O que fazer em Treviso SC: Turismo e dicas

O que fazer em Treviso - Cachoeira do Rio Manin
Cachoeira do Rio Manin - Treviso
  Por Jair Prandi
 

Treviso é uma pequena cidade do sul de Santa Catarina que se destaca no turismo pelas belas paisagens naturais na área do costão da serra.

A cidade de Treviso SC fica numa planície a apenas 147 metros de altitude. Porém, em poucos quilômetros começa a área da serra que faz a transição com os Campos de Cima da Serra, a quase 1500 metros.

Entre a planície e a serra estão as principais atrações naturais de Treviso, compostas por cachoeiras, formações rochosas e belíssimas paisagens naturais, opções de ecoturismo, além de opções de atividades como rapel.

A área atual do município começou a ser colonizada a partir de julho de 1891, com o nome de Núcleo Treviso. O imigrante italiano Arcangelo Bianchin iniciou sozinho a colonização no local. Hoje a população de Treviso SC é de aproximadamente 3.600 habitantes.

Igreja de Treviso - SC
Igreja matriz da cidade de Treviso

Turismo em Treviso

Navegue por este post

O que fazer em Treviso SC

As paisagens de transição entre a planície e a serra formam belas paisagens de montanhas. Esta área fica abaixo do Cânion da Ronda, divisa com o município vizinho de Bom Jardim da Serra, onde ficam as principais atrações naturais de Treviso.

Conheça os principais pontos turísticos de Treviso SC.

Cachoeiras de Treviso SC

Cachoeira do Cirenaica

Cachoeira do Cirenaica - Treviso - SC
Cachoeira do Cirenaica vista de frente

Apesar de ter apenas em torno de 15 metros de altura, a cachoeira do Cirenaica é de grande beleza cênica. A queda desemboca em um pequeno cânion, sendo que a única forma de chegar à sua base é passando por dentro da água.

O acesso à cachoeira é por uma trilha de cerca de 300 metros até a bifurcação onde é possível ir por cima ou por baixo da queda. Por cima, chega-se ao lajeado e corredeira da queda; na parte de baixo há uma escadaria de acesso e o trecho final é por dentro da água.

Cachoeira do Cirenaica vista de cima
Cachoeira do Cirenaica vista de cima

A Cachoeira do Cirenaica faz parte do Parque Bela Vista, um parque bem estruturado, com estacionamento, restaurante e área para camping, situado a 7 km do centro de Treviso, com acesso por estrada de chão batido.

Cachoeira do Rio Manin

Cachoeira do Rio Manin parte de baixo
Cachoeira do Rio Manin vista de baixo

A cachoeira do rio Manin é formada por uma corredeira íngreme semelhante a um toboágua natural com uma pequena queda no final. O balneário na parte de cima é bastante procurado nos dias quentes de verão.

Abaixo da cachoeira se forma um pequeno, mas belíssimo cânion, e uma piscina natural de águas transparentes. O acesso à parte de baixo se faz por uma trilha curta.

<yoastmark class=

  • A cachoeira do Rio Manin fica em baixo de uma ponte. Realmente uma pena terem construído esta ponte logo lá, estragando em parte o visual da bela atração natural.
  • Localiza-se a 7 km do centro de Treviso e 11 km de Siderópolis, junto a uma pequena vila, com acesso asfaltado.

Cachoeira do Salto Branco

<yoastmark class=

A cachoeira do salto Branco tem 77 metros de altura, em queda livre. Apesar de pouco volume de água, oferece um belo visual, em um penhasco de cores variadas entre a vegetação.

A trilha tem 1 km (2 km ida e volta) e passa por uma propriedade privada, pertencente ao Projeto Primatas, uma referência na preservação dos animais, que podem ser vistos no local.

A cachoeira do Salto Branco fica na comunidade de Santo Antônio, a 8 km do centro de Treviso. O acesso é por estrada de chão batido, que geralmente estão em boas condições.

Voltar ao índice

Outros pontos turísticos de Treviso

Pedra Dois Dedos

Pedra dos Dois Dedos - Treviso SC
Pedra dos Dois Dedos – Parque Bela Vista

A Pedra dos Dois Dedos é uma bela formação rochosa localizada no topo de uma montanha, com um belíssimo visual. A vista lá do alto é fantástica, tanto das montanhas como do vale onde fica a cidade de Treviso.

