O que fazer em Santa Cruz do Sul: 16 pontos turísticos

Tudo sobre o turismo em Santa Cruz do Sul, cidade do Vale do Rio Pardo, referência na imigração alemã e famosa também por sua Oktoberfest, no Rio Grande do Sul.

O que fazer em Santa Cruz do Sul
Catedral São João Batista
  Por Jair Prandi
 

Santa Cruz do Sul é uma bela cidade do Rio Grande do Sul, situada no Vale do Rio Pardo, referência na imigração alemã e famosa também por sua Oktoberfest, a melhor do estado e segunda maior no Brasil.

Bonita e organizada, a cidade conta com um bom número de pontos turísticos, especialmente parques e praças. Possui ruas largas, limpas e arborizadas com belos jardins e trevos floridos.

Entre os pontos turísticos e o que fazer em Santa Cruz do Sul, sem dúvida, a principal atração é a imponente Catedral São João Batista, a maior catedral da América Latina em seu estilo arquitetônico.

Santa Cruz do Sul foi fundada em 28 de setembro de 1887 e hoje tem uma população estimada em 132 mil habitantes (2021). Fica a 155km de Porto Alegre, a 122 metros de altitude.

Chafariz da praça de Santa Cruz do Sul
Chafariz da praça Getúlio Vargas

Turismo em Santa Cruz do Sul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Santa Cruz do Sul RS

Navegue por este post

O que fazer em Santa Cruz do Sul: Pontos turísticos

Os pontos turísticos de Santa Cruz do Sul se concentram na maior parte, na zona urbana, com destaque para os belos parques, praças e construções de bela arquitetura.

Na zona rural há várias cachoeiras a atrações próximas, porém nos municípios vizinhos de Venâncio Aires e Vera Cruz.

Na sequência iremos mostrar as atrações de Santa Cruz do Sul separadas por categorias.

O que fazer em Santa Cruz do Sul: Igrejas e monumentos

Catedral São João Batista

Santa Cruz do Sul
Vista frontal da Catedral São João Batista

Belíssima e imponente, a catedral São João Batista é considerada a maior igreja em estilo arquitetônico neogótico tardio da América Latina, com torres de com 82 metros de altura.

Iniciada em 1928, a catedral foi inaugurada em 1939, ainda inacabada, sendo que levou 49 anos para ser completamente concluída com a forma atual.

Além da beleza e imponência externa, emoldurada também por um chafariz e pela Praça Getúlio Vargas em sua frente, a catedral tem uma particularidade de ter suas pinturas internas e vitrais produzidos por imigrantes alemães.

A catedral tem missas diárias, às 18h15min, além das quartas, às 12h30min, aos sábados, as 17h, e aos domingos, as 7h, 9h e 19h.

Conheça as 10 igrejas mais bonitas do Rio Grande do Sul

Igreja Luterana de São Francisco do Sul

Igreja Luterana de Santa Cruz do Sul
Igreja Luterana

Outro templo de arquitetura imponente é o prédio da Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Santa Cruz do Sul, considerado o maior templo evangélico do Rio Grande do Sul.

Inaugurado em 30 de novembro de 1924, após 3 anos de construção, a igreja foi construída em estilo neo românico. Fica próximo ao centro da cidade, a dois quarteirões do parque da Oktoberfest.

Prefeitura de Santa Cruz do Sul

Prefeitura de Santa Cruz do Sul
Prédio da prefeitura municipal

Localizada no centro da Praça da Bandeira, a prefeitura municipal de Santa Cruz do Sul, está instalada em um belo em estilo neoclássico, que lembra as formas dos antigos templos gregos.

O prédio que foi edificado para ser a Câmara Municipal, foi concluído em 30 de julho de 1889 atualmente abriga a prefeitura e outros órgãos municipais.
Fica bem no centro da Praça da Bandeira entre belos jardins e um chafariz na lateral.

Antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul

Estação Férrea de Santa Cruz do Sul
Locomotiva a vapor e Estação Férrea

Inaugurada em 15 de novembro de 1905, a Estação Férrea de Santa Cruz do Sul era um ramal que ligava a cidade à Estrada de Ferro Porto Alegre–Uruguaiana. Em 1965, o ramal foi desativado devido a decadência do sistema ferroviário no Brasil.

Em 1987 o prédio adquirido pela prefeitura de Santa Cruz do Sul foi destinado para o Centro de Cultura Jornalista Francisco José Frantz, quando foi restaurada, e também depois em 1996.

Junto à estação fica a Praça Siegfried Heuser, onde se encontra exposta uma Locomotiva a vapor Mikado.

