Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas RS

Tudo sobre a Cascata da Pedra Branca, uma das mais imponentes cachoeiras do Rio Grande do Sul, localizada no município de Três Forquilhas.

918
Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista aérea da Cascata da Pedra Branca

A Cascata da Pedra Branca, localizada em Três Forquilhas, é uma das mais imponentes cachoeiras do Rio Grande do Sul, com 120 metros de altura.

A Cascata Pedra Branca é uma ótima opção de ecoturismo situada próximo ao Litoral Norte Gaúcho, com possibilidade de visitação tanto na parte de baixo como na parte superior, onde há uma piscina natural de borda infinita.

Neste post iremos mostrar como é como chegar nesta fantástica cachoeira. Também iremos mostrar outras atrações, mostrar como chegar e falar de alguns cuidados que se deve ter quanto à época de visitação.

Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas

Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista frontal da cachoeira

A Cascata da Pedra Branca é a atração que tornou a pequena cidade de Três Forquilhas conhecida em termos de turismo. Está situada em um vale entre altas montanhas de natureza preservada.

A enorme queda d’água de 120 metros de altura despenca em uma parede rochosa se alargando em sua parte inferior onde se choca com uma rocha mais saliente.
Em épocas em que o rio está com pouca água a parte mais larga da cascata situada na parte inferior se divide em duas.

Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas - vista aérea
Vista aérea da cachoeira

O que fazer na Cascata da Pedra Branca

Conheça as principais atrações da Cascata Pedra Branca, em Três Forquilhas, incluindo atrações no caminho até chegar a ela:

Parte inferior da Cascata Pedra Branca

Trilha da Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Final da estrada com a primeira visão da enorme cachoeira

O final da estrada (depois vamos mostrar como chegar) leva direto à vista frontal da gigantesca cachoeira. Estando o rio com um bom volume, há um refrescante vapor d’água e o forte estrondo do impacto da água nas rochas.

Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista frontal da cascata

Há uma gruta abaixo da cascata que pode ser acessada quando a cachoeira da Pedra Branca está com pouca água. Quando o volume de água está alto torna-se muito perigoso o acesso a gruta.

Cascata da Pedra Branca - vista lateral
Vista lateral da cachoeira

É possível tomar banho no poço da cascata, porém, a água que desce das montanhas é muito gelada e as pedras são bastante lisas. Após a piscina natural o rio segue por corredeiras entre enormes pedras.

Topo da Cascata Pedra da Branca e piscina natural de borda infinita

Topo da Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Topo da Cascata da Pedra Branca e a bela vista do vale

O topo da Cascata da Pedra Branca pode ser acessado através de uma trilha íngreme (iremos falar mais na seção como chegar).

Lá do alto temos uma bela vista do vale com as montanhas ao redor. O rio vem de uma sucessão de corredeiras e forma uma pequena piscina natural antes de despencar no penhasco de 120m.

Cascata da Pedra Branca - Borda infinita
Piscina natural no topo da cascata

A gelada piscina natural de borda infinita situada no topo da cascata é sempre disputada para fotos. Acredite! É preciso coragem para encarar a água extremamente gelada e a ideia de estar a poucos centímetros da borda do penhasco.

Atenção! Se for entrar na piscina natural fique somente na área lateral fora da correnteza. Não vale a pena arriscar sua vida por uma foto.

Cascata da Pedra Branca 2

Cascata da Pedra Branca (lado)
Cachoeira da Pedra Branca 2

Localizado a aproximadamente 200 metros rio abaixo há outra cascata. Tem em torno de 10m de altura e uma grande piscina natural à sua frente, cercada de pedras e vegetação.

O acesso a partir da estrada é por pequena trilha íngreme que desce o barranco.

Pontes dos caminho

Ponte na estrada da Cascata da Pedra Branca
Ponte na estrada que leva a cascata

Durante o trajeto pela estrada de acesso a Cascata da Pedra Branca há várias passagens por baixas pontes de concreto pelo rio que desce da cachoeira além do rio Três Forquilhas. Estas pontes junto com o vale e as montanhas ao fundo desvendam belos cenários rurais.

Igreja São Paulo

Igreja São Paulo - Três Forquilhas
Igreja São Paulo- Três Forquilhas

A igreja Evangélica Luterana São Paulo Boa União fica no caminho da cascata à beira da estrada e vale a pena a parada para foto. À frente da igreja há uma árvore que também rende belas fotos com a estrada e as montanhas ao fundo.
Logo à frente há também uma ponte de concreto e uma pinguela sobre o rio.

Estrada em Três Forquilhas RS
Estrada em Três Forquilhas RS

Como chegar a Cascata da Pedra Branca – Três Forquilhas

Onde fica a cascata Pedra Branca

A cidade de Três Forquilhas se localiza bem próximo ao Litoral Norte do Rio Grande do Sul, a apenas 4km da rodovia duplicada BR-101.

