As 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul

Catedral de Santa Cruz do Sul - Igreja mais bonita do Rio Grande do Sul
Catedral de Santa Cruz do Sul - Igreja mais bonita do Rio Grande do Sul
  Por Jair Prandi
 

Conheça as 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul sob nossa perspectiva. Essa lista leva em conta, além da beleza arquitetônica, a grandiosidade e imponências igrejas ou catedrais.

As cidades do Rio Grande do Sul possuem belíssimas igrejas, bastante influenciadas pela arquitetura trazida pelos imigrantes europeus, principalmente italianos e alemães, que se instalaram no Sul do Brasil.

Antes de mostrar a nossa lista das 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul, iremos esclarecer algumas definições sobre igrejas, catedrais, santuários, etc…

Definições de igrejas e templos religiosos

Qual a diferença entre igreja e catedral?
Igreja é o termo genérico de um templo religioso. Catedral é a principal igreja de uma diocese ou de uma cidade, onde o bispo repassa aos padres as instruções.

O que é uma igreja matriz?
A igreja matriz é o principal templo religioso de uma paróquia, podendo ser ou não uma catedral por denominação.

Qual é a diferença entre igreja e Santuário?
Igreja é o termo genérico de um templo religioso. Um Santuário é uma igreja frequentada por fiéis devotos de uma determinada santa, vindos de outras regiões, como é o exemplo do Santuário de Aparecida.

Romaria no Santuário de Caravaggio - Farroupilha - RS
Romaria no Santuário de Caravaggio – Farroupilha – RS

O que é uma basílica?
As basílicas maiores, também chamadas de basílicas papais, que estão diretamente sob a autoridade do Papa.

As 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul

Conheça agora a nossa lista das mais lindas igrejas do Rio Grande do Sul. A maioria delas nós já visitamos, outras entraram na lista através de pesquisas.

Algumas delas não tivemos dúvida alguma em colocar entre as 10 mais bonitas. Porém, outras da lista poderiam ser substituídas por outras fora da lista que possuem beleza e imponência semelhantes.

Confira agora a lista das mais bonitas igrejas do Rio Grande do Sul:

1 – Catedral São João Batista – Santa Cruz do Sul

O que fazer em Santa Cruz do Sul
Catedral São João Batista – Santa Cruz do Sul – Igreja mais bonita do Rio Grande do Sul

Belíssima e imponente, a catedral São João batista de Santa Cruz do Sul, é a que consideramos a mais bela igreja do Rio Grande do Sul. É considerada a maior igreja em estilo arquitetônico neogótico tardio da América Latina, com torres de com 82 metros de altura.

Iniciada em 1928, a catedral foi inaugurada em 1939, ainda inacabada, sendo que levou 49 anos para ser completamente concluída com a forma atual.

Além da beleza e imponência externa, a catedral tem uma particularidade de ter suas pinturas internas e vitrais produzidos por imigrantes alemães. Na frente da igreja há um bel chafariz instalado na Praça Getúlio Vargas.

Veja o que fazer em Santa Cruz do Sul

2 – Igreja Matriz São Sebastião Mártir – Venâncio Aires

Catedral de Venâncio Aires RS
Catedral de Venâncio Aires RS

A Igreja Matriz de São Sebastião Mártir é um templo católico localizada na cidade de Venâncio Aires, e homenageia o padroeiro do município, São Sebastião.

Foi projetada pelo arquiteto alemão, Simão Gramlich, em 1927 e teve sua construção finalizada em 1929, porém, as torres foram erguidas somente em 1952. Com 65m de altura é considerada a segunda maior igreja em estilo neogótico da América Latina.

3 – Catedral de Pedra de Canela – Paróquia Nossa senhora de Lourdes

Vista aérea do centro de Canela - RS
Vista aérea do centro de Canela

Situada bem no centro da cidade, a imponente catedral de Canela é toda revestida de pedra basalto, tem 65 metros de altura e ocupa uma quadra inteira com jardins ao seu redor. Possui um carrilhão de doze sinos de bronze e diversas obras de arte em sua parte interna

A Catedral de Pedra de Canela foi eleita em 2010, uma das sete maravilhas do Brasil, pelo portal de notícias Terra. À noite, a Catedral de Pedra é iluminada com show de luzes coloridas, e durante os eventos de Natal, ganha uma decoração especial.