Monumento Pira da Pátria

Santa Cruz do Sul - Monumento Pira da Pátria
Monumento Pira da Pátria

Inaugurada em 12 de novembro de 2004, a escultura do homem de ferro, denominada Monumento Pira da Pátria impressiona pelo tamanho e riqueza de detalhes.
Com 6 metros de altura, a escultura foi feita em 2001 para a Pira da Pátria, com múltiplas peças de sucata de ferro soldadas umas às outras, uma obra do artista Alceu Luiz de Costa.

Fica na Praça Deputado Siegfried Emmanuel Heuser, localizada na área da antiga Estação Férrea de Santa Cruz do Sul.

Monumento ao Imigrante

Monumento ao Imigrante - Santa Cruz do Sul
Monumento ao Imigrante – Foto: Prefeitura Municipal

Criado pelo desenhista santa-cruzense Hildo Müller, o monumento em homenagem aos colonizadores foi inaugurado em 25 de janeiro de 1969, um grande painel em mosaico composto por centenas de cacos de ladrilhos.
Junto ao monumento há uma pracinha florida e um chafariz. Fica no entroncamento das Ruas Marechal Floriano e Galvão Costa, centro.

Monumento Fritz & Frida

Santa Cruz do Sul - Trevo do Fritz e da Frida
Monumento do Fritz e da Frida

Inaugurado em 1997, o monumento Fritz e Frida simboliza a cultura alemã e a tradicional Oktoberfest, maior festa de Santa Cruz do Sul. O casal Fritz e Frida são os bonecos símbolos da cultura germânica que também se tornaram símbolos da cidade.
Fica junto ao trevo de acesso à cidade pela rodovia BR-287, para quem vem de Venâncio Aires.

Museu do Colégio Mauá

Museu do Colégio Mauá - Santa Cruz do Sul
Citara no Museu do Colégio Mauá

O Museu do Colégio Mauá é uma referência na região, com exposição de 4,5 mil peças e um acervo total de mais de 140 mil. Em geral, são peças arqueológicas, históricas, etnográficas, de numismática e de ciências naturais, além de uma pequena pinacoteca e uma coleção de armas.
Abre de terça à sexta, das 14h às 17h. Telefone:

Pontos turísticos Santa Cruz do Sul: Parques e Praças

Praça Getúlio Vargas

Santa Cruz do Sul
Vista aérea da Praça Getúlio Vargas e Catedral São João batista no centro da cidade

É a praça central de Santa Cruz do Sul, situada em frente à catedral São João Batista, criada em 1855. A grande praça é um lugar bastante agradável, repleta de árvores, com bastante sombra.
É decorada com alguns monumentos, porém, seu grande atrativo é o belíssimo chafariz, que com a catedral ao fundo rende fotos fantásticas.

Túnel Verde de Santa Cruz do Sul

Túnel Verde de Santa Cruz do Sul
Rua Coberta (Túnel Verde)

O Túnel Verde é uma rua toda encoberta por 300 árvores da espécie tipuana, com aproximadamente 70 anos de idade. Possui 760 metros de extensão e nessa área se concentra grande parte do comércio e prédios históricos.

O Túnel Verde fica na Rua Marechal Floriano e tem como destaque a parte que passa ao lado da Praça da República, bem no centro da cidade.

Praça da Bandeira

Santa Cruz do Sul - Praça da Bandeira
Vista aérea da Praça da Bandeira

A Praça da Bandeira ocupa um quarteirão no centro da cidade, uma praça bastante arborizada que abriga o belo prédio da prefeitura de Santa Cruz do Sul que fica bem no centro dela.

Além da prefeitura há vários monumentos com destaque para o do Centenário da Independência do Brasil e a Gruta da Coquinha, além de outros em homenagem a personalidades do município.

Parque da Gruta

Santa Cruz do Sul - Parque da Gruta
Paleotoca no Parque da Gruta

O Parque da Gruta preserva uma grande área verde situada em um dos lados da cidade, a 2km do centro. A área de 17,4 hectares, abriga uma caverna conhecida como Gruta dos Índios, mas há várias outras atrações.

O parque dispõe de trilhas em meio à mata nativa, cascatas, lagos com pedalinhos, alguns animais, além de infraestrutura com playground, banheiros, churrasqueiras e um restaurante.

Parque da Santa Cruz

Parque da Santa Cruz
Mirante do Parque da Santa Cruz

Situado em um dos pontos mais altos da cidade, o Parque da Santa Cruz abriga uma cruz de 20 metros de altura, situado acima de um penhasco, que pode ser vista de quase toda a érea urbana, inclusive à noite por ser iluminada.

