Chapada dos Vagalumes – Itati

A Chapada dos Vagalumes oferece uma trilha repleta de belas cachoeiras e piscinas naturais em Itati RS.

Chapada dos Vagalumes - Cascata do Sol
Chapada dos Vagalumes - Cascata do Sol
  Por Jair Prandi
 

A Chapada dos Vagalumes é uma região pouco conhecida do município de Itati, no Rio Grande do Sul, repleta de belas cachoeiras de águas cristalinas.

A principal atração da Chapada dos Vagalumes é a trilha que leva a 4 belíssimas cachoeiras. Além das cascatas, há belas piscinas naturais, paredes rochosas, corredeiras e belas paisagens de mata atlântica.

A queda maior é que mais chama a atenção por oferecer três pontos de visitação. É possível conhecer sua base onde há uma piscina natural, depois ir atrás da queda e por último a piscina natural no topo dela.

Cachoeira da Chapada dos Vagalumes
Cachoeira da Chapada dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes – Itati

Não se sabe ao certo sobre a origem do nome do local, mas, quase certo que alguém deu este nome por haver vagalumes que iluminavam a chapada que existe no local à noite.

Uma chapada é uma forma de relevo montanhoso que tem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios.

Com isso, o local foi nomeado como Chapada dos Vagalumes, a bastante tempo, segundo o guia Rodrigo, que nos conduziu nesta trilha.

Chapada dos Vagalumes - Itati
Piscina natural de águas esverdeadas da Cachoeira dos Vagalumes

Trilha da Chapada dos Vagalumes

A estrada que leva à Chapada dos Vagalumes fica bem íngreme e acessível somente com 4×4 na parte final. Com isso, o carro é deixado em uma parte mais larga e a trilha começa por estrada.

Logo adentramos pela trilha na mata, que passa entre belas folhagens e árvores, com passagens por pedras e nascentes, em terreno irregular.

Confira como é a sequência de visitação do roteiro das cachoeiras na Chapada dos Vagalumes:

Cachoeira dos Vagalumes (base)

Cachoeira na Chapada dos Vagalumes - Itati
Vista frontal da Cachoeira dos Vagalumes

Percorremos uns 500 metros até chegar à belíssima Cachoeira dos Vagalumes, a primeira e também a maior cachoeira do roteiro.
A chegada é pelo leito do rio, de frente para a queda, que tem em torno de 30 m e cai em uma linda piscina natural de águas verdes.

Cachoeira do Tobogã – Chapada dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes - Cascata do Tobogã
Cascata do Tobogã

A sequência da trilha leva à segunda atração, a cachoeira do Tobogã. Esta cachoeira desce de forma diagonal formando uma espécie de tobogã íngreme, com uns 10 m de altura.
Abaixo dela forma-se uma bela piscina natural entre as formações rochosas.

Gruta atrás da Cachoeira dos Vagalumes

Gruta na Chapada dos Vagalumes
Gruta atrás da Cachoeira dos Vagalumes

Saindo da cachoeira do Tobogã é preciso voltar, passar novamente em frente à cachoeira dos Vagalumes, e subir o trecho mais íngreme da trilha, agarrado ás raízes e com auxílio de cordas.

Um desvio nesta subida leva a um lugar mágico. Seguindo ao lado da parede rochosa, chega-se numa gruta entre as raízes das árvores bem a trás da parte superior da queda.

Cascatinha das Princesas

Chapada dos Vagalumes - Cascatinha
Cascatinha das Princesas

Continuando a subida, chegamos à próxima atração, chamada de Cascatinha das Princesas. É uma pequena queda de uns 2 m de altura, mas que forma um belo cenário entre a vegetação e a piscina natural.

Borda infinita da Cachoeira dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes - Piscina borda infinita
Piscina borda infinita no alto da cachoeira principal

Logo para baixo da Cascatinha, após uma sequência de corredeiras forma-se uma pequena piscina natural de borda infinita. A piscininha fica em cima da cachoeira principal, que tem em torno de 30 metros.

Apesar de ter ido num dia sem sol e já no outono, resolvi encarar a água gelada para curtir o local.

Cascata do Sol – Chapada dos Vagalumes

Cascata do Sol - Chapada dos Vagalumes
Cascata do Sol

Seguindo por outro caminho, por uma área muito úmida, com várias nascentes, chegamos na última queda da trilha da Chapada dos Vagalumes.

A Cascata do Sol tem em torno de 3 m de altura e abaixo dela, a que consideramos a mais bela piscina natural do roteiro. Possui águas transparentes e esverdeadas, rodeada de mata e folhagens nativas.

O trecho final da trilha foi por outro caminho, pegando também um trecho maior por estrada.

Como chegar à Chapada dos Vagalumes

A Chapada dos Vagalumes localiza-se depois do bairro de Três Pinheiros, município de Itati – RS. Fica a 8 km do centro da pequena cidade de Itati, nas proximidades da Rota do Sol, rodovia RS-453.

Itati fica a 40 km de Capão da Canoa, 55 km de Torres, 146 km de Caxias do Sul e 154 km de Porto Alegre.

A partir da Rota do Sol, o acesso é pela localidade de Três Pinheiros, depois Linha Bernardes, e por último por uma estrada estreita e íngreme, por 4 km em estrada de terra até o início da trilha.

Estrada da Chapada dos Vagalumes
Estrada da Chapada dos Vagalumes

A trilha que leva às 4 cachoeiras é feita em um circuito que totaliza uma distância em torno de 2 km. A maioria do percurso é tranquila, mas há trechos bem íngremes e entre pedras lisas, tudo dentro da mata.

Não é recomendável tentar fazer esta trilha sem o acompanhamento de um guia local, pois é relativamente fácil se perder, como também, nem encontrar a trilha, que possui várias ramificações.

Guia condutor em Itati

Guia condutor na Chapada dos Vagalumes
Guia Rodrigo que nos acompanhou na trilha

Contratamos o guia Rodrigo, morador da região e ótimo condutor. Ele mora na localidade de Três Pinheiros, já no início do caminho para fazer o roteiro. Rodrigo também faz guiamento em outras atrações, como a Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas.

O valor por pessoa para o guiamento na Chapada dos Vagalumes é de R$70 por pessoa. Porém você conseguirá um cupom de 10% de desconto através de nosso site, baixando o valor para R$63. Para conseguir o cupom, contate o Rodrigo pelo botão abaixo e envie o texto automático do desconto. Depois combine a aventura!

 Enviar cupom de desconto

Onde se hospedar

Confira algumas opções de hospedagem nas proximidades:

Dicas gerais

  • A trilha das cachoeiras da Chapada dos Vagalumes é considerada de nível fácil a médio.
  • Em todas as 4 cachoeiras é possível tomar banho nas piscinas naturais, inclusive na parte superior da cachoeira mais alta.
  • Vá com um tênis ou botina mais velhinha, pois vai molhar e embarrar.
  • Não faça esta trilha por conta, é fácil se perder ou não encontrar todas as cachoeiras.
  • O tempo de visitação pode demorar de 2 a 5 horas, dependendo do tempo que ficar em cada cachoeira.

Conheça também as outras atrações de Itai RS

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

1 COMENTÁRIO

  1. Tive o prazer de conhecer este lugar encantador! É o paraíso! Sem palavras para definir tanta beleza! Superecomendo! A hospedagem, o lugar, tudo maravilhoso! Quero retornar muitas vezes!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here