O que fazer em Ivorá RS: Cachoeiras e trilhas

Ivorá ú uma pequena cidade gaúcha repleta de cachoeiras e cânions, ideal para atividades de ecoturismo. Conheça as suas atrações naturais.

O que fazer em Ivorá RS
Cascata Pedras Pretas - Cânion da Piruva
  Por Jair Prandi
 

Ivorá é uma pequena cidade da região central do estado do Rio Grande do Sul, com grande potencial no ecoturismo, situada em uma área montanhosa, repleta de cachoeiras, cânions e belezas naturais.

Apesar de ainda pouco conhecida, a cidade de Ivorá RS vem recebendo inúmeros visitantes que chegam em busca de aventura em suas trilhas que levam principalmente a cachoeiras e ao Cânion da Piruva.

Emancipada em 1988, quando foi desmembrada de Júlio de Castilhos, Ivorá tem uma população de menos de 2 mil habitantes atualmente.

Situada a 120m de altitude, a 50km de Santa Maria e a 286km de Porto Alegre, o município de Ivorá, tem 38 cachoeiras oficialmente registradas e algumas ainda desconhecidas e de difícil acesso.

Cânion da Piruva - Ivorá
Cânion da Piruva

Turismo em Ivorá

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Ivorá RS

Navegue por este post

Quando ir a Ivorá – Rio Grande do Sul

Ivorá é um destino para ser visitado o ano todo, mas de olho na previsão do tempo. As atrações mais importantes são as cachoeiras e o Cânion da Piruva, onde não é recomendável a visitação em dias de chuvas.

As melhores épocas para visitar Ivorá, são no verão e parte da primavera e outono, entre outubro e abril, quando as águas não estão tão geladas.

Ivorá - Trilha do Cânion da Piruva
Trilha do Cânion da Piruva

Voltar ao índice

Onde fica Ivorá: Como chegar

Ivorá se localiza bem no centro do estado do Rio Grande Sul, a 50km de Santa Maria, 286km de Porto Alegre, e a 342km de Pelotas, por vias rodoviárias.

Para se chegar em Ivorá, vindo de qualquer sentido, será necessário encarar um trechinho de estrada de chão batido. Vindo por Santa Maria, o trecho de terra é de aproximadamente 5 km.

O município está localizado na Serra de São Martinho, que faz a transição entre a depressão central (Restinga Seca e Cachoeira do Sul) para o planalto (Júlio de Castilhos e Cruz Alta).

Ivorá RS
Ivorá RS

O aeroporto mais próximo é o de Santa Maria que recebe voos da Azul linhas aéreas, com pouca frequência. Para quem vem de fora do estado provavelmente sairá mais barato pegar um voo para Porto Alegre.

Chegando por Porto Alegre, Santa Maria, ou outro aeroporto gaúcho, o ideal é alugar um carro para desbravar a região central do Rio Grande do Sul.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

O ideal é estar de carro próprio ou alugado para percorrer as estradas do interior que levam às cachoeiras e atrações espalhadas pelo município.

Ivorá - Rio Grande do Sul
Vista aérea da cidade

Voltar ao índice

Onde ficar em Ivorá RS – Hotéis e pousadas

A pequena Ivorá que tinha os olhos voltados somente para a agricultura, vem começando a pouco tempo a se estabelecer como destino turístico. Com isso, são bem poucas as opções de hospedagem.

Na cidade de Ivorá, a única opção são as Cabanas do Tiago, situadas na parte alta da cidade.

Pousada do Tiago - Ivorá
Pousada do Tiago, situada na cidade

Para quem curte ficar acampado tem o Camping do Tiago, situado no sítio que dá acesso a uma das trilhas das cachoeiras de Ivorá. Fica a 10km da cidade e oferece infraestrutura completa, com galpão com cozinha, banheiros e energia elétrica.

Camping do Tiago - Ivorá
Camping do Tiago

Para falar com o Tiago e reservar na pousada ou no camping, basta entrar em contato com o Tiago pelo botão abaixo! Envie a mensagem automática “contato por Viagens e Caminhos” que aparece, depois combine a hospedagem!

 Agendar trilha
Para quem prefere ficar em um hotel com conforto na cidade grande, a melhor opção é ficar em Santa Maria, situada a 50km de distância.

