave e dois pátios interiores. A torre central tem 70 metros de altura e um relógio de carrilhão, acessível por uma escada interior de 180 degraus.

A fachada de granito é decorada com 12 de esculturas que representam atividades ligadas à cidade do Porto, como a viticultura, a indústria e navegação. Os interiores do prédio são ricamente decorados de mármore e granito.

A visitação interna do palácio só acontece no primeiro domingo de cada mês, através de visita guiada agendada. Para conseguir vaga é preciso marcar com bastante antecedência pelo número (351) 222 090 400.

Horário: início às 11h15 e com a duração aproximada de 1 hora. Preços: 2,10€; grátis até aos 12 anos.

Pontos turísticos de Porto: Palácio da Bolsa

Palácio da Bolsa - Cidade do Porto
Palácio da Bolsa – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Palácio da Bolsa no Porto começou a ser construído em 1842 como um importante lugar para discutir os negócios na cidade. Atualmente é a Sede da Associação Comercial do Porto, servindo par eventos culturais, sociais ou políticos.

O imponente prédio possui arquitetura neoclássica e toscana. Possui belos salões, sendo o mais bonito, o Salão Árabe, palco para concertos e cerimônias oficiais do Porto. Além deste tem a Galeria dos antigos presidentes, a sala tribunal, a sala das assembleias; e a sala dos retratos.

Horários: De novembro a março das 9h às 13h e das 14h às 17h30. De abril a outubro das 9h às 18h30.
A visita é guiada com duração de 45 min.
A entrada custa 10€ para adultos.

Compre o ingresso online e evite filas!

Pontos turísticos de Porto: Rua das Flores

Rua das Flores - PortoA Rua das Flores é um dos corredores turísticos mais importantes do Porto. Aberta em 1521, foi construída para fazer uma ligação direta entre o Largo de S. Domingos e a Porta de Carros (importantes áreas da cidade na época).

Atualmente é uma rua somente para pedestres que vive lotada de turistas. Na Rua das Flores de Porto estão belas construções históricas, além de inúmeras, lojas, cafés e restaurantes.

A Rua das flores tem 400 m de extensão e vai da Estação São Bento ao largo São Domingos.

Pontos turísticos de Porto: Muralha Fernandina

Convento das Clarissas e Muralha Fernandina
Convento das Clarissas e Muralha Fernandina

A Muralha Fernandina começou a ser erguida por Dom Afonso IV, em 1336, tinha 5 km de extensão, 27 torres e 6 portas. Tinha a função de proteger a cidade do Porto.

O trecho da muralha que restou encontra-se próximo entre a ponte Dom Luis e o Convento das Clarissas, com 3 torres. Os melhores pontos para ver a muralha são da Ponte Dom Luís e do Largo Actor Dias, na parte de cima.

Estádio do Dragão – FC Porto

Estádio do Dragão - FC Porto
Estádio do Dragão – FC Porto – Foto de divulgação

O Estádio do Dragão é o estádio de futebol sede do FC Porto, situado a 5 km do centro da cidade. Foi inaugurado em 16 de novembro de 2003, e tem capacidade para 50 mil espectadores.

O Futebol Clube do Porto disponibiliza opções de visitas ao museu do clube e também pelo interior do Estádio do Dragão. A maneira mais fácil de chegar é de metrô, pois há 4 linhas que chegam ao estádio.

Horários de visitação ao estádio: Segundas: As 15h; 16h e 17h.
De terça a domingo: 11h; 12h; 13h; 14h; 15h; 16h e 17h.
Horários de visitação ao museu: Segundas: das 14h30 às 19h;
De terça a domingo: Das 10h às 19h.

Compre o ingresso online e evite filas!

Praias de Porto Portugal

Praia castelo do Queijo
Praia castelo do Queijo – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

Além das atrações urbanas, históricas e gastronômicas, Porto também é um destino de praias. O litoral fica a 6,5 km do centro da cidade, e começa junto à Foz do rio Douro.
São praias de águas frias, mas se tiver um dia disponível em seu roteiro vale a pena conhecer.

O que fazer em Vila Nova da Gaia

Cais da Gaia - Portugal
Cais da Gaia, teleférico e mosteiro ao fundo

Vila Nova da Gaia é a cidade vizinha ao porto, situada no outro lado do Rio Douro. Seus pontos turísticos, praticamente fazem parte da cidade do Porto, especialmente a Ponte Dom Luis, que une as duas cidades.

O grande polo turístico de Vila Nova da Gaia é a Ribeira da Gaia. A orla do rio Douro é repleta de cafés, restaurantes e as vinícolas, onde se encontra o famoso vinho do Porto.

Veja o que fazer em Vila Nova da Gaia:

1 – Ponte Dom Luis
2 – Miradouro da Serra do Pilar
3 – Mosteiro da serra do Pilar
4 – Jardim do Morro
5 – Teleférico da Gaia
6 – Cais da Gaia
7 – Mercado Beira Rio
8 – Caves de Vila Nova da Gaia
9 – Capela do Senhor da Pedra
10 – Praias de Vila Nova da Gaia

Escrevemos um artigo completo sobre as atrações da cidade vizinha.

Veja o que fazer em Vila Nova da Gaia

Rio Douro - Porto - Portugal
Rio Douro e a vista de Vila Nove de Gaia

Mapa da cidade do Porto: Pontos turísticos e roteiro

No mapa abaixo destacamos nosso roteiro a pé pela cidade e a localização dos pontos turísticos. Nosso roteiro em Porto foi feito em 2 dias, porém depende muito do tempo que ficar em cada atração.

Utilizamos o metrô como ponto de início e fim do roteiro em Porto. Todos os outros deslocamentos foram caminhando.

Passeios e tours em Porto e redondezas

Existem vários passeios que podem ser feitos na cidade do Porto e também excursões para outros destinos da região. Há passeios de barco pelo Rio Douro e ao Vale do Douro, entre muitos outros.

A GetYourGuide oferece a opção de reserva online, com pagamento feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Reserve passeios online em Porto e evite filas!

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. Encontrei neste artigo as informações que eu estava precisando para programar minha viagem a Portugal, que inclui o Porto, em junho próximo ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here