O que fazer em Riachão Maranhão

Dicas de turismo em Riachão, no Maranhão, uma das cidades que compões as atrações da Chapada das Mesas.

Poço Azul - Riachão
A piscina natural ensolarada
  Por Jair Prandi
 

A cidade de Riachão Maranhão, junto com Carolina, são as duas principais cidades que preservam as atrações naturais da Chapada das Mesas.

Junto com os municípios de Carolina e Estreito, Riachão divide a área do parque Nacional da Chapada das Mesas. Porém, suas principais atrações, o Poço Azul e o Encanto Azul, ficam em reservas particulares, fora da área do parque nacional.

Riachão MA é um antigo distrito de Carolina, emancipado em 1835, hoje com uma população em torno de 35 mil habitantes, situada no Sul do Maranhão, a 383 m de altitude.

O turismo em Riachão começou a uns 10 anos e já conta com atrações muito bem estruturados, como o caso do complexo do Poço Azul, mas segundo informações de nosso guia há muitas atrações a explorar em locais de difícil acesso.

Neste post iremos destacar os pontos turísticos de Riachão Maranhão, já disponíveis e estruturados para receber turistas, assim como dicas gerais sobre o destino.

Cachoeira Santa Bárbara - Maranhão
Cachoeira Santa Bárbara, vista de dentro da gruta

Turismo em Riachão – Maranhão

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Riachão MA

Navegue por este post

Quando ir a Riachão – Maranhão

Riachão no Maranhão pode ser visitada o ano todo, porém, a região apresenta duas estações bem definidas (estação seca e chuvosa), que dão percepções diferentes em alguns dos passeios.

Encanto Azul - Riachão - Maranhão
A incrível transparência das águas do Encanto Azul no mês de agosto (estação seca)

Estação seca em Riachão MA (verão)

O período que corresponde ao verão local (época seca) vai do início de maio e o final de setembro, quando chove bem pouco na região. Junho, julho e agosto são meses em que é mais difícil chover.
Esta é a melhor época para visitar a cidade de Riachão e a Chapada das Mesas por três razões:

  • Dificilmente a chuva irá atrapalhar seus passeios.
  • As águas do Poço Azul e Encanto Azul estarão bem transparentes.
  • Faz calor o ano todo nesta região e nessa época o calor é um pouco mais ameno.

Estação chuvosa em Riachão MA (inverno)

O inverno na região corresponde à época chuvosa, que vai de outubro a abril, quando as médias mensais vão de 200mm a 300 mm ao mês com o pico em março.

  • Nesta época há maior tendência da chuva atrapalhar os passeios.
  • Piscinas naturais de água transparente poderão estar com a água mais turva depois de chuvas fortes.

Voltar ao índice

Como chegar a Riachão MA

Geralmente quem visita Riachão e suas atrações já está conhecendo as atrações da Chapada das Mesas, hospedado em Carolina MA.

A cidade de Riachão fica a 105 km de Carolina, enquanto o complexo turístico do Poço Azul fica a 130km de Carolina e a 30km de Riachão, assim como o Encanto Azul, as principais atrações.

Pacote para Chapada das Mesas

A Viajar Barato é uma agência muito confiável e que oferece o melhor preço de pacote para a Chapada, que inclui o aéreo, transporte, hospedagem e vários passeios.

Consulte os valores e informações no botão abaixo!

Pacote completo com aéreo, translados, hospedagem e passeios

Rodovia Transamazônica - Riachão MA
Rodovia Transamazônica, entre Carolina e Riachão

Entre Carolina e Riachão é tudo asfaltado com acesso pela rodovia Transamazônica BR-230. As melhores opções para chegar são de carro alugado ou através de uma agência.

Para quem vai de carro é bem fácil chegar, basta colocar no GPS do celular. Salve com antecedência o mapa off-line da região para ter GPS, mesmo sem internet.

Para ver como chegar até Carolina, leia nosso post sobre Carolina Ma

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Se não tiver de carro próprio ou alugado, faça o passeio a Riachão com uma agência. O passeio do Poço Azul é sempre feito em conjunto com o Encanto Azul, com duração do dia todo, saindo de Carolina.

Tour 4x4 na Chapada das Mesas
Tour 4×4 na Chapada das Mesas com a Cia do Cerrado

Fizemos o passeio Poço Azul e Encanto Azul com a Cia do Cerrado, agência que fechamos 4 dias intensos de passeios (incluindo o 4×4 no Parque Nacional da Chapada das Mesas) + transfer de ida e volta a Imperatriz + 5 noites na pousada do Lajes.

