São Bento do Sul SC: Pontos turísticos e dicas

Conheça as atrações de São Bento do Sul é uma cidade de origem alemã localizada no Planalto Nordeste de Santa Catarina.

São Bento do Sul SC
São Bento do Sul SC
  Por Jair Prandi
 

São Bento do Sul é uma cidade localizada no Planalto Nordeste de Santa Catarina. Colonizada principalmente por alemães, a cidade oferece belas atrações arquitetônicas, culturais e também naturais.

Fundada em 1873, hoje São Bento do Sul tem população de 85 mil habitantes, aproximadamente. A altitude é de 838 metros no centro da cidade, que possui relevo montanhoso.

Neste post iremos destacar os pontos turísticos de São Bento do Sul SC, destacando as principais atrações da cidade, assim como do interior do município, que abrange áreas de planalto e da Serra do Mar.

A cidade pode servir de base para quem quer explorar o turismo na região conhecida como Destinos do Quiriri, incluindo outros destinos vizinhos, como Rio Negrinho, Campo Alegre, Campos do Quiriri, Corupá e Jaraguá do Sul.

Vista aérea do centro da cidade de São Bento do Sul SC
Vista aérea do centro da cidade de São Bento do Sul SC

História de São Bento do Sul SC

No ano de 1873 as terras ao longo do riacho São Bento foram compradas pela Companhia Colonizadora de Hamburgo, Alemanha. Com isso vieram 70 famílias de imigrantes alemães, poloneses e tchecos, que se instalaram no local, trazendo na bagagem os costumes e a cultura da terra natal.

São Bento do Sul se desenvolveu inicialmente na transformação da madeira, inicialmente de forma artesanal e hoje ainda presente, mas com tecnologia de ponta, nas fábricas de móveis, reconhecidas internacionalmente.

Estação ferroviária de São Bento do Sul SC
Estação ferroviária de São Bento do Sul SC

São Bento do Sul SC: Pontos turísticos e dicas

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em São Bento do Sul SC

Navegue por este post:

Quando ir a São Bento do Sul – Santa Catarina

A cidade de São Bento do Sul pode ser visitada em qualquer época do ano. As chuvas são bem distribuídas durante o ano, sendo que em média, os meses de inverno (entre abril e agosto) são menos chuvosos, com médias de 100 mm ao mês.

O município de São Bento do Sul apresenta grande diferença de altitude e com isso grandes contrastes na temperatura durante o ano. Podem ultrapassar nos casos mais extremos, 35°C positivos no verão no Vale do Rio Natal, como fazer 5°C negativos nos campos de altitude.

Porém, em média, as temperaturas variam de variam de 17°C a 25°C (entre outubro e março) e 10°C a 20°C (entre abril e setembro).

Em setembro ocorre a Schlachtfest, um tradicional evento com diversas apresentações culturais, com praças de alimentação, bandinhas alemãs e muita diversão pelas ruas da cidade.

Voltar ao índice

São Bento do Sul Santa Catarina
Vista aérea do centro da cidade

Onde fica São Bento do Sul: Como chegar

São Bento do Sul se localiza no Nordeste do estado de Santa Catarina, na divisa com o Paraná.

Os aeroportos mais próximos de São Bento do Sul são o de Curitiba (107 km) e o de Joinville (82 km). O aeroporto de Curitiba é o que oferece mais opções de voos e com isso, voos mais baratos.

O principal acesso rodoviário é a BR-280 que se conecta à BR-116 em Mafra e também a Jaraguá do Sul no sentido contrário. Já a SC-418, conhecida como estrada Dona Francisca, sobe a serra a partir da BR-101 no litoral Norte, em Joinville.