Saiba o que fazer em Canela

4 – Catedral Metropolitana de Porto Alegre

Catedral Metropolitana de Porto Alegre
A Catedral Metropolitana de Porto Alegre, igreja matriz Nossa Senhora Madre de Deus, teve sua construção iniciada em 1921 e foi concluída somente em 1972.
Sua cúpula é uma das maiores do mundo, com 75 metros de altura e 18 metros de diâmetro. Os três painéis de mosaico na fachada foram executados nas oficinas do Vaticano.

Veja o que fazer em Porto Alegre

5 – Catedral Algelopolitana – Santo Ângelo

Catedral de Santo Ângelo RS
Catedral de Santo Ângelo RS

A Catedral Angelopolitana de Santo Ângelo foi construída em homenagem ao Santo Anjo da Guarda. É a principal atração turística da cidade, construída entre 1929 e 1971.

Seu estilo arquitetônico lembra o templo da redução de São Miguel Arcanjo (Ruínas de São Miguel das Missões). É uma igreja monumental de estilo revivalista, seguindo aspectos do barroco colonial hispânico

No alto do pórtico há imagens esculpidas em pedra dos santos padroeiros dos Sete Povos das Missões. Seu interior abriga uma imagem em madeira de Cristo morto, de origem missioneira, em tamanho natural, datada de 1740 e esculpida em cedro.

6 – Catedral Nossa Senhora da Conceição – Cachoeira do Sul

Catedral de Cachoeira do Sul RS
Catedral de Cachoeira do Sul RS

A Catedral Nossa Senhora da Conceição, antiga Igreja Matriz, de Cachoeira do Sul, teve o primeiro edifício inaugurado em 1799, porém foi modificada muitas vezes, com a última reforma mais significativa em 1963.

Em frente à igreja, a Praça da Matriz e o Château d’Eau formam um belíssimo conjunto arquitetônico, que foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

7 – Catedral Nossa Senhora da Oliveira – Vacaria

Vacaria - Catedral Nossa Senhora de Oliveira
Catedral Nossa Senhora de Oliveira – Vacaria

A catedral de Vacaria, localizada no centro da cidade, é considerada símbolo do município. Projetada em 1912, foi construída em pedra moura, em estilo neogótico semelhante à Catedral de Notre Dame, de Paris.
Seu interior também de grande beleza, apresenta colunas cilíndricas, bela pinturas e vitrais.

Conheça os pontos turísticos de Vacaria

8 – Santuário Nossa Senhora de Caravaggio – Paim Filho

Santuário de Caravaggio - Paim Filho RS
Santuário de Caravaggio – Paim Filho RS

A parte externa do Santuário, foi toda feita de tijolos à vista e possui quase mil metros quadrados. Possui balaústres, colunas e duas fachadas em estilo gótico.
A estrutura da parte interna é muito bonita, com linhas e contornos em estilo gótico.

9 – Igreja matriz de Cristo Rei – Bento Gonçalves

Igreja matriz de Cristo Rei – Bento Gonçalves
Igreja matriz de Cristo Rei – Bento Gonçalves

A imponente Igreja Matriz de Cristo Rei foi inaugurada em 1954, mas teve suas torres concluídas somente em 1978. Possui estilo gótico moderno e seu interior possui um vão de 40 metros de altura e 3 altares.
A imponente igreja fica na Praça das Rosas, que possui área de recreação e lazer para crianças e academias ao ar livre.

Saiba o que fazer em Bento Gonçalves

10 – Catedral Santo Antônio – Frederico Westphalen

Catedral de Frederico Westphalen RS
Catedral de Frederico Westphalen RS – Crédito: Diocese de Frederico Westphalen

Concluída em 1959, após 9 anos de construção, a Catedral de Frederico Westphalen tem 56m de altura, 53m de comprimento e 33m de largura. Foi construída com 1.185.000 de tijolos maciços, sem cimento e sem utilização de ferro.

As estátuas do Cristo Rei e Santo Antônio, que se localizam sobre o topo da catedral, foram esculpidas no próprio lugar por Otavio Guidin, assim como as colunas que foram arredondadas a martelo.

Outras lindas e imponentes igrejas no rio Grande do Sul

Ruínas de São Miguel das Missões
Ruínas de São Miguel das Missões

Além das 10 igrejas incluídas na lista, queremos citar outras belas igrejas que poderiam ter sido selecionadas:

  • Santuário de Carvaggio – Farroupilha
  • Igreja de São Pelegrino – Caxias do Sul
  • Catedral de Uruguaiana
  • Catedral São Francisco de Paula – Pelotas
  • Igreja da Ascensão – Novo Hamburgo
  • Ruínas de São Miguel da Missões

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here