O que fazer em Timbó SC: Pontos turísticos e dicas

Tudo que você precisa saber sobre o turismo em Timbó, cidade da região turística do Vale Europeu, em Santa Catarina.

O que fazer em Timbó SC
Complexo Turístico Jardim do Imigrante - Timbó
  Por Jair Prandi
 

Timbó é uma cidade da região turística conhecida como Vale Europeu, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, a cidade traz muito desta cultura na arquitetura, culinária e costumes em geral.

A cidade de Timbó SC tem uma população estimada em 45 mil habitantes (2021) e altitude de 68 metros, cortada pelo rio Benedito e Rio dos Cedros, que se juntam na cidade.

Entre os pontos turísticos de Timbó SC, destacam-se algumas construções em estilo enxaimel alemão, os parques, praças e museus. Timbó foi classificada pela ONU como a 10ª melhor cidade do país para se morar, uma ótima opção para quem buscar fugir do agito de uma grande cidade.

Timbó - Santa Catarina
Letreiro do Parque Central

História de Timbó

A cidade de Timbó SC foi fundada em 1869 pelo imigrante alemão Frederico Donner, que iniciou uma povoação às margens do rio Benedito. Depois começaram a vir imigrantes alemães e italianos que desenvolveram a cidade.

A origem do nome da cidade veio de planta chamada “timbó”, que é um tipo de cipó, onde é extraído a retinona, um princípio ativo e altamente tóxico utilizado na fabricação de inseticidas, como o DDT. A planta era também utilizada pelos indígenas em um método de pescaria.

Timbó SC
Vista aérea do complexo do Imigrante e o centro da cidade

Turismo em Timbó

Dicas de Viagem: Quando Ir, Como Chegar, Onde Ficar e O que fazer em Timbó SC

Navegue por este post

Quando ir a Timbó – Santa Catarina

O clima de Timbó é quente e temperado, considerada uma cidade chuvosa, com pluviosidade significativa ao longo do ano. Mesmo no mês mais seco (agosto) a média é de 116mm de chuva, enquanto o mais chuvoso (janeiro) de 286mm.

A época em que chove menos vai de abril a agosto e a temperatura média anual é de 19.3 °C. Se você mora próximo, consulte a Previsão do tempo Timbó SC antes da viagem.

Festa do Imigrante de Timbó

Em termos de eventos, considere ir em outubro, quando acontece a festa do Imigrante de Timbó um dos maiores eventos da cidade. A programação cultural reúne pessoas de todas as partes do mundo em bailes típicos, desfiles e apresentações.

Voltar ao índice

Onde fica Timbó SC: Como chegar

Timbó SC
Imagem aérea do centro da cidade

Timbó SC fica na região turística do Vale Europeu, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. Fica a 30km de Blumenau, 92km de Balneário Camboriú e a 175km de Florianópolis, capital do estado.

Os aeroportos mais próximos são o de Navegantes (78km), Joinville (105km) e Florianópolis (186km).

Chegando por um dos aeroportos, considere alugar um carro para conhecer a região do vale Europeu, como Blumenau, Pomerode e Jaraguá do Sul, assim como as cidades mais próximas do Litoral Catarinense, Itajaí, Balneário Camboriú e Itapema.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Timbó – Hotéis e pousadas

Pousada Casa Enxaimel - Timbó SC
Pousada Casa Enxaimel – Foto de divulgação

A cidade de Timbó SC é pequena e conta com algumas opções de hotéis e pousadas, assim com na zona rural. Confira algumas opções:

Voltar ao índice

O que fazer em Timbó: Pontos turísticos

Complexo turístico Jardim do Imigrante

O que fazer em Timbó SC
Vista aérea do Complexo Jardim do Imigrante

O Complexo Turístico Jardim do Imigrante é o cartão postal da cidade de Timbó, composto de um belíssimo cenário. O complexo é composto pela Represa do Rio Benedito, a Casa do Artesão, o Museu do Imigrante e o Restaurante e Choperia Thapyoka.

A represa construída em 1880 por imigrantes alemães, forma uma cascata de baixa altura, mas com mais de 100m de largura. Já a ponte de pedestres possui um formato único, com vista para uma bela construção enxaimel.

Fica no centro de Timbó, com acesso pela Av. Getúlio Vargas e praça Oscar Bremer, com sua figueira centenária.

Parque Central de Timbó

Parque Central de Timbó SC
Parque Central de Timbó

Inaugurado em 2012, o Parque Central de Timbó é uma bela área verde revitalizada da Praça Urbano Bertoldi, junto com o antigo Campo do União.

Com belos gramados e um conjunto de árvores, possui também quadras para prática de esportes, com duas quadras de areia, uma quadra poliesportiva, pista para caminhada e corrida, pista oficial de skate, equipamentos de ginástica e playground.

No parque fica também o letreiro de Timbó, O teatro Municipal e a Sociedade recreativa e Cultural de Timbó.

Parque Henry Paul

Parque Henry Paul - Timbó SC
Vista aérea do Parque Henry Paul

Inaugurado em 1969 em comemoração ao centenário da cidade, o Parque Henry Paul é um grande espaço onde ocorrem os principais eventos da cidade.

O parque conta com pista de caminhada, pista de skate, academia ao ar livre e quadras esportivas. Rodeado pelo rio Benedito, o parque oferece também rampa para embarcações como jet-ski e passeios prancha de stand up e caiaque.