Chegando por um dos dois aeroportos, o ideal é alugar um carro para fazer um roteiro pela região dos Destinos do Quiriri, incluindo São Bento do Sul SC.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em São Bento do Sul – Hotéis e pousadas

A cidade pode ser usada como base para visitar os pontos turísticos de São Bento do Sul, além dos destinos próximos na região: Rio negrinho, Campo Alegre, Quiriri e Corupá, pois fica numa posição centralizada no roteiro.

Araucária Hostel
Sala de café do Araucária Hostel

Ficamos por 4 noites no Araucária Hostel, uma opção econômica no centro da cidade, que oferece tanto quartos compartilhados, como suítes casal novinhas, como a que ficamos instalados.

Ver disponibilidade!

Para quem busca uma hospedagem com padrão mais elevado, o Lefel Hotel é uma ótima opção, que dispões de piscina e instalações confortáveis.

Ver disponibilidade!

Veja mais opções de hotéis e pousadas na cidade e região.

Voltar ao índice

O que fazer em São Bento do Sul SC

Visitar igrejas, museus, belas construções e praças estão entre as principais atrações urbanas de São bento do Sul. Já na área rural, mais afastado da cidade, alguns parques e cachoeiras são os destaques.

Voltar ao índice

Pontos turísticos de São Bento do Sul: Igrejas e Praças

Igreja matriz de São Bento do Sul

Igreja matriz de São Bento do Sul
Igreja matriz de São Bento do Sul

Localizada no alto do morro, a igreja matriz de São Bento do Sul se destaca em meio à cidade. Sua arquitetura e o conjunto das escadarias com a Via Sacra formam um belo cenário em frente a praça central.

Construída entre 1955 e 1960, tem como destaque, além de sua posição dominante na cidade, o vitral do altar mor onde se encontra a imagem de São Bento, com seus painéis cerâmicos pintados à mão.

Igreja luterana de São Bento do Sul

Igreja luterana de São Bento do Sul
Vista aérea da Igreja luterana

Outra igreja que vale a pena visitar e conhecer no centro da cidade é a igreja luterana. Apesar de pequena possui uma bela arquitetura externa e em seu interior um belo órgão de 1159 tubos.

Praça Getúlio Vargas

Praça Getúlio Vargas - São Bento do Sul
Praça Getúlio Vargas vista da igreja matriz

Localizada na Rua Barão do Rio Branco, no centro de São bento do Sul, a Praça Getúlio Vargas foi reformada recentemente. Possui arborização centenária, um coreto, monumentos, parque infantil.

Em seu entorno há várias construções antigas preservadas em estilo germânico, além do belo prédio da prefeitura de São Bento do Sul.

Parque 23 de setembro (Mirante da cidade)

Mirante de São Bento do Sul
Mirante no Parque 23 de Setembro

Localizado em uma área alto próximo ao centro da cidade o parque 23 de Setembro oferece mirantes entre as araucárias, com vistas parciais do centro e da igreja matriz.
O parque é um ótimo local para caminhadas e abriga também a réplica da primeira casa construída em São Bento do Sul, a Casa do Imigrante.

Ecoparque Samae

Ecoparque Samae - São Bento do Sul
Ecoparque Samae

Localizado na Avenida dos Imigrantes, o Ecoparque Samae é uma área verde e de recreação. Possui academia, playgrounds para crianças e brinquedos educacionais.
Possui também dois lagos interligados, com túnel de água formado por chafarizes, além de trilhas pela mata. Abre das 8h às 22h.

Museus em São Bento do Sul SC

Museu Histórico Municipal Dr. Felippe Maria Wolf

Museu Histórico Municipal - São Bento do Sul
Museu Histórico Municipal

Localizado na Avenida Argolo em um terreno alto, o museu fica em um belo prédio antigo que chama a atenção no local.

Seu acervo reúne peças e objetos variados que contam um pouco da história da cidade e região. Entre as peças há instrumentos musicais, máquinas, ferramentas, armas de guerra, artigos religiosos, entre outros,

Abre de Terça-feira à Domingo e Feriados, das 09h às 12h e das 14h às 17h. Entrada gratuita.

