O que fazer em Amarante – Portugal

Amarante é uma bela cidade do Norte de Portugal situada às margens do Rio Tâmega

Amarante - Portugal
Vista aérea do rio e da cidade
  Por Jair Prandi
 

Amarante é uma bela cidade portuguesa localizada às margens do Rio Tâmega. É um destino de história, natureza e gastronomia, situada na região de Porto, que tem a Ponte São Gonçalo como uma das principais atrações.

Amarante já existia por volta do ano de 1200, mas foi elevada oficialmente à cidade somente em 1985. A área urbana da cidade forma belos cenários com seus prédios históricos e igrejas, ás margens do rio Tâmega, cortado pela icônica ponte.

Situada entre Peso da Régua (no vale do Rio Douro) e Guimarães, a cidade de Amarante é uma parada obrigatória em um roteiro de carro no Norte de Portugal.

Neste artigo iremos dar todas as dicas do que fazer em Amarante mostrando os pontos turísticos.

O que fazer em Amarante - Portugal
Vista da cidade a partir do parque fluvial

Turismo em Amarante: Navegue pelo post

O que fazer em Amarante: Pontos turísticos

A cidade de Amarante é pequena e os pontos turísticos, ficam quase todos concentrados no centro histórico. Estacione o carro no Parque Ribeirinho, e conheça as atrações caminhando.

Atravessando a ponte de São Gonçalo, principal ponto turístico da cidade, você chegar ao centro histórico de Amarante, repleto de igrejas e belas construções.

Vista aérea da cidade de Amarante - Portugal
Vista aérea da cidade

Veja o que fazer em Amarante. Conheça os principais pontos turísticos:

1 – Ponte de São Gonçalo
2 – Igreja e Convento de São Gonçalo
3 – Igreja de São Domingos e Museu de Arte Sacra
4 – Igreja de São Pedro
5 – Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso
6 – Casa da Calçada
7 – Solar dos Magalhães
8 – Parque Ribeirinho e Parque Florestal de Amarante
9 – Praia fluvial Aurora
10 – Parque Aquático de Amarante

1 – Ponte São Gonçalo – Amarante

Ponte São Gonçalo - Amarante - Portugal
Vista aérea da Ponte São Gonçalo

A imagem que mais chama a atenção em Amarante é a da ponte São Gonçalo, em conjunto com o rio que reflete a imagem dos prédios do centro histórico.

Declarada Monumento Nacional a ponte em arco de pedra atravessa o Rio Tâmega. Tem 75 metros e foi construída no século XIX, após a destruição da antiga ponte em uma enchente.

2 – Igreja de São Gonçalo

Igreja São Gonçalo - Amarante
Igreja São Gonçalo

Situada ao lado da ponte, a imponente igreja São Gonçalo se destaca no cenário do centro histórico de Amarante. É a igreja matriz da cidade, edificada entre os anos de 1543 e 1600.

Em seu pórtico há várias estátuas de santos, enquanto na varanda ficam as estátuas de alguns reis de Portugal. Em seu interior, destaca-se o órgão de tubos e o túmulo do beato Gonçalo de Amarante.

O espaço do antigo convento estende-se por três claustros, enquanto no lado de fora da igreja há uma enorme praça às margens do rio.

3 – Igreja de São Domingos e Museu de Arte Sacra

Igreja São Gonçalo e São Domingos - Amarante
Igrejas São Gonçalo e São Domingos

A Igreja de São Domingos, também conhecida como Igreja de Nosso Senhor dos Aflitos, fica atrás da Igreja de São Gonçalo, no centro de Amarante, acessada por um caminho de pedra.

Concluída em 1725, a igreja em estilo barroco passou por um recente restauro, em 2011. Atualmente abriga também um museu de arte sacra.

Seu interior é decorado por uma talha dourada, enquanto o altar-mor, pelo conjunto do Calvário, ambos do século XVIII. Em sua parte externa destaca-se a torre com o relógio bastante visível entre as construções da cidade.

4 – Igreja de São Pedro

Igreja São Pedro - Amarante
Igreja São Pedro

Considerada uma das igrejas mais antigas de Vila Real, a Igreja de São Pedro foi iniciada em 1528 e terminada somente em 1720, quase 200 anos depois.

Possui fachada e uma torre central de estilo barroco, acompanhada de dois patamares balaustrados, com as imagens de São Pedro e de São Paulo.

No topo da torre sobressai a mitra papal com a cruz de três braços. No interior há ornamentos de azulejos, talha douradas e várias imagens do século XVIII.

5 – Museu Municipal Amadeo de Souza Cardoso

Museu municipal Amadeo Souza Cardoso
Museu municipal Amadeo Souza Cardoso – Foto: Portal de turismo de Amarante

Instalado numa parte do Convento de São Gonçalo, o Museu Municipal Amadeo de Souza-Cardoso possui um acervo com obras relativas à história da cidade e da região.

O acervo reúne obras de Amadeo de Souza Cardozo e também de outros artistas locais, como António Carneiro, Acácio Lino, Agustina Bessa Luís e outros.
Abre de terça a domingo, das 10h às 17h30.

