O que fazer em Treviso SC: Turismo e dicas

304
O que fazer em Treviso - Cachoeira do Rio Manin
Cachoeira do Rio Manin - Treviso

Treviso é uma pequena cidade do sul de Santa Catarina que se destaca no turismo pelas belas paisagens naturais no costão da serra.

A cidade de Treviso SC fica numa planície a apenas 147 metros de altitude. Porém, em poucos quilômetros começa a área da serra que faz a transição com os campos de Cima da Serra, a quase 1500 metros.

Entre a planície e a serra estão as principais atrações naturais de Treviso. Cachoeiras, formações rochosas e belíssimas paisagens naturais, são as opções de turismo ecológico, além de opções de atividades como rapel.

A área atual do município começou a ser colonizada a partir de julho de 1891, com o nome de Núcleo Treviso. O imigrante italiano Arcangelo Bianchin iniciou sozinho a colonização no local. Hoje a população de Treviso SC é de aproximadamente 3.600 habitantes.

Igreja de Treviso - SC
Igreja matriz da cidade de Treviso

O que fazer em Treviso

As paisagens de transição entre a planície e a serra formam belas paisagens de montanhas. Esta área fica abaixo do cânion da Ronda, divisa com o município vizinho de Bom Jardim da Serra.
Conheça os principais pontos turísticos de Treviso SC.

Cachoeiras de Treviso SC

Cachoeira do Cirenaica

Cachoeira do Cirenaica - Treviso - SC
Cachoeira do Cirenaica vista de frente

Apesar de ter apenas em torno de 15 metros de altura, a cachoeira do Cirenaica é de grande beleza cênica. A queda desemboca em um pequeno cânion, sendo que a única forma de chegar á sua base é passando por dentro da água.

O acesso é pelo empreendimento Dois Dedos Gastronomia e Lazer. É um parque bem estruturado, com estacionamento, restaurante e área para camping, situado a 7 km do centro de Treviso, com acesso por estrada de chão batido.

Cachoeira do Cirenaica vista de cima
Cachoeira do Cirenaica vista de cima

O acesso à cachoeira é por uma trilha de cerca de 300 metros até a bifurcação onde é possível ir por cima ou por baixo da queda. Por cima, chega-se ao lajeado e corredeira da queda; na parte de baixo há uma escadaria de acesso e o trecho final é por dentro da água.

Cachoeira do Rio Manin

Cachoeira do Rio Manin parte de baixo
Cachoeira do Rio Manin vista de baixo

A cachoeira do rio Manin é formada por uma corredeira íngreme semelhante a um toboágua natural com uma pequena queda no final. O balneário na parte de cima é bastante procurado nos dias quentes de verão.

Abaixo da cachoeira se forma um pequeno, mas belíssimo cânion, e uma piscina natural de águas transparentes. O acesso à parte de baixo se faz por uma trilha curta.

Cachoeira do Rio Manin vista de cima
Cachoeira do Rio Manin vista de cima

A cachoeira do Rio Manin fica em baixo de uma ponte. Realmente uma pena terem construído esta ponte logo lá, estragando em parte o visual da bela atração natural.

Localiza-se a 7 km do centro de Treviso e 11 km de Siderópolis, junto a uma pequena vila, co acesso asfaltado.

Cachoeira do Salto Branco

Cachoeira do Salto Branco - Treviso SC
Cachoeira do Salto Branco – Crédito: @mogasavi

A cachoeira do salto Branco tem 77 metros de altura, em queda livre. Apesar de pouco volume de água, oferece um belo visual, em um penhasco de cores variadas entre a vegetação.

A trilha tem 1 km (2 km ida e volta) e passa por uma propriedade privada, pertencente ao Projeto Primatas, uma referência na preservação dos animais, que podem ser vistos no local.

A cachoeira do Salto Branco fica na comunidade de Santo Antonio, a 8 km do centro de Treviso. O acesso é por estrada de chão batido, que geralmente estão em boas condições.