Museu Augusto Emilio (Museu da Condor)

Museu Augusto Emílio - Museu da Condor
Museu Augusto Emílio – Museu da Condor – Crédito: Divulgação

Localizado no interior da fábrica da Condor, o Museu Augusto Emílio preserva um grande acervo de máquinas e equipamentos utilizados pela fábrica da Condor, desde o início de seu funcionamento.

A visitação acontece somente através de agendamentos, que podem ser realizados pelo site oficial.

Atendimento: Segunda a sexta-feira das 13:30 às 17:00. Grupos de até 25 pessoas sob agendamento. Entrada gratuita.

Museu da Música de São Bento do Sul

Museu da Música - São Bento do Sul
Museu da Música de São Bento do Sul

Localizado no interior da estação ferroviária de São bento do Sul, o Museu da Música possui um acervo com vários instrumentos musicais antigos, além de peças e equipamentos relacionados à musicalidade.

Abre de segunda à sexta das 13:00h às 16:00h. O museu pode ser visitado também durante a parada do passeio de Maria Fumaça nesta estação.

Museu natural Entomológico Ornith Bollmann

Museu Entomológico - São Bento do Sul
Museu Entomológico Ornith Bollmann

Localizado no prédio da secretaria de Meio Ambiente, o Museu Natural abriga diferentes espécies de animais, insetos, plantas, minerais, entre outros. O acervo também é composto por mais de 450 fotografias da Área de Preservação Permanente – APA.

Fica às margens da SC-301, esquina da Rodovia dos Móveis, conhecido como trevo do Mato Preto.
Abre de Segunda à sexta, das 07:30h às 12:00h e das 13:00h às 16:30h. Sábados das 09:00h às 12:00h, e segundo domingo do mês das 09:00h às 12:00h.

Pontos turísticos de São Bento do Sul: Atrações naturais

Parque natural do Braço Esquerdo

Cachoeira do Braço Esquerdo
Cachoeira do Braço Esquerdo – Crédito: Divulgação do parque

Localizado em meio à Serra do Mar, o Parque Natural Braço Esquerdo fica na propriedade particular que faz parte da Área de Proteção Ambiental Rio Vermelho/Humboldt, na divisa entre São Bento do Sul e Corupá.

Além da cachoeira Braço Esquerdo que possui mais de 90 metros de altura, o parque possui outras atrações como a Caverna da Fuga e a Trilha do Vale Perdido, além de ser possível praticar atividades como escalada, rapel e cachoeirismo.

Possui boa infraestrutura com banheiros, cozinha e área para camping.
Abre de quarta à segunda, das 8h às 17h.
Entrada: R$10
Mais informações no site oficial.

Morro da Igreja

Trem da Serra do Mar
Morro da Igreja visto do Trem da Serra do Mar

Com 870 m de altitude, o Morro da Igreja é um dos mais altos de toda a região, podendo ser vistos de vários pontos. Possui um paredão de 245m, onde escaladores praticam o rapel.
Pode-se alcançar o topo do Morro da Igreja a pé, por uma trilha, através de uma caminhada de cerca de 2h30 (de ida), sendo necessário o acompanhamento de um guia local.

Parque Natural das Aves

Parque Natural das Aves
Parque Natural das Aves

Localizado na Estrada Floresta em Rio Natal, o parque possui diversas espécies de aves características da Serra do Mar. O parque conta também com um borboletário, trilhas ecológicas, loja de produtos coloniais e artesanato.

Sua infraestrutura oferece um auditório de educação ambiental, camping, pousada e lanchonete.
Abre de terça a domingo, das 09h às 18h30.

Pousada Rural Ponte de Pedra

Ponte de Pedra - São Bento do Sul
Ponte de Pedra – Foto: Turismo São Bento

Localizado às margens da estrada que era o antigo traçado da Estrada Imperial Dona Francisca, o Sítio Ponte de Pedra leva este nome devido à centenária ponte em arco, construída por escravos em 1884.

