Início Mato Grosso do Sul Bonito Jardim MS: 10 pontos turísticos e dicas

Jardim MS: 10 pontos turísticos e dicas

Conheça as atrações de Jardim MS, onde estão alguns dos melhores passeios da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

Aquário natural no Rio da Prata
Rio da Prata, um verdadeiro aquário natural no município vizinho de Jardim
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Jardim MS, cidade que tem algumas das melhores atrações da Serra da Bodoquena, em Mato Grosso do Sul.

Algumas das atrações imperdíveis entre os passeios de Bonito, na verdade se localizam no município de Jardim MS, a 50 km de distância, entre elas a flutuação Rio da Prata e a Lagoa Misteriosa.

A cidade de Jardim MS possui poucos pontos turísticos urbanos, mas na zona rural é que estão suas riquezas naturais. O solo com elevada concentração de calcário favorece na formação de dolinas e grutas, assim como na incrível transparência da água dos rios.

Junto com Bonito e Bodoquena, a cidade de Jardim MS, integra o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico, mais conhecido somente como “Bonito”, principal polo de turismo no Mato Grosso do Sul.

Flutuação Rio da Prata - Bonito MS
Flutuação Rio da Prata, em Jardim, uma das melhores de Bonito

Jardim MS

Fundada em 1946, a cidade de Jardim MS teve origem durante a construção da rodovia BR-060, uma ligação entre Brasília-DF e Bela Vista-MS na fronteira com o Paraguai, quando os operários iniciaram uma vila no local.

O nome da cidade teve origem na Fazenda Jardim, local que se tornou um ponto estratégico para os soldados brasileiros durante a Guerra da Tríplice Aliança.

Hoje a população da cidade de Jardim é de 25 mil habitantes. Além do turismo suas principais fontes econômicas são a agricultura e pecuária.

O que fazer em Jardim MS: 10 pontos turísticos e dicas

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Jardim MS

Os principais pontos turísticos de Jardim são as atrações naturais e as atividades de ecoturismo. Porém, há também alguns pontos turísticos e arquitetônicos urbanos.

Conheça 10 pontos turísticos de Jardim MS

1 – Rio da Prata

Flutuação do Rio da Prata
Flutuação no Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata é uma das mais premiadas flutuações de vendidas em Bonito. A atividade começa com uma caminhada por uma trilha que leva à nascente do Rio Olho D’água onde começa a flutuação em um trecho de 2,2 km do rio, terminando no Rio da Prata, já bem maior.

O rio é raso é oferece um mundo encantado repleto de peixes, plantas e nascentes que brotam na areia. A água é absurdamente cristalina com variados tons de azul.

O Refúgio Ecológico Rio da Prata (sede do atrativo) fica a 37 km da cidade de Jardim e 50 km de Bonito.

Saiba tudo sobre a flutuação Rio da Prata

2 – Lagoa Misteriosa

Mergulho na Lagoa Misteriosa
Através do mergulho pode-se ver a grande profundidade da dolina

A Lagoa Misteriosa é uma das mais incríveis atrações naturais da Serra da Bodoquena e uma das cavernas inundadas mais profundas do Brasil.

O destemido mergulhador Gilberto de Menezes chegou a profundidade de 220 metros nesta dolina e não encontrou o fundo.

A profundidade abismal pode ser vista durante a flutuação com snorkel e no mergulho com cilindro, já que a transparência é incrível, com visibilidade é de 60 metros.

Na Lagoa Misteriosa há dois tipos de passeios: Mergulho com cilindro e flutuação com snorkel. A sede é a mesma do rio da Prata, no Refúgio Ecológico Rio da Prata, porém a atração fica em outro lado.

Distância: 37 km da cidade de Jardim e 50 km de Bonito.

Saiba tudo sobre a Lagoa Misteriosa

3 – Buraco das Araras

Buraco das Araras
Buraco das Araras – Crédito@buracodasararas

O Buraco das Araras é uma dolina, um buraco gigantesco de 100 metros de profundidade e 160 m de diâmetro. A circunferência é de 500 m que é percorrida através de uma trilha com alguns mirantes.

Nas paredes avermelhadas de arenito da dolina vivem cerca de 50 casais de araras, grande parte delas, vermelhas, mas há também araras azuis e outros pássaros, além da paisagem curiosa.

Distância: 31 km da cidade de Jardim e 65 km de Bonito.

4 – Balneário Jardim Ecopark (Balneário Municipal de Jardim MS)

Jardim Ecopark - Passeios em Bonito
Balneário Jardim Eco Park

Anteriormente conhecido como Balneário Municipal de Jardim MS, o Jardim Ecopark é um balneário situado às margens do Rio da Prata, com ótima infraestrutura e repleto de atividades.

No local é possível curtir as águas cristalinas, em meio aos peixes do Rio da Prata, como piraputangas e dourados. Há redes para descanso, churrasqueiras, quadras de esportes, tirolesa e lanchonete.

Distância: 35 km da cidade de Jardim e 58 km de Bonito.