Opções de hotéis em Santa Maria

Voltar ao índice

O que fazer em Ivorá

Na lista do que fazer em Ivorá RS, o ecoturismo e a aventura estão estre os principais motivos que levam os visitantes à pequena cidade.

O contato intenso e direto com a natureza é experimentado nas trilhas de Ivorá, principalmente na travessia do Cânion Piruva, assim como na trilha da Cascata dos Monges e a Cascata do Sanfelice.

Há também outras famosas cachoeiras de acesso mais fácil, mas não tão preservadas, como a Cascata Queda Livre e a Cascata Cara de Índio.

Conheça, abaixo, os principais pontos turísticos de Ivorá RS:

Voltar ao índice

Pontos turísticos de Ivorá

Igreja matriz de Ivorá (Paróquia de São José)

Igreja matriz de Ivorá RS
Vista aérea da Igreja matriz

A igreja matriz de Ivorá conta com um belo conjunto arquitetônico com igreja e torre separadas, situadas em frente à Praça Central da cidade. A igreja foi inaugurada em maio de 1921 e a torre em janeiro de 1932.
O entorno da igreja é rodeado de gramados e jardins onde fica também o Memorial das águas.

Praça Central de Ivorá

Praça Central de Ivorá RS
Vista aérea da Praça Central da cidade

Situada em frente à igreja matriz São José, a Praça central de Ivorá ocupa um quarteirão inteiro. É bastante arborizada e conta com bancos, parquinho, jardins e um quiosque de lanches.

Museu Alberto Pasqualini

Museu Alberto Pasqualini - Ivorá
Casa Museu Alberto Pasqualini

Nascido em Ivorá (1901), Alberto Pasqualini foi advogado, professos, sociólogo e Senador Brasileiro. A casa de Alberto Pasqualini se constitui em na casa-museu onde nasceu o mais ilustre filho desta terra.

Cruz Luminosa

Cruz Luminosa de Ivorá
Cruz Luminosa e a vista da cidade – Foto: L. Pissinin / Wikimédia

A Cruz Luminosa é um monumento situado em uma montanha de frente para a cidade, construído por um padre, em um local que oferece uma bela vista da área urbana, funcionando assim, como um mirante.

A visitação ao local está ocorrendo mediante agendamento. O monumento fica a 2,5km do centro de Ivorá por estrada e a apenas 700m em linha reta.

Nota! Anteriormente havíamos postado informações equivocadas de que os proprietários não estavam permitindo a visitação. Pedimos desculpas por postar informações incorretas!

Monte Grapa

Monte Grapa - Ivorá
Monte Grapa

O Monte Grappa é uma montanha bem isolada, situada ao lado da cidade de Ivorá, que proporciona uma bela vista panorâmica. Além de servir como mirante, o morro é também uma atração religiosa e histórica.

O topo do Morro é acessível através de uma trilha, que passa também por uma “Via-Sacra” e leva até um capitel construído pelos primeiros moradores de Ivorá, dedicado à Nossa Senhora de La Guardia, além de vários mirantes.

O Monte Grapa fica a menos de 2 km do centro da cidade.

Mosteiro Nossa Senhora Medianeira

Mosteiro de Ivorá
Mosteiro cartuxo

O mosteiro Nossa Senhora da medianeira é um mosteiro cartusiano (monges Cartuxos), ordem que se desenvolveu na Europa e chegou ao Brasil na década de 1980, com sua sede em uma área isolada de Ivorá RS.

O primeiro mosteiro cartuxo no Brasil se estabeleceu em Ivorá, em 1984, devido às peculiaridades religiosas da população local. A visitação só é permitida na área externa, onde o mosteiro pode ser fotografado.
Fica a 8km da cidade, sentido Santa Maria.

Voltar ao índice

Cachoeiras de Ivorá

O que fazer em Ivorá RS
Trilha do Cânion Piruva

Já são 38 cachoeiras mapeadas e registradas pela prefeitura de Ivorá. Porém, muitas delas, são em lugares de difícil acesso, sem trilhas para visitação.

Apenas duas delas são de fácil visitação, que não dependem de guiamento, acessíveis apenas com o pagamento de uma taxa (Cascata Queda Livre e Cara de Índio). As demais são visitadas somente através de longas trilhas guiadas.

