O que fazer em Cachoeira do Sul: Pontos turísticos

Turismo em Cachoeira do Sul. Conheça as principais atrações desta cidade do vale do Jacuí, no Rio Grande do Sul.

Igreja matriz de Cachoeira do Sul RS
Catedral e Chateau d’Eau
  Por Jair Prandi
 

Cachoeira do Sul é a quinta cidade mais antiga do Rio Grande do Sul, conhecida como a “Capital Nacional do Arroz” e também “Princesa do Jacuí”.

Emancipado de Rio Pardo em 1820, Cachoeira do Sul tem atualmente (2021) 82mil habitantes. A origem de seu nome se deve a uma antiga cachoeira do Rio Jacuí, que existia onde foi construída a Ponte do Fandango.

Historicamente considerada uma das quatro capitais farroupilhas, Cachoeira do Sul tem como principal cartão-postal, o Château dEau (Castelo das Águas, traduzido do francês) junto com a catedral Nossa Senhora da Conceição.

Outros pontos turísticos de destaque são a Igreja Santo Antônio, a Ponte de Pedra de Botucaraí (1848), e a Ponte do Fandango (1961), considerada outro cartão-postal da cidade.

Cachoeira do Sul
Vista aérea da catedral e cidade

Turismo em Cachoeira do Sul

Dicas de viagem: Quando ir, como chegar, onde ficar e o que fazer em Cachoeira do Sul RS

Navegue por este post

Quando ir a Cachoeira do Sul – Rio Grande do Sul

Cachoeira do Sul pode ser visitada em qualquer época do no. Não há melhor ou pior época, já que as chuvas são bem distribuídas durante o ano e mesmo no inverno não faz tanto frio pela baixa altitude de 68 metros.

O principal evento da cidade é a Fenarroz – Feira Nacional do Arroz, que acontece anualmente no mês de outubro.

Vista aérea da cidade de Cachoeira do Sul
Vista aérea da cidade

Voltar ao índice

Como chegar à Cachoeira do Sul RS

Cachoeira do Sul é a maior cidade às margens do Rio Jacuí, situada na área compreendida como Vale do Jacuí, depressão Central do Rio Grande do Sul.

Fica a 200km de Porto Alegre e a 120km de Santa Maria. A Rodovia Transbrasiliana (BR-153) é a principal via de acesso à cidade. Além dela há a RS-453 que conecta a Rio Pardo, que vem sendo pavimentada.

Para quem chega de longe a melhor opção é pelo Aeroporto de Porto Alegre situado a 200km. A partir de lá alugue um carro para conhecer Cachoeira do Sul e outros destinos da região.

RENTCARS – Compare os preços de várias locadoras simultaneamente. Encontre o melhor preço e reserve online, com antecedência!
FAÇA SUA BUSCA DE ALUGUEL DE CARRO!

Voltar ao índice

Onde ficar em Cachoeira do Sul – Hotéis e pousadas

O ideal é estar de carro a cidade para se locomover entre os pontos turísticos de Cachoeira do Sul. Com isso não faz muita diferença a localização. Segue algumas dicas de hotéis:

Voltar ao índice

O que fazer em Cachoeira do Sul: Igrejas e construções históricas

Catedral Nossa Senhora da Conceição

Catedral de Cachoeira do Sul RS
Catedral de Cachoeira do Sul RS

A Catedral Nossa Senhora da Conceição (antiga igreja matriz), ilustra o brasão da cidade desde 1969. Em 1985 foi considerada como monumento histórico municipal.

A igreja original foi construída entre 1793 e 1799 em estilo colonial português, porém ocorrera sucessivas e modificações ao longo do tempo até chegar à forma atual.

Em frente à catedral fica o espetacular monumento Château d’Eau e da Catedral, que em conjunto formam o mais marcante ponto turístico de Cachoeira do Sul.

Chateau d’Eau

Cachoeira do Sul - Chateau d'Eau
Chateau d’Eau – Castelo das Águas

O Château d’Eau (Castelo das Águas, traduzido do francês), é o principal cartão-postal de Cachoeira do Sul, situado em frente a catedral. Foi inaugurado em 1925 para bombear água até as partes mais altas da cidade e desativado em 1980.

Em 2007 foi reconhecido pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul como patrimônio histórico do estado. A fonte foi restaurada entre 2016 e 2017 e voltada a sua aparência original.

Igreja Matriz Santo Antônio

Cachoeira do Sul - Igreja Santo Antônio
Igreja matriz Santo Antônio

Inaugurada em 1938, a igreja Santo Antônio possui estilo barroco bávaro, projetada por José Lutzenberger. Localiza-se no Bairro Santo Antônio, em frente à Praça Floriano Neves da Fontoura.

