Praia de Matinhos e Caiobá PR

94
Matinhos PR
Morro do Boi e Praia Brava ao fundo

A Praia de Matinhos é um dos principais destinos do litoral do Paraná, enquanto o Balneário Caiobá, é uma das principais praias de Matinhos.

Situado a 111 km da capital paranaense, Matinhos PR é dividida em 15 balneários e frequentada principalmente por moradores de Curitiba e região.

A cidade e as praias de Matinhos e Caiobá são cercadas de morros e Mata Atlântica, formando belas paisagens. A cidade também realiza algumas festas e eventos anualmente, como o Carnaval de Matinhos.

Mirante das Pedras - Matinhos
Mirante das Pedras e Praia Brava ao fundo

Em geral as praias são bem urbanizadas, com calçadão e ótima infraestrutura turística. O destaque é o balneário de Caiobá, o maior e mais badalado, onde estão a Praia Brava e a Praia Mansa, entre as mais movimentadas praias do Paraná.

Além das praias tem o Parque Aquático Águas Claras, o Morro do Escalvado e o Morro do Boi, que se destacam por suas trilhas ecológicas e vistas panorâmicas da orla de Matinhos e Caiobá.

Neste post iremos mostrar o que fazer em Matinhos e na praia de Caiobá. Também iremos dar dicas de como chegar, quando ir e onde ficar, confira!

Praia Matinhos
Infraestrutura da Praia Brava

Quando ir a Matinhos Paraná

Por ser uma cidade de praias, sem dúvida, o verão é a melhor época para visitar. O clima de Matinhos tem sua temperatura média anual de 21°C, com máximas chegando a 29 °C no verão.

Porém, os meses de verão (janeiro, fevereiro e março) costumam também ser os mais chuvosos. Meses como novembro, dezembro e abril também são boas opções para pegar praia com menor precipitação média de chuvas.

Como chegar a Matinhos PR

Caiobá e Guaratuba
Praia Mansa de Caiobá e Guaratuba ao fundo, separada pela baía

Para quem vem de Curitiba, são apenas 111 km de distância. É possível chegar a Matinhos através da BR-277 duplicada, sentido Paranaguá, e depois pela PR-508 até a cidade.

Para quem vem do Sul, pela BR-101 em Santa Catarina, após passar por Joinville, precisa entrar na PR-412 sentido Guaratuba e atravessar a baía de ferry-boat até chegar a Caiobá e Matinhos.

De ônibus: A viação Graciosa opera a linha de ônibus entre Curitiba e Matinhos em vários horários diários. A passagem custa em torno de R$40.

Onde ficar em Matinhos ou Caiobá

Praia Brava de Caiobá
Vista aérea da Praia Brava de Caiobá

As melhores localizações para ficar hospedado em Matinhos estão entre a Praia Mansa, em Caiobá e a Praia Brava.

Próximo ao Mirante das Pedras e o início da Praia de Matinhos também é uma ótima área, onde fica o centro da cidade e há várias opções de restaurantes.

Matinhos conta com uma grande oferta de aluguéis de temporada, incluindo casas e apartamentos, mas há também, várias opções de hotéis e pousadas. Confira algumas dicas!

Praias de Matinhos e Caiobá

Praia Mansa - Caiobá
Praia Mansa, a preferida das famílias com crianças

As praias de Matinhos possuem estilos variados, algumas cercadas por morros, outras mais retas e em áreas planas.

A maioria das praias do município de Matinhos constituem uma orla reta, que muda de nome conforme o bairro que estão situadas

São elas: Praia de Corais, Jussara, Gaivotas, Iracema, Guacyara, Currais, Ipacaraí, Betaras, Solimar, Marajá, Saint Etiene, Flórida, Riviera I e II e Flamingo e a praia de Matinhos.

O que fazer em Matinhos
Visual da Praia Brava a partir do Morro das Pedras

As praias do balneário Caiobá são divididas por morros e mais bonitas. São elas: Praia Brava, Praia do Belo e Praia Mansa.

Veja fotos e informações sobre as principais praias de Caiobá e Matinhos, no sentido Sul Norte:

Prainha

Praia Mansa e Praianha - Caiobá - PR
Vista aérea do canto da Praia Mansa em Caiobá e a Prainha ao fundo

A Prainha se localiza de frente para a entrada da Baía da Guaratuba, entre as montanhas. Estende-se por 1 km da ponta de Caiobá até a entrada da Barra de Guaratuba, com águas calmas, protegida pela baía.

Nota: Na verdade, essa praia pertence ao município de Guaratuba, mas fica bem próxima à praia Mansa em Caiobá.

Praia Mansa Caiobá

Praia Mansa - Caiobá
Vista aérea da Praia Mansa – Caiobá

A Praia Mansa é a mais procurada por famílias entre Caiobá e Matinhos. Possui uma larga faixa de areia e águas calmas e limpas protegidas por uma enseada de 1 km de extensão, ideal para banho de mar e prática de esportes náuticos.

Conta com boa infraestrutura de bares e restaurantes e costuma receber um bom número de turistas na alta temporada e nos finais de semana e feriados.

