Cachoeira Três Quedas – Nova Veneza (cachoeira da Clínica)

Cachoeira das Três Quedas - Nova Veneza SC
Cachoeira das Três Quedas - Nova Veneza SC
  Por Jair Prandi
 

A Cachoeira Três Quedas é uma imponente cachoeira de Nova Veneza em Santa Catarina. Possui duas quedas visíveis vista de baixo, já a queda superior, só é possível avistar de longe.

É conhecida também como Cachoeira da Clínica porque havia uma clínica de reabilitação nas proximidades, hoje desativada.

A Cachoeira Três Quedas de Nova Veneza fica numa área muito bem preservada de mata Atlântica, dentro da Reserva particular São Francisco.

É uma grande cachoeira que forma um cenário espetacular. Porém, para chegar ao local é preciso percorrer uma trilha com grau de dificuldade médio, pela distância.

Cachoeira Três Quedas - Nova Veneza
Vista frontal da Cachoeira Três Quedas

Cachoeira Três Quedas – Nova Veneza

A cachoeira das Três Quedas de Nova Veneza é formada por um conjunto de cascatas em sequência. São visíveis de longe, a 3 km de distância em linha reta, a partir da estrada e da vila de Rio Cedro Alto.

De longe se vê parte da queda que fica mais no alto da montanha. De perto, na base dela só dá para ver as duas de baixo, que formam praticamente uma única cachoeira com um degrau no meio.

Cachoeira da Clínica - Nova Veneza
Cachoeira da Clínica – Nova Veneza

Erguemos o drone na metade da trilha para fotografar e ficamos em dúvida sobre as Três Quedas. Vista de longe, observa-se duas grandes quedas (superior e inferior), e uma pequena, quase imperceptível, logo acima da inferior.

Com isso ficamos em dúvida sobre a definição das Três Quedas:
São consideradas a superior, a pequena e a inferior (com degrau)?
Ou são consideradas a superior e inferior (com degrau) com as outras duas e a pequena é ignorada?

Acho que a segunda opção é a mais correta! Enfim… para quem chega pela trilha que dá acesso à base o que se vê é uma queda de 70 metros de altura que cai em dois estágios.

As paredes rochosas são todas forradas com musgos verdes em um ambiente de muita umidade. É possível se banhar abaixo da cachoeira, mas não há piscina natural, e sim, muitas pedras.

Como chegar ao início da trilha

Trilha da Cachoeira Três Quedas - Nova Veneza SC
Acesso inicial que leva à trilha e a vista da queda ao longe

O ponto de acesso à trilha fica a 12 km do centro de Nova Veneza, e nas proximidades da Vila Rio Cedro Alto. O percurso até o ponto de acesso à trilha é todo pavimentado.

Há mais de um ponto de acesso e duas trilhas iniciais, que se encontram, depois, já mais próximo à cachoeira da Clínica. Para visitar esta cachoeira é preciso estar acompanhando de um guia com autorização, então combine com ele o pontos encontro.

Se for colocar no GPS o nome da cachoeira, ele te fará passar do ponto. Procure por Capela São Pedro de Alcântara Rio Cedro Alto, pare e pergunte por lá.

Trilha da Cachoeira Três Quedas – Nova Veneza

Trilha da Cachoeira das Bromélias - Nova Veneza
Trilha na parte de mata

A trilha tem 3,5 km de distância (7 km ida e volta), indo por qualquer um dos dois caminhos. O tempo de caminhada é de 1 hora para ir e 1h para voltar.

A trilha é de média dificuldade pela longa distância, porém é tranquila por haver poucos trechos de subidas íngremes. Após adentrar na mata há trechos com bastante umidade e lama.

O primeiro trecho de aproximadamente 1 km é em terreno aberto, em meio à plantações de arroz. O restante é por trilha bem demarcada em meio à mata.

Toda a trilha é feita em propriedades particulares e o final dela, onde está a cachoeira das Três Quedas fica dentro da área de preservação da reserva São Francisco.

Obs: No final do post há um mapa com as localizações e percursos em estrada e trilha.

Vista aérea da Cachoeira das Três Quedas - Nova Veneza
Vista aérea (drone) da Cachoeira das Três Quedas

Cachoeira das Três Quedas com agência

Como falamos, é necessário estra com um guia autorizado, seja particular ou com agência para visitar a cachoeira.
A operadora Soultrip organiza grupos de caminhada até a cachoeira, como também leva sob demanda. Basta entrar em contato e agendar!

O botão abaixo dá direto no WhatsApp da agência. Envie primeiro a mensagem automática “Viagens e Caminhos”, que aparece, depois combine a atividade.

 Combinar atividade com a Soutrip
Outra opção é combinar com o guia Cauan da pousada Chalé Vale das Cachoeiras. Fone: (48) 99555 1971.

Dicas gerais sobre a trilha

  • Leve uma garrafinha d’água, depois você pode abastecer no caminho e até mesmo na cachoeira.
  • Vá com um calçado velho, pois vai embarrar, mas que tenha aderência para os trechos lisos.
  • Leve um lanche, repelente e chapéu, pois passará por teias de aranha no caminho.

Mapa da trilha da Cachoeira Três Quedas

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here