O que fazer em Rio do Sul SC: Turismo e dicas

Conheça Rio do Sul, uma importante cidade do Vale Europeu Catarinense!

O que fazer em Rio do Sul - Santa Catarina
  Por Jair Prandi
 

Rio do Sul é uma importante cidade do Vale Europeu Catarinense, no Alto Vale do Itajaí. Cortada por dois rios que se juntam e formam o Rio Itajaí-Açu, é uma cidade de muitas pontes.

O centro da cidade de Rio do Sul está a uma altitude de 340 metros acima do nível do mar. Sua população estimada é de 72 mil habitantes, conforme dados do IBGE (2020).

Entre os pontos turísticos de Rio do Sul, na cidade, o destaque é a imponente igreja matriz (Catedral de São João Batista). Já nos arredores, há boas opções na área montanhosa, como o Pico da Bandeira, Morro do Funil e Cachoeira da Magia.

Três Picos - Lontras - SC
Três Picos, uma bela opção de ecoturismo próximo à cidade

A cidade faz parte também da Rota de Compras de Santa Catarina, sendo conhecida pelas inúmeras confecções.

Quando ir a Rio do Sul – Santa Catarina

O clima de Rio do Sul é quente e temperado, com temperatura média de 19 graus. As chuvas são distribuídas durante o ano com média de 127 mm por mês. Os meses entre abril e agosto são os menos chuvosos.

Rio do Sul SC
Vista aérea do Rio Itajaí e cidade de Rio do Sul

No mês de setembro acontece na cidade a Kegelfest (Festa Nacional do Bolão). É uma festa tradicional alemã que reúne shows nacionais, apresentações folclóricas e gastronomia.

Rio do Sul é um também um importante centro de compras de roupas, que funciona o ano todo. A cidade concentra mais de 100 que produzem jeans, malhas, entre outros.
Os dois maiores centros de vendas são o Polo Shopping e o Fabricenter.

Rio do Sul SC
Vista aérea do centro da cidade

Como chegar a Rio do Sul SC

Rio do Sul fica a 194 km da capital, Florianópolis, a 100 km de Blumenau e a 130 km de Lages.

A principal via de acesso para chegar a Rio do Sul é a movimentada BR-470, que leva a Itajaí (a Leste) e Campos Novos (a Oeste). Outra opção é a SC-350, que leva a Ituporanga e Alfredo Wagner e se une à BR-282, que leva a Floripa.

Não há aeroporto comercial na cidade e os mais próximos são o de Florianópolis (204 km) e o de Navegantes (147 km).

Quem chega de avião por Navegantes ou Floripa pode alugar um carro para conhecer destinos da região como Rio do Sul, Blumenau, Alfredo Wagner, entre muitos outros…

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Onde ficar em Rio do Sul

A cidade de Rio do Sul oferece boas opções de hotéis situados no centro ou nas proximidades. A cidade não é muito grande e se você estiver de carro os deslocamentos serão tranquilos.

Hotel Aliança Express em Rio do Sul
Hotel Aliança Express – Imagem de divulgação

Segue algumas dicas de hotéis em Rio do Sul, bem avaliados pelos hóspedes, com preços razoáveis:

O que fazer em Rio do Sul

Os pontos turísticos de Rio do Sul se dividem entre a área urbana e rural. Na área urbana se destacam algumas construções e museus. Na área rural o destaque são algumas montanhas com vistas fantásticas.

Veja o que fazer em Rio do Sul. Conheça suas principais atrações e pontos turísticos:

Pontos turísticos de Rio do Sul

Catedral São João Batista

Catedral de Rio do Sul
Vista aérea da Catedral S/ao João Batista

Concluída em 1947, a Catedral São João Batista é o principal cartão postal de Rio do Sul. A imponente igreja de estilo neogótico se destaca até mesmo para quem está passando pela BR-470, ao longe.

Situada no centro da cidade, forma um belo conjunto harmonioso com o Colégio Dom Bosco, que fica ao seu lado. Tanto por dentro como por fora, impressiona também pela riqueza nos detalhes decorativos.

Praça Ermembergo Pellizzetti

Praça Ermembergo Pellizzetti
Vista aérea da Praça Ermembergo Pellizzetti

A Praça Ermembergo Pellizetti é ponto de encontro dos moradores da cidade, situada a poucos metros da catedral.

Apesar de pequena, é palco de eventos sociais e culturais. Possui parque infantil, árvores e banheiros públicos. Nela acontece também a Feira de Produtos Coloniais, realizada nas sextas.

Ponte dos Arcos

Ponte dos Arcos - Pico da Bandeira - Rio do Sul
Vista aérea da Ponte dos Arcos

A bela Ponte dos Arcos foi inaugurada em 1937, fazendo a ligação entre a Rua XV de Novembro e a Rua Rui Barbosa sobre o rio Itajaí do Sul.

A ponte dos Arcos considerada um marco histórico de Rio do Sul, tendo servido no passado para a travessia de trens da antiga Estrada de Ferro Santa Catarina. Hoje recebe tráfego de veículos e pedestres.

Fica próximo à Fundação Cultural de Rio do Sul.

Ponte do Galo

Ponte do Galo - Rio do Sul
Vista aérea da Ponte do Galo

Ponte Olíbio Antônio da Silva é uma bela ponte suspensa com 100 m de extensão sobre o Rio Itajaí-Açu, que faz a ligação entre os bairros Canta Galo e Jardim América.

Porém, além de sua beleza e arquitetura, a ponte possui uma estátua de um galo bastante polêmica em uma de suas torres.

O galo mecânico canta todos os dias, em determinados horários, a mais de 15 anos. O som alto emitido pelo galo que pode ser ouvido a 3 km de distância provoca reclamações dos moradores.