6 – Casa da Calçada

Casa da Calçada
Casa da Calçada em amarelo

A Casa da Calçada é uma enorme propriedade amarela situada próxima à ponte de São Gonçalo. Foi construída no século XVI para ser um dos principais palácios do Conde do Redondo.

Em 2001, o prédio foi totalmente restaurado e a partir de 2003, passou a fazer parte da conceituada rede de hotéis Relais e Châteaux. No local funciona o restaurante Largo do Paço, onde não é preciso estar hospedado para visitar.

7 – Solar dos Magalhães

Solar dos Magalhães - Amarante
Solar dos Magalhães – Foto: Amarante turismo

O Solar dos Magalhães é uma construção de Amarante, com mais de 600 anos de história. Construído no século XIX, o solar foi um símbolo da resistência contra a invasão das tropas de Napoleão.

Queimado pelas tropas francesas em 1809, restou da estrutura original do solar somente as paredes exteriores.

8 – Parque Ribeirinho

Parque Ribeirinho - Amarante
Vista aérea do Parque Ribeirinho

O parque Ribeirinho é uma bela área situada na margem esquerda do rio Tâmega. O local possui estacionamento e uma ampla área com árvores ao lado do rio de onde se tem as melhores vistas da ponte São Gonçalo e do centro histórico.

Por esta área chega-se também ao parque florestal doe Amarante, uma área preservada com muitas árvores junto ao rio.

9 – Praia Fluvial Aurora

Praia fluvial Aurora
Praia fluvial Aurora – Foto: Dinon Pereira / Maps

Localizada no centro de Amarante, na margem direita do rio Tâmega, a Praia fluvial aurora é também conhecida pela Praia Fluvial dos Poços.

Possui infraestrutura com bar, restaurante e ancoradouro para prática de atividades aquáticas, como canoagem ou passeios de barco. Fica a 600 m rio acima a partir da ponte.

10 – Parque Aquático de Amarante

Parque aquático de Amarante
Parque aquático de Amarante – Foto de divulgação

O Parque Aquático de Amarante oferece uma ótima infraestrutura de piscinas e brinquedos aquáticos. Tem piscinas de diversos tamanhos e estilos, toboáguas, escorregadores, cascatas e outros brinquedos.

Fica a 8 km do centro e abre entre Junho e Setembro.
Mais sobre o parque

Voltar ao índice

Quando ir a Amarante

Com a maioria das atrações sendo construções históricas é um destino para ser visitado em qualquer época do ano. Porém, se for para curtir também a praia fluvial e o parque aquático vá entre Junho e Setembro.

Centro histórico de Amarante - Portugal
Vista ada ponte de acesso ao Centro histórico

Voltar ao índice

Como chegar a Amarante – Portugal

Para quem chega do exterior, o aeroporto mais próximo é o da cidade do Porto, situado a 60 km, cerca de 40 minutos de viagem, ligada por autoestrada. A duas melhores formas de conhecer a cidade é ir de carro ou através de um tour.

De carro

Essa foi a forma que conhecemos a cidade, com carro alugado em Lisboa em nosso roteiro em Portugal de Sul a Norte. Chegamos a Amarante depois de passar por Lamego e Peso da Régua, depois seguimos para Guimarães e Braga

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Através de um tour

A GetYourGuide oferece algumas opções de passeios de 1 dia para Amarante e Vale do Douro, saindo da cidade do Porto. O pagamento é feito com cartão de crédito, sem IOF. Você poderá cancelar a reserva caso desista da experiência.

Conheça o tour com o melhor preço!

Voltar ao índice

Onde ficar em Amarante

Dormir uma noite ou não em Amarante vai depender de seu roteiro de viagem. É bem comum os visitantes fazerem um bate e volta a partir de Porto e não dormirem na cidade.

Para quem vai fazer um roteiro pelas cidades da região, como Guimarães, Braga, Peso da Régua, entre outras, considere passar uma noite em Amarante.

Confira aqui as opções de hospedagem na cidade

O que fazer em Amarante
Vista do rio, ponte e centro histórico

Seguro Viagem

O Seguro Viagem é obrigatório para entrar como turista na União Europeia. É preciso fazer a contratação antecipada, ainda no Brasil, de um plano para a Europa, com cobertura mínima de 30 mil Euros.
Reservando aqui pela Seguros Promo você tem 5% de desconto e + 5% se pagar via PIX ou boleto.

SEGUROS PROMO – Acesse o buscador de Seguros Viagem nacional e internacional para qualquer país no mundo.
FAÇA SUA BUSCA DE SEGURO VIAGEM!

Chip Internacional

Outro item importante para uma viagem ao exterior é um Chip Internacional. Você irá precisar para acessar a Internet de modo geral, acessar o Whatsapp, o GPS do Google Maps, verificar e alterar suas reservas, entre tantas outras necessidades.

CHIP INTERNACIONAL AMÉRICA CHIP – Não fique sem internet no exterior. Adquira seu chip internacional e viaje conectado.
COMPRE UM CHIP PARA 4G PARA EUROPA!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here