Caçapava do Sul: Turismo e dicas

Tudo sobre o turismo em Caçapava do Sul, cidade que tem atrações históricas relacionadas à revolução farroupilha e inúmeras atrações naturais, especialmente cavernas e formações rochosas.

O que fazer em Caçapava do Sul
Pedra da Abelha vista do topo da Pedra do Segredo
  Por Jair Prandi
 

Caçapava do Sul é uma das cidades mais antigas do Rio Grande do Sul, que apesar de ainda pouco explorado no turismo, possui importante atrações, principalmente de origem geológica, como a Pedra do Segredo.

Na cidade há interessantes pontos turísticos históricos e arquitetônicos, como o Forte Dom Pedro II e a casa onde nasceu Borges de Medeiros. Na zona rural, gigantescas formações rochosas, grutas e cachoeiras, são os atrativos.

Situado na chamada Zona da Campanha Gaúcha, a 450 metros de altitude, Caçapava do Sul tem como uma das principais fontes econômicas, as extensas jazidas de minérios de cobre, cal e calcário.

O início de povoamento de Caçapava do Sul começou por volta de 1792, chegando à cidade em 1855. Hoje o município tem em torno de 34 mil habitantes

Caçapava do Sul
Vista aérea do centro da cidade

A palavra “Caçapava”, significa (na língua tupi-guarani): Clareira na Mata, Fim da Estrada na Mata e Fim da Travessia no Monte. Por sua rica geologia e pela rica história relacionada à Revolução Farroupilha, a cidade ganhou vários apelidos, como:

  • “Capital gaúcha da geodiversidade”
  • “Segunda capital farroupilha”
  • “Capital Nacional do calcário”
  • “Capital da ufologia”
  • “Portal do Pampa”

Turismo em Caçapava do Sul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Caçapava do Sul RS

Navegue por este post

Quando ir a Caçapava do Sul – Rio Grande do Sul

Gruta da Pedra do Segredo
Portal da Pedra do Segredo

Caçapava do Sul é um destino para ser visitado em qualquer época, pois as chuvas são bem distribuídas durante o ano, conforme os índices históricos.
Se puder, consulte a previsão do tempo Caçapava do Sul e controle sua viagem para pegar dias ensolarados para visitação.

Voltar ao índice

Onde fica Caçapava do Sul RS: Como chegar

Caçapava do Sul é uma cidade da região da Campanha, situada no centro do estado do Rio Grande do Sul, a 260km de Porto Alegre, a 100km de Santa Maria e 197km de Pelotas, por vias rodoviárias.

Caçapava do Sul RS
Vista aérea da cidade de Caçapava do Sul RS

Chegando de avião, a opção mais próxima é o Aeroporto de Santa Maria, mas que oferece poucas opções de voos vindos de Porto Alegre. A melhor opção para quem vem de longe é o Aeroporto de Porto Alegre, que pela maior oferta de voos oferece opções mais em conta.

Chegando em Porto Alegre de avião, a melhor opção é alugar um carro e explorar múltiplos destinos do Rio Grande do Sul.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Caçapava do Sul – Hotéis e pousadas

Na cidade há algumas opções de hotéis e pousadas, como o Hotel Portal, Novo Hotel Caçapava, Hotel Pousada Vila do Segredo, Kariton Hotel, Cyro Hotel.

Quem for visitar as Minhas de Camaquã, que fica bem distante, tem a opção do Residencial Terracota.

Voltar ao índice

O que fazer em Caçapava do Sul: Turismo

Os pontos turísticos de Caçapava do Sul se dividem basicamente em dois segmentos bem distintos: As atrações históricas, arquitetônicas e culturais na cidade; e as atrações naturais na zona rural, onde o grande destaque são as formações rochosas e grutas, com destaque para a Pedra do Segredo.

Conheça as principais atrações turísticas de Caçapava do Sul:

O que fazer em Caçapava do Sul: Pontos turísticos naturais

Toca das Carretas - Caçapava do Sul
Toca das Carretas, uma das atrações afastadas da cidade

As atrações naturais são afastadas da cidade, algumas bem distantes. Umas tem acesso livre e fácil, outras ficam em propriedades particulares e difíceis de achar, que dependem de um guia.

O ideal é contratar um guia local para garantir a visitação. De qualquer forma, iremos falar agora um pouco de cada atração e quais dependem de guiamento ou não.

Parque Pedra do Segredo – Caçapava do Sul

Parque municipal Pedra do Segredo
Parque municipal Pedra do Segredo

Instituído em 1999, o Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo possui várias trilhas e comtempla várias atrações. A partir da sede é possível visitar a Pedra do Segredo, Caverna da Escuridão, Caverna da Estalactite, o topo da Pedra do Segredo e a Pedra da Abelha.

