Ponte ferroviária do Rio Saltinho – Ipê – Muitos Capões

A Ponte ferroviária do Rio Saltinho é uma bela obra de engenharia militar escondida no interior da Serra Gaúcha!

Ponte Ferroviária do rio Saltinho
Ponte Ferroviária do rio Saltinho
  Por Jair Prandi
 

A Ponte ferroviária do Rio Saltinho é um local para quem curte caminhadas em ferrovias, contato com a natureza.

Descobrimos esta maravilha da engenharia ferroviária, por acaso, mexendo no Google Maps. Sem mais informações, mas percebendo que havia uma estrada próxima, resolvemos ir conhecer.

A ponte atravessa o rio Saltinho e o vale formado por ele. Mais 700 m para baixo o Rio Saltinho deságua no Rio Turvo, juntando-se a ele. No local há também os pilares de uma antiga ponte rodoviária que foi levada pelo rio.

Ponte ferroviária do Rio Saltinho – Ipê – Muitos Capões

Ponte Ferroviária do rio Saltinho - Ipê - Muitos Capões - RS
Vista aérea da Ponte Ferroviária do rio Saltinho

É uma grande ponte ferroviária composta por 3 arcos, com 270 m de extensão e aproximadamente 30 m de altura. Sua ponta Oeste se conecta diretamente a um túnel, denominado túnel 11 da Ferrovia tronco Sul, este com 340 m de extensão.

Ponte Ferroviária do rio Saltinho, na Serra Gaúcha
Boa parte da ponte passa sobre a mata

Apenas um dos arcos da ponte serve de passagem para o rio, enquanto os outros dois ficam sobre uma área de mata.
Essa ponte é conhecida como Ponte do Lambari, alusão à um morador que residia ao lado da boca do túnel, cujo apelido era Lambari.

Arco da Ponte Ferroviária do rio Saltinho
Principal arco da ponte

A ponte ferroviária do rio Saltinho fica na divisa dos municípios de Ipê e Muitos Capões, próxima também de André da Rocha. Faz parte da ferrovia Tronco Sul construída entre 1960 e 1970, que conecta Vacaria a Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha.

Rio Saltinho

Rio Saltinho - Ipê - RS
Rio Saltinho e a ponte ao fundo

O sinuoso Rio Saltinho faz a divisa natural entre os municípios de Ipê e Muitos Capões, na Serra Gaúcha. Deságua no rio Turvo, que é um dos afluentes da Bacia Antas-Taquari.

No Google Maps está erroneamente nomeado como rio Ituim, neste trecho, porém o rio Ituim é bem menor, se junta ao Rio Telha que desemboca no rio Saltinho, assim como o Rio Faxinal desemboca no Saltinho e esse se junta ao Rio Turvo.

Como chegar à Ponte ferroviária do Rio Saltinho

Tanto para quem vem do Sul (Caxias do Sul e Flores da Cunha), como do Norte (Vacaria), o acesso é pela ERS-122 e depois pela Vila São Paulo, distrito de Ipê.

Vila São Paulo - Ipê RS
Praça e igreja da Vila São Paulo

Saindo de Vacaria são 72 km de distância, 23 km destes em estrada de chão batido. Dirija 18 km pela BR-116 rumo a Caxias, depois acesse a ERS-122 por mais 31 km até a entrada para Vila São Paulo, à direita.

Obs: Para que vem por Caxias do Sul, à partir deste acesso, o caminho é o mesmo.

A partir daí começa a estrada de 14 km, de chão cascalhada e larga que leva até a Vila São Paulo. Atravesse a vila e pegue a estrada à direita rumo à capela Nossa Senhora das Dores que fica a 5,3 km.

A partir da encruzilhada da capela terá mais 4 km de estrada, que no final vai ficando mais íngreme. Pegue a estrada da direita e logo à frente à direita novamente.

Estrada de acesso à Ponte Ferroviária do rio Ituim
Estrada de acesso à ponte na parte final

Depois de andar 1 km pare no local onde há 3 casas juntas para pedir autorização. Não chegamos a pedir porque fomos informados depois, mas é ali que moram os proprietários da terra que dá acesso à ponte.

Ponte Ferroviária do rio Saltinho vista da estrada
Primeira vista da ponte a partir da estrada

Logo à frente haverá uma descida íngreme e a partir daí a ponte fica visível. Próximo à ponte há uma casa que está abandonada. Logo depois dela, na curva, estacione seu carro o seu carro na sombra.

Trilha até a ponte

Porteira de acesso à Ponte Ferroviária do rio Ituim
Porteira de acesso à ponte

Passe a trama (porteira de arame) que fica logo abaixo da casa e siga pela trilha de pouco mais de 100 m (isso mesmo, apenas 100 m de caminhada), que leva direto na cabeceira da ponte que fica junto ao túnel.

Túnel do trem
Túnel do trem na cabeceira da ponte

Dica: Depois que voltar ao carro não deixe de descer (a pé mesmo) pela estrada por mais 200 m até a beira do rio. No local há uma bela área de acampamento e as ruínas de uma antiga ponte.

Ruínas da ponte do Rio Ituim - Ipê RS
Ruínas da ponte do Rio Ituim – Ipê RS

Nota: A área de acampamento fica na propriedade particular (nas casas mencionadas acima). Se desejar acampar é preciso pedir autorização lá.

O que fazer no local

Ponte Ferroviária do rio Saltinho - RS
Ponte ferroviária e o túnel no final

Para quem mora na região, é um local para um passeio rápido de bate e volta. Aproveite um dia de sol para conhecer.

Chegando lá você poderá caminhar um pouco pelos trilhos e atravessar o túnel. Quando fomos tivemos muita sorte, o trem passou quando estávamos na boca do túnel.

Se você gosta de banho de rio, escolha uma área com pouca correnteza, mas tenha cuidado.

Trem na Ponte do Rio Ituim
Trem passando a Ponte do Rio Ituim

Onde se hospedar

Para quem vem de mais longe, sugerimos que aproveite para conhecer as atrações de Antônio Prado, a cidade mais italiana do Brasil, Flores da Cunha, Caxias do Sul e Vacaria.
Destas cidades, Antônio Prado é a mais próxima para se hospedar, seguidas de Flores da Cunha e Vacaria.

Confira algumas dicas de hospedagem:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

3 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here