O que fazer em Guimarães – Portugal

Guimarães é uma cidade histórica no norte de Portugal, considerada o berço de nascimento do país.

253
Vista aérea do Castelo de Guimarães
Vista aérea do Castelo de Guimarães

Guimarães é uma cidade histórica no norte de Portugal de grande importância, considerada berço do nascimento do país.

Caminhar pelas ruas do centro histórico de Guimarães é como estar em museu a céu aberto. A cidade é repleta de importantes monumentos arquitetônicos, com destaque para o imponente Castelo de Guimarães.

A cidade de Guimarães é considerada uma ótima opção de bate-volta a partir da cidade do Porto. A maior parte dos pontos turísticos de Guimarães estão concentradas no centro histórico, sendo possível visitar caminhando.

Neste artigo iremos listar o que fazer em Guimarães em um roteiro de 1 dia com mapa. Também iremos dar dicas de como chegar e onde ficar hospedado. Confira!

Largo do Toural - Guimarães
Largo do Toural

História de Guimarães

A cidade é reconhecida como “o Berço de Portugal”, sendo que já existia antes mesmo da fundação do país.

Durante o século X, grande parte da península Ibérica estava tomada pelos mouros. Com isso, os cristãos refugiarem-se no local onde hoje fica a cidade de Guimarães.

Foi Afonso Henriques, primeiro Rei de Portugal, morador da cidade, que iniciou as batalhas pela independência. Foi por volta de 1128 que aconteceram os principais acontecimentos políticos e militares, que resultaram na independência de Portugal.

Guia de Guimarães: Navegue pelo post

Guimarães - Portugal
Vista aérea do castelo de Guimarães

Quando ir a Guimarães

A cidade de Guimarães pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, como é um destino para ser visitado a pé, a primavera e o verão são as melhores épocas.

Visitar Guimarães no inverno também pode ser bom, mas costuma ser mais chuvoso nesta época, o que pode comprometer os passeios pela cidade.

Basílica São Pedro - Largo do Toural - Guimarães
Basílica São Pedro e Largo do Toural

Como chegar a Guimarães – Portugal

Guimarães fica a 55 km a Nordeste da cidade do Porto. Geralmente os turistas fazem um bate e volta a partir do Porto ou passam a noite em Guimarães e seguem depois para Braga.

Nós conhecemos a cidade através de um extenso roteiro de carro em Portugal, vindo de Amarante, depois indo para Braga e Porto.

Veja como chegar a Guimarães de trem, ônibus ou de carro alugado.

De trem

Há opção de trens (comboios) entre Porto e Guimarães com saídas das estações São Bento ou Campanhã, quase que de hora em hora, a partir das 6h20. A viagem custa 3,25 Euros, tem várias paradas e duração de cerca de 1h15.

De carro

Para quem já está viajando de carro alugado ou pretende alugar um em Porto, o acesso é pela rodovia A3. A viagem dura cerca de 1 hora e há pedágios no caminho.

Em Guimarães, estacionamos atrás do castelo, pois no centro histórico é difícil conseguir.

Estar de carro é uma boa opção para quem quer estender o roteiro para outros destinos, como Braga, Amarante e Vale do Douro. Nós conhecemos assim, de carro alugado em um roteiro de Sul a Norte do país.

Alugue um carro em Portugal!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços e não pagar IOF! Faça sua cotação e reserve aqui!

De ônibus

Viajar entre Porto e Guimarães de ônibus não vale a pena. O tempo de viagem é quase o mesmo que de trem e a passagem custa 6 Euros, quase o dobro.

De excursão

Para quem preferir, há excursões, tanto para grupos, como privada, saindo de Porto. A vantagem é que além de Guimarães, incluem a visitação a Braga no mesmo dia.

A GetYourGuide oferece várias opções de tours de um dia para Guimarães e Braga, saindo do Porto. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência. Confira algumas opções!

Tour Guimarães e Braga, saindo do Porto

Opções de passeios em Guimarães

Onde ficar em Guimarães

Largo Oliveira - Guimarães
Largo Oliveira, uma área agradável da cidade

A melhor área para se hospedar em Guimarães é no centro histórico, entre o castelo e o jardim Público.
Nesta área estão a maior parte das atrações e é também onde se concentram muitos cafés, bares e restaurantes repletos de turistas.

Veja algumas boas opções:

Seguro Viagem para Europa

É obrigatório contratar um Seguro Viagem para viajar pela Europa como turista. O apólice do seguro deve ter cobertura mínima de 30 mil Euros.

