Início Brasil Mato Grosso do Sul Cidades do Mato Grosso do Sul: 10 destinos turísticos

Cidades do Mato Grosso do Sul: 10 destinos turísticos

Turismo em Mato Grosso do Sul. Conheça 10 cidades turísticas para visitar com dicas das atrações!

Aquário do Pantanal - Campo Grande MS
Aquário do Pantanal e a cidade ao fundo
  Por Jair Prandi
 

Conheça 10 cidades do Mato Grosso do Sul que se destacam no turismo por abrigar destinos com Bonito (melhor destino de ecoturismo do Brasil) e o Pantanal (maior área inundável do mundo, repleta de animais.)

Mundialmente conhecido por sua biodiversidade, o Mato Grosso do Sul possui ainda outras cidades turísticas com atrativos naturais e culturais variados, que iremos mostrar neste artigo.

O ecoturismo em Mato Grosso do Sul é muito forte e muito bem organizado. Os passeios em rios de águas cristalinas, grutas, cachoeiras da Serra da Bodoquena e o Pantanal, com sua rica flora e fauna típica, são os destaques.

Nesse post iremos falar um pouco do estado e mostrar 10 cidades do Mato Grosso do Sul para fazer turismo e suas atrações, confira!

Gruta do Lago Azul
Gruta do Lago Azul em Bonito

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul é um estado novo, nasceu da divisão de Mato Grosso em 11 de outubro de 1977. Localizado na região Centro-Oeste do Brasil, faz divisa com Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Goiás e Mato Grosso. Faz fronteira também com o Paraguai e a Bolívia.

Confira alguns dados importantes de Mato Grosso do Sul:

  • Qual a capital do Mato Grosso do Sul? Campo Grande.
  • Quem nasce no Mato Grosso do Sul é? Sul-mato-grossense.
  • Qual a população de Mato Grosso do Sul? Aproximadamente 2,810 milhões em 2021.
  • Mato Grosso do Sul tem quanto de área? 357,125 km².
  • Quais as maiores cidades de Mato Grosso do Sul? Campo Grande (895 mil hab), Dourados (223 mil hab), Três Lagoas (121 mil hab).

10 cidades do Mato Grosso do Sul para turismo

Aquário natural no Rio da Prata
Rio da Prata, um verdadeiro aquário natural no município de Jardim

Entre as 10 cidades do Mato Grosso do Sul, consideradas turísticas, Bonito é de longe o principal destaque. Junto a ela tem também Jardim e Bodoquena, que integram um mesmo destino.

Outras três cidades estão ligadas ao Pantanal, Miranda, Aquidauana e Corumbá. A capital Campo Grande é a opção na área central, enquanto ao norte do estado, o destaque é a cidade de Costa Rica, também com vocação para ecoturismo no Mato Grosso do Sul.

Conheça a nossa lista de 10 destinos turísticos no Mato Grosso do Sul!

Campo Grande MS

Centro de Campo Grande MS
Centro de Campo Grande MS

A capital de Mato Grosso do Sul é uma cidade ampla, bem espalhada, mesmo com seus quase 900 mil habitantes parece uma cidade do interior. Possui ruas largas e bem arborizadas onde é comum ver araras e tucanos.

Seu principal ponto turístico é o Parque das Nações Indígenas, repleto de atrações, com uma grande área verde em meio à cidade.

Parque das Nações Indígenas - Campo Grande - MS
Vista aérea do Parque das Nações Indígenas

Como chegar – O aeroporto internacional de Campo Grande é a principal porta de entrada tanto da cidade como de todo o estado do Mato Grosso do Sul.

Para quem vem de estados vizinhos há várias rodovias que levam à capital de Mato Grosso do Sul. Confira as distâncias rodoviárias das capitais mais próximas:

  • Brasília: 1046 km
  • Cuiabá: 708 km
  • Curitiba: 1004 km
  • Goiânia: 840 km
  • São Paulo: 984 km

Bonito MS

O que fazer em Bonito MS
Rio Sucuri – Bonito MS

Entre as cidades do Mato Grosso do Sul, Bonito é o principal destaque turístico. A cidade respira o ecoturismo e conta com mais de 80 passeios diferentes distribuídos em dezenas de lugares na zona rural da cidade.

Entre os principais passeios, se destacam as flutuações em rios e nascentes de água incrivelmente transparente. Além dos rios, há grutas, cachoeiras, balneários e inúmeras atividades, como mergulho, tirolesa, cavalgada, passeios de bote, entre outros…

Mergulho na Lagoa Misteriosa - Bonito MS
Mergulho na Lagoa Misteriosa com a espetacular vista do abismo

Bonito é o melhor destino de ecoturismo do Brasil. se pretende viajar para lá, recomendamos baixar o e-book com as opções e preços dos passeios para ir se organizando.

Preencha o formulário abaixo para receber o e-book gratuito com dicas de roteiros e os melhores passeios em Bonito!

