Cachoeiras de José Boiteux – Santa Catarina

Conheça as principais cachoeiras de José Boiteux, município do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina.

753
Cachoeiras de José Boiteux
Cachoeira do Rio Wiegand - José Boiteux

José Boiteux é um município do Alto Vale do Itajaí, em Santa Catarina, que se destaca por suas belas cachoeiras.

Entre as várias Cachoeiras de José Boiteux, três delas merecem ser destacadas por sua grande beleza natural: Cachoeira do Rio Laeisz, Cachoeira Wiegand e Cachoeira do Encontro.

O município de José Boiteux é conhecido também por abrigar a Reserva Indígena Duque de Caxias, além da Barragem Norte, construída com o objetivo de diminuir o efeito das eventuais enchentes no Vale do Itajaí.

Neste post iremos mostrar como são as Cachoeiras de José Boiteux, assim como dar algumas dicas da cidade e da região.

Cachoeira do Encontro - José Boiteux
Cachoeira do Encontro

José Boiteux – Santa Catarina

A cidade de José Boiteux tem pouco menos de 5 mil habitantes situada a uma altitude de 240 metros. Recebeu este nome em homenagem ao escritor e político catarinense José Arthur Boiteux.

A região foi colonizada por alemães à partir de 1897, sendo que o município foi emancipado de Ibirama, somente em 1989.

Habitada por índios Xokleng, kaingang e guarani, a região foi palco de vários conflitos por terras entre os colonos alemães e os indígenas. Então, em 1926 foi criada a área indígena Ibirama-La Klãnõ, que abrange parte do território municipal. Hoje, 12,3% da população do município são indígenas.

Cachoeiras de José Boiteux: Pontos turísticos

Os destaques turísticos de José Boitex são mesmo as três principais cachoeiras e a Barragem Norte. Além disso há outras atrações menos expressivas, como o Camping das Cachoeiras, a Igreja São Roque e a Tartaruga Gigante.

Cachoeira do Rio Laeisz

Cachoeira do Rio Laeisz - José Boiteux
Cachoeira do Rio Laeisz vista de dentro do cânion

A cachoeira do Rio Laeisz é a mais impressionante e maior entre as cachoeiras de José Boiteux. A queda despenca no início do cânion do Rio Laeisz e sua altura aproximada é de uns 40 metros.

Cachoeira do Rio Laeisz - José Boiteux
Cânion do Rio Laeisz e a cachoeira ao fundo

A cachoeira e os paredões do cânion formam um cenário belíssimo. Abaixo da queda forma-se uma piscina natural que começa bem baixinha e fica bem profunda abaixo da queda.

O nome do Rio Laeisz foi dado em 1897 em homenagem ao conselheiro da colônia, Carl Ferdinand Laeisz, Presidente da Câmara de Comércio de Hamburgo.

Como chegar

A Cachoeira do Rio Laeisz é acessível através de uma trilha de 2 km de extensão (4 km ida e volta), que segue o curso do rio e vai adentrando no cânion.

O grau de dificuldade é moderado pelo fato de precisar atravessar o rio algumas vezes entre grandes pedras. Em alguns lugares também é preciso descer agarrado em raízes e cordas devido ao desnível.

Trilha da Cachoeira do Rio Laeisz
Início da trilha da Cachoeira do Rio Laeisz

É preciso tomar bastante cuidado que as pedras no caminho são bem lisas, devido à alta umidade do lugar, por quase não pegar sol. A travessia do rio em alguns lugares é inevitável, sendo necessário se molhar até a altura do joelho.

Trilha da Cachoeira do Rio Laeisz
Boa parte da trilha passa pelo leito do rio

Quase não há sinalização no local e o ideal é ir com agência ou alguém que conhece. Se for por conta, baixe o mapa off-line no Google Maps, pois não há sinal de internet por lá.

Fica a 7 km do centro da cidade. Ver localização no mapa abaixo:

Dica: O acesso normal é por uma escada de madeira perigosa. Já a agência trekking com Amor, que opera este passeio eventualmente, leva por um caminho mais seguro.

Cachoeira do Rio Wiegand 1

Cachoeira do Rio Wiegand - José Boiteux
Vista lateral da Cachoeira do Rio Wiegand

A belíssima Cachoeira Wiegand tem cerca de 20 metros de altura. Seus destaques são a plataforma natural de pedra, o jacuzzi natural (na parte superior) e o fato de poder entrar atrás da queda (na parte inferior).

Cachoeira do Rio Wiegand
Vista frontal inferior da cachoeira

Esta Cachoeira de José Boiteux é uma das melhores para fotos, com as pessoas em sua plataforma natural, acima da queda. Porém é preciso tomar cuidado e não se aproximar muito da borda.