O parque tem 4 trilhas, sendo que 3 delas são auto guiadas, e a que leva ao topo só é liberada com guiamento. Confira as trilhas:

  • Trilha das Grutas: É a trilha principal que leva às cavernas da Pedra do Segredo. É uma trilha auto guiada de 1,8km com duração aproximada é de apenas 1 hora (ida e volta), que leva a 3 cavernas: Caverna da Escuridão, Salão da Estalactites e Portal do Segredo.
  • Trilha da Pedra da Lua: Trilha auto guiada, que tem 3,2km e leva a formações rochosas e uma caverna.
  • Trilha da Pedra do Sol: Trilha auto guiada de 600m que leva a formações rochosas e vista panorâmica.
  • Trilha da Pedra do Segredo: Trilha guiada, circuito que leva ao topo da pedra e passa também ao lado da Pedra da Abelha. Tem 6 km de extensão.
Portal da Pedra do Segredo
Portal da Pedra do Segredo

O parque abre de terça a domingo, das 9h às 18h, onde é possível fazer trekking, escalada e rapel. O parque oferece estrutura para camping, com banheiros, cozinha e wi-fi.

Confira os valores de ingresso do parque (ref. dez. 2021):

  • Ingresso: RS10
  • Camping: RS20
  • Circuito guiado ao topo: RS40 (agendar com antecedência). Para agendar, acesse o site do parque.

Fica a 11km da cidade de Caçapava do Sul, sendo 5km por estrada de terra.

Obs: Abaixo iremos mostra um pouco mais adas atrações do parque.

Saiba mais detalhes sobre o parque e a Pedra do Segredo

Pedra do Segredo

Pedra do Segredo - Caçapava do Sul
Vista aérea da Pedra do Segredo

A Pedra do Segredo é o principal pontos turístico de Caçapava do Sul, tem cerca de 120m de altura, com trilhas que levam às suas grutas, formações rochosas e mirantes incríveis.
A pedra recebeu este nome porque, segundo a lenda, tesouros jesuítas foram escondidos em suas grutas.
Fizemos a trilha do topo com o guia Jorny, Whatsapp: 55 9989-5167.

Portal do Segredo

Pedra do Segredo
Portal do Segredo

O que mais chama a atenção na Pedra do Segredo é o Portal do segredo, uma pequena furna situada na parte central da altura da montanha rochosa, acessível por trilha.
Lá do alto se tem uma bela vista panorâmica, um local realmente diferente. O acesso é por um pequeno túnel natural na rocha, com acesso pela lateral da furna.

Salão das Estalactites

Salão das Estalactites - Pedra do Segredo
Salão das Estalactites – Pedra do Segredo

Situado no meio da trilha que leva ao portal, o Salão conta com apenas uma estalactite, pouco expressiva. Porém, o que me chamou a atenção são as paredes rochosas em um dos lados.
Possuem características que nunca tinha visto, mesmo tendo visitado dezenas de grandes cavernas no Brasil e no mundo. Parecem como favos de mel, repletas de centenas de cavidades.

Pedra da Abelha

Pedra da Abelha - Caçapava do Sul
Vista aérea da Pedra da Abelha

Belíssima formação rochosa situada logo atrás da Pedra do Segredo. A pedra possui algumas furnas e uma carreira de palmeiras situadas em uma fenda numa área alta da rocha.
A partir da trilha do topo da Pedra do segredo se tem uma bela visão da Pedra da Abelha e a sequência da trilha passa próximo à sua base.

Pedra Furada

Pedra Furada - Caçapava do Sul
Vista aérea da Pedra Furada

A Pedra Furada de Caçapava do Sul é a última ao Sul de uma sequência de montanhas rochosas nessa área do município. O belo conjunto de rochedos tem na parte mais alto a pedra furada onde se formou um arco natural entre as árvores.

Para chegar é preciso contratar um guia que conheça a trilha e que tenha permissão dos proprietários. Fomos com o guia Jorny, Whatsapp: 55 9989-5167.
Fica a 16km da cidade, sendo 3,2km de chão batido e 2km de trilha (4km ida e volta).

Camping Galpão de Pedra: Pedra da Chaminé, Pedra do Sorvete, Pedra Redonda, Pedra do Butiá, Pedra da Baleia, Pedra do ET

Pedra do ET- Caçapava do Sul RS
Pedra do ET- Camping Galpão de Pedra

A partir do camping Galpão de Pedra é possível acessar outras várias formações rochosas que compõem a sequência de montanhas de Caçapava do Sul.
Trilhas levam às seguintes pedras: Pedra da Chaminé, Pedra do Sorvete, Pedra Redonda, Pedra do Butiá, Pedra da Baleia.