Para fazer cotação de transfer e passeios, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Cia do Cerrado. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Cia do Cerrado
Voltar ao índice

Onde ficar em Riachão – Hotéis e pousadas

A base para visitar a Chapada das Mesas é a cidade de Carolina MA, onde estão as agências de passeios, além de bons restaurantes, comércio e serviços em geral.

Pousada do Lajes - Carolina MA
Piscina da Pousada do Lajes – Carolina MA

Passamos 5 noites na Pousada do Lajes, que fica na saída da cidade, sentido Riachão, local agradável, com quartos amplos, piscina e belos jardins.

Consultar disponibilidade!

Para quem está circulando de carro entre as atrações da Chapada das Mesas pode dividir as noites de hospedagem entre Carolina e Riachão, dependendo de seu roteiro.

Voltar ao índice

O que fazer em Riachão – Maranhão: Pontos turísticos

Os pontos turísticos de Riachão não são muitos, considere 2 dias para conhecer. Se o seu tempo estiver curto, e tiver somente 1 dia disponível, visite o Encanto Azul e Poço Azul.
Conheça as principais atrações de Riachão no Maranhão:

Complexo turístico Poço Azul ecoturismo

Restaurante do Poço Azul - Riachão MA
Restaurante do complexo Poço Azul

O complexo Poço Azul Ecoturismo abrange a Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal. Além de 4 cachoeiras, piscinas naturais e grutas, o parque oferece ótima infraestrutura para o turista, com restaurante, pousada, vestiários, banheiros, redários e áreas para descanso.

O acesso ás cachoeiras é todo por rampas de madeira e o parque oferece também atividades como rapel e tirolesa. Neste parque estão algumas das principais atrações de Riachão, que iremos mostrar abaixo:

Trilha do Poço Azul - Riachão MA
Trilhas de acesso às cachoeiras, todas em madeira

O ingresso do complexo Poço Azul custa R$70 (ref. agosto de 2021) e dá direito a visitar todas as cachoeiras (Poço Azul, Santa Bárbara, Santa Paula e dos Namorados) e utilizar da estrutura do parque.

Fica a 30km de Riachão, com 16km de estrada de terra. Fica a 6km do Encanto Azul, outra importante atração próxima.

Poço Azul – Riachão MA

Poço Azul - Riachão - MA
Poço Azul – Riachão – MA

O Poço Azul é uma piscina natural de águas transparentes, a principal atração do parque Poço Azul. Abastecido por várias pequenas quedas d’água que vem de direções diferentes, parece um pequeno paraíso.

Fica no fundo de um pequeno cânion e pode ser visto de cima, através de um mirante junto às rampas de acesso. Sua beleza se revela quando o sol bate direto na água, mas como é cercado de paredes rochosas, por muitas horas do dia é a sombra que toma conta do lugar.

A piscina natural do Poço Azul, possui cores que misturam tons de azul e verde, mas confesso que achei mais verde do que azul. Mas o que importa é que a água é bastante cristalina e de temperatura agradável para o banho, porém, o centro do poço é profundo.

Cachoeira de Santa Bárbara

Cachoeira Santa Bárbara - Riachão - Maranhão
Cachoeira Santa Bárbara – Riachão – Maranhão

Também situada no complexo Poço Azul, a Cachoeira Santa Bárbara é uma das maiores quedas d’água da Chapada das Mesas, com 76 metros de altura. Situada dentro de um pequeno cânion a queda forma um profundo poço em sua base.

O acesso à parte frontal da cachoeira é feito através de uma ponte pênsil que atravessa o rio. Logo à frente fica a gruta de Santa Bárbara, também acessível por uma ponte pênsil.

Cachoeira de Santa Paula

Cachoeira Santa Paula - Poço Azul Ecoturismo
Cachoeira Santa Paula

A Cachoeira de Santa Paula fica na metade do caminho, na trilha de quem está seguindo para o Poço Azul. A água despenca em degraus em uma bela piscina natural entre os rochedos.
O poço é profundo, mas para quem desejar há boias e cordas para ir até a queda com segurança.

Cachoeira dos Namorados

Também parte do Poço Azul ecoturismo, a Cachoeira dos Namorados é pequena, com apenas 1,5 metros de altura, um lugar tranquilo para relaxar.