Sempre utilizamos a Seguros Promo para contratar nosso Seguro Viagem. O site compara preços e coberturas de diversas seguradoras para que o cliente escolha a melhor opção para seu perfil da viagem.

Não esqueça do Seguro Viagem Internacional.
O seguro garante assistência médica e para bagagem extraviada. Uma simples internação por intoxicação alimentar no exterior pode custar uma fortuna. Já o seguro é bem em conta, custa pouco mais de R$ 10 por dia. Não arrisque!
Faça uma cotação na Seguros Promo! Contrate e tenha 5% de desconto!

O que fazer em Guimarães: Pontos turísticos

Considere fazer um roteiro a pé pela cidade. As principais coisas a se fazer em Guimarães estão concentradas no centro histórico. Os pontos turísticos de Guimarães são em sua maior parte, atrações históricas e arquitetônicas.

Veja o que fazer em Guimarães e suas principais atrações:

Pontos turísticos de Guimarães: Castelos e palácios

Castelo de Guimarães

Castelo de Guimarães
Vista frontal do castelo

Construído no século X, o Castelo de Guimarães é um dos marcos da fundação de Portugal, ligado às lutas da independência do país. Já tem mais de 1000 anos, com sua construção datada do ano de 958.

Passou por reformas durante os séculos, mas continua em pé com toda a sua imponência. O castelo possui muralhas reforçadas por 4 torres, onde os visitantes podem fazer a caminhada.

Na torre central, há uma pequena exposição que conta um pouco da história de Portugal e do Rei Dom Afonso Henriques, primeiro rei do país, que nasceu no castelo de Guimarães.

O castelo é a atração imperdível da lista do que fazer em Guimarães.
Abre das 10h às 18h e o ingresso custa 2 Euros.

Paço dos Duques de Bragança

Passo dos Duques de Bragança
Passo dos Duques de Bragança

Construído no século XV por Dom Afonso, serviu como moradia por um breve período, ficando depois abandonado até o século XX. Após passar por uma grande reforma, finalizada em 1959, foi transformado em museu.

Alguns dos destaques do museu são os tapetes persas, tapeçarias flamengas, além de pinturas e os belos salões. O teto da sala de banquetes reproduz o casco virado de uma caravela, em homenagem às proezas marítimas dos portugueses.

O Paço dos Duques abre das 10h às 18h. O ingresso custa 5 Euros. Já, o bilhete combinado para o Castelo e o Paço dos Duques custa 6 Euros.

Muralha de Guimarães

Muralha de Guimarães
Muralha do século XVII

O caminho entre o castelo de Guimarães e a Praça da República é acompanhado por uma grande muralha medieval.
Foi mandada construir pela Condessa Mumadona Dias, entre os séculos XII e XIII, concluída por volta de 1322.

Este trecho remanescente tem 260 m de extensão e em seu interior fica a câmara municipal de Guimarães.
Entrando pela porta há uma escada que dá acesso ao topo da muralha.

Igrejas em Guimarães

Convento de Santo Antônio dos Capuchos

Convento Santo Antônio dos Capuchos
Convento Santo Antônio dos Capuchos

Construído no século XVII, o Convento Santo Antônio é um imponente edifício. Possui um belo patrimônio móvel, pátios e claustro. O destaque é sua magnífica sacristia, do séc. XVIII.

Possui um percurso museológico criado pela Santa Casa da Misericórdia de Guimarães, em 2008, para conservar e valorizar seu patrimônio artístico e cultural.

Abre de terça a sábado: das 10h às 13h e das 14h às 18h.

Igreja da Consolação e a Praça da República do Brasil

Igreja da Consolação e Praça da república do Brasil

A igreja Nossa Senhora da Consolação e a praça formam um dos mais belos cenários da cidade de Guimarães. A igreja toda ornamentada tem em sua frente um longo jardim com 200 m de extensão.

Concluída em 1785, a igreja de Nossa Senhora da Consolação ou Santos passos, possui estilo barroco. O horário de visita é de segunda a sábado das 7h30 às 12h e das 15h às 17h, aos domingos das 7h30 às 12h. A entrada é gratuita.

Igreja de São Francisco

Igreja São Francisco - Guimarães
Igreja São Francisco

A igreja de São Francisco é uma das mais bonitas de Guimarães, por dentro. A nave da igreja e as decorações internas combinam azulejos portugueses com belíssimos ornamentos.

A parte externa também é muito bonita, toda forrada de azulejos. Fica junto ao Jardim Público da Alameda, e a entrada é gratuita.