Cachoeiras ceita Corê - Bonito
Uma das várias cachoeiras da trilha na Fazenda Ceita Corê, em Bonito

Como chegar – Bonito conta com um aeroporto, porém há poucos voos semanais e os preços são bem mais caros do que Campo Grande.
Com isso, o mais comum os turistas chegarem por Campo Grande e viajarem 300 km até Bonito de transfer ou carro alugado.

Jardim – Mato Grosso do Sul

Flutuação Rio da Prata - Bonito MS
Flutuação Rio da Prata, em Jardim, uma das melhores de Bonito

Jardim é uma cidade vizinha a Bonito situada a pouco mais de 50 km. Alguns dos passeios mais lindos vendidos no destino “Bonito” estão no município de Jardim.

Entre os principais passeios se destacam a flutuação no Rio da Prata, A Lagoa Misteriosa (uma dolina alagada com mais de 220 m de profundidade), o Buraco das Araras e o Jardim Ecopark.

Como chegar – Jardim fica a 235 km da capital, no caminho para Bonito. Geralmente os turistas se hospedam em Bonito e fazem os passeios em Jardim, mas quem estiver de carro alugado pode passar uma ou duas noites na cidade de Jardim MS.

Bodoquena MS

Cachoeira Boca da Onça - Bodoquena MS
Cachoeira Boca da Onça – Crédito: @fernandofiorentin

Localizada dentro da unidade de conservação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena, é outra cidade que compões os passeios do destino “Bonito”.
O parque tem uma grande quantidade de cachoeiras abertas à visitação, acessível principalmente por dois roteiros:

  • Na Fazenda Boca da Onça fica a cachoeira Boca da Onça, com 156 m de altura. As outras atrações são o Poço do Macaco, Poço da Lontra, Cachoeira da Anta, do Jabuti, do Fantasma e a Garganta da Arara.
  • A outra é a trilha pelo Parque Nacional da serra da Bodoquena que leva a várias cachoeiras, piscinas naturais, e finaliza com uma descida de 2 km em bote pelo rio.

Como chegar – Bodoquena fica a 265 km da capital de Mato Grosso do Sul, entre Bonito e o Pantanal. Da mesma forma que a cidade de Jardim suas atrações podem ser visitadas através de passeios saindo de Bonito. Porém, se estiver de carro pode ser uma opção de pernoite no roteiro de turismo de Mato Grosso do Sul.

Hotéis e pousadas em Bodoquena

Pantanal

Pantanal Mato-grossense
Rio Miranda – Pantanal Mato-grossense

O Pantanal é a maior área inundável do planeta e ocupa 65% da párea do estado de Mato Grosso do Sul. Com fauna e flora abundante, o Pantanal tem duas estações bem definidas: A cheia (época das chuvas) e a vazante (época seca).

Reconhecido pela UNESCO, como Reserva da Biosfera, o Pantanal é destino de turistas que procuram os safaris e passeios pelos rios, como também é um dos preferidos dos pescadores.

Uma das formas mais fáceis de visitação é a Fazenda San Francisco situada no início do Pantanal, com opção de passeios e hospedagem.

Como chegar – O início do Pantanal fica a 240 km de Campo Grande. As melhores opções são de carro alugado ou transfer.

 

Miranda MS

Passeio de chalana na Fazenda San Francisco - Pantanal
Passeio de chalana no Corixo do Rio Miranda

Fundada em 1778, a cidade de Miranda é conhecida como Portal do Pantanal. Fica no início da área do parque e o município tem boa parte de sua área inserida nele.

No município há várias fazendas turísticas situadas dentro do parque, abertas para visitação, como a Fazenda São Francisco e a Fazenda Caiaman.

A cidade tem também alguns marcos históricos da Guerra do Paraguai, além de construções de arquitetura do início do Século 20, como a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1931), e o prédio da Estação Ferroviária (1912).

Como chegar – A cidade de Miranda fica a 208 km da capital Campo Grande, com acesso pela BR-262. A melhor forma de chegar é traçar um roteiro de carro alugado, incluindo outras cidades, como Aquidauana, Corumbá e Pantanal.

Aquidauana MS

Cidades do Mato Grosso do Sul - Aquidauana
Vista aérea de Aquidauana – MS – Foto: Flávio André / Mtur

No caminho de Campo Grande para o Pantanal, Aquidauana apresenta cenários de montanha em meio a vasta planície pantaneira, como as serras de Piraputanga e Maracaju.

Entre os pontos turísticos de Aquidauana se destacam as belezas naturais da Serra de Maracaju, algumas cachoeiras, cavernas e até praias de areia branca às margens do Rio Aquidauana.

Na cidade há atrações como a imponente igreja matriz (1912), a Ponte Velha (1921), e o Museu Marechal José Machado Lopes, que conta a história dos conflitos militares na região.

Como chegar – Aquidauana fica a 140 km capital com acesso pela BR-262, próxima à Miranda e também indicamos um roteiro de carro.

