Pico do Rinoceronte – Bom Jardim da Serra

Saiba tudo sobre o Pico do Rinoceronte, formação rochosa e mirante localizado em Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense!

Pico do Rinoceronte
Pico do Rinoceronte
  Por Jair Prandi
 

O Pico do Rinoceronte é uma bela formação rochosa situada em uma área isolada de Bom Jardim da Serra, na Serra Catarinense, com vistas incríveis da planície litorânea de Santa Catarina.

Com 1360 metros de altitude, o Pico do Rinoceronte fica na divisa com o município de Siderópolis, onde se avista a Barragem do Rio São Bento, com diferença de altitude de mais de 1000 metros.

Com acesso pela Fazenda dos Papagaios, a trilha do Pico do Rinoceronte pode ser feita em um bate-volta no mesmo dia, assim como com acampamento selvagem para voltar no outro dia.

Neste post iremos mostrar como é e como chegar no Pico do Rinoceronte, em Bom Jardim da Serra, confira!

Mirante do Pico do Rinoceronte
Mirante com a vista do pico à frente

Pico do Rinoceronte

A formação rochosa do Pico do Rinoceronte ganhou este nome por lembrar a silhueta da cabeça do animal, conforme o ângulo de observação.

Fica bem na borda da Serra Geral. A parte superior composta por campos pertence ao município de Bom Jardim da Serra. Já da borda do penhasco para baixo pertence ao município de Siderópolis, onde a mata serrana é que domina a paisagem

Pico do Rinoceronte - Bom Jardim da Serra
Vista aérea da parte final da trilha

A vista da chegada é fantástica, assim como a vista de cima das pedras do pico. Pode-se observar a planície litorânea de Santa Catarina, com destaque para a Barragem do Rio São Bento, e as cidades de Criciúma, Nova Veneza e Siderópolis.

Vista Sul do Pico do Rinoceronte
Vista aérea do pico e da cadeia de montanhas ao Sul

Olhando para o Sul, observa-se as montanhas da divisa de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, a 7km de distância. Para o Norte, a vista das torres do Parque Eólico de Bom Jardim da Serra, que fica acima do Cânion da Ronda e próximo à Serra do Rio do Rastro.

Vista Norte do Pico do Rinoceronte
Vista Norte a partir do topo do pico

Como chegar no Pico do Rinoceronte

Basicamente, há duas formas e pontos de acesso para chegar ao Pico do Rinoceronte:

  • Pela Fazenda dos Papagaios (7,2km de caminhada até o pico)
  • Subindo a Trilha dos Tropeiros (em torno de 15km de caminhada até o pico).

Nosso ponto de acesso foi pela fazenda dos Papagaios vindo de São José dos Ausentes, mas iremos detalhar também as outras alternativas.

O ideal é salvar o mapa off-line da região no Google Maps do seu celular para poder usar o GPS, mesmo sem sinal de internet para achar a fazenda.

Fazenda dos Papagaios
Fazenda dos Papagaios

Como chegar na Fazenda dos Papagaios por São José dos Ausentes

Para quem vem do Rio Grande do Sul, o melhor acesso é por São José dos Ausentes. São 53km de estradas de chão batido, que na época em que fomos (set 2021) estavam em boas condições, com acesso para qualquer carro comum.

Chegando na cidade de Ausentes, pegue o acesso à esquerda, seguindo para o distrito de Silveira. A partir do Silveira, siga sentido Cânion Monte Negro, mas passando direto pelo acesso.

Rio Capivaras - Divisa São José dos Ausentes RS - Bom Jardim da Serra SC
Rio Capivaras – Divisa entre São José dos Ausentes RS e Bom Jardim da Serra SC

Passando 22km depois do Silveira haverá uma encruzilhada, onde você deverá pegar à direita, pela estrada da Barroca. A partir daí serão mais 5km até a ponte que divide os estados, mais 4 km até chegar a estrada de cesso à fazenda e mais 800m até ela.

Colocando fazenda dos Papagaios no GPS você chegará lá sem problema, mas lembrando, salve o mapa off-line.

Como chegar na Fazenda dos Papagaios por Bom Jardim da Serra

Perau dos Cabritos - Bom Jardim da Serra - Serra Catarinense
Perau dos Cabritos, atração que fica entre Bom Jardim e a fazenda

A partir da cidade de Bom Jardim da Serra são 33km de estrada de chão batido até a Fazenda dos Papagaios.

Saindo de Bom Jardim você seguirá por 15km pela estrada principal que leva a Ausentes, depois deverá seguir pela Estrada da Barroca à esquerda por mais 18km.

Como chegar ao Pico do Rinoceronte pela Trilha Caminho dos Tropeiros

A trilha Caminho dos tropeiros é uma trilha pesada que sobe a montanha a partir da planície vencendo um desnível de mais de 1000 metros de altitude.

Trilha Caminho dos Tropeiros - Siderópolis
Vale onde se inicia a trilha Caminho dos Tropeiros em Siderópolis

O acesso a esta trilha é pelo Abrigo São Pedro, Siderópolis, que fica a 20km da cidade e a 15km de Nova Veneza.

A partir do Abrigo São Pedro, para subir a Trilha dos Tropeiros e Chegar até o Pico do Rinoceronte são aproximadamente 15km de caminhada, com duração de 8 horas.

Para mais informações, veja este post do Wikiloc!

Trilha do Pico do Rinoceronte

Trilha do Pico do Rinoceronte
Antiga estrada que faz parte de boa parte da trilha

Agora iremos mostrar como é a trilha do Pico do Rinoceronte, partindo da Fazenda dos Papagaios. No Google Maps, a fazenda também aparece com o nome de fazenda Rincão Fino, mas é a mesma.