Templo Martin Lutero

Cachoeira do Sul - Templo Martin Lutero
Templo Martin Lutero

O Templo Martin Lutero de Cachoeira do Sul é um dos templos protestantes mais bonitos do estado do Rio Grande do Sul. Projetado pelo arquiteto alemão Theo Wiederpahn, com sua planta com base octogonal.

Construído entre 1930 e 1931, o prédio é um dos principais exemplares de arquitetura erudita da imigração alemã no sul do Brasil. Foi tombado em 2011 pelo COMPAHC (Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural).

Palácio Legislativo João Neves da Fontoura

Palácio Legislativo de Cachoeira do Sul RS
Palácio Legislativo

O atual prédio Palácio legislativo, foi construído em 1927 para sediar o Banco da Província. A partir de 1983, o prédio passou a sediar a Câmara Municipal de Cachoeira do Sul, com a denominação de Palácio Legislativo João Neves da Fontoura, tombado como patrimônio histórico em 1985.

Casa da Cultura de Cachoeira do Sul

Casa da Cultura de Cachoeira do Sul
Casa da Cultura

Construída entre 1915 e 1917 para residência do Dr. Balthazar de Bem, o prédio possui estilo eclético com características do neoclássico, hoje tombado como patrimônio histórico.

Depois de sediar inúmeras entidades culturais, sociais e educacionais, o prédio abriga hoje o Núcleo Municipal da Cultura, a Biblioteca Pública Municipal, o Atelier Livre Municipal e a Associação Cachoeirense de Amigos da Cultura.

Abre de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h30min às 21h30min.

Museu Municipal de Cachoeira do Sul

Museu Municipal de Cachoeira do Sul
Museu Municipal

O Museu Municipal de Cachoeira do Sul está instalado em um sobrado de estilo colonial português de 1865, construído para sediar as dependências da Câmara, Júri e Cadeia.
Até 1922 foi também sede dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Em 1985 foi tombado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e Cultura – COMPAHC

Atualmente, o prédio sedia o Museu Municipal de Cachoeira do Sul – Patrono Edyr Lima, que conta com um acervo variado de objetos e documentos que preservam as memórias da cidade e região.

Abre de terça a sexta, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h. Aos domingos abre das 14h às 17h.

Museu do Suíno

Museu iniciado em 1975, que atualmente conta com mais de 30 mil peças, distribuídas por 5 salas temáticas repletas de peças, coleções e objetos antigos.

Museu da Noz-peça

Primeiro museu destinado a noz-pecã no mundo, criado no ano de 2000. Possui várias seções, uma delas com uma coleção de quebra-nozes de diversas partes do mundo, com mais de 200 exemplares.

Outra seção é dedicada a Guerra Civil Norte-Americana, que acabou gerando a introdução da nogueira-pecã por volta de 1870. O museu também exibe uma exposição permanente de obras de arte com temática das nozes e nogueiras-pecã.

O museu está instalado junto ao viveiro de mudas de nogueira-pecã em raiz. No local também é possível degustação de nozes-pecã e compra dos produtos Divinut na loja de fábrica.

Abre de segunda a sexta das 8h às 12h e 13h30 às 17h30, aos sábados das 8h às 12h. Entrada gratuita.

O que fazer em Cachoeira do Sul: Parques e praças

Jardim Botânico e Zoológico de Cachoeira do Sul

Jardim Botânico de Cachoeira do Sul
Jardim Botânico de e Zoo de Cachoeira do Sul

Localizado no coração da cidade o Jardim Botânico de Cachoeira do Sul é uma aprazível área verde de mais de 12 mil m². Junto a ele, fica o Zoológico Municipal, repleto de pássaros e mamíferos de diferentes espécies.

O parque é uma excelente área de lazer, descanso, e conhecimento das variadas espécies silvestres da flora e da fauna.
Abre de terça a domingo, das 9h às 12h e das 13h30 às 17h.

Praça da Matriz (praça Balthazar de Bem)

Cachoeira do Sul - Praça da Matriz
Praça da Matriz Balthazar de Bem

A Praça da matriz de Cachoeira do Sul é dividida em duas partes, uma de cada lado do monumento Château d’Eau. A praça é bem arborizada, com jardins e alguns bancos para sentar à sombra.
Entre as duas partes da praça fica a igreja matriz, o monumento Château d’Eau e o museu municipal.

Praça José Bonifácio

"Cachoeira

É uma praça bem movimentada, junto à área mais comercial da cidade. Possui quadra esportiva, pista de skate, academia ao ar livre, parque infantil, pergolado, fonte das Águas Dançantes e monumentos.
A fonte foi inaugurada em 1968, a primeira do gênero na América Latina, constituída por vários chafarizes que projetam água ao som de diferentes músicas e diversas cores.

