Praia de Pontal do Paraná: Dicas e atrações

Pontal do Paraná é um município do Litoral do Paraná com 23 km de praias.

292
Praia de Leste - Pontal do Paraná
Vista aérea da Praia de Leste, em Pontal do Paraná

Pontal do Paraná é um dos poucos municípios do curto Litoral do Paraná. Bastante procurado no verão, possui 23 km de praias retas, sem acidentes geográficos.

O município de Pontal do Paraná se localiza na planície costeira de baixa altitude do Litoral Paranaense. Vai desde a Praia do leste, na divisa com Matinhos, até Pontal do Sul, que dá acesso para a Ilha do Mel.

Fica a 95 km da capital Curitiba, com acesso fácil com um mar de águas limpas. O balneário oferece praias boas para banho e também opções para surf e agito noturno como a Praia de Leste e Ipanema.

Pontal do Paraná
Vista aérea da praia de Pontal do Paraná

Pontal do Paraná PR

Pontal do Paraná tornou-se município, recentemente, em 1995, quando foi desmembrado de Paranaguá. Com pouco mais de 26 mil habitantes fixos, recebe um grande número de turistas de férias na temporada de verão, especialmente da grande Curitiba.

  • Quais são os balneários de Pontal do Paraná?
    São 48 os balneários que mudam de nome conforme o bairro que acompanha a orla.
  • Como faço pra ir pra Pontal do Paraná?
    Para quem vem de Curitiba basta pegar a BR-277 e depois a PR-407. Para quem vem de matinhos, o acesso é pela PR-412.
  • Qual a população de Pontal do Paraná?
    A população do município é de pouco mais de 26 mil habitantes.
  • Quais os municípios que fazem limite com Pontal do Paraná?
    Faz limite apenas com Matinhos ao Sul e Paranaguá a Oeste.
Pontal do Sul - Paraná
Vista aérea do Pontal do Sul e Ilha do Mel ao fundo

Praias de Pontal do Paraná

O município possui 23 km de orla marítima. Quase todo o trecho é de mar aberto, sem acidentes geográficos entre as praias e com uma larga faixa de areai e vegetação de restinga.

Pontal do Paraná se divide em 48 balneários que mudam de nome em cada bairro que acompanha a orla. O balneário de Santa Terezinha possui vida noturna agitada e boas ondas para surf, por isso, é visitado pelos jovens.

Entre os mais conhecidos estão a Praia do Leste, Ipanema, Shangri-Lá e Pontal do Sul.

Praia de Leste

Praia de Leste - Pontal do Paraná
Vista aérea da Praia de Leste

A Praia de Leste é a mais urbanizada praia de Pontal do Paraná. Possui calçadão e bastante comércio, onde está localizada a Prefeitura de Pontal do Paraná. Suas areias são claras e o mar também costuma ser mais tranquilo.

Praia Ipanema – Pontal do Paraná

Praia de Leste e Ipanema - Pontal do Paraná
Praia de Leste e Ipanema ao fundo

Ipanema fica entre a Praia de Leste e Sangri-lá. É bastante movimentada, procurada principalmente pela galera jovem. Possui boa infraestrutura e diversos barzinhos e lanchonetes, opções de lazer noturno.

Praia Shangri-lá

Shangri-lá é outro balneário importante situado entre as praias de Ipanema e Pontal do Sul. O um dos locais que mais atrai surfistas pela boa qualidade das ondas.

Praia do Pontal do Sul

Praia do Pontal do Sul - PR
Vista aérea da Praia do Pontal do Sul – Foto: Alex Anjos / Local Guide do Google Maps

É a única praia que possui características distintas é a do pontal do Sul. Por estar situada na Baía de Paranaguá, onde o mar faz a curva, oferece um mar mais calmo, propício para banho de mar e famílias com crianças.

No Pontal do Sul fica também o canal onde está o ponto de embarque para a Ilha do Mel.

Quando ir a Pontal do Paraná: Melhor época

  • Por ser uma cidade de praias, com certeza o verão é a melhor época. A partir de novembro o mar começa a ficar convidativo para banho de mar e segue assim até meados de abril.
  • Outras épocas são boas para descansar, fazer caminhadas, pescar e praticar esportes.
  • O período mais chuvoso é o verão, mas as chuvas costumam ser rápidas. O inverno costuma ser mais seco com precipitação média de 100 mm.

Como chegar ao Pontal do Paraná PR

Terminal de embarque para Ilha do Mel - Pontal do Sul
Terminal de embarque para Ilha do Mel em Pontal do Sul
  • Pontal do Paraná fica a 100 km de Curitiba, 25 km de Matinhos e 96 km de Joinville.
  • O acesso para quem vem de Curitiba é primeiramente pela BR-277, toda duplicada, e depois a PR-407.
  • Para quem vem do Sul, o acesso é pela SC-407 e depois pela PR-412, que inclui a travessia de ferry boat em Guaratuba.

De ônibus: A Viação Graciosa opera o trecho entre a capital e as principais praias de Pontal, saindo da rodoviária de Curitiba. O valor da passagem custa em torna de R$50.

De avião: Os Aeroportos mais próximos são o Afonso Pena, situado na grande Curitiba (94 km) e o de Joinville (100 km).

De carro alugado: Para quem chega de avião, alugar um carro é uma ótima opção para conhecer vários destinos da região. Dá para formar um roteiro incluindo a Ilha do mel, Matinhos, Guaratuba, Paranaguá, Morretes e Antonina.

Alugue um carro para sua viagem pela região!
Compare várias locadoras simultaneamente, com a RentCars e encontre o melhor preço! Reserve online, com antecedência para garantir bons preços!
Faça sua cotação e reserve aqui!

Onde ficar em Pontal do Paraná

A maioria das opções de hospedagem em Pontal do Paraná são de casas e apartamentos de temporada. Porém, há também opções de hotéis e pousadas espalhados nas principais praias.

O que fazer em Pontal do Paraná além da praia

Parque Nacional Marinho das Ilhas dos Currais

É um parque nacional marinho do Paraná. É formado por três ilhas que ficam em frente ao balneário de Praia de Leste, a 11 km da costa.
Considerado um importante berçário de aves do Brasil, o parque abriga também o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná.

Estrada Ecológica do Guaraguaçu

É a antiga estrada que ligava Pontal do Sul a Paranaguá. Possui 26 km que são pavimentados com conchas encontradas nos sambaquis da região.

Hoje a estrada é utilizada no ecoturismo e acesso para locais de pesca. O local abriga também a aldeia indígena Guarani M’Bya, onde vendem artesanatos.
As visitas devem ser agendadas no Departamento de Turismo da cidade ou na Funai.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here