Rio Negrinho SC: 13 pontos turísticos

Turismo em Rio Negrinho SC. Conheça as principais atrações desta cidade do Norte de Santa Catarina!

Praça da prefeitura de - Rio Negrinho
Praça da prefeitura de - Rio Negrinho
  Por Jair Prandi
 

Rio Negrinho é uma cidade da região Norte do estado de Santa Catarina, colonizado por europeus, que oferece boas opções de turismo, que iremos mostrar neste post.

Alemães, portugueses, italianos e poloneses chegaram na região por volta do século 19, com a construção da Estrada de Ferro Dona Francisca, dando origem à cidade e também deixando uma rica herança cultural, costumes e tradições.

A população de Rio Negrinho atualmente é de 42,5 mil habitantes (estimativa 2020) e a altitude é de 790 metros. Um dos destaques da cidade é o setor moveleiro, que desde sempre impulsionou a cidade com seus móveis de qualidade.

Passeio Trem da Serra do Mar
Passeio de Maria Fumaça, uma das principais atrações do destino

Turismo em Rio Negrinho

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Rio Negrinho SC

Navegue por este post

Quando ir a Rio Negrinho – Santa Catarina

Praça do Avião - Rio Negrinho
Praça do Avião no centro da cidade

Rio Negrinho pode ser visitada em qualquer época, com índice de chuvas bem distribuído durante o ano. Os meses entre abril e agosto são os menos chuvosos, com um média de 100mm por mês.

Há dois eventos importantes durante o ano que ocorrem na cidade: A OberlandFest (festa folclórica alemã) e o Natal Encantado.

  • A Oberlandfest acontece no mês de outubro na cidade, uma festa que resgata as tradições germânicas do município, com desfiles, apresentações folclóricas, bandas típicas, muita gastronomia, shopee, e escolha das princesas e rainha da festa.
  • O Natal Encantado de Rio Negrinho acontece anualmente entre novembro e janeiro, quando partes da cidade ganham decoração natalina. Toda a região do Centro Cívico fica decorada, e várias atrações estão abertas em horários diferenciados, como a Vila do Artesanato e um Espaço Gastronômico.
Natal Encantado de Rio Negrinho
Natal Encantado – Crédito: prefeitura de Rio Negrinho

Voltar ao índice

Como chegar a Rio Negrinho SC

A cidade de Rio Negrinho SC localiza-se entre o Norte e Nordeste de Santa Catarina, a 117km de Curitiba e a 92km de Joinville.

Para quem chega de avião, os aeroportos mais próximos são o de Joinville (93km), o de Curitiba (121km) e o de Florianópolis (264km). Geralmente o aeroporto de Curitiba é que oferece voos com melhor custo benefício.

Chegando por um dos aeroportos citados acima, a melhor opção para conhecer a região é alugar um carro. As estradas da região, geralmente oferecem boas condições de tráfego.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Dá para montar um bom roteiro turísticos pela região, incluindo São Bento do Sul, Campo Alegre, Campos do Quiriri, entre outros…

Rio Negrinho SC
Vista aérea da cidade da cidade

Voltar ao índice

Onde ficar em Rio Negrinho – Hotéis e pousadas

Rio Negrinho oferece algumas opções de hospedagem na cidade e zona rural. Considere também ficar em São Bento do Sul, cidade um pouco maior e que fica a apenas 17km de distância.

Voltar ao índice

O que fazer em Rio Negrinho: Pontos turísticos urbanos

Agora iremos mostrar os principais pontos turísticos de Rio Negrinho, incluindo atrações da zona urbana, zona rural e passeios, confira!

Passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá

Trem da Serra do Mar
Trem da Serra do Mar

O passeio de Maria Fumaça desce a Serra do Mar, entre belas paisagens e é também uma volta ao tempo, realizado em uma locomotiva a vapor de 1950. Os passeios são mensais com duas possibilidades: Descer a serra de Rio Negrinho a Corupá no sábado ou subir a serra de Corupá a Rio Negrinho no domingo.

Maria Fumaça na estação ferroviária de Rio Negrinho SC
Maria Fumaça na estação ferroviária

O Trem da Serra do Mar (como é chamado) é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. No trecho ferroviário de 60 km, o viajante pode apreciar as belas paisagens da serra, além de passar por túneis e pontes.

O passeio é operado pela ABPF – Associação Brasileira de Preservação Ferroviária, que vende o passeio e os opcionais.

Passeio de trem no Vagão da Cevada

A Travelum oferece também uma opção de passeio para os amantes da cerveja no Vagão da Cevada. É um passeio de trem com degustação e harmonização de chopes artesanais (open bar). Mais informações no botão abaixo!

Agendar passeio de trem no Vagão da Cevada!

Chaminé da Móveis CIMO e Praça da prefeitura de Rio Negrinho

Chaminé de Rio Negrinho
Chaminé da Móveis Cimo

Construído por volta de 1945, a enorme chaminé é um monumento símbolo da cidade. Localizada na praça em frente à prefeitura de Rio Negrinho, tem em torno de 48 metros de altura.

A chaminé da Cimo simboliza o passado da cidade, onde funcionava a fábrica da Moveis Cimo, na época a maior fábrica de móveis da América Latina, hoje um marco histórico e cartão postal da cidade.

Monumento da Imbuia - Rio Negrinho
Monumento ao madeireiros, aos pés da chaminé

No mesmo local há ume enorme pedaço de tronco de madeira Imbuia que também simboliza os tempos da exploração da madeira na região e a bela praça da prefeitura que vem sendo revitalizada.