Início do Rio Itajaí-Açu

Início do Rio Itajaí-Açu
Encontro dos rios, início do Rio Itajaí-Açu

Próximo ao centro da cidade, se encontram o rio Itajaí Mirim com o rio Itajaí do Oeste, formando o rio Itajaí-Açu. Há dois lugares onde se pode observar o início deste importante rio de Santa Catarina:

1 – Caminhando até o centro da ponte estreita do rio Itajaí na rua Machado de Assis.
2 – De um pequeno mirante que fica no pátio do parque universitário UNIDAVI, depois do Museu da Madeira.

Museu da Madeira

Museu da Madeira - Rio do Sul
Museu da Madeira da UNIDAVI

Construído em 2011, o Museu da Madeira fica dentro do parque universitário da UNIDAVI. Possui uma serraria movida a roda d’água junto com um acervo de equipamentos utilizados antigamente nesta atividade.

O Museu da Madeira preserva a história do Ciclo da Exploração da Madeira no Alto Vale do Itajaí. Esta atividade fez parte de um período do desenvolvimento econômico da região,

A entrada é gratuita, porém se for estacionar no pátio da UNIDAVI, é preciso pagar estacionamento.

Museu Histórico Cultural Victor Lucas

Museu Histórico Cultural Victor Lucas
Bela arquitetura do Museu Histórico Cultural Victor Lucas

O Museu Histórico Victor Lucas foi criado em 1973, instalado no belo prédio da Antiga Estação Ferroviária de Rio do Sul. Junto funciona o Museu Fotográfico Alfredo dos Santos.
Tem como objetivo conservar peças e documentos de valor histórico cultural. Oferece exposições permanentes e temporárias em várias temáticas.

Os destaques temáticos são: Indígena, Estrada de Ferro, Cotidiano do Imigrante, Famílias, Fotografias, II Guerra Mundial, Saúde e Numismática.

Horário de atendimento: 8h às 11h30min e das 13h30min às 18h

O que fazer em Rio do Sul: Natureza e ecoturismo

Pico da Bandeira de Rio do Sul

Pico da Bandeira - Rio do Sul
Mirante com vista da cidade

Com 847 metros de altura, o Pico da Bandeira de Rio do Sul é um dos pontos mais altos do município. Por estar situado ao lado da cidade proporciona belas vistas panorâmicas da cidade, além de um belo por do sol.

No local estão instaladas antenas de transmissão e não há qualquer infraestrutura turística. É um local ermo e mal cuidado que poderia ser mais valorizado como atração turística.

O acesso de carro é por uma estreita e sinuosa estrada de terra que sobe em meio à mata, a partir da Rua Humaitá. Fica a 5 km do centro, sendo que metade do percurso é estrada de terra.

Mirante do Javali

Mirante do Javali - Rio do Sul
Mirante do Javali

O Mirante do Javali fica em uma montanha no lado oposto da cidade ao Pico da Bandeira. Lugar bonito que proporciona belas vistas de Rio do Sul a partir de um deck de observação.

O acesso é pela Estrada do Redentor e depois por uma bifurcação à direita, um pouco antes do Instituto Federal Catarinense. São 10 km a partir do centro, sendo 7 km de estrada de terra, com o trecho final por estrada de terra estreita.

Mirante do Javali - Rio do Sul
Vista aérea do Mirante do Javali e a cidade ao fundo

No local há estrutura com lanchonete e cabanas para alugar, além de algumas churrasqueiras e um balanço com vista da cidade.
Abre todos os dias, das 7h às 19h.
Entrada: R$10.

Morro do Funil

Morro do Funil - Rio do Sul
Vista aérea do Morro do Funil

Como o próprio nome sugere, a montanha vista de longe tem o formato de um funil virado. Lá no alto, acima do rochedo há uma capela que desperta a curiosidade.

A capela foi construída na década de 40, por uma mãe que fez uma promessa para que seu filho voltasse ileso da II Guerra Mundial. O próprio filho ao retornar ajudou a mãe a construir a capela no pico do Morro do Funil

O local oferece uma vista privilegiada do vale, além de um belo por do sol. O local tornou-se também ponto de diversas promessas e penitencias.

Fica a 12 km do centro de Rio do Sul, com os 2 últimos quilômetros de estrada de terra e uma trilha íngreme de 200 metros.

Cachoeira da Magia

Cachoeira da Magia - Rio do Sul
Vista aérea da Cachoeira da Magia

A Cachoeira da Magia é uma bela queda d’água situada em uma propriedade particular no interior do município. O local oferece uma ótima infraestrutura para camping e prática de esportes radicais.

A cachoeira tem 35 metros de altura e um poço para banho na parte de baixo. Na área de camping há uma piscina, restaurante e estrutura necessária.

No topo da cachoeira há uma plataforma onde os visitantes podem praticar atividades como rapel, tirolesa e pêndulo. Para mais informações basta acessar a página do parque!

Morro dos Três Picos

Três Picos - Lontras - SC
Bela vista dos Morro Três Picos

O Morro dos Três Picos tem 965 metros de altura e apresenta belas formações rochosas. Lá do alto se tem belas vistas panorâmicas da região.

Fica na Serra Taboão, no município vizinho de Lontras, mas com acesso de carro a partir de Rio do Sul.

Basta colocar “Três Picos” no GPS, porém é preciso ficar atento que há várias bifurcações. A partir do centro de Rio do Sul são 21 km, sendo 14 km de estrada de chão batido com o trecho final bem ruim.

Após uma área de estacionamento basta caminhar por 400 m pela trilha para chegar ao topo.

Outros destinos da região:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here