Praias de Navegantes – Santa Catarina

Conheça as praias e atrações de Navegantes SC. Dicas de turismo!

Praia Gravatá - Navegantes - SC
Praia Gravatá
  Por Jair Prandi
 

As praias de Navegantes não são tão conhecidas como os famosos destinos próximos, Balneário Camboriú e Itapema. Mas são também muito procuradas por moradores e turistas da região.

Navegantes é uma cidade do Litoral de Santa Catarina com 10 km de praias. O município tem seu território geográfico bem definido entre o Rio Itajaí ao Sul e rio Gravatá ao Norte.

Junto com Itajaí, Navegantes concentra o maior centro pesqueiro do estado. Destacando também pela forte indústria naval e atividade portuária.

As praias de Navegantes são de mar aberto, procuradas por surfistas e também pelos amantes da pesca. Porém, são boas também para banho de mar, procuradas por famílias no verão.

Praça da Praia de Navegantes
Praça da Praia Central

O que fazer em Navegantes SC

O turismo em Navegantes tem as praias como principais atrações. Além delas há poucas opções, limitadas a apenas algumas praças, o Santuário de Navegantes e o Farol da Barra do rio Itajaí.

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes

Santuário de Navegantes - SC
Crédito: Prefeitura de Navegantes

Igreja centenária simples, sem grandes detalhes em sua construção, porém com importante na história da cidade.

Ao lado da igreja há uma construção em forma de barco que representa os navegadores, muito legal para fotos. Há também uma gruta com a imagem da padroeira e uma fonte de água límpida.

Na primeira semana de fevereiro realiza-se a festa da padroeira Nossa Senhora dos Navegantes.

Farol da Barra e Molhe Norte do Rio Itajaí

Farol da Barra - Navegantes
Vista aérea do Farol da Barra – Crédito: Daniel Vieira

O Molhe de Navegantes (construído em 1930) se estende por 800 metros junto à margem norte do Rio Itajaí. Serve para amansar as águas e facilitar a entrada dos navios gigantes aos portos de Itajaí e Navegantes.

No local há um farol de orientação aos navios que também serve também como mirante. É um ótimo lugar para ver os navios entrando e saindo, como também para pesca e fotos. O acesso é asfaltado e urbanizado.

Praias de Navegantes

Foz do Rio Gravatá
Foz do Rio Gravatá na divisa com o município de Penha

A orla de Navegantes é dividida em 4 praias: Praia do Pontal, Praia Central, Meia Praia, e Gravatá. Possuem águas limpas, próprias para banho, pesca e prática de esportes, especialmente surf.

As praias de Navegantes tem sua área de restinga preservada em boa parte de toda sua orla. É uma Área de Preservação Permanente – APA equipada com calçadão suspenso em madeira e passarelas de acesso.

Saiba mais sobre cada uma das praias de Navegantes no sentido Norte Sul:

Praia de Gravatá

Praia Gravatá - Navegantes - SC
Vista aérea da Praia Gravatá

A Praia do Gravatá é a que fica mais ao norte da cidade e é também a praia mais bonita de Navegantes. Em seu lado esquerdo fica a foz do rio Gravatá e uma montanha que dá um belo visual à praia.

É uma praia bastante procurada por surfistas, por oferecer boa qualidade nas ondas que quebram próximas às pedras. Já a Pedra da Miraguaia, que fica na praia, é um ótimo local para quem gosta de pescar.

É um dos balneários mais badalados durante o verão, com bares, restaurantes e vida noturna agitada.

Meia Praia – Navegantes

Meia Praia - Navegantes - SC
Áreas de dunas e vegetação de restinga na Meia Praia

Meia praia é um bairro da cidade de Navegantes situado entre o aeroporto e a Praia Gravatá. É pouco frequentada, porém oferece uma larga faixa de areia e áreas de vegetação antes do mar.

Com mar agitado e boas ondas, é muito procurado por surfistas durante o verão. Também é utilizada para banho, mas com certo cuidado. Boa para caminhada pela longa faixa de areia, jogar futebol e vôlei.

Conta com boa infraestrutura próxima, com quiosques e bares.

Praia de Navegantes (Praia Central)

Praia de Navegantes - SC
Praia do centro

A Praia de Navegantes é também chamada de Praia Central ou Praia do Centro. Como o nome sugere é a que fica em frente ao centro da cidade de Navegantes.

Pelo mar agitado e boas ondas é perfeita para a prática de surfe, pesca, além de vôlei e futebol de areia. O banho de mar deve ser tomado com cautela nesta praia.

É a praia mais bem urbanizada com calçadão iluminado, vários bares e restaurantes, sendo bastante movimentada no verão. Nesta praia são realizados alguns eventos da cidade, como shows gratuitos.

Praia do Pontal

Praia do Pontal - Navegantes SC
Praia do Pontal – Crédito: Rafael Schieuss / Maps

A Praia do pontal é a que fica ao lado dos Molhes da Barra do rio Itajaí, a primeira ao sul da cidade. É a praia de Navegantes que oferece mar mais calmo, ideal para famílias com crianças, especialmente mais à direita, próximo aos molhes.

É também um ótimo local para pesca na área dos molhes, onde de um lado fica a praia e do outro o rio.

Quando ir a Navegantes – Santa Catarina

  • Por ser uma cidade de praias a melhor época para visitar Navegantes é no verão, entre dezembro e março.
  • Nesta época o sol brilha mais forte com temperaturas entre 23°C e 27°C. As chuvas são mais frequentes, mas são chuvas rápidas de verão.
  • O restante do ano é bom para conhecer o destino, mas não para pegar praia, pois as águas ficam muito geladas.
Monumento aos Pescadores na praia do centro

Como chegar a Navegantes SC

O Aeroporto Internacional de Navegantes – Ministro Victor Konder (NVT), é a opção para quem vem de longe. Este aeroporto é utilizado para quem quer visitar também outros destinos como Balneário Camboriú, Beto Carrero e Blumenau.

Chegando ao aeroporto, o ideal é alugar um carro para conhecer a região.

Alugue um carro para sua viagem!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Para quem chega de carro a BR-101 que corta o Litoral de Santa Catarina é o acesso para quem vem tanto do Norte como do Sul. Já a BR-470 é o caminho para quem vem de Blumenau e Oeste Catarinense.

Para quem vem de Itajaí o melhor acesso é pela rápida travessia de Ferry boat no rio Itajaí. A travessia evita uma volta de 27 km e muito trânsito.

ferry boat Itajaí - Navegantes
ferry boat Itajaí – Navegantes – Crédito: Renato Soares – MTUR

Onde ficar em Navegantes

As duas melhores áreas para ficar em Navegantes são na Praia Central e na Praia do Gravatá. São os locais que oferecem uma maior infraestrutura.

Já a Meia Praia é um local um pouco menos movimentado, bom para quem gosta de tranquilidade.

Confira as dicas de algumas boas opções de hospedagem em Navegantes SC:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here