Conheça as principais cachoeiras de Ivorá:

Cascata Queda Livre

Ivorá - Cascata Queda Livre
Cascata Queda Livre

A Cascata Queda Livre tem em torno de 40m de altura, uma bela queda d’água com uma ampla piscina natural à sua frente. Como o próprio nome sugere, a parte inferior da cachoeira possui um vão livre onde é possível se banhar abaixo dela.

Logo para baixo da cascata, seguindo o rio, há um pequeno cânion que pode ser visitado. É preciso tomar cuidado com as pedras lisas do local, pela alta umidade.

Fica a 9km do centro da cidade de Ivorá e a 6km da Cascata Cara de Índio, com acesso por estradas de terra e uma curta trilha. É cobrada uma taxa de visitação de R$20 (ref. nov. 2021) que dá direito a passar o dia no local.

Cascata Cara de Índio

Ivorá - Cascata Cara de Índio
Cascata Cara de Índio

A Cascata Cara de Índio tem menos de 10m de altura, mas oferece uma bela paisagem natural e uma grande piscina natural na sua base. Na parte de cima há também outra pequena cascata e outra piscina natural.

Fica a 5km de Ivorá e a 6km da Cascata Queda Livre, com acesso por estradas de terra, que leva até o estacionamento. Para chegar até a cascata há trilha de uns 300m. É cobrada uma taxa de visitação de R$10 (ref. nov. 2021) que dá direito a passar o dia no local.

Cascata dos Monges

Ivorá - Cascata dos Monges
Cascata dos Monges

A Cascata dos Monges é uma atração da trilha guiada do Tiago do trilhas de Ivorá. Tem em torno de 40m de altura e seu poço forma uma bela piscina natural, propícia para banho.

É a primeira cascata da trilha sai do camping do Tiago e fica a aproximadamente 700m do camping. Esta trilha só pode ser realizada com agendamento. Depois, na seção “trilhas” iremos passar o contato do Tiago.

Cascata do Sanfelice

Ivorá - Cascata Sanfelice
Cascata Sanfelice

A Cascata do Sanfelice tem 85m de altura e é a segunda cachoeira da trilha do Tiago. Cercada de paredões de pedra, esta imponente cachoeira de Ivorá, também oferece piscina natural e uma bela paisagem.

A trilha tem em torno de 2m (4km ida e volta), com algumas subidas e descidas íngremes e trechos entre as pedras. Esta trilha só pode ser realizada com agendamento. Depois, na seção “trilhas” iremos passar o contato do Tiago.

Cascata da Pedra Preta

Ivorá - Cascata da Pedra Preta
Cascata da Pedra Preta

A Cascata da Pedra Preta fica dentro do Cânion da Piruva, na divisa de Ivorá com Júlio de Castilhos. É a primeira cachoeira visitada no circuito do cânion, com aproximadamente 30m de altura.

Entre as cachoeiras de Ivorá, é uma das que tem a mais bela piscina natural na sua base, além de uma outra logo depois.
Só é possível visitar esta cascata através da trilha guiada e agendada do Cânion da Piruva. Depois, na seção “trilhas” iremos passar o contato para agendar a trilha.

Cascata dos Degraus

Ivorá - Cascata dos Degraus
Cascata dos Degraus

A Cascata dos Degraus é a segunda cachoeira visitada, dentro do Cânion da Piruva. É uma cachoeira com dois níveis que desce escorrendo por vários degraus até despencar no poço, rodeado de grandes pedras.
Também só pode ser visitada durante o aquatrekking do Cânion Piruva.

Cascata do Xaxin

Cachoeira do Xaxin - Ivorá
Cachoeira do Xaxin

Situada em uma área de mata fechada, a Cascata do Xaxin tem em torno de 90m de altura, uma das mais altas cachoeiras de Ivorá. Ganhou este nome por ficar em uma área repleta de xaxins.

Cascata do Coração

Cascata do Coração - Ivorá
Cascata do Coração

A Cascata do Coração é uma pequena queda d’água, mas que oferece um belo visual, com uma piscina natural de cor azulada. Olhando de cima, por um determinado ângulo, seu poço fica com o formato de um coração.