Outros pontos turísticos de Treviso

Pedra dos Dois Dedos

Pedra dos Dois Dedos - Treviso
Pedra dos Dois Dedos – Foto: Lucas Lemos / Fonte: Canal Içara

A Pedra dos Dois Dedos é uma bela formação rochosa localizada no topo de uma montanha, com um belíssimo visual. A vista lá do alto é fantástica, tanto das montanhas como do vale onde fica a cidade de Treviso.

A pedra é um grande bloco de rocha com 50 metros de altura, que visto de longe se parece com dois dedos. Na rocha há uma via de escalada chamada Via Cambruzi.

Pedra dos Dois Dedos - Treviso
Pedra dos Dois Dedos vista de longe ao alto da montanha

A trilha dos Dois Dedos tem uma extensão de 6 km ida e volta. O percurso da trilha é bem batido e demarcado e a maior parte é por mata fechada.

É considerada difícil pela grande diferença de elevação com trechos bem íngremes. Há lugares onde é necessário o uso de cordas, escadinhas e se agarrar nas raízes das árvores.

O acesso à trilha também é pelo empreendimento Dois Dedos Gastronomia e Lazer, mesmo local de acesso à cachoeira Cirenaica.

A operadora Soultrip organiza grupos para esta trilha guiada, como também leva sob demanda.

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip

Cânion do Cirenaica

Cânion do Cirenaica - Treviso - SC
Mirante do Cânion do Cirenaica

Situado logo abaixo da cachoeira de mesmo nome, o Cânion do Cirenaica oferece belas paisagens e opções.

Inicia na queda d’água e segue entre belos paredões rochosos e piscinas naturais de águas cristalinas. Tem em torno de 80 m de profundidade e uns 500 m de extensão

No interior do cânion são praticadas atividades como rapel e canionismo: O rapel é realizado em uma de suas paredes laterais. Já o canionismo, começa com um rapel de 15 m na cachoeira do Cirenaica e desce pelo leito do rio Manin em um percurso de quase 2 km.

O cânion Cirenaica também fica no empreendimento Dois Dedos Gastronomia e Lazer, com acesso por escadarias. Na parte de cima há uma mirante com vista do cânion.

Mirante público Morro de São Pedro

Mirante do Cristo - Treviso
Mirante do Cristo – Foto: Redação Engeplus

O mirante fica no alto do Morro São Pedro, onde foi erguida uma estátua de Cristo em homenagem ao santo. Lá do alto se tem uma bela vista da cidade de Treviso, do vale e das encostas da serra.
O acesso se dá por estrada de terra com subidas bem íngremes em estrada de terra. Em dias de chuva a subida pode ser complicada.

Gruta Nossa Senhora Aparecida e cachoeiras – Guanabara

cachoeira de Guanabara - Treviso
cachoeira de Guanabara – Foto: Márcia Oliveira / Local Guides Maps

A comunidade Guanabara oferece 4 atrações bem próximas: A Gruta Nossa Senhora Aparecida, uma capela que é uma das menores Igrejas do Brasil, e duas pequenas cachoeiras.
Fica na comunidade Guanabara a 11 km da cidade de Treviso, sendo 7 km por estrada de terra.

Quando ir a Treviso SC

As trilhas e atrações naturais podem ser visitadas em qualquer época do ano. Porém, a trilha dos Dois dedos não é indicada em dias de chuva por ser bastante íngreme.
Já para tomar banho de cachoeira ou nas piscinas naturais, considere ir no verão, entre dezembro e março.

Como chegar a Treviso – Santa Catarina

Treviso fica a 25 km de Criciúma, a 90 km de Tubarão, a 230 km de Florianópolis, e a 27 km do início da Serra do Rio do Rastro, na parte de baixo.

O acesso e pela rodovia SC-446, tanto para quem vem do Sul (Siderópolis e Criciúma), como quem vem do Norte (Lauro Muller e tubarão).

Para conhecer as atrações, espalhadas pelo município, os acessos são por estradas de chão batido. Quando visitamos (agosto de 2020) estavam em bom estado de conservação.

Onde ficar em Treviso

Treviso praticamente não oferece opções de hospedagem na cidade, mas possui algumas pousadas no interior.

Nas redondezas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a viajarem melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here