Cânion da Piruva: Tudo sobre a trilha de travessia

Conheça o Cânion da Piruva, atração natural situada entre Júlio de Castilhos e Ivorá, no centro do estado do Rio Grande do Sul.

Cânion da Piruva
Cânion da Piruva
  Por Jair Prandi
 

Saiba tudo sobre a trilha do Cânion da Piruva, trekking de 7km entre paredões de pedras e cascatas, entre Júlio de Castilhos e Ivorá, na região central do Rio Grande do Sul.

O Cânion da Piruva é um paraíso natural repleto de cascatas e piscinas naturais, situadas entre estreitos paredões de pedra de até 250 metros de altura.

A trilha do Cânion Piruva é um aquatrekking com 10 km de extensão onde a maior parte do percurso é pelo leito do rio Melo, entre pedras, corredeiras com 4 pontos de travessia a nado.

Nesse post iremos mostrar tudo sobre esta aventura, como é, como agendar e quem leva nesta trilha.

O que fazer em Ivorá RS
Cascata das pedras pretas e a bela paisagem natural de dentro do cânion

Cânion da Piruva – Júlio de Castilhos e Ivorá

O Cânion da Piruva fica a 42km de Santa Maria e 12km da cidade de Ivorá, em uma área acidentada na localidade de Piruva, distribuída entre os municípios de Júlio de Castilhos e Ivorá, no centro do estado do Rio Grande do Sul.

A área mais profunda, onde os paredões de pedra são mais estreitos e mais altos tem em torno de 4km de extensão, com penhascos de mais de 200m de altura.

Cânion da Piruva - Ivorá
Travessia do Cânion da Piruva

Os principais destaques do lugar são as estreitas passagens entre altas paredes verticais, as belas cascatas e piscinas naturais e a aventura que o trekking proporciona em meio a natureza preservada.

É importante desde já destacar que o Rio Melo é de domínio público. Porém, as terras que dão acesso ao cânion são propriedades particulares de moradores da região, só acessíveis junto com guias autorizados.

Ivorá - Trilha do Cânion da Piruva
Trilha do Cânion da Piruva

Como é a trilha do Cânion da Piruva

Dados da trilha

A trilha tem 7km de extensão, que pode chegar a 10km se não houver carro de apoio entre a propriedade rural de saída e chegada. Começa com uma descida, segue pelo leito do rio, com 4 travessias a nado e no final há uma longa subida até outra fazenda.

Para as travessias a nado, os operadores fornecem coletes salva vidas e bote para transporte das mochilas e de quem preferir atravessar desta forma.

Início da trilha do Cânion da Piruva
Início da trilha do Cânion da Piruva

Esta trilha, que só pode ser realizada com guia autorizado, acontece geralmente em grupos, através de agendamento. Começa com um deslocamento de 12km de carro a partir da cidade de Ivorá, até uma propriedade rural, nas proximidades do cânion.

Descida até o rio

Trecho de mata no Cânion da Piruva
Trecho de mata na descida até o rio

Após estacionar os carros, se inicia uma caminhada por uma estrada de terra em meio a lavouras. Logo começa a descida, onde mais a frente se adentra a mata com passagem por locais íngremes pela encosta do rio onde há pontos com auxílio de cordas até chegar ao rio.

Cascata das Pedras Pretas

Ivorá - Cascata da Pedra Preta
Cascata da Pedra Preta

Subindo 400m rio acima chegamos a primeira atração importante do Cânion Piruva. A Cascata das Pedras Pretas tem em torno de 30 metros de altura e oferece uma bela piscina natural, propícia para banho se a temperatura do dia estiver agradável.

Além do poço da base da bela cachoeira há uma outra piscina natural logo à frente, que também oferece a vista da cascata em um espaço mais amplo.

Cascata dos Degraus

Ivorá - Cascata dos Degraus
Cascata dos Degraus

A Cascata dos Degraus tem em torno de 40m de altura e fica a apenas 100m de distância da Cascata das Pedras Pretas. Esta cachoeira tem sua queda disposta em vários níveis até desaguar em uma piscina natural com grandes pedras.

Travessia do Cânion da Piruva

Caminhada no Cânion da Piruva
Caminhada no interior do cânion pelo leito do rio

A partir da Cascata dos degraus se inicia a travessia do cânion em um percurso de 3,5km pelo leito do rio. Inúmeras piscinas naturais, corredeiras, pequenas quedas d’água e os paredões de pedra são as atrações do caminho.

Cânion da Piruva - Travessia
Um dos pontos que precisa atravessar nadando

Nesse trecho há 4 pontos onde o cânion fica bem estreito e as paredes rochosas quase se encostam. Neste local é preciso atravessar a nado, pois o rio se aprofunda e não da pé, o último poço tem uma extensão de 70m.

Bote de apoio na travessia do cânion da Piruva
Bote de apoio na travessia das áreas profundas

Mas se você não sabe nadar não se preocupe. A agência disponibiliza coletes salva vidas e um bote inflável, que tento serve para atravessar as mochilas como para quem quiser atravessar desta forma.

Obs: Em algum ponto do cânion haverá uma parada para lanche (almoço). Cada um terá que levar o seu.