O camping fica 1,5km antes do parque da Pedra do Segredo, pela mesma estrada.

Cascata do Salso

Cascata do Salso - Caçapava do Sul
Cascata do Salso

A Cascata do salso tem em torno de 20m de altura, espalhada em paredes de pedra com muitos degraus. Na parte de baixo há uma piscina natural e na parte superior, logo acima uma barragem.

Na parte inferir fica as ruínas de uma antiga hidroelétrica, que também rende belas fotos. Um pouco mais abaixo há uma grande e profunda piscina natural, situada entre paredões de pedra.

Fica a 8km do centro de Caçapava do Sul, sendo que 4 km são de estrada de chão batido. O acesso final é por uma curta trilha de pouco mais de 200m.

Toca das Carretas

Toca das Carretas - Caçapava do Sul
Toca das Carretas

A Toca das Carretas é uma gruta que tem em torno de 20m de largura e 20m de profundidade, com belas formações rochosas. O local ganhou este nome porque supostamente era um local de esconderijo das carretas na época da revolução.

Além da visitação interna é possível ir também na parte superior da furna, mas com um certo cuidado.

Fica a 23km da cidade de Caçapava do Sul, a maior parte por asfalto, há apenas 1,2km de estrada no campo e 400m de trilha, na propriedade privada de uma fazenda.
Não é cobrado ingresso e o dono permite a visitação, porém é um lugar difícil de achar, recomendado ir com um guia.

Fizemos a trilha do topo com o guia Jorny, Whatsapp: 55 9989-5167.

Gruta da Varzinha

Gruta da Varzinha - Caçapava do Sul RS
Gruta da Varzinha – Foto: Airton Dutra

A gruta da Varzinha é uma cavidade natural com aproximadamente 70 metros de largura e um cenário de rara beleza. Possui inúmeras formações rochosas que quase fecham a entrada da gruta, que é repleta de estalactites, estalagmites e pilares de carbonato.

A gruta da Varzinha fica no extremo leste de Caçapava do Sul, no limite com Santana da Boa Vista, a 49km da cidade, sendo 36km de asfalto e 10km de chão.
A visitação é livre, com trilha tem em torno de 3km, com 30 min de caminhada (somente ida). É indispensável o acompanhamento de um guia.

Parque das Guaritas

Parque das Guaritas- Caçapava do Sul RS
Parque das Guaritas- Foto: geoparquecacapava.com.br

O Parque das Guaritas consiste em uma grande área repleta de belas formações rochosas, com extensão de aproximadamente 30 km². O nome se dá pelos rochedos íngremes de pedra que se parecem com a forma de guaritas.

O parque, que é composto por propriedades particulares, fica no sul do município de Caçapava do Sul, a 50km da cidade. Quem viaja pela RS-625 (não pavimentada), rumo à Minas do Camaquã, já tem a visão das Pedras das Guaritas.

Os dois melhores lugares onde a visitação é recomendada, são:

  • 1 – Guaritas Hostel: Oferece trilhas guiadas, espaço para camping e cabanas para aluguel.
    Agendamento pelo telefone (51) 99934-9490.
  • 2 – Associação dos Moradores das Guaritas: A sede da associação fica em uma área composta por vales e rochas enormes. A associação oferece trilhas guiadas na região e refeições durante o dia, além da prática de escaladas.
    Agendamentos pelos contatos: Dona Ireny (55) 99631-7727 ou Osmar (51) 99704-7238.

O Parque das Guaritas fica a 54km da cidade de Caçapava do Sul, com 11km em estrada de terra.

Minas do Camaquã

Minas do Camaquã
Minas do Camaquã – Foto: Airton Dutra

Minas do Camaquã é uma antiga área de mineração de cobre, datada de 1865. Atualmente, o conjunto formado pelas ruínas da mina e as formações geológicas naturais se tornaram um importante ponto turístico do Rio Grande do Sul.

Um dos principais destaques entre os atrativos do local é a trilha que leva ao topo do Morro da Cruz. Já, a visitação da área industrial das minas dá a sensação de visitar uma cidade fantasma.

Outras atrações são as galerias subterrâneas e a cratera a céu aberto onde se formou um belo lago azul de 150 metros de profundidade, onde é possível praticar esportes aquáticos.

Minas do Camaquã fica a 66km do centro da cidade, sendo que 24km são por estrada de chão batido.

Voltar ao índice

O que fazer em Caçapava do Sul: Pontos turísticos urbanos

Prefeitura de Caçapava do Sul
Prédio da Prefeitura de Caçapava do Sul e sua bela arquitetura

Na cidade de Caçapava do Sul conta com algumas importantes atrações arquitetônicas históricas, principalmente ao redor da praça central, além das muralhas do Forte Dom Pedro II, um pouco mais afastado.