O parque abriga também o Bosque da Saudade onde há uma trilha ecológica que leva a uma figueira centenária que precisa de 15 pessoas ara abraça-la.

Praça Frederico Donner

Praça Frederico Donner - Timbó
Casa do Artesão na Praça Frederico Donner

Localizada no centro da cidade de Timbó SC, a Praça Frederico Donner abriga o busto de Frederico Donner, mas que tem como principal atração a Casa do Artesão, em estilo enxaimel.

No local são comercializados os produtos feitos pelos artesãos da cidade que fazem parte da Associação Timbó de Artesanato, com horário de atendimento, das 10h às 18h.

Parque Jardim Botânico Franz Damm

Parque Jardim Botânico Franz Damm - Timbó
Vista aérea do Jardim Botânico Franz Damm

O Jardim Botânico de Timbó é uma grande área verde localizada a apenas 2,5 km do centro da cidade. O espaço conta com gramados, áreas de mata, lago e até um restaurante típico.

A ponte rústica e a casa enxaimel na beira do lago, dentro do parque, formam um belo cenário. Há também belos jardins e um parquinho infantil.

Morro Azul – Parque Ecológico Freymund Germer

Morro Azul - Timbó
Vista do Morro Azul – Crédito: Jornal de Pomerode

O Parque ecológico Freymound Germer, conhecido como Morro Azul, fica a 758 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da cidade do município de Timbó SC.

O parque abrange uma área de 40 hectares cercados pela mata e é local também de prática do voo livre. No topo do parque existe uma estrutura para camping e duas trilhas: Trilha das Bromélias, com 800 metros e a trilha das Araucárias, com 400 metros de extensão.

Há também um Balanço Infinito e um totem em formato de coração localizado no mirante sul e uma luneta, no mirante norte.
Fica a 18 km do centro da cidade e abre diariamente, das 8h às 18h.

Eco do Avencal – Timbó

Eco Avencal - Timbó SC
Eco Avencal – Foto de divulgação da página oficial

O Eco do Avencal é um parque temático com atrações para todos os públicos, onde os visitantes vão encontrar atrações como: Mundo dos Dinossauros, Curiosidades, Animais Exóticos, Ciências e um Mundo dos Contos de Fadas.

Crianças e adultos podem interagir, por exemplo com cobras e aranhas, com toda segurança, além de outros animais.
A visitação é feita exclusivamente sob agendamento pelo WhatsApp (47) 99121-2083.

Museu da Música de Timbó SC

Museu da Música de Timbó
Instrumentos musicais no Museu da Música

O Museu da Música de Timbó está instalado no antigo Salão de bailes Hammermeister, construído em estilo enxaimel com tijolos aparentes, no início do século XX por imigrantes alemães.

Inaugurado em 2004, o Museu da Música possui um amplo acervo, com mais de 2000 peças, constituído de instrumentos musicais dos mais variados tipos, além de outros objetos relacionados à música.

Fica a 4,5 km do centro de Timbó e abre de terça a domingo, inclusive feriados, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.
A entrada custa R$ 2,00.

Museu do Imigrante

Museu do Imigrante de Timbó
Museu do Imigrante

O Museu do Imigrante de Timbó, fundado em 2003, faz parte do Complexo Turístico Jardim do Imigrante, instalado em um imóvel construído durante o período da colonização, por volta de 1870,

O museu retrata o modo de vida, hábitos e costumes dos antigos colonizadores da região, através de um acervo de mais de mil peças que recriam o ambiente de uma casa típica da época.

Abre de terça a domingo, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Museu Casa do Poeta

Museu Casa do Poeta
Museu Casa do Poeta

O museu está instalado na antiga Casa do Poeta Lindolf Bell, um renomado escritor de Timbó SC. A Casa do Poeta constitui-se de museu, praça, centro de memória, biblioteca e espaço cultural.

O acervo do museu é composto de móveis que pertenceram ao poeta, como móveis, obras de arte, indumentária, troféus, objetos diversos e coleções.
Abre de terça a domingo das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Cervejarias de Timbó

Cervejaria em Timbó SC
Cervejas artesanais – Crédito: Turismo Timbó

A cidade de Timbó é também um destino para quem aprecia boas cervejas artesanais, como a Cervejaria Bork, Blauer Berg Cervejaria, Cervejaria Berghain, Cervejaria Hersing e a Pillred Bierd Cervejaria Artesanal.
Mais informações neste link

Cicloturismo em Timbó

Circuito Vale Europeu - Timbó SC
Crédito: Raul Tafner – Turismo Timbó

Timbó se destaca também no cicloturismo com um roteiro de 300km pela região que começa e termina em Timbó SC. O ciclista recebe um guia com mapas, planilhas de orientação e há placas indicativas no caminho.

O percurso do Circuito Vale Europeu começa em Timbó e passa por Pomerode, Indaial, Ascurra, Apiúna, Rodeio, Benedito Novo, Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros, até retornar a Timbó.

O roteiro foi montado para o participante pedalar e ao mesmo tempo conhecer as atrações da região, como belezas da região, como cachoeiras, arquitetura colonial e atrativos naturais.

Voltar ao índice

Mapa de Timbó: Pontos turísticos

No mapa de Timbó você pode localizar cada um dos pontos turísticos, confira!

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here