Subida final

Grupo no Cânion da Piruva
Grupo top de aventureiros que fizemos parte

No final há um trecho de 1,5km de subida moderada até uma outra propriedade rural. Neste ponto haverá um carro de apoio para levar os aventureiros até a outra fazenda, que foi o ponto de partida, onde ficaram estacionados os carros.

Como chegar ao Cânion da Piruva

Os grupos para esta trilha geralmente partem em uma caravana de carros a partir da cidade de Ivorá RS. Fizemos esta aventura com o Tiago da agência trilhas de Ivorá, com saída de sua pousada na cidade.

Ivorá se localiza a 50km de Santa Maria e 286km de Porto Alegre. O ponto de acesso ao Cânion Piruva, onde se inicia a caminhada fica a 10km da cidade.

Onde se hospedar

Na pequena cidade de Ivorá, a única opção é a pousada do Tiago, situadas na parte alta da cidade.

Pousada do Tiago - Ivorá
Pousada do Tiago, situada na cidade

Para quem curte ficar acampado tem o Camping do Tiago, situado no sítio que dá acesso a uma das trilhas das cachoeiras de Ivorá. Fica a 10km da cidade e oferece infraestrutura completa, com galpão com cozinha, banheiros e energia elétrica.

Para quem prefere ficar em um hotel com conforto na cidade grande, a melhor opção é ficar em Santa Maria, situada a 50km de distância.

Opções de hotéis em Santa Maria

Guia condutor: Como agendar a aventura

Travessia do Cânion da Piruva
Tiago guiando na tTravessia do Cânion da Piruva

Fizemos a trilha com o Tiago da agência Trilhas de Ivorá, que organiza eventos com grupos em várias trilhas através de agendamentos, principalmente nos finais de semana. Para os grupos na trilha do Cânion do Piruva, há inclusive o apoio de bombeiros locais, que adão suporte nessa aventura.

Para verificar as datas ou possibilidade de guiamento privativo, basta entrar em contato. Você pode também combinar com ele a hospedagem na pousada ou camping.

Para falar com o Tiago basta entrar em contato pelo botão abaixo! Envie a mensagem automática “contato por Viagens e Caminhos” para identificação, depois combine a aventura!

 Agendar trilha

Quando ir ao Cânion Piruva

O Cânion da Piruva, assim como as cachoeiras de Ivorá podem ser visitados o ano todo, porém é preciso entrar em contato com algum operador para ver as datas disponíveis. Logo abaixo disponibilizamos o contato do Tiago.

Piscina natural no Cânion da Piruva
Piscina natural no cânion, com travessia de 70m

Não é recomendável fazer a trilha do Cânion da Piruva com previsão de chuva forte, pois o volume do rio pode aumentar rapidamente nas áreas estreitas.

As melhores épocas para fazer a travessia do Cânion da Piruva, são no verão e parte da primavera e outono (entre outubro e abril), quando as águas não estão tão geladas.

Comparação entre a trilha do Cânion da Piruva e a Trilha do Rio do Boi

É comum que quem já tenha feito estas duas incríveis trilhas (Canion da Piruva e trilha do rio do Boi, no interior do Cânion Itaimbezinho) faça a comparação entre as duas.

Trilha do Rio do Boi
Trilha do Rio do Boi

Apesar de serem parecidas, por ambas se localizarem no interior de cânions, cada uma tem suas peculiaridades e iremos mostrar o que algumas diferenças, confira!

Trilha do Cânion da Piruva

  • A trilha do Piruva é um circuito, entra no cânion por um ponto e sai em outro. – No Rio do Boi, a trilha vai até um ponto e volta pelo mesmo caminho.
  • Tanto Piruva como Rio do Boi contam com belas cachoeiras no caminho.
  • No Piruva há 4 travessias a nado e outras com a água no tornozelo. – No Rio do Boi rio é maior e as travessias são de braços dados com a água no joelho ou abaixo da cintura, com correnteza.
  • No Cânion Piruva, as paredes rochosas chegam a 250m, em passagens estreitas. – No Cânion Itaimbezinho tudo é gigante e as paredes são bem maiores e imponentes.
  • No Piruva a caminhada é de 7km, sendo uns 5km em áreas realmente preservadas. No Rio do Boi, todo o percurso de 14km é por áreas de mata e rio.
  • As duas aventuras (Piruva e Rio do Boi) só podem ser realizadas com agendamento e acompanhamento de um guia autorizado.

Como puderam observar, há diferenças entre os dois, e detalhes que um tem de melhor que o outro. Fizemos ambas as trilhas e recomendamos as duas.

Saiba em detalhes, como é a trilha do Rio do Boi, no interior do Cânion Itaimbezinho.

Dicas gerais da trilha do Cânion Piruva

  • A trilha total tem 10km, mas se contar com carro de apoio entre as fazendas no final, baixa para 7km.
  • Vá com um calçado confortável e resistente, boa parte do caminho é pela água.
  • Há 4 travessias a nado, mas há opção de colete e bote inflável.
  • Cada participante terá que levar seu lanche para almoço e água para o dia.

Mapa da trilha do Cânion da Piruva

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here