O que fazer em Passo Fundo: 17 Pontos turísticos

Guia de turismo em Passo Fundo. Conheça os pontos turísticos da maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul.

8686
Passo Fundo - Centro
Praça centra, catedral e centro da cidade

Passo Fundo é a maior cidade do Norte do Rio Grande do Sul, conhecida como “Capital do Planalto Médio”, como também, “Capital do Norte” e “Capital Nacional da Literatura“.

Fundada em 1857, é a cidade mais populosa do norte gaúcho com 206 mil habitantes (estimativa 2021). Situada a 687 metros de altitude e a 250km de Porto Alegre.

Passo Fundo foi intitulada Capital Nacional da Literatura pelo governo federal devido às Jornadas Nacionais de Literatura, movimento em prol da leitura do país, que acontece na cidade. Monumentos de Letras Gigantes e os Túneis da Literatura, encontrados nas praças, representam este título.

Além disso, na lista do que fazer em Passo Fundo há diversos parques e praças, além de marcos arquitetônicos de valor histórico e monumentos espelhados pela cidade. Conheça os principais pontos turísticos.

O que fazer em Passo Fundo - Parque da Gare
Parque da Gare, o maior área de lazer da cidade

Turismo em Passo Fundo RS

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Passo Fundo

Navegue por este post

Quando ir a Passo Fundo – Rio Grande do Sul

Situado em uma área de planalto, Passo Fundo apresenta um clima subtropical úmido com grande amplitude térmica durante o ano e até mesmo durante o dia.

A temperatura média anual é 18 °C, com verões moderadamente quentes (entre dezembro e março), com temperaturas máximas em torno de 30 °C, e temperaturas mínimas por vezes abaixo de 0 °C nos dias mais frios do inverno (entre maio e agosto).

As chuvas são bem distribuídas durante os meses do ano, não havendo épocas do ano muito secas ou muito chuvosas, então consulte a previsão do tempo Passo Fundo antes da viagem.

Os principais eventos durante o ano são o Festival Internacional de Foclore (agosto) e o Rodeio Internacional de Passo Fundo (fevereiro).

Voltar ao índice

Vista aérea do centro de Passo Fundo RS
Vista aérea do centro da cidade

Como chegar a Passo Fundo RS

A cidade de Passo Fundo fica no Norte do estado do Rio Grande do Sul, a 290km de Porto Alegre, 218km de Caxias do Sul, 176km de Vacaria, a 216km de Santa Cruz do Sul e 130km da divisa com Santa Catarina.

O aeroporto de Passo Fundo Lauro Kortz, considerado o terceiro do Rio Grande do Sul, ficou fechado no ano de 2021, quando passou por obras de ampliação. A Gol e a Azul linhas aéreas deverão retomar as operações no início de 2022.

PASSAGENS PROMO – Acesse o buscador de passagens aéreas promocionais com os melhores preços do mercado! Pague em até 10x!
FAÇA SUA BUSCA DE VOOS BARATOS!

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Passo Fundo – Hotéis e pousadas

Há um bom número de hotéis em Passo Fundo, a maior parte distribuídos na região central da cidade.

Passo Fundo - Parque da Gare
Vista aérea do Parque da Gare e o centro da cidade

Conheça algumas das melhores opções para se hospedar em Passo Fundo:

Voltar ao índice

O que fazer em Passo Fundo: Pontos turísticos

Catedral Metropolitana de Passo Fundo

Catedral de Passo Fundo RS
Catedral de Passo Fundo, situada entre os prédios

A Catedral Metropolitana de Passo Fundo, dedicada a Nossa Senhora Aparecida é um templo religioso católico em estilo romano, construído entre 1949 e 1950. Pena que sua bela fachada fique um pouco ofuscada pelos prédios encostados a ela.

Sua fachada em estilo arquitetônico romano possui inúmeros painéis de Aristarch Kaszkurewig, além de belas janelas de vitrais. Conta também com um antigo relógio que funciona em harmonia com um sino que toca a cada quinze minutos.
Fica no centro de Passo Fundo, em frente à Praça Marechal Floriano.

Praça Marechal Floriano

Passo Fundo - Praça Central
Vista aérea da Praça Marechal Floriano e prédios ao seu entorno

A Praça Marechal Floriano é a praça central da cidade. Apesar de estar malcuidada na data que visitamos (dez. 2021), a praça é agradável por ser bastante arborizada, com bancos à sombra.

Nesta praça encontra-se a Cuia, um monumento símbolo de Passo Fundo, um pequeno lago artificial com chafariz, além de bustos e monumentos. A Catedral Nossa Senhora Aparecida fica de frente para esta praça.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição

Igreja Nossa Senhora da Conceição - Passo Fundo
Igreja Nossa Senhora da Conceição

Nossa Senhora da Conceição é padroeira de Passo Fundo e a igreja fica em frente à praça Tamandaré. Inaugurada em 1908, com arquitetura bem simples, a igreja passa muitas vezes despercebida por ser pequena e rodeada de outros prédios.