Opções de hotéis e pousadas em Aquidauana

Corumbá MS

Corumbá - MS
Vista aérea de Corumbá – MS – Foto: Flávio André / Mtur

Corumbá é uma das mais antigas cidades do Mato Grosso do Sul, fundada em 1778 e também o maior município do estado.
Situada às margens do Rio Paraguai, na fronteira com a Bolívia, a cidade conta com vários prédios históricos bem conservados, além de várias praças e atrativos turísticos.

Corumbá é bastante procurada pelos passeios pelo Rio Paraguai, abordo de barcos muito confortáveis. Há opções de passeios de um dia, como também de cruzeiros de até 5 dias, Pantanal adentro.

Os passeios mais longos são experiências bem completas que incluem atividades no rio e também em safáris por terra para avistar animais, além de vivenciar a cultura e provar a gastronomia pantaneira.

Como chegar – Um pouco mais distante, a 426 km da capital de Mato Grosso do Sul, indicamos alugar um carro para conhecer também Miranda, Aquidauana e o Pantanal.

Opções de hotéis em Corumbá

Costa Rica MS

Costa Rica MS - Cachoeira Salto Majestoso
Cachoeira Salto Majestoso – Costa Rica MS – Foto: Edemir Rodrigues / Turismo MS

Situado ao norte do estado, na divisa com Goiás e Mato grosso, o município de Costa Rica MS é considerado também um ótimo destino de ecoturismo em Mato Grosso do Sul.

O município conta com vários parques naturais repletos de nascentes, cachoeiras, cânions e grutas. As atividades são variadas e incluem trilhas, flutuação, rafting, arvorismo, rapel, tirolesa, entre outras…

Há quatro parques naturais, são eles:

  • Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú – Lá está o principal cartão-postal de Costa Rica: o Salto do Majestoso, com 64 metros de altura.
  • Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari – Local de grande beleza cênica com nascentes d’água, chapadas e cânions, além de sítios arqueológicos.
  • Parque Nacional das Emas – É a maior unidade de conservação do bioma cerrado do Brasil, repleto de trilhas que podem ser percorridas a bordo de um carro-safári, bike ou a pé.
  • Parque Natural Municipal da Lage – É um balneário que oferece piscina natural abastecida com água de rio.

Como chegar – Situada 328 km à Nordeste de Campo Grande, recomendamos alugar um carro na capital se deslocar e conhecer as atrações naturais de Costa Rica MS.

Ponta Porã MS

"<yoastmark

Ponta Porã entra na lista de turismo no Mato grosso do Sul, principalmente por ser um destino de compras no Paraguai. Faz fronteira seca com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero.
Porém, além das compras as duas cidades revelam alguns lugares históricos e belezas naturais.

Em Ponta Porã se destaca o prédio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizada (1941), o Marco Grande (1872), e o Castelinho (1920), sede do Governo do Território Federal de Ponta Porã da época.

Cerro Corá - Pedro Juana Cabalero - Paraguai
Cerro Corá – Pedro Juana Cabalero – Paraguai

Em Pedro Juan Caballero (lado paraguaio) o destaque fica para as belezas naturais do Parque Nacional Cerro Corá, situado a 35 km de Ponta Porã.

Como chegar – Situada 313 km ao Sul do estado a melhor forma de fazer turismo em Mato Grosso do Sul, na cidade de Ponta Porã é de carro alugado.

Opções de hotéis em Ponta Porã

Turismo em Mato Grosso do Sul: Quando ir

O clima em Mato Grosso do Sul é predominante do tipo tropical, com chuvas de verão (de outubro a março) e inverno seco (de abril a setembro).

Rio da Prata - Jardim MS
Foto na nascente do Rio da Prata, em Jardim

As temperaturas médias ficam em torno de 25°C no estado, com máximas de 30°C no verão e mínimas de 15°C no inverno. Na região de Bonito ocorrem eventualmente frios mais intensos em torno de 5°C.

Visitar Bonito e o Pantanal no verão ou no inverno propicia experiências bem diferentes.

  • O Pantanal na época seca (inverno) é melhor para observar os animais que saem mais para se alimentar.
  • O Pantanal na época das cheias (verão) é melhor para fazer passeios aquáticos.
  • A melhor época para os passeios em Bonito é no inverno (época seca), maior probabilidade de sol e rios mais transparentes.
  • Já no inverno (época mais chuvosa) as cachoeiras estão mais cheias e bonitas, porém a água dos rios estará mais turva para as flutuações.

Mapa de Mato Grosso do Sul: Cidades turísticas

No mapa abaixo é possível localizar cada uma das 10 cidades do Mato Grosso do Sul para fazer turismo.

Leia também:

 


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom o conteúdo. A Gruta do Lago Azul é belíssima, pena que não dá para fazer flutuação rsrs… Mas o Rio da Prata e Rio Formoso também são lindos, assim como os balneários. Só não quis descer no Abismo Anhumas nem no Rapel Boca da Onça kkk… Praia da Figueira é boa, legal para ficar com as crianças. Tive uma experiência maravilhosa, tanto que quero voltar!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here