Caverna Santana – Petar

A Caverna Santana é a mais conhecida caverna do PETAR, localizado na cidade de Iporanga, estado de São Paulo.

116
Caverna Santana - Petar
Porta retrato natural, ponto de fotos na Caverna Santana

A Caverna Santana é a principal caverna do PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, localizado na cidade de Iporanga, no estado de São Paulo.

A Caverna do Santana possui mais de 9 km de extensão. É a maior caverna do PETAR e uma das maiores do estado de São Paulo. Porém, a visitação só é permitida em 495 metros, com entrada e saída pela mesma boca.

O PETAR é considerado uma das mais importantes Unidades de Conservação do mundo, reconhecido pela UNESCO, como patrimônio da humanidade. Além das mais de 300 cavernas, abriga várias cachoeiras e a maior porção de Mata Atlântica preservada do Brasil.

Para ler depois: Cavernas do Petar – Tudo sobre o parque

Entrada da Caverna Santana - Petar
Entrada da Caverna Santana

Caverna Santana

A Caverna Santana é considerada uma das mais bonitas do parque, pela diversidade de espeleotemas e ornamentação. Porém, dos 9 km da extensão da caverna, apenas 495 metros, são liberados à visitação turística.

Entrada da Caverna Santana
Entrada da Caverna vista de dentro

A parte inacessível ao turismo guarda tesouros sensíveis, onde apenas cientistas e pesquisadores, tem acesso. Mesmo assim, quem visita a caverna sai maravilhado com as belezas do trecho permitido.

Caverna Santana - SP
Passarelas de madeira sobre o rio Roncador

Boa parte da área visitável da caverna é feita pelo leito do rio Roncador, que emerge pela mesma boca, que serve de acesso à caverna. Porém, há calçadas de concreto e passarelas de madeira sobre a água e não é preciso se molhar.

Caverna Santana - Petar
Escada no interior da Caverna Santana

A Caverna Santana possui uma boa estrutura de apoio para visitação, mas não é iluminada artificialmente. Possui passarelas e escadas de madeira com corrimões e calçadas de concreto. Mas a maior parte é feita pelo piso natural da caverna.

Caverna Santana - Petar
Caverna Santana

A visitação ocorre às margens de um trecho do Rio Roncador, e numa galeria superior. É rica em espeleotemas, caracterizados por estalactites, estalagmites, cortinas, represas de travestimos, entre outros…

Caverna Santana
Formações de calcário no interior da caverna

Durante o percurso é possível identificar entre as formações, várias imagens, como a Pata do elefante, Cabeça do Cavalo, entre muitos outros. Um dos locais preferidos para fotos é o “porta retrato”, uma cavidade entre uma bela cortina de calcário.

Caverna Santana - Petar
Porta retrato natural, ponto de fotos na Caverna Santana

História da Caverna Santana

  • A caverna Santana foi descoberta pelo naturalista Ricardo Krone, pesquisador que registrou 41 cavernas entre 1890 e 1896. Porém, ele apenas descobriu e registrou a caverna, mas não adentrou.
  • Na década de 1940, o geólogo Theodor Knecht, durante a procura por ouro, dinamitou e alargou a entrada e diversos trechos da caverna.
  • Por volta de 1960, a Prefeitura Municipal de Iporanga abriu a caverna Santana à visitação pública. Foram instaladas passarelas e escadas e contratados guias.
  • Na década de 1970 foram realizadas diversas explorações espeleológicas e topografias, quando foi descoberto o Salão Taqueupa.
  • No início dos anos de 1980, com a implantação do PETAR, e com o tempo, a caverna passou a receber cada vez mais visitantes.

Como chegar à Caverna Santana

Petar - Parque estadual turístico Alto Ribeira
Trilha da caverna Santana
  • O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira fica no extremo sul do Estado de São Paulo, próximo da divisa com o Paraná.
  • Saindo de São Paulo a distância é de 330 km (6 h de viagem). Há um trecho final de 13 km em estrada de chão batido.
  • Saindo de Curitiba a distância é de 190 km pelo caminho mais próximo, por Apiaí. O trecho final de 27 km é em estrada de terra.
  • A caverna Santana fica no Núcleo Santana, onde há também outras cavernas, localizado no bairro da Serra.
  • A melhor época para visitar o Petar é entre abril e novembro, quando costuma chover menos. Os meses entre dezembro, são historicamente mais chuvosos.

Visitação e dicas

Caverna Santana - Petar - SP
Guia levando visitantes na caverna

Abaixo listamos algumas perguntas e respostas sobre a visitação ao Petar, confira!

  • Qual o valor do ingresso?
    O valor do ingresso é de R$16 por pessoa para acessar o Núcleo Santana (preço de 2021). Maiores de 60 anos e menores de 12 anos pagam metade. Dá direito a visitar também as outras cavernas do núcleo.
  • É necessário reservar a visitação com antecedência?
    Sim! Atualmente é preciso fazer a reserva por no email: ingressosonline@fflorestal.sp.gov.com.br. Há um limite diário de visitantes em cada caverna.
  • É possível visitar as atrações por conta, sem guia?
    Não! É obrigatório estar acompanhado de um guia credenciado. Recomendamos contratar o guia com antecedência.
  • Que roupas e equipamentos é preciso para visitar as cavernas?
    É obrigatório o uso de calça, camiseta (não pode ser regata) e calçado fechado. É obrigatório também o uso de lanterna e capacete (este último fornecido pelo guia).

Guia no Parque Petar

É obrigatório estar com um guia credenciado contratado para visitar as cavernas do Petar. Estivemos por 3 dias no Petar e visitamos 6 cavernas, distribuídas em 3 núcleos.

Caverna Temimina - Petar
Eu e o Guia João na entrada da Caverna Temimina

Nosso guia em todas as trilhas foi o experiente João Tijolli, que trabalha como guia no Petar a 20 anos. Recomendamos o serviço dele, um profissional experiente e uma pessoa fantástica.

Para falar com o guia e combinar valores, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp do João. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine as aventuras!

 Contato João guia Petar

Onde se hospedar

Quem viaja ao Petar vai conhecer outras cavernas além da Caverna Santana, considere ficar pelo menos 3 dias.

A principal porta de entrada do parque fica no bairro da Serra em Iporanga, a 13 km da cidade. Lá estão a maior parte das cavernas abertas à visitação, distribuídas nos núcleos Santana e Ouro Grosso.

Com isso o bairro da Serra é o melhor local para se hospedar para evitar longos deslocamentos. Na vila há uma boa estrutura turística com várias pousadas, áreas de camping, restaurantes e mercado.

Conheça algumas boas opções no bairro de Serra:

Conclusão sobre a Caverna Santana

A Caverna Santana é apenas uma das várias cavernas abertas à visitação no Petar. Foi a primeira a ser aberta ao turismo no parque e é uma das mais ornamentadas.

No mesmo dia você pode visitar também, a Caverna do Morro Preto e a caverna da Água Suja, que fica no mesmo núcleo. Visitamos as três no mesmo dia e foi tranquilo.

Escrevemos um artigo completo falando de nossa experiência e nosso roteiro no PETAR.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
       

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

       

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

    

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

       

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

     

PASSEIOS PELO MUNDO – GET YOR GUIDE - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Avatar
Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here