O que fazer em Pomerode SC, no Vale Europeu

Tudo sobre turismo em Pomerode, cidade do Vale Europeu Catarinense, declarada como a cidade mais alemã do Brasil.

O que fazer em Pomerode
Paraíso Enxaimel Mundo Antigo - Pomerode
  Por Jair Prandi
 

Saiba o que fazer em Pomerode, pequena cidade localizada no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na região turística conhecida como Vale Europeu.

Pomerode é considerada a cidade mais alemã do Brasil e isso pode ser notado facilmente pela arquitetura das construções, pela culinária típica nos restaurantes e costumes do povo local.

No Vale Europeu, onde a cidade de Pomerode está inserida, se concentra o maior acervo de construções enxaimel fora da Alemanha. Somente no roteiro chamado Rota do Enxaimel, situado próximo à cidade, tem 50 casas tombadas pelo patrimônio histórico.

Para quem não sabe, o estilo enxaimel é uma técnica de construção artesanal onde é montada uma estrutura de madeira fixada com hastes encaixadas. Depois, os espaços são preenchidos com tijolos. Já o telhado é bastante inclinado e os detalhes das varandas e esquadrias dão charme às edificações.

Centro cultural de Pomerode
Construção enxaimel no entro cultural de Pomerode SC

Turismo em Pomerode: Pontos turísticos e dicas

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Pomerode

Navegue pelo post:

História de Pomerode SC

A colonização de Pomerode começou em 1863 com a vinda dos primeiros colonizadores alemães, a maior parte deles vindos da região da Pomerânia na Alemanha e foi isso que originou o nome atual da cidade.

Até 1959, a vila pertencia ao município de Blumenau, quando se emancipou e tornou-se cidade de Pomerode.

Hoje a população de Pomerode está estimada em 35 mil habitantes e a aconchegante cidade tornou-se bastante procurada por turistas que procuram suas atrações turísticas, gastronômicas e as festas culturais.

O que fazer em Pomerode: Paraíso Enxaimel Mundo Antigo
Paraíso Enxaimel Mundo Antigo

Voltar ao índice

Quando ir a Pomerode – Santa Catarina

Os pontos turísticos de Pomerode SC são acessíveis em qualquer época do ano, porém há algumas festas e eventos em datas específicas que podem tornar sua visita ainda mais interessante.

A cidade mais alemã do Brasil, recebe mais visitantes durante a Festa Pomerana (janeiro), Osterfest (Páscoa) e Weihnachtsfest (Natal).

Árvore da Osterfest - Pomerode SC
Osterbaum – árvore de casquinhas naturais – Crédito: Divulgação

A Osterfes é o maior evento de Páscoa da América Latina que acontece por várias semanas entre fevereiro e abril de quinta a domingo.

A Osterbaum (árvore de casquinhas naturais) com mais de 100 mil casquinhas entrou para o Guinness World Records em 2017.

Em 2019, foi a vez do maior ovo decorado do mundo tem 15 metros de altura.

A tendência de tempo mais firme vai de abril a agosto, quando costuma chover pouco mais de 100mm por mês, em média. Já entre setembro e março a média de chuvas sobe para 200mm.

Voltar ao índice

Onde fica Pomerode: Como chegar

Pomerode - Santa Catarina
Vista aérea do centro da cidade

A cidade de Pomerode fica no Vale do Rio Itajaí, na região turística conhecida como Vale Europeu, em Santa Catarina. Fica a apenas 30 km de Blumenau, 90 km de Balneário Camboriú e a 178 km de Florianópolis.

Para quem vai chegar de avião, os aeroportos mais próximos são o de Joinville (87 km), o aeroporto de Curitiba (182 km) e aeroporto de Florianópolis (184 km).

Os dois acessos rodoviários que levam a Pomerode são: A SC-421 que liga a Blumenau, e a SC-110, que liga às cidades de Jaraguá do Sul ao Norte e Timbó ao Sul.

Chegando por um dos aeroportos, o ideal é alugar um carro para explorar os pontos turísticos de Pomerode e fazer um roteiro pela região do Vale Europeu.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Pomerode – Hotéis e pousadas

As opções de hospedagem em Pomerode se dividem entre aconchegantes hotéis, pousadas e hostel, com variados preços. Há opções na cidade e também em áreas mais rurais.
Confira algumas das opções mais bem recomendadas:

Voltar ao índice

Pomerode SC
Vista aérea da cidade de Pomerode SC

O que fazer em Pomerode

Ficar em uma aconchegante pousada, circular pela cidade e ver sua arquitetura, conhecer os museus e provar a culinária típica estão entre as principais coisas a fazer em Pomerode.

A cidade é pequena e quase todas os pontos turísticos de Pomerode estão agrupados, boa parte pode ser visitada caminhando. Apenas algumas atrações ficam afastadas e precisarão de um deslocamento maior.

