Rafting no Rio Pelotas – São José dos Ausentes

Tudo sobre o Rafting no Rio Pelotas, aventura entre São José dos Ausentes RS e São Joaquim SC.

Rafting no Rio Pelotas
  Por Jair Prandi
 

O Rafting no Rio Pelotas, em Ausentes, é uma novidade nesta região do Rio Grande do Sul, sendo que atividade no local começou a ser praticada a pouco tempo.

A atividade é realizada eventualmente em um trecho de 6 km do Rio Pelotas, na divisa dos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, entre São José dos Ausentes – RS e São Joaquim – SC.

É uma aventura para iniciantes, possui duas corredeiras com um bom nível de adrenalina, porém, a maior parte do percurso é contemplativa em trechos de águas calmas do rio Pelotas.

Rafting no Rio Pelotas - Saõ José dos Ausentes - São Joaquim
Primeira corredeira do rafting no rio Pelotas

O que é Rafting?

Rafting é uma atividade que consiste em descer um rio, superando suas corredeiras, ondas, redemoinhos e pequenas cachoeiras. A atividade é realizada com bote inflável, com tamanho variável, geralmente com capacidade de 6 a 8 pessoas.

Rafting no Rio Pelotas
Equipe iniciando a descida

Durante o percurso é preciso colocar em prática o espírito de equipe e entender que ritmo, união, solidariedade, percepção sensorial e liderança contribuem muito para que o bote avance!

O Rafting é um esporte para ser praticado em grupo, onde cada um participa diretamente e contribui com a evolução da atividade. As orientações são passadas pelo condutor a todo momento, conforme as necessidades surgem na descida do rio!

Rafting no Rio Pelotas – São José dos Ausentes

Preparativos para o rafting no Rio Pelotas

Camping Altos da Serra
Preparativos no Camping Altos da Serra

O rafting no rio Pelotas é operado pela Oacayolo em parceria com a Condor Ecotur. Os preparativos são feitos no Distrito de Silveira, onde começam os preparativos no início da manhã. Os aventureiros se equipam com traje de neoprene, sapatilha, e colete salva vida.

Deslocamento para o rafting no Rio Pelotas

Rafting em Ausentes
A caminho do rafting em Ausentes

Em seguida ocorre o deslocamento de cerca de 30 km (com os veículos da operadora), por belas paisagens, até o local onde se inicia a atividade.
Após deixar os aventureiros no ponto de partida, o carro de transporte é levado ao ponto final do rafting, que ficará aguardando para o deslocamento de volta.

Rafting em São José dos Ausentes

Preparativo para Rafting
Preparativo e instruções para o Rafting

Antes de colocar o bote no rio, o instrutor passa todas as orientações aos participantes. Todos são orientados com as melhores práticas para o trabalho em equipe, como também, com dicas de segurança.

Rafting nas corredeiras do Rio Pelotas
Rafting nas corredeiras do Rio Pelotas

O rafting no Rio Pelotas tem aproximadamente 6 km, possui duas corredeiras maiores e algumas mais suaves. Grande parte do percurso é por áreas calmas do rio onde é possível contemplar a belíssima paisagem local.

Rafting no Rio Pelotas
Ponto inicial da atividade no rio

A duração da atividade em água é de aproximadamente 3 horas, além do deslocamento, instrução e equipagem. Reserve pelo menos o turno da manhã e o início da tarde para a prática!

Rafting no Rio Pelotas, em Ausentes
Ponto inicial da atividade na água

Lembrando que este não é um rafting extremamente radical. Há duas corredeiras com classe III ou III+, mas na maior parte do percurso os aventureiros irão remar em águas calmas.

Rafting no Rio Pelotas
Bote duck, opção para descer em dupla

Quem leva: Como reservar?

Esta aventura acontece eventualmente ou sob demanda, em são José dos Ausentes. Quem opera é a Oca Yolo Ecoturismo e Aventura e, parceria com a Condor Ecotur.
O Tiago da Ocayolo é guia de rafting, guia de turismo e condutor de turismo de aventura, com muita experiência.

O investimento para essa grande aventura é de R$170, porém, reservando aqui pelo Viagens e Caminhos você ganha um cupom de 10% de desconto. Esse valor ainda pode ser parcelado em até 12 vezes sem juros.

O pacote inclui o transporte de desde a Pousada Altos da Serra ou Camping Altos da serra, em Silveira, guias e condutores, fotos da atividade, equipamentos de proteção, roupa (long John) e botas de neoprene para os períodos frios, e seguro aventura.
A capacidade é de somente 8 vagas por grupo.

Para agendar o passeio basta entrar em contato direto pelo botão abaixo. Envie o texto do cupom de desconto, depois combine a aventura!

 Enviar cupom de desconto e combinar a aventura
Obs: Há opção de finalizar o passeio com um piquenique. Basta consultar as condições e avisar do interesse com antecedência.

Atenção! Visando à segurança de todos os participantes, a atividade poderá sofrer alteração de horários, percurso e/ou cancelamento por motivos de força maior ou condições climáticas inadequadas.

Onde se hospedar no Silveira, em Ausentes

Camping Altos da Serra
Preparativos para o rafting no Camping Altos da Serra

Para fazer esta aventura que tem saída do Silveira e outras aventuras em São José dos Ausentes, recomendamos uma pousada e um camping. Mais informações nos links abaixo:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here