O Rio Wiegand foi nomeado em homenagem a Heinrich Wiegand, diretor da companhia de navegação transatlântica.

Como chegar

Há duas trilhas (uma para a parte de cima e outra na parte de baixo). Ambas são trilhas curtas com extensão de 200 metros (400 m ida e volta cada). O acesso à parte de baixo é facilitado por escadarias e corrimões rústicos.

Fica a 16 km do centro da cidade. Veja a localização no mapa no final do post.

Cachoeira do Rio Wiegand 2

Cachoeira do Rio Wiegand 2
Cachoeira do Rio Wiegand 2 – Crédito: Davi Persuhn / Local Guide

A Cachoeira do Rio Wiegand 2 fica 5 km rio abaixo. Tem menos da metade da altura e não é tão bela como a outra. Vale a pena a parada para fotos pela facilidade de acesso.

Como chegar

Fica na beira da estrada que leva à cachoeira 1 e ao camping das cachoeiras.
Fica a 11 km do centro da cidade.

Cachoeira do Encontro

Cachoeira do Encontro - José Boiteux
Cachoeira do Encontro e as duas quedas lado a lado

Imaginem dois rios que se encontram formando duas cachoeiras, lado a lado, que despencam num mesmo poço. Assim é a Cachoeira do Encontro em José Boiteux.

As duas quedas são formadas por rios diferentes, que caem separadas, em uma mesma parede rochosa. A partir daí se inicia o Rio Laeisz, mesmo rio que 5 km rio abaixo forma o Cânion do Rio Laeisz.

A piscina natural desta cachoeira é um ótimo local para banho, pois é pouco profunda. Um pouco abaixo há também outra pequena queda, também com piscina natural.

Como chegar

O acesso é por propriedade particular com uma caminhada com cerca de 700 m (1,4 km) ida e volta.

Fica a 11 km do centro da cidade. Ver localização no mapa abaixo.

Piscina natural na trilha da Cachoeira do Encontro
Piscina natural na trilha da Cachoeira do Encontro

Gosta de desbravar cachoeiras? O e-book abaixo lista mais de 500 cachoeiras em todo o Brasil, com fotos ilustrativas, confira!

Barragem Norte de José Boiteux

Inaugurada em 1992, a Barragem Norte é a maior barragem de contenção de cheias de Santa Catarina, com o volume de 357 milhões de metros cúbicos.

Barragem Norte José Boiteux
Barragem Norte – Crédito: Ícaro Patté / wikimedia Commons

A Barragem tem aproximadamente 60 m de altura e 400 m de comprimento. Tem a função de segurar as águas de eventuais cheias para minimizar o impacto de enchentes recorrentes no vale do Itajaí.

Se localiza no curso do Rio Hercílio (Itajaí do Norte), no município de José Boiteux, próximo à reservas indígenas.

Passeio guiado pelas cachoeiras de José Boiteux

Cânion do Rio Laeisz
Grupo no Cânion do Rio Laeisz

Visitamos as três principais cachoeiras de José Boiteux através de um passeio guiado. Quem organiza este tour em grupos eventualmente é a agência de Rio do Sul Trekking com Amor.

Acompanhe aqui os próximos eventos do Treeking Com Amor.

Mapa das cachoeiras de José Boiteux

O mapa abaixo mostra a localização de cada uma das cachoeiras.

Como chegar a José Boiteux

A cidade de José Boiteux fica a 47 km de Rio do Sul e 98 km de Blumenau.

O acesso pavimentado é pela rodovia SC-340 que se conecta com a BR-470, passando por Ibirama, e depois pela Avenida Missler e SC Pedro Moser por mais 12 km até Boiteux.

As principais cachoeiras e atrações ficam num raio de 15 km com acesso por estradas de chão batido em boas condições.

Onde ficar em José Boiteux e região

A cidade não oferece boa estrutura turística e não há hotéis na cidade. Há hotéis em Presidente Getúlio e Ibirama, porém a cidade com mais estrutura, com várias opções de hotéis é Rio do Sul, situada a 47 km.

Segue algumas dicas de hotéis em Rio do Sul, bem avaliados pelos hóspedes, com preços razoáveis:

Para quem gosta de acampar, o camping das cachoeiras do rio Wiegand é a melhor opção.
O camping oferece boa estrutura com chalés rústicos, churrasqueiras, mesas, pias, banheiro limpo, chuveiro com água quente e lanchonete.

Camping das cachoeiras do rio Weigand
Camping das cachoeiras do rio Weigand – Imagem de divulgação

O chalé custa R$50 por pessoa e para acampar com barraca, custa R$30 por pessoa.
Fica s 3 km depois da cachoeira do Rio Wiegand 1, a 19 km da cidade.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here