Praça Tamandaré

Passo Fundo - Praça Tamandaré
Praça Tamandaré

Inaugurada em 1892, a Praça Tamandaré é considerada o berço da cidade de Passo Fundo, onde está também a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição.

É uma praça emoldurada por grandes árvores, como plátanos, que produzem bastante sombra, um espaço ideal para descansar e fugir do sol, também com alguns monumentos em seu interior.

Quando visitamos a praça (dez. 2021) o espaço estava malcuidado em algumas partes, mas mesmo assim é um espaço bem agradável

Praça do Teixeirinha

Passo Fundo - Praça do Teixeirinha
Praça do Teixeirinha e a escultura do artista

A Praça do Teixeirinha homenageia Victor Mateus Teixeira, famoso cantor, já falecido a algum tempo, que foi um ícone musical brasileiro, e levou o nome da cidade de Passo Fundo, sua terra natal.

Teixeirinha gravou mais de 700 músicas de sua autoria, algumas delas de grande sucesso, como foi o caso de ”Coração de Luto” e ”Gaúcho de Passo Fundo”. Além da música Teixeirinha escreveu e produziu 10 filmes.

A escultura do Teixeirinha que fica nesta praça na Avenida Brasil foi feita de sucatas e metais diversos, uma das obras do artista plástico Paulo Siqueira.

Avenida Brasil

Passo Fundo - Av. Brasil
Canteiro central arborizado na Av. Brasil

A Avenida Brasil é a principal via que corta a cidade de Passo Fundo entre a BR-285 e a BR-153, numa extensão de quase 8km. O trecho que corta o centro possui um largo canteiro central, todo arborizado e repleto de monumentos, como a escultura de Teixeirinha.

Na Av. Brasil ficam os Tuneis da Literatura e Monumento das Letras Gigantes, situados em frente aos prédios históricos do centro cultural.

Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto

Passo Fundo - Centro Cultural
Prédios históricos do Centro Cultural

O espaço cultural reúne o principal conjunto arquitetônico histórico de Passo Fundo, em três belos edifícios, onde funciona os seguintes espaços culturais:

Teatro Municipal Múcio de Castro: Instalado em um prédio de 1883, foi reformado em 2015, e hoje conta com intensa programação cultural.

Museu de Artes Visuais Ruth Schneider e Museu Histórico Regional: Instalado em um imponente prédio de 1911, tem exposições temporárias com obras de arte de artistas variados, além de acervos antropológicos, documentais, entre outros.
Abre de terça a sexta, das 8h30 às 17h30, sábados e domingos, das 13h30 às 17h30, com entrada gratuita.

Academia Passo-fundense de Letras: Prédio construído no começo do século XX, que desde 1938 abriga a Academia.

Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski: Abre de segunda a sexta, das 08h às 18h, entrada pela rua paralela à Av.Brasil, Rua Moron, 2019.

Praça Antonino Xavier

Passo Fundo - Praça Antônio Xavier
Praça Antônio Xavier

A praça Antonino Xavier e Oliveira, é também conhecida como praça do Hospital da Cidade, por estar em frente ao Hospital de Clínicas de Passo Fundo.

É um local bem arborizado, com espaços para descanso, caminhadas e lazer, e parquinho infantil. Também conta com Monumento da Letra Gigante e Túneis da Literatura, além do Quiosque de Leitura Roberto Pirovano Zanatta.

Praça Capitão Jovino

Passo Fundo - Praça Capitão Jovino
Praça Capitão Jovino – Foto: Página da praça no Facebook

Popularmente conhecida como praça da Santa Terezinha, por ser em frente à igreja Santa Terezinha. Local arborizado, com espaços para passeio, parquinho para crianças, academia ao ar livre, estação de bicicletas compartilhadas, Monumento da Letra Gigante e Tuneis da Literatura fazendo referência à Literatura Universal.

Parque da Gare

Passo Fundo - Parque da Gare
Vista aérea do Parque da Gare

Todo revitalizado em 2016, é a maior e mais importante área de lazer e esporte em Passo Fundo. O parque conta com ciclovia, espaço para caminhadas, parquinho, anfiteatro, pista de skate, pista de bike, escorregador gigante, de piso polido, lago com nascentes naturais, além de áreas arborizadas

Além da área verde, o parque abriga, no outro lado da Av. 7 de Setembro, a Gare Estação gastronômica, com vários estabelecimentos instalados no antigo prédio da estação férrea.