Cascata Brondani

Cascata Brondani - Ivorá
Cascata Brondani

Com menos de 10m de altura, a Cascata Brondani é ótima para uma ducha abaixo da cachoeira. É possível inclusive entrar atrás da queda d’água para fotografar.

Cascata dos Mariotti

A Cascata dos Mariotti cai em vários níveis em uma bela piscina natural, formando um belo cenário. Faz parte da trilha do Rio Guarda-Mor, que leva a três cachoeiras.

Nos arredores

Nos municípios vizinhos há outras atrações que ficam próximas a Ivorá, onde queremos destacar as Termas Romanas Recanto Maestro, em Restinga Seca e o Jardim das esculturas, em Júlio de Castilhos.

Voltar ao índice

Trilhas de Ivorá

Algumas das cachoeiras são acessíveis através de trilhas curtas a partir do ponto de estacionamento. Vamos destacar aqui as trilhas mais longas e que só podem ser realizadas com guiamento.
Após a breve descrição das trilhas iremos passar o contato do operador para agendamento.

Cânion da Piruva: Trilha da travessia

Cânion da Piruva - Ivorá
Travessia do Cânion da Piruva

A trilha do Cânion Piruva é a mais procurada das trilhas de Ivorá. É um aquatrekking circular onde os aventureiros entram no cânion em um ponto e saem em outro.

Após entrar no cânion, todo o percurso se dá pelo leito do rio, entre as pedras, incluindo 4 pontos onde é possível atravessar somente a nado ou de bote.

Os operadores fornecem coletes salva vidas e bote para transporte das mochilas e de quem preferir atravessar desta forma.

A trilha tem 10km de extensão, uma longa subida e vários trechos de travessias entre as pedras do rio.

Veja a matéria completa sobre a trilha do Cânion da Piruva

Trilha do Sítio do Tiago: Cascata dos Monges e Sanfelice

Esta trilha operada pela Tiago leva a duas belas cachoeiras situadas em áreas acidentadas. A trilha não é muito longa, tem em torno de 4km ida e volta, porém, possui várias subidas que a tornam uma trilha cansativa para quem não está acostumado.

Trilha do Tiago
Início da Trilha a partir do camping do Tiago

As visitação comtempla a visita à Cascata dos Monges (em torno de 40m) e a cascata do Sanfelice (85m), ambas com piscinas naturais para banho. O ponto de partida é o camping do Tiago.

Trilhas do Rio Guarda-Mor

A trilha do Rio Guarda-Mor leva a três cachoeiras: Cascata do Coração, Cascata Mariotti e Cascata Brondani, além de uma piscina azul. São 6km de trilha no total.

Voltar ao índice

Guia condutor: Como agendar as trilhas

Travessia do Cânion da Piruva
iago guiando na tTravessia do Cânion da Piruva

O Tiago da agência Trilhas de Ivorá organiza eventos com grupos em várias trilhas através de agendamentos, principalmente nos finais de semana.
Para verificar as datas de cada trilha ou possibilidade de guiamento privativo, basta entrar em contato.

Para falar com o Tiago basta entrar em contato pelo botão abaixo! Envie a mensagem automática “contato por Viagens e Caminhos” que aparece, depois combine a aventura!

 Agendar trilha
Voltar ao índice

Rapel em Ivorá

Rapel em Ivorá
Rapel no paredão ao lado da Cascata Queda Livre

Para os adeptos de um bom rapel, é possível realizar a atividade em algumas das cachoeiras. O operador Ederson faz rapel nas seguintes cachoeiras em Ivorá:

  • Cascata Queda Livre: 45m
  • Cascata dos Monges: 50m
  • Cascata Sanfelice: 80 m
  • Cachoeira do Xaxin: 90m

Para agendar o rapel em uma ou mais cachoeiras, basta entrar em contato com o Ederson pelo botão abaixo. Envie a mensagem automática “contato por Viagens e Caminhos” que aparece, depois combine a aventura!

 Agendar rapel em Ivorá
Voltar ao índice

Mapa de Ivorá: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ter uma noção da localização dos principais pontos turísticos de Ivorá RS.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde. Meu nome é Anderson Medina e represento os proprietários do imóvel. Gostaria de informar o senhor que as informações postadas sobre a Cruz Luminosa não condizem com a realidade. Desta forma, solicito contato para maiores informações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here