Praia do Belo

Praia do Belo - Caiobá
Praia do Belo – Caiobá

Pequena praia situada atrás do morro que divide as praias Mansa e Brava de Caiobá. Suas águas são calmas, protegidas pela Ilha da Tartaruga. Na maré baixa é possível acessar a ilha caminhando.

O acesso á Praia do Belo se faz por uma rua bem estreita a partir do canto esquerdo da Praia Mansa.

Praia Brava de Caiobá

Praia Brava de Caiobá PR
Praia Brava de Caiobá

A Praia Brava de Caiobá fica logo ao lado do morro depois da Praia Mansa, com 1,4 km de extensão.

Possui uma larga faixa de areia com áreas de vegetação. Suas águas são limpas e o mar tem média ondulação, propício para banho e também para surfe nos dias mais agitados.

É uma das áreas mais estruturadas da cidade de Matinhos, repleta de prédios, com ótima infraestrutura de bares, restaurantes e calçadão á beira mar.

Praia Brava de Matinhos

Praia Brava - Matinhos
Vista aérea da Praia Brava de Matinhos

A Praia Brava de Matinhos é a sequência da Praia Brava de Caiobá, dividida por um arroio e a Avenida Paraná. Tem 1,6 km se estendendo do arroio até a área rochosa onde fica o Mirante das Pedras.

Também possui uma larga faixa com mar transparente e ondas de médio porte, propício para banho e também para surfe nos dias mais agitados. Também oferece ótima infraestrutura.

Balneário Flamingo

Mirante das Pedras e Balneário Flamingo - Matinhos
Mirante das Pedras e Balneário Flamingo

O Balneário Flamingo fica logo após o Mirante das Pedras. O início da praia é marcado por uma enseada em formato de meia lua, onde formam boas ondas para a prática de surf.

Apesar de estar próxima do centro, quase não possui prédios, apenas casas e um reduto de pescadores, com vários barcos na areia. Nas proximidades há concentração de comércio, bares e restaurantes.

Praia Grande Matinhos

Praia Grande - Matinhos
Vista aérea da Praia Grande

A partir do Mirante das Pedras as praias de Matinhos seguem uma linha reta sem acidentes geográficos se estendendo por 12 km, chamada de Praia Grande.

Porém as praias são nomeadas pelos bairros. São elas: Flamingo, Riviera, Praia Grande, Flórida, Saint Etiene, Marajá, Solymar, Betaras, Ipacaraí, Currais, Guacyara, Iracema, Gaivotas, Jussara e Corais.

O que fazer em Matinhos: Pontos turísticos

Além das praias, Matinhos oferece algumas atrações, principalmente áreas naturais onde é possível fazer trilhas. Veja o que fazer em Matinhos além das praias.

Mirante das Pedras (Pico de Matinhos)

Mirante das Pedras - Matinhos
Mirante das Pedras – Matinhos

O Mirante das Pedras fica em cima de uma área rochosa entre a Praia de Matinhos e o balneário Flamingo. Possui um deck circular de madeira com escadaria e rampas de acesso.

O local é ideal para ficar observando o mar e também para fotos das duas praias. Em frente ao mirante há uma área rochosa à beira mar utilizada para pesca ou simplesmente para observar as ondas batendo nas pedras.

Parque aquático Águas Claras

Parque Águas Claras
Parque Águas Claras – Foto de divulgação

Inaugurado em 1994, o Parque Águas Claras oferece uma estrutura de lazer numa área de 242 mil km². Além do parque aquático com diversas piscinas e brinquedos, tem lagos para pesca e áreas para curtir a natureza.

Além das áreas de diversão o parque oferece uma grande estrutura com lanchonetes, restaurante, loja, churrasqueiras e a pousada Santo Antônio. Fica aos pés da Serra do Mar, a 90 km de Curitiba e 12 km do centro de Matinhos.

Morro do Escavaldo

Também conhecido como Morro da Cruz, o Morro do Escavaldo tem 262 metros de altitude, situado em meio à mata. Uma trilha leva ao topo da montanha onde é comum a prática de voos de paraglider, escalada e rapel.
Lá do alto é possível ter uma bela vista panorâmica das praias da região.

Morro do Boi

Matinhos PR
Morro do Boi e Praia Brava ao fundo

O Morro do Boi tem 160 metros de altura e divide a praia de Caiobá, entre a Praia Mansa e Praia Brava.
A trilha inicia no canto da Praia mansa e leva até a pequena Praia dos Amores, que fica escondida atrás do montanha, além de propiciar belas vistas lá no alto.

Parque Estadual Rio da Onça

O Parque Estadual Rio da Onça, em Matinhos, é uma Unidade de Conservação, criada em 1981, é gerenciada pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Possui Mata Atlântica preservada, trilhas, passarelas e um mirante.

Ilha da Tartaruga

Ilha da Tartaruga - Matinhos
Ilha da Tartaruga

Também é conhecida como Ilha do Farol, a Ilha da Tartaruga fica atrás do Morro do Boi, a 150 m do continente. A partir da ilha se tem um belo visual da paisagem circundante.
O acesso à ilha se dá pela Praia do Belo, por onde é possível chegar caminhando pelas pedras durante a maré baixa.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here