Da fazenda (1180 m de altitude) até o Pico do Rinoceronte (1360 m) são 7,2 km de caminhada pelos campos (14,4km ida e volta).

Pico do Rinoceronte - Bom Jardim da Serra
Vista aérea do pico e a barragem do Rio São Bento lá em baixo

A maior parte do percurso é por áreas planas ou com pouca inclinação, porém há algumas subidas e descidas, mas somente a última subida que é um pouco mais íngreme.

Ainda na fazenda, Roberto, o proprietário, irá dar algumas dicas e mostrar os morros que são pontos de referência para não se perder. Baixei o mapa off-line da região e foi muito útil para tirar dúvidas durante o percurso.

Trilha do Pico do Rinoceronte
Morro de pedras, referência de passagem da trilha

A primeira referência é um morro repleto de pedras, depois um bem maior repleto de araucárias e por fim, um morro, quase sem árvores, já bem próximo ao Pico do Rinoceronte.

Há uma antiga estrada que leva quase até o pico, mas com algumas bifurcações onde é preciso ter atenção. Há também algumas setas vermelhas pintadas nas pedras indicando o caminho, mas estão bem apagadas.

Atrações do percurso

Cachoeira na Trilha do Pico do Rinoceronte
Belas paisagens na parte central da trilha

No caminho há nascentes e vários pequenos riachos com água potável. Leve apenas uma garrafinha d’água para ir enchendo no conforme necessário.

Nascente na trilha do Pico do Rinoceronte
Riacho com água potável na trilha

Com paisagens características dos Campos de Cima da Serra, o caminho é repleto de belas paisagens de campos ondulados com araucárias.

Os trechos que acompanham o rio também oferecem belas vistas das corredeiras e algumas cachoeiras. Há também banhados e charcos, cuidado para não pegar o caminho errado e acabar num atoleiro.

Cachoeira na Trilha do Pico do Rinoceronte
Cachoeira ao lado do percurso da trilha

Após a última cascata (esta da foto acima) há uma bifurcação na estrada, cuidado para pegar a da direita e não seguir reto. Na ida, seguimos reto e passamos por charcos bem complicados de passar. Depois retornamos ao caminho certo, mais à frente.

Chegando ao topo, logo se revelam as primeiras vistas das pedras do Pico do Rinoceronte.

Pico do Rinoceronte
Pedras do alto do pico e a bela vista do vale

Mapa da Trilha do Pico do Rinoceronte

No mapa abaixo é possível localizar os principais pontos de interesse e o traçado da trilha do Pico do Rinoceronte, assim como o acesso para quem sobre pela trilha do Caminho dos Tropeiros.

Autorização para a Trilha do Pico do Rinoceronte

O Pico do Rinoceronte fica na propriedade particular da Fazenda dos Papagaios, onde é necessário pagar uma taxa de acesso. Quem cuida da fazenda é o Sr. Roberto, que recebe os visitantes.

A taxa é de R$20, somente o trekking ou R$40 para quem for fazer o trekking e também acampar. Na fazenda há uma local para estacionar seu carro, banheiro, e também algumas bebidas para vender.

O Sr. Roberto pede para ser avisado no mínimo um dia antes da visitação, pois ele pode estar envolvido nas lidas da fazenda ou não estar presente. Basta entrar em contato pelo Whatsapp abaixo:

Roberto Cassetari – Whatsapp: 48 9149-4320.

Onde se hospedar

A trilha do Pico do Rinoceronte em Bom Jardim da Serra pode ser feita através de um bate-volta no mesmo dia ou incluindo um acampamento selvagem, próximo ao pico.

Vista aérea do Pico do Rinoceronte
Vista aérea do Pico e parte final da trilha pelo lado oposto e as marcas de acampamento na grama

Não há uma pousada na Fazenda dos Papagaios, apenas opção de camping na fazenda ou camping selvagem próximo ao pico. Para quem quiser acampar na fazenda há um galpão disponível para cozinhar.

Para quem vai acampar no pico, o riacho antes da última subida forte é o último ponto de coleta de água, aproveite para abastecer a garrafa.

Para quem prefere o conforto de uma pousada, a opção mais próxima é a Pousada Fazenda Paim, a 19 km de distância. Também pode se hospedar em Silveira – Ausentes (31km) ou na cidade de Bom Jardim da Serra (33km).

Pico do Rinoceronte - Bom Jardim da Serra
Vista clássica do pico e eu lá no topo

Dicas gerais

  • Salve o mapa da região de forma off-line no Maps de seu celular ou a trilha no Wikiloc. Assim conseguirá chegar facilmente, mesmo sem sinal de Internet.
  • Leve apenas uma garrafinha d’água. Há muitos pontos de água potável na trilha.
  • Vá com calçado e roupa confortável, leve chapéu e use protetor solar. Há poucas áreas de sombra na trilha.
  • Nessa região das bordas da Serra Geral, assim como nos cânions, é comum, que de um momento ao outro, feche de neblina. Mais um motivo para salvar o mapa.
Pico do Rinoceronte - Bom Jardim da Serra
Vista aérea do pico em um ângulo diferente, rumo Norte

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

6 COMENTÁRIOS

  1. Simplesmente SENSACIONAL, parabéns muito bem explicado, tenho vontade de fazer sim o pico do rinoceronte.

  2. Belo lugar para quem busca natureza, simplicidade,. Boa explicação de como funciona , como chegar e o que vai encontrar! Parabéns.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here