Chapada dos Vagalumes – Itati

A Chapada dos Vagalumes oferece uma trilha repleta de belas cachoeiras e piscinas naturais em Itati RS.

1338
Chapada dos Vagalumes - Cascata do Sol
Chapada dos Vagalumes - Cascata do Sol

A Chapada dos Vagalumes é uma região pouco conhecida do município de Itati, no Rio Grande do Sul, repleta de belas cachoeiras de águas cristalinas.

A principal atração da Chapada dos Vagalumes é a trilha que leva a 4 belíssimas cachoeiras. Além das cascatas, há belas piscinas naturais, paredes rochosas, corredeiras e belas paisagens de mata atlântica.

A queda maior é que mais chama a atenção por oferecer três pontos de visitação. É possível conhecer sua base onde há uma piscina natural, depois ir atrás da queda e por último a piscina natural no topo dela.

Cachoeira da Chapada dos Vagalumes
Cachoeira da Chapada dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes – Itati

Não se sabe ao certo sobre a origem do nome do local, mas, quase certo que alguém deu este nome por haver vagalumes que iluminavam a chapada que existe no local à noite.

Uma chapada é uma forma de relevo montanhoso que tem extensões de solo elevadas e planas, vales profundos, cachoeiras e rios.

Com isso, o local foi nomeado como Chapada dos Vagalumes, a bastante tempo, segundo o guia Rodrigo, que nos conduziu nesta trilha.

Chapada dos Vagalumes - Itati
Piscina natural de águas esverdeadas da Cachoeira dos Vagalumes

Trilha da Chapada dos Vagalumes

A estrada que leva à Chapada dos Vagalumes fica bem íngreme e acessível somente com 4×4 na parte final. Com isso, o carro é deixado em uma parte mais larga e a trilha começa por estrada.

Logo adentramos pela trilha na mata, que passa entre belas folhagens e árvores, com passagens por pedras e nascentes, em terreno irregular.

Confira como é a sequência de visitação do roteiro das cachoeiras na Chapada dos Vagalumes:

Cachoeira dos Vagalumes (base)

Cachoeira na Chapada dos Vagalumes - Itati
Vista frontal da Cachoeira dos Vagalumes

Percorremos uns 500 metros até chegar à belíssima Cachoeira dos Vagalumes, a primeira e também a maior cachoeira do roteiro.
A chegada é pelo leito do rio, de frente para a queda, que tem em torno de 30 m e cai em uma linda piscina natural de águas verdes.

Cachoeira do Tobogã – Chapada dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes - Cascata do Tobogã
Cascata do Tobogã

A sequência da trilha leva à segunda atração, a cachoeira do Tobogã. Esta cachoeira desce de forma diagonal formando uma espécie de tobogã íngreme, com uns 10 m de altura.
Abaixo dela forma-se uma bela piscina natural entre as formações rochosas.

Gruta atrás da Cachoeira dos Vagalumes

Gruta na Chapada dos Vagalumes
Gruta atrás da Cachoeira dos Vagalumes

Saindo da cachoeira do Tobogã é preciso voltar, passar novamente em frente à cachoeira dos Vagalumes, e subir o trecho mais íngreme da trilha, agarrado ás raízes e com auxílio de cordas.

Um desvio nesta subida leva a um lugar mágico. Seguindo ao lado da parede rochosa, chega-se numa gruta entre as raízes das árvores bem a trás da parte superior da queda.

Cascatinha das Princesas

Chapada dos Vagalumes - Cascatinha
Cascatinha das Princesas

Continuando a subida, chegamos à próxima atração, chamada de Cascatinha das Princesas. É uma pequena queda de uns 2 m de altura, mas que forma um belo cenário entre a vegetação e a piscina natural.

Borda infinita da Cachoeira dos Vagalumes

Chapada dos Vagalumes - Piscina borda infinita
Piscina borda infinita no alto da cachoeira principal

Logo para baixo da Cascatinha, após uma sequência de corredeiras forma-se uma pequena piscina natural de borda infinita. A piscininha fica em cima da cachoeira principal, que tem em torno de 30 metros.

Apesar de ter ido num dia sem sol e já no outono, resolvi encarar a água gelada para curtir o local.

Cascata do Sol – Chapada dos Vagalumes

Cascata do Sol - Chapada dos Vagalumes
Cascata do Sol

Seguindo por outro caminho, por uma área muito úmida, com várias nascentes, chegamos na última queda da trilha da Chapada dos Vagalumes.

A Cascata do Sol tem em torno de 3 m de altura e abaixo dela, a que consideramos a mais bela piscina natural do roteiro. Possui águas transparentes e esverdeadas, rodeada de mata e folhagens nativas.

O trecho final da trilha foi por outro caminho, pegando também um trecho maior por estrada.

Como chegar à Chapada dos Vagalumes

A Chapada dos Vagalumes localiza-se depois do bairro de Três Pinheiros, município de Itati – RS. Fica a 8 km do centro da pequena cidade de Itati, nas proximidades da Rota do Sol, rodovia RS-453.

Itati fica a 40 km de Capão da Canoa, 55 km de Torres, 146 km de Caxias do Sul e 154 km de Porto Alegre.

A partir da Rota do Sol, o acesso é pela localidade de Três Pinheiros, depois Linha Bernardes, e por último por uma estrada estreita e íngreme, por 4 km em estrada de terra até o início da trilha.

Estrada da Chapada dos Vagalumes
Estrada da Chapada dos Vagalumes

A trilha que leva às 4 cachoeiras é feita em um circuito que totaliza uma distância em torno de 2 km. A maioria do percurso é tranquila, mas há trechos bem íngremes e entre pedras lisas, tudo dentro da mata.

Não é recomendável tentar fazer esta trilha sem o acompanhamento de um guia local, pois é relativamente fácil se perder, como também, nem encontrar a trilha, que possui várias ramificações.

Guia condutor em Itati

Guia condutor na Chapada dos Vagalumes
Guia Rodrigo que nos acompanhou na trilha

Contratamos o guia Rodrigo, morador da região e ótimo condutor. Ele mora na localidade de Três Pinheiros, já no início do caminho para fazer o roteiro. Rodrigo também faz guiamento em outras atrações, como a Cascata da Pedra Branca, em Três Forquilhas.

O valor por pessoa para o guiamento na Chapada dos Vagalumes é de R$70 por pessoa. Porém você conseguirá um cupom de 10% de desconto através de nosso site, baixando o valor para R$63. Para conseguir o cupom, contate o Rodrigo pelo botão abaixo e envie o texto automático do desconto. Depois combine a aventura!

 Enviar cupom de desconto

Onde se hospedar

Confira algumas opções de hospedagem nas proximidades:

Dicas gerais

  • A trilha das cachoeiras da Chapada dos Vagalumes é considerada de nível fácil a médio.
  • Em todas as 4 cachoeiras é possível tomar banho nas piscinas naturais, inclusive na parte superior da cachoeira mais alta.
  • Vá com um tênis ou botina mais velhinha, pois vai molhar e embarrar.
  • Não faça esta trilha por conta, é fácil se perder ou não encontrar todas as cachoeiras.
  • O tempo de visitação pode demorar de 2 a 5 horas, dependendo do tempo que ficar em cada cachoeira.

Conheça também as outras atrações de Itai RS

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here