Do alto do parque, se tem uma bela vista panorâmica da cidade a parir do mirante, localizado acima do paredão de 40m de altura da antiga pedreira Monte Verde, local que também é ponto de escalada e pelo rapel.

Parque da Oktoberfest

Santa Cruz do Sul - Parque da Oktoberfest
Parque da Oktoberfest

Com uma área de 14 hectares, o parque sedia vários eventos durante o ano, como a Festa das Cucas, o Encontro Sul-Americano de carros antigos, o Enart, e principalmente a Oktober festa de Santa Cruz do Sul, uma das maiores festas germânicas do sul do País.

O parque possui infraestrutura para a realização de eventos esportivos, de lazer e turismo, com um grande um Ginásio Poliesportivo, além de várias quadras de esportes 3 pavilhões para feiras e exposições.
Visitação das 07h00 às 19h00.

Lago Dourado

Santa Cruz do Sul - Lago Dourado
Vista aérea do Lago Dourado

Situado ao lado da cidade de Santa Cruz do Sul, o Lago Dourado forma um espelho d’água no seu entorno, há uma pista de 6km de extensão, muito utilizada para caminhadas, corridas e pedaladas.
O parque ocupa uma área de 228,43 hectares e o lago abastece a cidade com sua água. O nome “dourado” se refere ao formato de peixe que o lago tem se visto de cima.

Cascata Cantinho Colonial

Cascata Cantinho Colonial - Santa Cruz do Sul
Cascata Cantinho Colonial em Vera Cruz

A cascata fica na verdade no município vizinho de Vera Cruz, porém, por ser bastante próxima, a apenas 12km, listamos como opção do que fazer em Santa Cruz do Sul.

Além da cascata que tem em torno de 10m de altura, o parque conta com piscinas naturais e área de camping, equipada com churrasqueiras, campo de futebol, cabana para festas e eventos, lancheria e restaurante.

Voltar ao índice

Mapa de Santa Cruz do Sul: Pontos turísticos

No mapa abaixo você pode ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Santa Cruz do Sul.

Voltar ao índice

Quando ir a Santa Cruz do Sul

Santa Cruz tem em seu clima chuvas bem distribuídas durante o ano, não havendo melhor ou pior época para visitação nesse quesito.

  • O principal da cidade é a Oktoberfest de Santa Cruz do Sul, que acontece no mês de outubro e é a segunda maior do Brasil, atrás apenas da de Blumenau.
  • Em novembro acontece o Encontro de Arte e Tradição, evento que celebra as tradições gaúchas, um dos maiores da América Latina.
  • Já o Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul recebe eventos programados como as etapas da Stock Car, Fórmula Truck, Renault Speed Show, entre outros…
Oktoberfest de Santa Cruz do Sul RS
Oktoberfest – Crédito: Site oficial da festa

Voltar ao índice

Como chegar a Santa Cruz do Sul

Santa Cruz do Sul fica na Região do Vale do Rio Pardo, quase no centro do estado do Rio Grande do Sul, a 155km de Porto Alegre e a 143km de Santa Maria.

A partir de agosto de 2021 o aeroporto da cidade passou a receber voos da Azul Linhas Aéreas para a capital Porto Alegre. São 3 voos semanais às segundas, quartas e sextas.

O que fazer em Santa Cruz do Sul
Vista aérea da Praça Getúlio Vargas e da Catedral São João Batista

Para quem vem de longe por vias aéreas a melhor opção é desembarcar no Aeroporto de Porto Alegre que recebe inúmeros voos diários com os melhores preços.

A partir do Aeroporto considere alugar um carro para conhecer esta e outras regiões do estado.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Para chegar de carro, a rodovia BR-287 á a principal ligação para que vem da região metropolitana (leste) e Santa Maria (oeste). Outra ligação importante é a rodovia BR-471, que corta Santa Cruz no sentido Norte-Sul.

Voltar ao índice

Turismo em Santa Cruz do Sul
Letreiro da cidade e a prefeitura ao fundo na Praça da Bandeira

Onde ficar em Santa Cruz do Sul – Hotéis e pousadas

Santa Cruz do Sul conta com boas opções de hotéis espalhados pela cidade. Ficar no centro ou nas proximidades é a melhor opção, mas a cidade não é muito grande, mesmo ficando um pouco mais afastado é fácil a locomoção pela cidade.

Conheça algumas das melhores opções de hotéis em Santa Cruz do Sul, considerando localização e custo benefício:

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here