Conheça os principais pontos turísticos de Caçapava do Sul:

Forte Dom Pedro II – Caçapava do Sul

Forte Dom Pedro II - Caçapava do Sul
Vista aérea do Forte Dom Pedro II

Construído por volta de 1848, o forte Dom Pedro II foi construído a mando do General Francisco José de Souza Soares de Andréa, para proteger a antiga vila de Caçapava, com um depósito central de material para um exército de 20 mil homens.

Hoje ainda resistem as enormes muralhas que chegam a 10m de altura e 1m de espessura. Possui a forma de um polígono hexagonal e suas paredes construídas em pedra e cal, cercavam uma enorme área onde ficava a cidade.

A visitação é livre.

Igreja matriz Nossa Senhora de Assunção

Igreja matriz de Caçapava do Sul
Igreja matriz Nossa Senhora da Assunção

A Igreja Matriz Nossa Senhora da Assunção teve suas obras iniciadas em 1815 e só foi concluída em 1935. De frente para a praça central, apresenta linhas portuguesas, telhas francesas. Porém, os zimbórios de suas torres foram fabricados com cobre das minas de Caçapava do Sul.
Ao lado da igreja fica a Praça do Largo Farroupilha onde há um chafariz.

Praça Central de Caçapava do Sul

Caçapava do Sul - Praça central
Vista aérea da praça central da cidade

A Praça central de Caçapava do Sul é bem arborizada e ocupa uma quadra inteira, em frente à igreja matriz. Além da igreja, a praça é rodeada de outras construções históricas, como o prédio da prefeitura, o centro municipal de cultura.

Centro municipal de cultura

Centro de Cultura de Caçapava do Sul
Prédio histórico do centro cultural

O antigo prédio histórico que foi reconstruído em 1935, no Centenário da Revolução Farroupilha, hoje abriga o Museu Lanceiros do Sul, a Biblioteca Pública Domingos José de Almeida e o Arquivo Histórico Nicolau Silveira Abrão.

O museu possui um acervo de mais de 400 peças, entre elas ossadas pré-históricas do Megatherium, urnas funerárias indígenas, lanças farroupilhas, além de centenas de outros objetos.

Abre de segunda a sexta, das 9h às 15h, sem fechar ao meio dia. Para visitas nos finais de semana consultar a Secretaria de Turismo: Fone 55 3281-1599.

Monumento Guerreiro Farrapo

Guerreiro Farrapo - Caçapava do Sul
Monumento ao Guerreiro Farrapo

A escultura metálica que representa o Guerreiro Farrapo, é uma obra assinada pelo professor José Oliveira Machado, doada à prefeitura de Caçapava do Sul por ocasião do sesquicentenário da Revolução Farroupilha.

Fica na esquina da praça central quase em frente ao centro cultural.

Índia Imenbuí e Chácara do Forte

Índia Imenbuí - Caçapava do Sul
Índia Imenbuí na Chácara do Forte – Foto: Mapio.net

Escultura de 6,5 metros de altura, feita com soldagens de peças de sucata de bicicleta e automóvel. Fabricada em 1996 para ser vendida ao município de Santa Maria, essa obra do prof. José Oliveira Machado, acabou ficando em Caçapava do Sul.

Após passar por alguns locais, a obra de arte, se encontra hoje exposta permanentemente na Chácara do Forte.

A Chácara oferece hospedagem, trilha auto guiada até uma cachoeira, além de refeições e interações com os animais da fazenda.

Pipa do Noca

Pipa do Noca - Caçapava do Sul
Pipa do Noca – Foto: Mapio.net

A Pipa do Noca é a terceira obra assinada pelo prof. José Oliveira Machado, que se efetivou como um monumento na cidade. Foi criada em homenagem ao Sr. Alacino Pereira Nobre, o Noca, um dos pipeiros que entregava água à comunidade caçapavana no passado.

Fica na Praça Mathias Campos Velho, na XV de Novembro, atrás do CTG Sentinela dos Serros.

Casa de Borges de Medeiros e Casa dos Ministérios

Casa de Borges de Medeiros
Casa onde nasceu Borges de Medeiros – Crédito: Fulvio / Wikimedia

Ao redor da Igreja de Nossa Senhora de Assunção, que começou ser erguida em 1839, se concentra algumas edificações históricas, entre elas, a fica a casa onde nasceu Borges de Medeiros (1863) e a Casa dos Ministérios, sede do governo farroupilha entre 1839 e 1840.

Tombadas pelo Patrimônio Histórico e Artístico do Estado em 1991, os edifícios aguardam obras de restauração.

Mapa de Caçapava do Sul: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível localizara cada um dos pontos turísticos de Caçapava do Sul.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here