O que fazer em Restinga Seca RS: Turismo e dicas

Turismo em Restinga Seca RS. Pontos turísticos, dicas de quando ir, como chegar, onde se hospedar e o que fazer nesta cidade da região central do Rio Grande do Sul.

Resort Termas Romanas - Restinga Seca
Resort Termas Romanas - Restinga Seca
  Por Jair Prandi
 

Restinga Seca tem sua história ligada à antiga Estação Férrea, hoje restaurada. Mas o que impulsionou o turismo no município foi a recente inauguração das Termas Romanas, no distrito de Recanto Maestro.

O parque Termas Romanas é o único parque aquático com águas termais salgadas, naturais e medicinais do Brasil. Além do amplo parque termal, o local ganhou um resort com completa infraestrutura.

Restinga Seca tem como seu filho ilustre o pintor Iberê Camargo, conhecido internacionalmente, que viveu sua infância em uma casa à beira da Estação.

Restinga Seca está localizada na região central do estado e integra a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. A cidade foi emancipada em 25 de março de 1959 e tem uma população atual de aproximadamente 16 mil habitantes.

Restinga Seca RS
Vista aérea da cidade

Turismo em Restinga Seca

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Restinga Seca RS

Navegue por este post

Quando ir a Restinga Seca – Rio Grande do Sul

Alguns pontos turísticos de Restinga Seca podem ser visitados em qualquer época do ano, sem restrição. Porém para as atrações como o Balneário das Tunas e as termas Romanas, há dias

Ponte do Rio Vacacaí
Ponte do Rio Vacacaí

Nas águas termais, o banho nas piscinas será agradável em qualquer época do ano. Claro que em dias de muito frio é inevitável aquele choque térmico ao sair da água quente. Atenção! Atualmente, o parque abre de quarta a domingo, além de feriados.

Já para quem quer curtir o Balneários das Tunas, no Rio Vacacai, a melhor época é no verão, entre os meses de outubro e abril, quando o clima está mais quente.

Voltar ao índice

Como chegar a Restinga Seca RS

A cidade de Restinga fica a 258km de Porto Alegre e a 58km de Santa Maria. As Termas Romanas ficam no distrito de Recanto Maestro, a 33km da cidade.

Recinto ferroviário (Estação ferroviária de Restinga Seca)
Recinto ferroviário (Estação ferroviária da cidade

Para quem chega de avião, o aeroporto mais próximo é o de Santa Maria, que recebe somente um voo diário a partir de Porto Alegre.
Vindo de fora do estado, a melhor opção é chegar por Porto Alegre e alugar um carro para conhecer várias atrações e destinos da região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Restinga Seca – Hotéis e pousadas

O resort Termas Romanas, localizado junto ao parque, tem diárias que custam a partir de R$560 e já dão direito de acesso ao parque termal, porém em certas datas, só é possível reservar para mais de 2 ou 3 diárias.

  • Para quem busca uma opção econômica na via Recanto Maestro, a opção é a Pousada Recanto.
  • Na cidade de Restinga Seca, o Ouro Preto Hotel é uma opção econômica.
  • Quem prefere ficar numa cidade grande, a opção é Santa Maria, situada a 34km. Ficamos por lá, no Hotel Appel, com excelente custo benefício.

Voltar ao índice

O que fazer em Restinga Seca: Pontos turísticos

Conheça agora os principais pontos turísticos de Restinga Seca, localizados dentro do território do município:

Termas Romanas

Termas Romanas
Termas Romanas

Sem dúvida, o parque Termas Romanas é a principal atração na lista do que fazer em Restinga Seca. É o único parque aquático com águas termais salgadas, naturais e medicinais do Brasil.

Além do amplo parque termal, com 6 piscinas, ofurôs, toboáguas e uma ampla área verde, o local ganhou um resort com completa infraestrutura. Fica na vila Recanto Maestro, a 33km da cidade.

Saiba mais sobre as Termas Romanas nesse post completo.

Recinto Ferroviário – Estação férrea de Restinga Seca RS

Restinga Seca - Recinto Ferroviário
Recinto Ferroviário

Inaugurada em 1898 como parte da linha Porto Alegre-Uruguaiana, a estação ferroviária de Restinga Seca, era parada obrigatória dos trens a vapor que paravam para abastecimento em sua enorme caixa d´água.

