Piçarras SC: Praias e atrações

Praias, atrações e dicas do Balneário Piçarras, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina.

Piçarras SC
  Por Jair Prandi
 

O Balneário Piçarras é um município do Litoral Norte de Santa Catarina, com pouco mais de 6 km de orla com belas praias.

Com cerca de 23 mil habitantes, Piçarras chega a receber em torno de 100 mil turistas na temporada de verão.

O destino aoferece uma combinação harmoniosa do mar com o rio e a mata atlântica. Banho de mar, esportes náuticos, pesca, passeios de barco, e a completa infraestrutura são os principais atrativos.

O balneário de águas calmas oferece além do mar, boa infraestrutura turística com calçadão, bares, restaurantes e casas noturnas. Também conta com algumas atrações como o maior museu oceanográfico da América Latina.

Piçarras
Vista aérea da parte central da cidade

Piçarras SC

A origem do nome “Piçarras” veio do Piçarro, que são rochas de argila, presentes em abundância no solo do município.

Emancipado de Penha, o município foi fundado em 1963 com o nome de Piçarras. Em 2005, após um plebiscito, o nome do município foi alterado para Balneário Piçarras.

Ha alguns anos atrás Piçarras quase não tinha areia em sua praia e o mar estava invadindo as calçadas. Com isso foram construídos três molhes, que deixaram o mar mais calmo.
Também foi adicionada muita areia para aumentar a faixa de praia.

O que fazer em Piçarras

O principal atrativo do Balneário Piçarras são as praias, que iremos falar com mais detalhes mais adiante. Ale delas há algumas outras atrações, confira!

Molhe Turístico Joaquim Pires

Molhe de Piçarras
Molhe turístico

Localizado no extremo direito da praia, fica junto à foz do rio de Piçarras. Além de tornar o mais calmo, serve também para proteger a entrada das embarcações pelo rio.

Possui em torno de 200 m de extensão com calçada e bancos. É um ótimo local para caminhadas, pesca e fotos, já que oferece uma das melhores vistas do Balneário.

Barra do Rio Piçarras

Barra do Rio Piçarras
Barra do Rio

A Barra do Rio Piçarras faz a divisa com Penha e é protegida por dois molhes, um cada lado do rio. É um ótimo local para pesca e esportes aquáticos.

O local é ponto de entrada e saída de barcos de pesca, como também do barco pirata capitão gato, que realiza passeios de escuna, saindo pelo lado de Penha.

Museu Oceanográfico Univali

Museu Oceanográfico Univali
Museu Oceanográfico Univali – Foto de divulgação

O Museu Oceanográfico Univali (MOVI) é o Maior Museu Oceanográfico da América Latina. Possui uma área total de 4.000 m², sendo que 1.000 m² são de áreas de exposição.

O museu preserva um acervo de espécies marinhas da biodiversidade do litoral brasileiro. Também expõem aspectos do nosso patrimônio biológico marinho.

Abre todos os dias da semana, das 14 às 18h.
O ingresso inteiro custa R$ 20.

Praias de Piçarras

O orla do Balneário Piçarras é dividida em três praias: Praia de Piçarras, Praia das Palmeiras e Ponta do Jaques, do Sul para o Norte.

Toda a baía de Piçarras tem um mar de mar calmo com ondas que estouram somente próximas à areia. Considerada umas das praias com a melhor balneabilidade em Santa Catarina, é ideal para banho de mar e esportes náuticos, além da pesca.

Abaixo destacamos as características de cada uma das praias de Piçarras.

Praia de Piçarras

Praia de Piçarras
Praia do centro

A Praia de Piçarras oferece um mar calmo, protegida por 3 molhes, um cada ponta e um central. As ondas estouram a apenas alguns metros da areia e logo depois o mar parece uma piscina.

É a praia mais visitada pelos turistas na cidade, ideal para famílias com crianças e para prática de esportes náuticos. Possui muitas árvores em toda sua extensão, oferecendo sombra aos visitantes.

Oferece uma boa infraestrutura, como calçadão em toda a sua extensão de mais de 2 km. Por estar em frente ao centro da cidade possui também áreas de comércio, hotéis, restaurantes e serviços de praia.

Praia das Palmeiras

Praia Palmeiras - Piçarras
Praia Palmeiras

Localizada ao Norte, logo após o último molhe, a Praia palmeiras é na verdade uma extensão da praia Piçarras. O mar oferece as mesmas características da praia do centro.

Já a faixa de areia possui uma faixa de vegetação de restinga preservada. Na metade Sul da praia há um calçadão de madeira, já na metade Norte não há pavimentação.

Ponta do Jacques

Ponta do Jaques
Vista aérea da Ponta do Jaques

Possui ondas um pouco mais fortes que as demais praias de Piçarras, mas que variam de um dia para outro.

Possui uma faixa vegetação nativa na areia, sendo própria para banhos e esportes náuticos, inclusive surf quando está mais agitada.

Localizado na divisa com a praia de Itajuba, Barra Velha, a praia da Ponta do Jacques oferece menor infraestrutura que as outras.

Quando ir a Piçarras – Santa Catarina

Para aproveitar as praias, principais atrações do destino, o verão é a melhor época, entre dezembro e março. Os meses de novembro e abril também são opções para pegar praia.

Se o objetivo for apenas conhecer as atrações de Piçarras, qualquer época é válida. Fora da temporada de verão o lugar é bem tranquilo, quase uma vila de pescadores.

Balneário Piçarras
Vista aérea do molhe turístico

Como chegar ao Balneário Piçarras SC

  • A cidade de Balneário Piçarras fica a 120 km de Florianópolis, 73 km de Joinville, 54 km de Blumenau e 190 km de Curitiba.
  • O município é cortado pela BR-101 que passa a pouco mais de 1 km do mar. Esta rodovia duplicada é o acesso tanto para quem vem do Norte como para quem vem do Sul.
  • Quem vem de Blumenau e Oeste Catarinense, o acesso é pela BR-470, ainda não duplicada.
  • Para quem vem de avião, o aeroporto mais próximo é o de Navegantes, situado a apenas 20 km.
Vista aérea de Piçarras
Vista aérea dos molhes na divisa com Penha

Onde ficar em Piçarras

A melhor localização para se hospedar é entre a Barra do Rio Piçarras, na Praia do Centro e a metade Sul da Praia Palmeiras. Esta área oferece boa infraestrutura, com calçadão e mais opções de restaurantes e comércio.

Além de algumas opções de hotéis e pousadas a cidade conta com uma grande oferta de apartamentos e casas para alugar na temporada.

Veja algumas dicas de onde ficar em Balneário Piçarras:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here