Junto à fonte fica a sede e o ponto de comercialização da Associação dos Artesãos de Cachoeira do Sul.

Praça Floriano Neves Fontoura

"<yoastmark

Praça localizada em frente à igreja matriz Santo Antônio, conta com área arborizada com poucas árvores e parquinho infantil. O espaço poderia ser mais bem aproveitado pela prefeitura de Cachoeira do Sul.

Praça Honorato Souza Santos

Cachoeira do Sul - Praça Honorato Souza Santos
Praça Honorato Souza Santos

Inaugurada m 1980, a Praça Dr. Honorato de Souza Santos substituiu a antiga estação férrea que existia no local. É uma praça bastante movimentada, localizada na área comercial do Centro da cidade.
Possui um monumento à Imigração Alemã, parque infantil e um camelódromo.

Outros pontos turísticos de Cachoeira do Sul

Praia do Rio Jacuí

Praia Velha do Rio Jacuí
Praia Velha do Rio Jacuí

A área do Rio Jacuí denominada como Praia Velha e também a Praia Nova (no outro lado do rio) são utilizadas para banho de rio, para lazer e prática de esportes, durante o período de veraneio de dezembro a março.

Ponte do Fandango

Ponte do Fandango - Rio Jacuí
Ponte do Fandango – Rio Jacuí – Por Robispierre Giuliani – Jornal do Povo / Fonte: Wikimedia Commons

Inaugurada em 1961, a Ponte do Fandango foi a primeira ponte-barragem a ser construída na América do Sul. Possui estrutura de ferro que foi construída por uma empresa francesa no antigo Passo do Fandango, onde havia um acampamento militar.

Suas eclusas fazem com que a parte superior do rio Jacuí também seja navegável. Pena que sua construção tenha acabado com a cachoeira que existia no local e que originou o nome da cidade.

Ponte de Pedra do Rio Botucaraí

Cachoeira do Sul - Ponte de pedra de Botucaraí
Ponte de pedra de Botucaraí – Foto: Renato Thomsen / Prefeitura de Cachoeira do Sul

Construída em 1848, a ponte de pedra sobre o rio Botucaraí, foi por muito tempo a principal via para se chegar ao município a partir de Porto Alegre e região. Diz a história, que Dom Pedro II já atravessou esta ponte. Fica a km da cidade.

Fazenda da Tafona

Fazenda da Tafona
Fazenda da Tafona

Considerada Patrimônio Histórico Municipal e Estadual, a Fazenda da Tafona fica na zona rural a km da cidade de Cachoeira do Sul. Há 9 gerações está na mesma família Vieira da Cunha.

É constituída por uma Tafona (engenho de farinha de mandioca) do início dos anos 1800 e também de uma casa museu, onde estão preservados móveis, objetos pessoais, livros e documentos dos primeiros moradores.
Visitas mediante disponibilidade e agendamento.

Voltar ao índice

Mapa de Cachoeira do Sul: Pontos turísticos

Texto
No mapa abaixo é possível ver a localização de cada um dos pontos turísticos de Cachoeira do Sul RS.

Voltar ao índice

Leia também:


VIAJE GASTANDO POUCO! FAÇA AS SUAS RESERVAS AQUI! Estas são as empresas parceiras de confiança que utilizamos para montar nossas viagens!
   

PACOTES DE VIAGEM – VIAJAR BARATO. Pacotes completos e baratos no Brasil e no mundo. Cruzeiros nacionais e internacionais.

   

PASSAGENS AÉREAS - PASSAGENS PROMO. Passagens promocionais com o melhores preço do mercado. Pague em até 10x.

   

HOSPEDAGEM - BOOKING. Melhor site de hospedagem, com os melhores preços! Reserve com antecedência. Cancele, se precisar.

   

ALUGUEL DE CARRO - RENTCARS. Compare o preço de locadoras em todo o mundo pelos melhores preços! Reserve em Reais, sem IOF.

   

SEGURO VIAGEM – SEGUROS PROMO. É obrigatório na Europa e vários destinos internacionais. Viaje sem imprevistos. Saiba mais!

   

CHIP INTERNACIONAL – AMÉRICA CHIP . Viaje para o exterior com a melhor conexão 4G. Saia conectado ainda no Brasil.

   

PASSEIOS E EXCURSÕES – CIVITATIS - Programe seus passeios, atividades e compre ingressos para destinos de todo o mundo.

Jair Prandi
Editor, fotógrafo do Viagens e Caminhos. Apaixonado por viagens com toques de aventura, criou esse blog para compartilhar suas experiências e ajudar os leitores a organizar suas viagens.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here