A pedra é um grande bloco de rocha com 50 metros de altura, que visto de longe se parece com dois dedos. Na rocha há uma via de escalada chamada Via Cambruzi.

Pedra dos Dois Dedos - Treviso
Pedra dos Dois Dedos vista de longe ao alto da montanha

A trilha dos Dois Dedos tem uma extensão de aproximadamente 3,5 km ida e volta e o tempo total de ida, volta e contemplação fica entre 3h e 4h. O percurso da trilha é bem batido e demarcado e a maior parte é por mata fechada.

É considerada difícil pela grande diferença de elevação com trechos bem íngremes. Há vários lugares onde é necessário o uso de cordas, escadinhas e se agarrar nas raízes das árvores.

  • O acesso à trilha também é pelo Parque Bela Vista, mesmo local de acesso à cachoeira Cirenaica.
  • Para agendar a trilha (guiada ou auto guiada), e também almoço no local, basta entrar em contato no Whatsapp: 48 9696-4760.

Parque Bela Vista, Cânion do Cirenaica, Tirolesa e Sky bike

Cânion do Cirenaica - Treviso - SC
Mirante do Cânion do Cirenaica

O Parque Bela Vista é um empreendimento turístico localizado ao lado de um pequeno cânion, que dá acesso à cachoeira da Cirenaica e à trilha dos Dois Dedos, além de oferecer atividades como sky bike, tirolesa, rapel, escalada e arco e flecha.

O pequeno Cânion do Cirenaica oferece belas paisagens e as opções de atividades. Inicia na queda d’água e segue entre belos paredões rochosos e piscinas naturais de águas cristalinas. Tem em torno de 80 m de profundidade e uns 500 m de extensão

  • O parque Bela Vista oferece uma ótima infraestrutura, com estacionamento, restaurante, área de camping com quiosques e banheiros e todo o suporte nas atividades.
  • Para informações sobre atividades e valores, entrar em contato no Whatsapp: 48 9696-4760.

Mirante público Morro de São Pedro

Mirante do Cristo e a cidade ao fundo

O mirante fica no alto do Morro São Pedro, onde foi erguida uma estátua de Cristo em homenagem ao santo. Lá do alto se tem uma bela vista da cidade de Treviso, do vale e das encostas da serra.
O acesso se dá por estrada de terra com subidas bem íngremes em estrada de terra. Em dias de chuva a subida pode ser complicada.

Gruta Nossa Senhora Aparecida e cachoeiras – Guanabara

Cachoeira Guanabara - Treviso SC
Cachoeira Guanabara

A comunidade Guanabara oferece 4 atrações bem próximas: A Gruta Nossa Senhora Aparecida, uma capela que é uma das menores Igrejas do Brasil, e duas pequenas cachoeiras.
Fica na comunidade Guanabara a 11 km da cidade de Treviso, sendo 7 km por estrada de terra.

Voltar ao índice

Quando ir a Treviso – Santa Catarina

As trilhas e atrações naturais podem ser visitadas em qualquer época do ano. Porém, a trilha dos Dois Dedos não é indicada em dias de chuva por ser bastante íngreme, que fica escorregadia.
Já para tomar banho de cachoeira ou nas piscinas naturais, considere ir no verão, entre dezembro e março.

Voltar ao índice

Onde fica Treviso: Como chegar

Treviso fica a 25 km de Criciúma, a 90 km de Tubarão, a 230 km de Florianópolis, e a 27 km do início da Serra do Rio do Rastro, na parte de baixo.

Para visitar as atrações é essencial estar de carro. O acesso e pela rodovia SC-446, tanto para quem vem do Sul (Siderópolis e Criciúma), como quem vem do Norte (Lauro Muller e Tubarão).

Para conhecer as atrações, espalhadas pelo município, os acessos são por estradas de chão batido. Quando visitamos (agosto de 2020 e novembro de 2023) estavam em bom estado de conservação.

Como chegar em Treviso SC
Belo visual da estrada a caminho da Cachoeira Guanabara

Voltar ao índice

Onde ficar em Treviso SC

Treviso praticamente não oferece opções de hospedagem na cidade, mas possui algumas pousadas e opções no interior.

Voltar ao índice

Mapa de Treviso: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar os ícones com a localização de cada um dos pontos turísticos de Treviso SC, assim como ter uma noção dos acessos às atrações.

Voltar ao índice

Nas redondezas:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here