As principais atrações da cidade ficam localizadas ao longo da Rua Hermann Weege, inclusive parte dos restaurantes.

O ideal é fazer um roteiro pelo Vale Europeu, passar pelo menos um dia e uma noite em Pomerode, depois visitar destinos como Blumenau, Timbó, Jaraguá do Sul, Rio do Sul, entre outros…

Voltar ao índice

O que fazer em Pomerode: Pontos turísticos

Agora iremos mostrar o que fazer em Pomerode SC, destacando cada um de seus pontos turísticos, confira!

Portal turístico Sul de Pomerode

Portal turístico de Pomerode
Portal turístico Sul

O Portal turístico de Pomerode é um portal de boas vindas, onde funciona o centro de informações turísticas e a secretaria de turismo da prefeitura de Pomerode.
Além das fotos no Portal Sul com sua bela arquitetura, é possível também tirar fotos usando trajes típicos alemães e comprar artesanato local.

Abre diariamente, das 8h às 18h.
Rua XV de Novembro, 818 – Centro – Praça Jorge Lacerda

Portal Norte de Pomerode Wolfgang Weege

Portal Norte de Pomerode
Portal Norte de Pomerode Wolfgang Weege

Inaugurado em 2000, o Pórtico do Imigrante Wolgang Weege se localiza na saída Norte da cidade, rumo a Jaraguá do Sul.
A construção é uma réplica do Portal de Stettin, cidade alemã que foi a capital da Pomerânia entre 1720 e 1945.

Fica na rodovia SC-110, saída para Jaraguá do Sul.

Paraíso Enxaimel Mundo Antigo

O que fazer em Pomerode: Paraíso Enxaimel Mundo Antigo
pousada no Paraíso Enxaimel Mundo Antigo

Situado junto à uma fazenda, o Paraíso Enxaimel Mundo Antigo é um misto de propriedade rural, com pousada, restaurante, museu e parque temático. É uma atração imperdível na lista do que fazer em Pomerode.
O destaque do local é o conjunto de construções enxaimel que formam uma pequena vila, que fazem parte da pousada.

Não é necessário estar hospedado para fazer a visitação, que inclui a parte arquitetônica, um museu, uma igreja pomerana, um mini zoológico, entre outras atrações.

O ingresso à visitação custa R$25
Também há opções para day use que inclui piscinas e diversos passeios. Para mais informações acesse o site oficial.

Alles Park – Pomerode

Alles Park Pomerode
Alles Park – Crédito: @allespark_pomerode

Inaugurado em 2022 o Alles Park é um parque temático composto por uma Vila Germânica repleta de atrativos, com destaque para uma aérea repleta de neve.

Atrações do Alles Park em Pomerode:

  • Vila da Neve Alles Park: É um espaço coberto com neve artificial, com temperaturas negativas e decoração temática com figuras de gelo.
  • Karussel do Alles Park Pomerode: Carrossel artesanal com animais em madeira, com uma estética germânica.
  • Kinderzone Alles Park: É um percurso com obstáculos formados por atrações infláveis gigantes e redes suspensas.
  • Espelho, espelho meu: Labirinto de espelhos.
  • Fliegl: Brinquedo que proporciona às crianças a experiência de pilotar um avião.
  • Spielplatz: É o playground infantil do Alles Park Pomerode.
  • Bergbau: Área temática que simula a atividade de paleontologia, simulando a descoberta de fósseis.
  • Puzzle Room: Jogo no qual é necessário trabalhar em equipe para desvendar enigmas e escapar da sala antes que o tempo acabe.
  • Wasserwelt: Chafariz interativo Alles Park Pomerode, com efeitos especiais de águas dançantes e luzes.

O parque abre todos os dias, das 10h às 19h. Já as atrações e as bilheterias funcionam das 10h às 18h.

Parque municipal de eventos de Pomerode

O que fazer em Pomerode: Parque de Eventos
Parque de Eventos de Pomerode SC

O parque de eventos da cidade possui uma área de mais de 140 mil m², e inclui um Pavilhão Principal, um Pavilhão Cultural, um ginásio de esportes, áreas de alimentação, parquinho infantil, uma construção enxaimel, sanitários, entre outros.

Há também uma pista de skate, uma trilha para caminhada e pista de atletismo e uma lagoa. O portal de acesso do parque de eventos é um belo lugar para fotos, com o letreiro de Pomerode à sua frente.

Fica na Avenida 21 de Janeiro, nº 2150.
Acesso livre, das 6h às 22h.

O que fazer em Pomerode: Praça Torgelow

Pontos turísticos de Pomerode: Praça Torgelow
Praça Torgelow

A Torgelowerplatz foi inaugurada em 2010 em comemoração aos 180 anos da imigração alemã em Santa Catarina. Possui estátuas de bronze de personagens e objetos relacionados com a imigração alemã.