Parque Linear Sétimo Céu

Passo Fundo - Parque Linear Sétimo Céu
Parque Linear Sétimo Céu

Criado em 2016, o Parque Linear do Sétimo Céu ocupa os canteiros centrais da Av. Rui Barbosa, no bairro Petrópolis. O espaço oferece local para caminhada, ciclovia, pista de skate, quadra de esporte, parquinho infantil, academia ao ar livre, bicicletário, além de áreas para descanso e paisagismo.

A ponta oeste do parque, por estar em uma área alta, oferece uma bela vista panorâmica do centro da cidade. É também um bom lugar para admirar o pôr do Sol em Passo Fundo.

Parque Banhado da Vergueiro

Passo Fundo - Parque Banhado da Vergueiro
Vista aérea do Parque Banhado da Vergueiro

Também criado em 2016, o Parque Banhado da Vergueiro é um parque ecológico, com uma pequena área de banhado em meio à cidade.

No local, há uma passarela entre a vegetação natural, parquinho infantil, bancos para descanso, e um anfiteatro. O parque abriga também o prédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Pedreira São José

Passo Fundo - Pedreira São José
Pedreira São José

A Pedreira São José é uma antiga pedreira, hoje desativada e inundada por um lago de águas incrivelmente verdes. Os paredões de pedra e a coloração da água formam uma bela paisagem, que poderia ser um belo ponto turístico da cidade.

Atenção! devido aos perigos do local e falta de estrutura de visitação, o acesso ao local, que é uma área do estado e que está aos cuidados da brigada militar está proibido.

A proibição se deve a acidentes com morte ocorridos no local no passado, principalmente afogamentos. Além do lago profundo que chega a 50m, outro perigo é de queda do alto das paredes rochosas.

Parque dos Rodeios da Roselândia

Parque dos Rodeios da Roselândia
Parque dos Rodeios da Roselândia – Crédito: Prefeitura de Passo Fundo

O Parque de Rodeios da Roselândia é o local onde acontece os eventos do tradicionalismo gaúcho, formado por uma área pública e uma área do CTG Lalau Miranda.

O Parque oferece áreas verdes e toda infraestrutura para os eventos, com áreas de acampamento.

O Rodeio Internacional de Passo Fundo, realizado no local, é um dos principais eventos da cidade, realizado a cada 2 anos (anos pares). Na festa ocorrem disputas de provas campeiras e artísticas, além de gastronomia e costumes gaúchos.

Monumento Cavaleiros do Mercosul

Passo Fundo - Monumento Cavaleiros do Mercosul
Monumento Cavaleiros do Mercosul

O monumento marcado por um cavaleiro gaúcho empunhando uma bandeira é uma homenagem aos Cavaleiros do Mercosul. Foi inaugurado no dia 1º de janeiro de 2000, durante a 4ª Cavalgada do Mercosul, rumo a Viña Del Mar, no Chile.

As cavalgadas têm por objetivo divulgar a interiorização da rota do Mercosul, passando pela BR 285. O monumento fica no canteiro central da rodovia BR-285, próximo à Polícia Rodoviária Federal, no bairro São José.

Viaduto Ferrovia do Trigo e Barragem Capingui

Viaduto da Ferrovia do Trigo e Barragem Capingui
Vista aérea do Viaduto da Ferrovia do Trigo e Barragem Capingui

O primeiro grande viaduto da famosa Ferrovia do Trigo, que inicia em Passo Fundo, fica na divisa entre três municípios: Passo Fundo, Marau e Mato Castelhano. O Viaduto tem em torno de 230m de extensão e 40m de altura. A apenas 170 de distância fica a Barragem Capingui, que forma um lago, repleto de condomínios e uma prainha.

Na área abaixo do viaduto fica o Baragem Capingui Camping, que dá acesso aos lajeados do rio à barragem e ao viaduto, também acessível por estrada. Fica a 27km do centro de Passo fundo.

Prainha do Prado Capingui

Prainha-do Prado Capingui - Mato Castelhano
Prainha-do Prado Capingui – Mato Castelhano

A Prainha do Prado é formada pelo lago da Represa Capingui e na verdade fica no município de Mato Castelhano, mas a mesmo de 1km da divisa com Passo Fundo, que é marcada pela ferrovia.

A Prainha conta com uma grande área de lazer com churrasqueiras, área para camping, lancheria, água, luz e banheiros. É cobrada uma taxa de RS15 para passar o dia no local. Fica a 26km da cidade.

Voltar ao índice

Onde comer em Passo Fundo

Passo Fundo é uma cidade grande e oferece inúmeros bons lugares para comer. A região central da cidade é onde se concentram mais opções, especialmente na zona entre o Gare estação gastronômica até os arredores da Praça Marechal Floriano.

Mapa de Passo Fundo: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Passo Fundo RS.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGENS HURB. Pacotes de viagens baratos para os melhores destinos do Brasil e do Mundo. Pague em até 12x.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITALIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Editor, fotógrafo e videomaker do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here