Igreja e Largo da Oliveira

Igreja Nossa Senhora de Oliveira - Guimarães
Igreja Nossa Senhora de Oliveira

O Largo da Oliveira é uma praça rodeada de belos prédios antigos, cafés e restaurantes. Foi neste local que se iniciou a cidade de Guimarães.

No canto da praça fica também a igreja Nossa Senhora da Oliveira, construída no século XII, toda em pedra. É um dos mais representativos exemplares de arquitetura gótica no Norte de Portugal.

Santuário da Penha de Guimarães

Santuário da Penha - Portugal
Santuário da Penha – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Santuário da Penha fica no Monte da Penha, montanha localizada a cerca de 7 km do centro histórico de Guimarães. Acessível por teleférico, o local oferece, além do aspecto religioso, belas vistas panorâmicas e também outras atrações.

Inaugurado em 1947, o santuário é quase todo feito em granito da região. O local é bem estruturado com instalações para passar o dia, com restaurantes, parquinhos e trilhas entre muitas árvores.

Há duas opções de acesso: Pelo Teleférico do Parque das Hortas que tem em torno de 2 km de extensão, ou por uma estrada asfaltada e sinuosa.
O teleférico funciona de segunda a sexta das 10h às 19h, aos sábados e domingos, das 10h às 20h.
O preço da ida e volta é de 4,50€.

Praças em Guimarães

Largo de Toural

Largo do Toural - Guimarães
Largo do Toural

O largo de Toural é considerado o coração da cidade de Guimarães. O local é ponto de encontro de moradores e turistas, repleto de cafés e restaurantes.

Construído no século XVII o largo passou por várias transformações em sua história. Hoje possui apenas um Chafariz renascentista de três taças e é rodeado de belos edifícios, formando um belo cenário.

Jardim Público da Alameda

Jardim Público de Guimarães
Jardim Público

Situado em uma das pontas do Largo do Toural, é um grande espaço com muitas árvores, jardins e bancos. Possui belos prédios históricos que o acompanham nos dois lados.
De seus monumentos se destacam uma estatueta em bronze e o coreto.

Museus em Guimarães

Centro Internacional de Artes José de Guimarães

Centro Internacional de Artes José Guimarães
Centro Internacional de Artes – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O CIAJG preserva um acervo de três coleções que José de Guimarães vem reunindo há cinco décadas: Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Antiga Chinesa.

Há tanto obras da autoria do próprio artista, como de outros artistas contemporâneos em estilos variados, como popular, religioso e arqueológico.

Abre de terça a domingo, das 10h às 13h e das 15h às 19h
Entrada 4 Euros

Centro Cultural Vila Flor (Palácio Vila Flor)

Palácio Viva Flor
Palácio Viva Flor – Foto: Vitor Oliveira – Portuguese_eyes

O Palácio Vila Flor foi construído no século XVIII pela família Jordão. Em 1976 foi adquirido pelo município de Guimarães em 1976, e hoje funciona como um centro cultural.
Hoje o local conta com um teatro de grandes dimensões, auditório, área de exposições, restaurante, e café.

Os jardins do palácio oferecem uma bela paisagem, além de uma vista privilegiada sobre a cidade e de seus monumentos, como o Castelo de Guimarães.

Abre de terça a sábado, das 10h às 13h e das 15h às 19h.

Museu Arqueológico Martins Sarmento

Museu Arqueológico Martins sarmento
Museu Arqueológico Martins sarmento – Crédito: Manuel Botelho / Fonte: Wikimedia Commons

Fundada em 1881, a fundação Martins Sarmento é a principal referência da cultura castreja em Portugal. A galeria está exposta sobre o belo claustro do extinto Convento de São Domingos (século XIV).

Abre de terça a domingo, das 09h30 às 12h e das 14h às17h. Fechado nas segundas e feriados.
Preço: 3 Euros

Museu de Alberto Sampaio

Capela Senhora da Guia e Museu Alberto Sampaio
Capela Senhora da Guia e Museu Alberto Sampaio

O Museu de Alberto Sampaio foi criado em 1928 para guardar as coleções de algumas igrejas e conventos da região de Guimarães. O prédio também tem valor histórico e artístico, com claustro e salas medievais.

Apresenta importantes coleções de esculturas, peças em ouro, pinturas e peças religiosas em geral.

Funciona de terça a domingo, das 10h00 às 18h00
Entrada: 3 Euros
Maiores de 65 anos, estudantes pagam 1,5 Euros
Crianças de até 12 anos não pagam

Mapa de Guimarães: Pontos turísticos

No mapa abaixo você pode ver a a localização dos principais pontos turísticos de Guimarães e uma sugestão de roteiro a pé pela cidade.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here