A obra retrata o trabalho de Pomerode, como a representação do homem com a enxada e a mulher frente à educação dos filhos.
Fica ao lado do Zoo Pomerode e em frente ao Centro Cultural da cidade.

O que fazer em Pomerode: Praça Jorge Lacerda

Pontos turísticos de Pomerode: Praça Jorge Lacerda
Praça Jorge Lacerda

Criada em 1969, a praça Jorge Lacerda fica atrás do Portal Turístico Sul, próxima à Prefeitura Municipal. A praça possui uma boa extensão e conta com muitas árvores, um ótimo local para caminhadas e para as crianças brincarem no parquinho.

Zoológico de Pomerode

Zoo Pomerdode
Hipopótamos no Zoo Pomerdode

Inaugurado em 1932, o Zoo Pomerode é o mais antigo de Santa Catarina, mantido pela Fundação Hermann Weege, em uma área de 45 mil m².

O zoológico de Pomerode abriga cerca de 1040 animais de 250 espécies. Suas principais atrações são os animais de grande porte, como Elefentes, Girafas, Hipopótamos, Zebras, Ursos, Leões, Tigres, Onças, Pumas, Jaguatiricas, Lontras, Emas e Chimpanzés.

Fica praticamente no centro da cidade de Pomerode SC.
Abre diariamente, das 8h às 18h.

Preços 2021: Adulto: R$40, Crianças de 4 a 14 e acima de 60 anos: R$20. Crianças de menos de 4 anos não pagam.

O que fazer em Pomerode: Vila Encantada

Pontos turísticos de Pomerode: Vila Encantada
Vila Encantada

O Parque Vila Encantada é um parque temático, mais indicado para crianças, repleto de dinossauros em tamanho real, além de várias outras atrações.

Inaugurado em 2013, o parque temático concentra mais de 20 atrações divididas em vilas. Dinossauros com mais de 5 m de altura entre as árvores nativas, uma área externa de lazer e brinquedos de aventura fazem a alegria da criançada.

Há também um museu com fósseis reais, um piso interativo, a Vila dos Piratas, e muito mais. Na área externa arborizada fica a casa que pertenceu ao fundador do Zoológico, Sr. Hermann Weege, tombada pelo patrimônio histórico.

Fica ao lado do Zoo Pomerode e abre de quarta a sexta, das 8h às 18h. Sábado e domingo, das 9h às 19h.
O ingresso custa R$35 (ref. ano de 2021).
Informações atualizadas no site oficial.

Nugali Chocolates

Nugali chocolates - Pomerode
Nugali chocolates – Foto de divulgação

A Nugali Chocolates é fabricante de chocolates premiados internacionalmente, pioneiros em vários segmentos no Brasil. Com 17 anos de funcionamento, a empresa abriu recentemente suas portas à visitação interativa.

Durante o tour o visitante conhece cada etapa da fabricação do chocolate, desde a estufa com cacaueiros até a degustação à vontade de vários sabores de chocolates.
Mais informações sobre a visitação no site oficial.

Cervejaria Schornstein

Pomerode SC: Cervejaria Schornstein
Cervejaria Schornstein

Para os fãs de cerveja artesanal, a cervejaria Schornstein é uma atração imperdível, uma cerveja produzida dentro da Lei de Pureza Alemã. Inaugurada em 2006, a cervejaria faz parte da rota das cervejas artesanais de Santa Catarina.

É possível visitar a fábrica e conhecer a história e o processo de fabricação da cerveja, com agendamento prévio. Para quem chega sem agendar, a loja vende os produtos da marca e ao lado funciona o bar oficial Schornstein Kneipe, todo feito de tijolos com uma chaminé de 30 metros de altura.

Agendamento no site oficial
Endereço: Rua Hermann Weege, 160 – Centro
Valor: R$ 30,00 – somente terá degustação acima de 5 pessoas

Rota do Enxaimel – Pomerode SC

Rota Enxaimel - o que fazer em Pomerode SC
Local de início da Rota Enxaimel

A Rota do Enxaimel tem 16 km de extensão e fica na localidade de Testo Alto, onde há cerca de 60 casas em Enxaimel no caminho. Além das casas, as belas paisagens rurais e a simplicidade local dão a sensação de um lugar que parou no tempo.

Junto com outras casas do município de Pomerode, formam a maior concentração de casas em Enxaimel fora da Alemanha. Algumas destas casas permitem a visitação.
O início da rota fica um pouco antes do pórtico norte da cidade.

Pontos turísticos de Pomerode: Museus e atrações culturais

Museu do automóvel de Pomerode

Museu do Automóvel de Pomerode
Museu do Automóvel de Pomerode

O Museu do Automóvel conta com 30 carros fabricados entre as décadas de 1940 e 1970. O acervo inclui modelos clássicos como Cadillac, Ford, Mercury, Mustang e Corvette, entre outras marcas.