Os trens de passageiros deixaram de passar na linha e pela estação em 1996, porém, trens cargueiros continuam trafegando ainda hoje, como presenciamos durante nossa visita.

Atualmente a Estação Férrea, situada na cidade, foi totalmente revitalizada e abriga hoje a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura, Desporto e Lazer.

Igreja matriz Sagrado Coração de Jesus

Restinga Seca - Igreja matriz
Igreja matriz Sagrado Coração de Jesus

A Paróquia do Sagrado Coração de Jesus fica no centro da cidade de frente para a Praça Central. É uma igreja de fachada e decoração simples com uma única torre central.

Em frente à igreja fica a Praça Domingos Mostardeiro, uma praça pequena com algumas árvores e parquinho infantil.

Buraco Fundo

Restinga Seca - Buraco Fundo
Buraco Fundo

O Buraco Fundo de Restinga Seca é uma formação geológica de arenito criada pela erosão e do vento ao longo dos anos. A paisagem é formada por morros pontiagudos situados dentro de um grande buraco.

Possui uma extensão de 20.000m², e sua origem é ainda desconhecida. Fica a 6,5km da cidade de Restinga Seca com acesso quase todo por asfalto, somente os últimos 700m são de estrada de terra.
Basta colocar no GPS, chegando no ponto haverá uma placa ao lado do barranco, onde basta subir para avistar o buraco.

Balneário das Tunas

Balneário das Tunas - Restinga Seca
Vista aérea do Balneário das Tunas

O Balneário das Tunas é bastante visitado no verão, já que Restinga Seca fica longe do litoral gaúcho e catarinense. Situado às margens do Rio Vacacaí, que neste ponto tem terreno arenoso, funciona como uma praia.

O balneário fica junto a uma pequena vila e dispõe de uma boa infraestrutura, com camping, banheiros, chuveiros, salva-vidas, mercado, lancheria, bar, restaurante, e quadras de esportes.

Fica ao lado da Ponte do Rio Vacacaí e da rodovia RS-149, distante 12Km do centro da cidade de Restinga Seca na divisa com o Município de Formigueiro,

Ponte do Rio Vacacaí

Restinga Seca - Ponte do Rio Vacacaí
Ponte do Rio Vacacaí

Localizada logo ao lado da Praia das tunas, é uma ponte metálica de 200 metros de extensão que é parte da rodovia RS-149, que liga Restinga Seca a Formigueiro.
Nesta ponte passa apenas um veículo por vês na largura. Antes de acessar a ponte é preciso observar se não está vindo ninguém no outro sentido.

Ponte Férrea da Vila Jacuí

Ponte Férrea da Vila Jacuí - Restinga Seca
Ponte Férrea da Vila Jacuí – Crédito: Lisandro Curto / Maps

Bela ponte metálica ferroviária situada junto a Vila Jacuí, sobre o Rio Jacuí, com 200 metros de extensão. Fica a 38 km da cidade de restinga Seca, por estradas quase todas de terra.
Poucos metros rio abaixo há outra atração, que são as ruínas de uma antiga ponte de 1871, onde só restaram os pilares como monumentos.

Vila Vêneto

Vale Vêneto - São João de Polêsine RS
Igreja de Corpus Cgristi – Vale Vêneto – São João de Polêsine RS

A Vila Vêneto, na verdade, pertence ao município de São João de Polêsine, mas devido à proximidade com as termas Romanas e ao Recanto Maestro, resolvemos listar aqui também.

A vila reúne algumas belas atrações, principalmente religiosas. No centrinho da vila fica a bela igreja de Corpus Christi. Logo ao lado fica a praça e o Museu do Imigrante Italiano.

Via Crucis do Vale Vêneto - São João de Polêsine
Via Crucis do Vale Vêneto – São João de Polêsine

Em um morro logo ao lado da vila, não deixe de visitar a Via Crucis, formada por uma subida entre escadarias e gramados com belas capelinhas representando a estações. Um pouco mais distante, a 1,2km, fica a gruta Nossa Senhora de Lourdes.

Voltar ao índice

Mapa de Restinga Seca: Pontos turísticos

No mapa abaixo é possível localizar cada uma das atrações citadas acima, confira!

Voltar ao índice

Passeios em Restinga Seca

Há vários passeios em Restinga Seca e região oferecidos pela Civitatis que podem ser reservados pela internet, com antecedência, confira!

Leia Também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here