Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo – Siderópolis

Conheça a Gruta da Serrinha e as Pedras do Castelo, duas atrações naturais esculpida pela natureza, no município de Siderópolis, Santa Catarina.

Gruta da Serrinha
Interior da Gruta da Serrinha
  Por Jair Prandi
 

A Gruta da Serrinha é uma atração natural esculpida pela natureza, no município de Siderópolis, Santa Catarina. Próximo à gruta ficam as Pedras do Castelo, imponentes formações rochosas no alto da montanha.

Siderópolis é uma pequena cidade do Sul de Santa Catarina que guarda algumas opções de ecoturismo bem interessantes. O município está situado em um vale e nas encostas das montanhas.

Neste post iremos mostrar estas duas belas atrações naturais localizadas atrás da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis. Os dois lugares podem ser acessados a partir de longas e cansativas trilhas.

Pedras do Castelo - Siderópolis
Vista aérea das Pedras do Castelo

Gruta da Serrinha – Siderópolis

A Gruta da Serrinha está situada nas montanhas na parte de trás da Barragem do Rio São Bento, início da serra. Possui mais de 30 metros de extensão, em torno de 12 metros de altura, e sua largura vai de 3 a 5 metros.

Gruta da Serrinha - Siderópolis
Boca da gruta vista de seu interior

Na entrada da gruta há uma imagem Imaculada Conceição da Virgem Maria, colocada no dia 12 de dezembro de 1954. A imagem foi colocada pelo Padre Amilcar Gabriel que celebrou uma missa no local.

Com o passar do tempo a Gruta da Serrinha tornou-se uma atração turística. Com isso, curiosos e aventureiros sobem a montanha para conhecer o local.

Vista aérea da Gruta da Serrinha
Vista aérea da Gruta da Serrinha

Como chegar à Gruta da Serrinha

A trilha é realizada por uma estrada de chão batido de 5,8 km de extensão, que inicia ao lado da barragem, junto à pousada da Serrinha.

Dá para ir com carro comum até o início da subida por um percurso de 3,3 km, onde há uma área mais larga que dá para deixar o carro.

Vista aérea da Gruta da Serrinha - Siderópolis
Vista aérea do trecho final da subida com a gruta ao fundo

O restante do caminho tem 2,4 km (4,8 km ida e volta) e é uma subida íngreme, de estrada péssima, que você terá que subir caminhando.
Levei 40 minutos para subir e foi bastante extenuante, pois a trilha é quase toda exposta ao sol.

Estrada da Gruta da Serrinha - Siderópolis
Estrada da Gruta da Serrinha onde só passa caminhando

É possível subir de 4×4, porém do jeito que estava a estrada (março de 2021) até mesmo carros 4×4 teriam muita dificuldade em subir. Tente somente se for um 4×4 bem alto, pois há valetas enormes no caminho.

Chegando bem próximo à gruta há uma área larga e plana com espaço para estacionar os carros 4×4 e para acampar. No mato ao lado direito há nascentes de água potável.

Gruta da Serrinha - Santa Catarina
Vista do outro lado da gruta

Chegando à Gruta da Serrinha é possível atravessar, porém não há nada interessante no outro lado. A vista lá do alto é incrível com a Barragem do Rio São Bento e o vale lá embaixo.

Vista da Gruta da Serrinha - Siderópolis
Vista a partir da Gruta da Serrinha

Pedras do Castelo

Pedras do Castelo é um conjunto de formações rochosas de arenito que lembram a muralha e torres de um castelo. Lá do alto se tem belas vistas da barragem, das montanhas e do vale.

Pedras do Castelo - Siderópolis SC
Pedras do Castelo e a barragem ao fundo

Localizada dentro da reserva da CASAN, fica a 750 metros em linha reta da Gruta da Serrinha, também atrás da barragem de São Bento.

O nome Pedras do Castelo foi dado por um antigo morador. Uma das rochas lembra bastante a cabeça de uma tartaruga, local preferido para fotos com a barragem ao fundo.

Pedra da Tartaruga - Pedras do Castelo - Siderópolis
Ponto preferido para fotos – Crédito: @mogasavi

Trilha das Pedras do Castelo

A parte inicial da estrada e da trilha são as mesmas da Gruta da Serrinha. No meio da subida da Serrinha há uma bifurcação à direita, que adentra a mata e leva às Pedras do Castelo.

A partir da barragem, é possível seguir de carro por 3,3 km até o início da subida. A caminhada é de 2,8 km (5,6 km de ida e volta) e inclui subidas íngremes e áreas de mata com lama.

Cobra Caninana na trilha da Gruta da Serrinha
Cobra Caninana no meio da trilha

Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo com agência

A operadora Soultrip organiza grupos para trilhas guiadas para Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo, como também leva sob demanda.

O botão abaixo dá direto no whatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip

Dicas gerais

  • A visitação pode ser realizada em qualquer época do ano, mas evite dias com previsão de chuva.
  • A estrada para a Gruta da Serrinha é bem definida, porém, para as Pedras do Castelo é recomendado ir com agência ou condutor local.
  • As trilhas são de nível médio pela distância e subida íngreme. Recomendado para quem tem um bom preparo físico.
  • O acesso até a gruta é por estrada com boa visão do solo, porém na chegada à gruta há capim alto, recomendado ir de calça e botina, pois encontramos uma cobra Caninana no caminho.
  • Chegando à área alargada, próximo à gruta há uma entrada na mata à direita, onde há água potável para reabastecer a garrafinha.
  • Se a intenção for visitar a Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo no mesmo dia, vá cedo.
  • Leve água, lanche e repelente. Use protetor solar, pois grande parte da trilha é exposta ao sol.

Mapa da Gruta da Serrinha e Pedras do Castelo

Onde se hospedar

As opções de pousadas mais próximas ficam nos arredores da Barragem do Rio São Bento. São elas a Pousada da Serrinha e o Sitio Raízes.

Outra opção é ficar na cidade de Nova Veneza ou ainda em Criciúma, onde há total infraestrutura.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here