Caverna Temimina – Núcleo Caboclos – Petar

Conheça a mais impressionante caverna do Petar!

921
Caverna Temimina - Petar
Um dos imensos salões da Caverna Temimina

A Caverna Temimina é a mais impressionante caverna do Petar dentre as que são abertas à visitação turística.

Salões gigantescos, portais, rio subterrâneo, abismos e formações rochosas surpreendentes compõem cenários espetaculares desta caverna.

Na verdade são 2 cavernas dispostas em sequência que fazem parte do mesmo complexo. Em uma delas há um espeleotema muito raro chamado “chuveiro”, que forma uma perfeita ducha gigante no teto da caverna.

Saiba agora como é a trilha da caverna Temimina, no Petar.

Petar – Parque Estadual Turístico do Auto Ribeira

O Petar é uma área de preservação localizada no extremo sul do Estado de SP, entre as cidades de Apiaí e Iporanga. Possui 35.712 hectares de área preservada entre montanhas e vales, distribuídas em 4 núcleos.

Caverna Temimina - Petar
Uma das entradas da Caverna Temimina, no Petar

Das mais de 300 cavernas existentes no parque, há 12 delas onde a visitação é permitida com o acompanhamento de guias credenciados. A mais incrível entre as visitadas é a caverna Temimina, no Núcleo Caboclos.

Núcleo Caboclos

O Núcleo Caboclos é o mais isolado centro de visitantes do Petar. Fica bem no centro da área do parque, numa área de densas florestas. É até mesmo comum ver pegadas de onça e marcas delas nas árvores.

Árvore arranhada de onça na trilha da Caverna Temimina
Árvore arranhada de onça na trilha da Caverna Temimina

Fica a 40 km de Apiai, com 6 km de estrada estreita, mas acascalhada, dentro da área do parque. Para acessar o início da trilha da caverna Temimina há mais 4 km de estrada.

É o único núcleo de visitação que possui área para camping dentro do parque. Além da Gruta Temimina, tema a Trilha do Chapéu, Trilha do Maximiano, Pedra do Chapéu, Cachoeira Maximiniano e Cachoeira Sete Reis.

Caverna Temimina

Caverna Temimina - Petar
Portal gigante na Caverna Temimina

Na minha opinião é a caverna mais bonita e impressionante do Petar, dentre as que podem ser visitadas turisticamente.

As cavernas Temimina foram descobertas em 1971 e começaram a receber visitação a partir de 1980, com a implementação do parque.

Caverna Temimina - Núcleo Caboclos - Petar
Um dos salões gigantes da caverna

O nome (Temimina) se originou da expressão “teme a mina”, pela existência de uma mina ativa na região antigamente.

Caverna Temimina I

A caverna Temimina I é caracterizada por amplos salões marcada por uma área de desabamento, que por receber a luz solar apresenta áreas verdes.

Caverna Temimina - Núcleo Caboclos - Petar
Trecho da caverna com aberturas nos dois lados

Possui várias entradas e saídas, sendo que grande parte dela cortada pelo rio Temimina, que possui um pouco de correnteza e altura de até 1 m.

Um dos destaques da caverna Temimina I é o espeleotema chamado de “chuveiro”, que forma uma perfeita ducha no teto da caverna.

Chuveiro na Caverna Temimina
Chuveiro natural na Caverna Temimina

Caverna Temimina II

Esta segunda parte impressiona pelos portais gigantes e claraboias no teto que proporcionam a entrada da luz solar e a existência de vegetação em algumas áreas. Uma destas áreas é conhecida como “Jardim Suspenso”.

Caverna Temimina - Núcleo Caboclos - Petar
Trecho com abertura no teto e jardim suspenso

Trilha da Caverna Temimina

As cavernas Temimina são acessadas a partir de uma trilha de nível difícil. O percurso é de aproximadamente 4,5 km (9 km ida e volta) com trechos de trilha íngreme e auxílio de cordas.

Trilha da caverna Temimina
Trilha da caverna Temimina

A partir da sede do Núcleo caboclos dá para descer mais 4 km até uma porteira onde fica o carro. Neste ponto a trilha começa em um trecho quase plano, que depois vai se tornando bem acidentado.

Trilha da caverna Temimina
Um dos trechos íngremes da trilha

Há alguns pontos de subidas íngremes um pouco perigosas onde se deve ter bastante atenção. Após chegar à caverna há trechos da trilha que são percorridos por dentro do rio com a água na cintura.

Entrada da caverna Temimina
Entrada da caverna pelo leito do rio
  • Núcleo: Caboclos
  • Nível: Difícil
  • Percurso: 9 km (ida e volta)
  • Duração: 6 a 8h
  • Horários de Saída: 8h – 8h30 – 9h – 9h30 – 10h
  • Obs: Molha até a cintura – subidas íngremes

Como visitar a Caverna Temimina

Para visitar a Caverna Temimina, assim como qualquer outra do Petar, é obrigatório contratar um guia e efetuar a compra do ingresso com antecedência.

Guia no Parque Petar

Caverna Temimina - Petar
Eu e o Guia João na entrada da Caverna Temimina

É obrigatório estar com um guia credenciado contratado para visitar as cavernas do Petar. Dê preferência a um guia experiente que conheça bem as trilhas e cavernas e os riscos que cada uma oferece.

Formações na Caverna Temimina
Belos cenários no interior da caverna

Nosso guia em todas as trilhas, durante 3 dias, foi o experiente João Tijolli, que trabalha como guia no Petar a 20 anos. Recomendamos o serviço dele, um profissional experiente e uma pessoa fantástica.

Para falar com o guia e combinar valores, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine a aventura!

 Contato João guia Petar

Ingressos do Parque Petar

Como medida Pós Covid, todos os ingressos do parque Petar passaram a serem reservados com antecedência.

Atualmente (fevereiro de 2021) o ingresso custa R$16 por pessoa para cada núcleo. Para fazer a reserva basta entrar em contato  no email: ingressosonline@fflorestal.sp.gov.com.br.

Para saber tudo sobre o Petar, como chegar, onde se hospedar e o que fazer, acesse o post completo sobre as Cavernas do Petar.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here