Outra atração é a edificação da Prefeitura Municipal de Rio Negrinho, que é uma réplica dos Saloons do velho oeste, onde antigamente funcionava um hotel, restaurante e salão de bailes, construído por Roberto Lampe.

Museu municipal Carlos Lampe

Museu Carlos Lampe - Rio Negrinho
Prédio histórico do Museu Carlos Lampe

O Museu Carlos Lampe, criado em 1980, funciona no Casarão Zipperer bem no centro da cidade, O museu preserva um grande acervo geológico que mantém viva a história do município de Rio Negrinho.

O mome “Museu Carlos Lampe” foi escolhido em homenagem ao pioneiro da Indústria Metal Mecânica em Rio Negrinho. O “Casarão Zipperer” onde funciona o museu foi inaugurado em 1924 e pertencia ao dono de uma antiga indústria moveleira da cidade.

Abre de terça a sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h. Sábado das 8h às 12h. Domingo das 14h às 18h.

Praça do Avião – Rio Negrinho

Praça do Avião - Rio Negrinho
Praça do Avião

A Praça do avião, localizada no centro da cidade, tem como monumento um Avião T6 NA44, modelo utilizado na 2ª Guerra Mundial.

O avião da praça foi construído em homenagem ao tenente-aviador Oldegar Olsen Sapucaia, uma réplica de um avião utilizado em treinamentos avançados para pilotos, que pertenceu a Esquadrilha da Fumaça nos anos 40 e 50.

Igreja matriz Santo Antônio de Pádua

Igreja matriz de Rio Negrinho
Vista aérea da Igreja matriz

A igreja matriz de Rio Negrinho teve sua construção iniciada em 1947, em substituição à antiga capela. Possui uma única torre cônica e um telhado bastante inclinado, situada no centro da cidade.

Igreja Luterana de Rio Negrinho

Igreja Luterana de Rio Negrinho
Igreja Luterana

A Comunidade Evangélica Luterana tem como sede uma bela igreja, que foi inaugurada em 1958. Localizada em um terreno alto, próximo ao centro, a igreja luterana tem uma única torre com um relógio e bela arquitetura.

Seminário São José – Rio Negrinho

Seminário São José - Rio Negrinho
Vista aérea do Seminário São José

O Seminário São José é uma bela construção situada entre araucárias, próximo ao centro da cidade. É uma instituição de estudos para quem quer seguir a vida religiosa. O seminário pode ser visitado externamente.

Parque Paul Harris

Parque Paul Harris - Rio Negrinho
Trilha no Parque Paul Harris

O parque Paul Harris é uma área verde localizada em um lado da cidade, próximo à linha férrea. No local há trilhas com passarelas elevadas em madeira que atravessam áreas de mata e riachos, um belo lugar para caminhadas.

Estação Ferroviária Rio Negrinho

Estação ferroviária de Rio Negrinho SC
Estação ferroviária

A Estação Ferroviária de Rio Negrinho foi inaugurada em 1913, como parte da ferrovia São Paulo-Rio Grande. Hoje é tombada pelo patrimônio estadual como parte da história de fundação do município de Rio Negrinho.

Em um de seus ambientes há um Museu Ferroviário com objetos e equipamentos que fizeram parte do sistema. Na parte externa há várias locomotivas e vagões em processo de restauração.

É dessa estação que parte o passeio de Maria Fumaça Rio Negrinho-Corupá, que acontece uma vez ao mês.

O que fazer em Rio Negrinho: Pontos turísticos rurais

Fazenda Evaristo

Lago Fazenda Evaristo - Rio Negrinho
Belo lago na Lago Fazenda Evaristo

A Fazenda Evaristo é uma bela e ampla propriedade que oferece opções turísticas com atrações e hospedagem. Conta com cachoeiras, lago, trilhas, tirolesa, passeios a cavalo, charrete e quadras de esporte.

A fazenda oferece também uma bela infraestrutura com cabanas, chalés, camping, restaurante é salão para grandes eventos. Fica a 7km da cidade.

Recanto Paraíso Aventuras

Recanto Paraíso Aventura - Rio Negrinho
Recanto Paraíso Aventura – Foto de divulgação

O Recanto Paraíso Aventuras é um espaço de lazer que oferece completa infraestrutura para os visitantes. Conta com piscinas, toboáguas, banheiros, vestiários e espaço infantil.
O recanto oferece também alguns chalés e área de camping, além de lanches e refeições. Fica a 14km da cidade.

Barragem Volta Grande

Camping no lago da Barragem Volta Grande
Camping da Ilha às margens do lago da represa – Foto: Divulgação Camping Ilha do Sul

A barragem Volta Grande, além da própria represa em i, oferece um belo lago com 7km de extensão que oferece opções de turismo, como pousadas, áreas de camping e belas paisagens.
A represa fica entre os distritos de Volta Grande e Serro Azul, a 45 quilômetros do Centro.

Voltar ao índice

Café colonial Estância - Rio Negrinho
Café colonial Estância

O Café Colonial Estância é uma propriedade rural que serve café colonial, almoço e produtos orgânicos aos visitantes. É o local do café colônia após o passeio da maria fumaça.

A propriedade rural é cercada por jardins e conta com um galpão em estilo rústico, onde são servidas as refeições. No local é possível também, comprar bolachas caseiras, pães, suco de uva, geleias, queijos, massa caseira e muito mais.

Fica a 5km do centro de Rio Negrinho.

Voltar ao índice

Mapa de Rio Negrinho: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível visualizar a localização de cada um dos pontos turísticos de Rio Negrinho, destacados acima:

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here