Gruta de Santa Bárbara

Gruta Santa Bárbara - Riachão MA
Gruta de Santa Bárbara

A Gruta de Santa Bárbara fica logo à frente da cachoeira, acessível por uma ponte pênsil que leva a um salão pedregoso onde há uma imagem de Santa Bárbara.
De dentro da gruta é possível tirar belas fotos da cachoeira de Santa Bárbara que surge entre os paredões rochosos.

Encanto Azul – Riachão MA

"<yoastmark

Encanto Azul é uma piscina natural parecida com a do Poço Azul, mas situada em um outro local, a 6 km de distância. Possui uma transparência incrível e uma coloração azul intensa em suas águas.

A piscina natural, cercada de paredes rochosas é profunda em sua parte central, e também recebe a luz solar por poucas horas do dia, mas mesmo sem o sol, o local é de grande beleza cênica.

Encanto Azul - Riachão - Maranhão
Encanto Azul – Riachão – Maranhão

O ingresso para a visitação custa R$30 (ref. agosto de 2021) e o local oferece uma estrutura simples com lanchonete, banheiro, e escadaria de acesso ao atrativo.

Fica a 36km de Riachão, com 22km de estrada de terra. Fica a 6km do Encanto Azul, outra importante atração próxima.

Balneário Frutuoso

Balneário Frutuoso - Riachão MA
Balneário Frutuoso – Foto: Etenir Ramos de Jesus

O Balneário Frutuoso conta com piscinas abastecidas com águas naturais e correntes do Rio Maravilha. Possui duas grandes piscinas, restaurantes, quiosques, quadras de vôlei e futebol e muitas árvores ao redor.
Fica às margens da rodovia MA-334, a 5 km da cidade de Riachão Maranhão.

Cachoeira da Aldeia

Cachoeira da Aldeia - Riachão MA
Cachoeira da Aldeia

A cachoeira da Aldeia, também conhecida como cachoeira da ilha, é de baixa altura em sua queda, porém oferece uma bela piscina natural, ótima para banho.
Fica a 17 km do centro de Riachão, com acesso quase todo em estradas de terra.

Praça da Matriz de Riachão e Igreja Nossa Senhora de Nazaré

Riachão Maranhão - Praça da Matriz
Praça da Matriz e igreja de Riachão – Crédito: Governo do Maranhão

A Praça matriz de Riachão foi revitalizada em 2020, quando ganhou fonte luminosa, letreiro com o nome da cidade, parque infantil e academia, além de um visual mais moderno.
Em frente à praça fica a igreja Nossa Senhora de Nazaré, com sua fachada simples e uma única torre.

Cachoeiras em outras cidades próximas

Aproveite para explorar as outras cachoeiras e atrações das cidades próximas que compõem a Chapada das Mesas.
Escrevemos um artigo completo também mostrando as cachoeiras e atrações de Carolina MA.

Cachoeira do Macapá - Balsas MA
Cachoeira do Macapá – Balsas MA – Crédito @tatiana_guillaumon

Vale a pena esticar até a Cachoeira do Macapá (123km), uma das maiores da região, situada no município de Balsas, além da Cachoeira Três Marias (76km), em Nova Colinas.

Mapa de Riachão – Pontos turísticos

No mapa dos pontos turísticos de Riachão, abaixo é possível localizar as principais atrações.

Voltar ao índice

Dica de agência na Chapada das Mesas

Se for viajar sozinho, com certeza será melhor fazer tudo com agência. Tente conciliar seus passeios com grupos já programados junto à agência, assim sairá mais em conta.

Mesmo quem estiver de carro próprio ou alugado irá precisar ir com agência em alguns passeios. É o caso das Cachoeira São Romão e do Prata, dentro do parque nacional da Chapada das Mesas, acessível somente por 4×4 e com necessidade de guia.

Estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas
4×4 da Cia do cerrado na estrada no Parque Nacional da Chapada das Mesas

Fechamos todo nosso pacote com a Cia do Cerrado, agência que foi a pioneira em passeios na Chapada das Mesas. Foram 4 dias completos de passeios + 5 noites de pousada + transfer de ida e volta a partir de Imperatriz.

Para fazer cotação de transfer, passeios e pousada, clique no botão abaixo, que leva direto ao WhatsApp da Cia do Cerrado. Envie a mensagem “via Viagens e Caminhos” para identificação, apresente-se e combine o passeio desejado!

 Contato Cia do Cerrado
Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here