A Cascata Pedra Branca fica a 27km da cidade, dos quais, 13 km são de estradas de chão batido. Para que está no litoral, a distância de Capão da Canoa é de 62km, enquanto Torres fica a 77km.

Como chegar a parte de baixo

Estrada da Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Estrada que leva à Cascata da Pedra Branca

A rodovia de acesso é a Rota do Sol e o ponto de acesso a estrada que leva a Cascata da Pedra Branca é ao lado do Auto Posto Limeira. Basta colocar no GPS do Google Maps que leva certinho.

O primeiro trecho é de estrada boa com alguns buracos, que segue ao lado do rio com a passagem por algumas pontes e belas paisagens. Porém os 5 quilômetros finais são bastante ruins, com muitas pedras, sendo necessário andar em 1ª e 2ª marcha.

Estrada da Cascata da Pedra Branca
Trecho pedregoso mais no final da estrada

É possível ir com carro comum até uns 700m antes da queda, onde há um forte morro com grandes pedras e buracos onde só passa 4×4 (situação da estrada em out. 2021).

A partir do ponto onde fica o carro chega-se até a frente da Cascata da Pedra Branca através de uma rápida caminhada pela estrada.

Como chegar a parte de cima da Cascata da Pedra Branca

Trilha do topo da Cascata da Pedra Branca
Ponto de acesso à trilha da parte superior

Poucos metros à frente de onde fica o carro, após o morro forte, no lado esquerdo, fica o acesso à trilha que leva ao topo.

A trilha tem 1,3km de extensão, e é toda pela sombra da mata. Por ser uma trilha bem batida, dá para ir de shorts, pois se torna fácil avistar uma eventual cobra que cruze o caminho.

Trilha do topo da Cascata da Pedra Branca
Parte íngreme da trilha que leva ao topo

A primeira metade é de nível moderado a difícil, por ser uma sequência em terrenos bastante íngreme e com áreas escorregadias, principalmente se estiver molhado.

A segunda metade da trilha é praticamente toda plana onde se contorna a parede rochosa que fica ao lado da Cascata da Pedra Branca, por dentro da mata. Apenas no finalzinho que há uma curta descida íngreme que leva a piscina natural do topo da cachoeira.

Trilha do topo da Cascata da Pedra Branca
Parte central da trilha que leva ao topo, quando passa a ser plano

Por conta ou com guia condutor

Dá para visitar a Cascata da Pedra Branca por conta. O acesso é livre, sem qualquer cobrança de taxa. Porém, recomendamos visitar a parte superior com acompanhamento de um guia.

Topo da Cascata da Pedra Branca
Eu e o guia Rodrigo no topo da cachoeira

Fizemos a trilha com o guia Rodrigo de Itati, condutor que leva também a Chapada dos vagalumes e a trilha das 10 cachoeiras, outras trilhas da região.

O valor por pessoa para o guiamento na Cascata da Pedra Branca é de R$70 por pessoa. Porém você conseguirá um cupom de 10% de desconto através de nosso site, baixando o valor para R$63. Para conseguir o cupom, contate o Rodrigo pelo botão abaixo e envie o texto automático do desconto. Depois combine a aventura!

 Enviar cupom de desconto
Voltar ao índice

Quando ir a Cachoeira da Pedra Branca

A Cascata Pedra Branca de Três Forquilhas pode ser visitada em qualquer época do ano. Porém, se for tomar banho de rio, vá no verão, pois a água é muito gelada por lá.

Cascata da Pedra Branca por cima
Parte superior da cachoeira

A única ressalva é que evite de ir após fortes chuvas ou sequência de dias chuvosos, pois a trilha que leva ao topo ficará bem escorregadia e complicada e a piscina natural do topo estará com mais correnteza.

A parte de baixo da cachoeira pode ser visitada até mesmo com chuva. Porém, se houver sequência de bastante chuva até mesmo as pontes baixas do caminho podem não dar passagem.

Voltar ao índice

Vista aérea da Cascata da Pedra Branca - Três Forquilhas
Vista aérea da Cascata da Pedra Branca e as montanhas ao fundo

Onde se hospedar

Para quem gosta de acampar, há áreas mais largas na estrada de acesso próximo a queda que dá para acampar de forma selvagem.

A 3km de distância da cascata tem opção de cabanas e camping com infraestrutura no Cabanas e Camping Alto Paraíso. Instagram: @cabanassitioparaiso

Na pequena cidade de Três Forquilhas tem uma opção de hospedagem econômica, na Pousada Três Forquilhas

Se procura uma cidade que oferece ótima infraestrutura se hospede em Capão da Canoa. Segue algumas dicas de hotéis com ótimo custo benefício:

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve e pague em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e recomendado nas viagens. É barato e previne gastos. Saiba mais!

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here