Pedra do Segredo – Caçapava do Sul

Conheça a Pedra do Segredo e as belas atrações desta formação geológica de Caçapava do Sul, na região da Campanha do Rio Grande do Sul.

Gruta da Pedra do Segredo
Portal da Pedra do Segredo
  Por Jair Prandi
 

A Pedra do Segredo é uma montanha rochosa de Caçapava do Sul que se tornou famosa por suas cavidades e grutas, especialmente o Portal que fica na parte central e é acessível através de uma trilha.

A partir de 1999, o local passou a ser um parque municipal com visitação controlada e organizada visando sua preservação. Diferentes trilhas levam a vários pontos de observações entre as inúmeras formações geológicas.

A Pedra do Segredo é a principal atração do município, mas apenas uma entre várias formações rochosas e pontos turísticos de Caçapava do Sul.

O que fazer em Caçapava do Sul
Pedra da Abelha vista do topo da Pedra do Segredo

Pedra do Segredo – Caçapava do Sul

Navegue por este post

O que fazer no Parque Pedra do Segredo

Instituído em 1999, o Parque Natural Municipal da Pedra do Segredo é uma reserva natural que comtempla várias atrações. A partir da sede é possível percorrer trilhas que levam às várias atrações.

Pedra do Segredo - Caçapava do Sul
Vista aérea da Pedra do Segredo

O parque tem 4 trilhas, sendo que 3 delas são auto guiadas, e uma que leva ao topo, que só é liberada com guiamento.
Além das trilhas o parque oferece área para camping e mais de 20 vias de escalada e vários locais para rapel.

Trilhas do Parque Natural Pedra do Segredo

Trilha das Grutas

Portal da Pedra do Segredo - Caçapava do Sul
Portal da Pedra do Segredo – Caçapava do Sul

É a principal trilha do parque, que leva às grutas e ao portal, principal atração da Pedra do Segredo. É uma trilha auto guiada de 1,8km com duração aproximada é de apenas 1 hora (ida e volta).

As atrações dessa trilha são as 3 cavernas: Caverna da Escuridão, Salão da Estalactites e Portal do Segredo. O Portal é acessado por um túnel natural na rocha acessível por um dos lados do portal.

Trilha da Pedra do Segredo (topo)

Trilha do topo da Pedra do Segredo
Um dos mirantes na trilha do topo da Pedra do Segredo

A trilha que leva ao topo é a única que o parque exige o acompanhamento de um guia e por isso deve ser agendada previamente, ou então, já estar com um guia de Caçapava do Sul.

Esta trilha é um circuito que leva ao topo da pedra (120m de altura) e passa também ao lado da Pedra da Abelha. A trilha das grutas pode ser incluída nesta, o que aumenta pouca coisa no percurso.

Tem 6 km de extensão e alguns trechos de subida íngreme.

Trilha da Pedra do Sol

Trilha auto guiada de 600m que leva a formações rochosas e vista panorâmica.

Trilha da Pedra da Lua

Pedra da Lua
Pedra da Lua

Trilha auto guiada, que tem 3,2km e leva a formações rochosas e uma caverna que tem formações rochosas de cor esverdeada.

Atrações do Parque Natural Municipal Pedra do Segredo

Pedra do Segredo

Vista aérea da Pedra do Segredo
Vista aérea da Pedra do Segredo

A Pedra do Segredo é o principal pontos turístico do parque e também de Caçapava do Sul, tem cerca de 120m de altura, com trilhas que levam às suas grutas, formações rochosas e mirantes incríveis.
A pedra recebeu este nome porque, segundo a lenda, tesouros jesuítas foram escondidos em suas grutas.

Fizemos a trilha do topo com o guia Jorny, Whatsapp: 55 9989-5167.

Portal do Segredo

Pedra do Segredo
Portal do Segredo

O que mais chama a atenção na Pedra do Segredo é o Portal do segredo, uma pequena furna situada na parte central da altura da montanha rochosa, acessível por trilha.
Lá do alto se tem uma bela vista panorâmica, um local realmente diferente. O acesso é por um pequeno túnel natural na rocha, com acesso fácil pela lateral da furna.

Portal da Pedra do Segredo
Portal da Pedra do Segredo

Salão das Estalactites

Situado no meio da trilha que leva ao portal, o Salão conta com apenas uma estalactite, pouco expressiva. Porém, o que me chamou a atenção são as paredes rochosas em um dos lados.

Salão das Estalactites - Pedra do Segredo
Pedras porosas no Salão das Estalactites

Possuem características que nunca tinha visto, mesmo tendo visitado dezenas de grandes cavernas no Brasil e no mundo. Parecem como favos de mel, repletas de centenas de cavidades.

Caverna da Escuridão

Antes do Salão das Estalactites fica a Caverna da Escuridão, porém não é muito interessante, apenas uma cavidade escura mesmo.

Pedra da Abelha

Trilha do topo da Pedra do Segredo e a Pedra da Abelha ao fundo
Trilha do topo e a Pedra da Abelha ao fundo

A Pedra da Abelha é uma belíssima formação rochosa situada logo atrás da Pedra do Segredo. A pedra possui algumas furnas e uma carreira de palmeiras situadas em uma fenda numa área alta da rocha.

A partir da trilha do topo da Pedra do Segredo se tem uma bela visão da Pedra da Abelha e a sequência da trilha passa próximo à sua base.

Trilha da Pedra do Segredo e a Pedra da Abelha ao fundo
Trilha do topo e a Pedra da Abelha ao fundo

Estrutura, horários e valores do parque

O parque oferece infraestrutura com uma sede (portaria) e área para camping, com banheiros, cozinha e wi-fi. Abre de terça a domingo, das 9h às 18h, onde é possível acampar, fazer trekking, escalada e rapel.

Confira os valores de ingresso do parque (ref. dez. 2021):

  • Ingresso: RS10
  • Camping: RS20
  • Circuito guiado ao topo: RS40 (agendar com antecedência). Para agendar, acesse o site oficial.
Parque municipal Pedra do Segredo
Área para camping no parque municipal

Como chegar à Pedra do Segredo – Caçapava do Sul

A Pedra do Segredo fica a 11km da cidade de Caçapava do Sul. Os primeiros 6km são de asfalto pela rodovia RS-357 rumo a Lavras do Sul, e os últimos 5km por estrada de terra até a sede do parque.

Caçapava do Sul é uma cidade da região da Campanha, situada no centro do estado do Rio Grande do Sul, a 260km de Porto Alegre, a 100km de Santa Maria e 197km de Pelotas, por vias rodoviárias.

Voltar ao índice

Onde se hospedar

Na cidade há algumas opções de hotéis e pousadas, como o Hotel Portal, Novo Hotel Caçapava, Hotel Pousada Vila do Segredo, Kariton Hotel, Cyro Hotel.
No parque há opção de camping com infraestrutura de água, luz, cozinha e wi-fi.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here