Além da ponte (que pode ser vista somente de baixo, em meio à mata) a pousada conserva a arquitetura e os móveis de várias gerações.
A hospedagem é feita numa casa enxaimel e as refeições servidas num antigo paiol, uma viagem ao passado.

Funciona em finais de semana e feriados, com reserva.
Telefones (47) 3626-2660 e (47) 98845-2216.

Paraíso das Águas

Paraíso das Águas - São Bento do Sul
Paraíso das Águas – Crédito: Página oficial Facebook

O Paraíso das Águas é uma fazenda particular, que abre para visitação nos finais de semana. O lugar oferece piscinas, bar molhado, cachoeiras, trilhas, muita natureza e boa gastronomia.

Localiza-se no limite entre os municípios de São Bento do Sul e Corupá, um lugar ideal para passar o dia, especialmente no verão.

Voltar ao índice

Mapa de São Bento do Sul: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível localizar cada um dos pontos turísticos de São Bento do Sul para facilitar seu roteiro na cidade.

Voltar ao índice

Passeios em São Bento do Sul e região

São Bento do Sul fica pertinho de Rio Negrinho, Campo Alegre e os Campos do Quiriri, onde há algumas ótimas opções de passeios. A Travelum é a agência operadora que realiza estes passeios em datas agendadas ou sob demanda. Confira as principais opções:

Passeio de Maria Fumaça em Rio Negrinho

Passeio Trem da Serra do Mar

O passeio de Maria Fumaça de Rio Negrinho a Corupá, conhecido como Trem da Serra do Mar, é o maior passeio de Maria Fumaça do Brasil, com 60 km de extensão.
O passeio que desce a Serra do Mar acontece uma vez ao mês e pode ser realizado descendo a serra do sábado ou subindo no domingo.

O passeio é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que vende o passeio e os opcionais.

Passeio de trem no Vagão da Cevada

A Travelum oferece também uma opção de passeio para os amantes da cerveja no Vagão da Cevada. É um passeio de trem com degustação e harmonização de chopes artesanais (open bar). Mais informações no botão abaixo!

Agendar passeio de trem no Vagão da Cevada!

Saiba tudo sobre o passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho

Passeio de balão em São Bento do Sul

Passeio de balão em Campo Alegre SC
Passeio de balão em São Bento do Sul SC

O passeio de balão parte de São Bento do Sul ou Campo Alegre em datas agendadas e os voos duram em torno de 40 minutos. O passeio acontece ao amanhecer quando as condições de vento são mais favoráveis.

Agendar passeio de balão!

Trekking e Passeio 4×4 Campos do Quiriri

Campos do Quiriri
Mirante nos Campos do Quiriri

Os Campos do Quiriri são as mais belas montanhas da região formadas de campos naturais de altitude. O passeio leva aos limites do município de Campo Alegre em um pico com mais de 1300 m de altitude, onde só é possível subir com carros 4×4.

A Travelum oferece duas opções de passeios, uma somente 4×4 até o mirante e outra uma longa caminhada até a Pedra do Lagarto.

Passeio 4×4 nos Campos do Quiriri

Caminhada nos Campos do Quiriri – Pedra do Lagarto

Onde comer em São Bento do Sul

Já mostramos o que fazer em São Bento do Sul. Para dar dicas de onde comer nesta cidade marcada pela cultura e gastronomia alemã, ninguém melhor do que quem mora na cidade.
Confira as dicas de onde comer em São Bento por Beneth Torquato.

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

1 COMENTÁRIO

  1. Um grande evento totalmente gratuito que após 33 anos volta a ser apresentado e já reuniu mais de dez mil pessoas para assistirem O DRAMA DO CALVARIO na colina dos três templos centro de São Bento do Sul Sexta-Feira Santa as 19:30h

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here