5 – Balneário do Assis

Balneário do Assis - Jardim MS
Balneário do Assis – Jardim MS – Foto divulgação

O Balneário Seu Assis Camping também fica às margens do rio da Prata é uma oferece uma excelente área para camping, próximo ao balneário municipal de Jardim.

O balneário oferece uma boa infraestrutura para passar o dia como também para ficar acampado. Tem chalés com tomadas, banheiros, e quiosques com energia elétrica, churrasqueiras e pias.

O Balneário do Assis conta com uma passarela de madeira leva até o deck à beira na beira do rio, onde há também uma tirolesa e trampolim. Abre todos os dias.

Distância: 35 km da cidade de Jardim MS.

6 – Balneário Santuário do Prata

Balneário Santuário do Prata - Jardim MS
Balneário Santuário do Prata – Foto: Divulgação página oficial

Também localizado às margens do Rio da Prata, o Balneário Santuário do Prata, conta com uma bela área de banho. No local há área para camping, com quiosques com churrasqueiras para locação e lanchonete.

O Balneário Santuário do Prata abre somente de sexta a domingo

7 – Monumento Histórico dos Heróis (Cemitério dos Heróis)

Cemitério dos Heróis - Jardim MS
Cemitério dos Heróis – Foto de divulgação

Localizado a 5,8 km da cidade de Jardim, o Cemitério dos Heróis da Retirada de Laguna é o local onde foram enterrados os corpos dos generais e do guia Lopes, importantes personagens da Guerra do Paraguai.

O passeio também inclui visita às trincheiras utilizadas nas batalhas. O local é um sítio histórico tombado pelo IPHAN.

8 – Ponte Velha de Jardim

Ponte Velha de Jardim
Ponte Velha – Crédito: Por Gustavo Siqueira / Wikimedia

A antiga ponte em arco sobre o Rio Miranda, chamada de Ponte Velha, foi construída na década de 30, na Era Vargas e divide os município de Jardim e Guia Lopes da Laguna.
Desde a época de sua construção é uma importante ligação para o sudoeste de Mato Grosso do Sul, levando para Bela Vista e Porto Murtinho, na fronteiras com o Paraguai.

9 – Museu CER-3

Museu CER 3 - Jardim MS
Museu CER 3 – Foto de divulgação

O museu CER-3 foi criado pelos militares e ex-funcionários da CER-3, uma organização militar do tempo da construção da rodovia. O acervo do museu conta com equipamentos antigos, objetos, fotos, relatos e documentos que fizeram parte da história da região.

Entre o acervo estão os projetores e objetos do extinto “Cine Jardim”, e o Boró, a antiga moeda Jardinense. O museu está instalado nas dependências da 4ª Cia E Cmb Mec.

10 – Igreja Matriz de Jardim MS

Catedral de Jardim MS
Catedral de Jardim MS

A catedral de Jardim MS tem como principal característica arquitetônica o seu telhado em forma de leque. É a sede da Diocese de Jardim e seu complexo abrange a mitra diocesana, a cúria diocesana, os centros de pastorais, a residência oficial do padre e do bispo da diocese.

Passeios em Jardim: Como reservar

Alguns dos passeios acima só podem ser reservados através de uma agência em Bonito ou Jardim. São eles: Flutuação Rio da Prata, Flutuação ou mergulho na Lagoa Misteriosa, Buraco das Araras e Jardim Eco Park. Ou demais listados aqui não exigem reserva.

Fizemos alguns destes passeios através da Acqua Studio de Viagens, que organizou e reservou todos os nossos passeios em Bonito. Rio da Prata e Lagoa Misteriosa são bastante disputados e é essencial reservar com antecedência.

Preencha o formulário abaixo para receber um ebook da Acqua com dicas dos melhores passeios em Jardim e Bonito, e roteiros prontos!

Quando ir a Jardim – Mato Grosso do Sul

Os pontos turísticos de Jardim podem ser visitados o ano todo, porém há épocas melhores para determinados passeios.
Os balneários são mais agradáveis no verão, entre outubro e março, porém esta é a época mais chuvosa.
Já a flutuação e mergulho no Rio da Prata e Lagoa Misteriosa tem como melhor época os meses de abril a setembro, época mais seca e com maior transparência na água.

Lagoa Misteriosa - Bonito
A Lagoa Misteriosa é um passeio que acontece somente de abril a setembro

Como chegar em Jardim MS

A cidade de Jardim fica a 237 km da capital, Campo Grande, e a 70 km de Bonito. Geralmente os turistas chegam pelo aeroporto de Campo Grande e alugam um carro ou pegam um transfer até a Bonito.

Veja o post detalhado de como chegar em Bonito

Há passeios para as 4 principais atrações saindo de Bonito: Rio da Prata, Lagoa Misteriosa, Buraco das Araras e Jardim Eco Park. Porém, há muito o que fazer em Jardim e vale a pena ficar 2 dias e passar uma noite na cidade, principalmente se estiver de carro alugado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Onde ficar em Jardim MS

Hotel Jardim
Hotel Jardim – Foto de divulgação

A cidade de Jardim é pequena e não conta com muitos hotéis, mas há boas opções. Conheça três opções de hotéis em Jardim que são bem recomendadas por quem já se hospedou.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here