O pavilhão de mil m² tem decoração temática dos anos de fabricação e conta ainda com uma loja de souvenires referentes ao mundo automobilístico.

Fica na Rua Hermann Weege, 544, e abre diariamente das 9h às 18h.
Preços (ref. Ano de 2021): Adulto: R$30 – Crianças de 5 a 13 anos, maiores de 60 anos e estudantes: R$15.
Mais informações no site oficial

Museu Mundo dos Brinquedos

Museu do Brinquedo de Pomerode
Museu do Brinquedo de Pomerode – Foto de divulgação

Inaugurado em 2019, o Museu Mundo dos brinquedos preserva a coleção de Adolar Ferreira Filho. Seu acervo conta com mais de 2 mil peças, incluindo variados modelos e raridades datadas desde os anos de 1920 até os dias atuais.

Fica ao lado do Museu do Automóvel.
Abre de segunda a sexta, das 10h às 18h.
Ingresso: R$25.
Site oficial

Museu do Marceneiro

Museu do Marceneiro - Pomerode SC
Museu do Marceneiro

O Museu do Marceneiro guarda a história dos Móveis Behling, uma empresa familiar que atua na cidade de Pomerode desde a década de 50.

O museu preserva uma grande roda d’água e toda a estrutura de máquinas e equipamentos da época em que a indústria era apenas uma marcenaria.
No local há uma loja com produtos de madeira ainda produzidos no local.

Fica na rua Alfredo Hoge, 525 – Centro
Abre de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 13h às 18h.
Sábado: Das 9h às 13h. Domingo: Fechado

Museu Pomerano

Museu Pomerano - Pomerode
Museu Pomerano

O Museu Pomerano resgata objetos dos mais variados tipos que fizeram parte da história de Pomerode, a partir da chegada dos imigrantes europeus, no século XIX.
A maior parte do acervo veio de uma coleção particular de Egon Tiedt, agora, sob tutela da Fundação Cultural de Pomerode (FCP).

Rua: Hermann Weege, 111 – Centro
Abre de terça à sexta, das 10h às 11h30 e 13h às 17h.
Sábados, domingos e feriados: 10h às 16h
Ingressos: R$ 6,00

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

Pomerode - Museu casa do Imigrante
Museu casa do Imigrante – Foto: Turismo Pomerode / Prefeitura municipal de Pomerode

O museu Casa do Imigrante preserva parte do patrimônio deixado pelo imigrante pomerano Carl Weege, importante personagem da cidade de Pomerode.

A autêntica construção enxaimel possui decoração típica da época da colonização alemã, com móveis antigos. Possui roda d’água, moenda de cana-de-açúcar e moinho de fubá de milho, além da Praça Lauro Guenther.

Abre de terça a domingo e feriados, das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Rua Leopoldo Blaese, 11 – Pomerode Fundos.

Casa do Escultor (Museu Teichmann)

Casa do Escultor - Pomerode
Casa do Escultor – Museu Teichmann

O museu Casa do escultor era a casa e o atelier do escultor Ervin Teichmann, construída em 1950, local onde funciona a Casa do Escultor. O local abriga peças esculpidas em madeira e os trabalhos realizados para a Porcelana Schmidt.

Abre de terça a domingo, das 14h às 17h.
Rua XV de Novembro, ao lado do Portal Turístico.

Teatro Municipal de Pomerode

Teatro de Pomerode
Teatro de Pomerode

Inaugurado em 2009, possui um espaço cultural qualificado, com capacidade para 498 espectadores. Possui arquitetura característica, como telhados cerâmicos, alvenaria de tijolos aparentes.

O auditório traz o nome de Rodolfo Siewert, cidadão de Pomerode com forte influência cultural em sua época. Anexo, funciona o Centro Cultural de Pomerode, que homenageia Hermann Gehrmann, importante empreendedor dos anos de 1950.

Voltar ao índice

Mapa de Pomerode: Pontos turísticos

O mapa abaixo mostra a localização de cada um dos pontos turísticos de Pomerode, citados neste post. utilize o mapa para montarseu roteiro pela cidade.

Voltar ao índice

Onde comer em Pomerode

Reconhecida como a cidade mais alemã do Brasil, Pomerode oferece vários restaurantes com comida típica. A gastronomia alemã, tem como base dois ingredientes que compõem a maioria dos pratos, a carne de porco e a batata.
Conheça os melhores cafés e restaurantes em Pomerode, pelo blog Tire a Bunda do Sofá.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Tudo muito lindo,um paraíso que pretendo conhecer muito em breve conhecer os costumes e a cultura desse lindo lugar

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here